bem srs(as), a duvida é a seguinte: um bom amigo tem uma filha de 07 anos; hoje ele paga uma pensão alimentícia de 1.400 reais a ela; ele entrou com o pedido de guarda compartilhada e estava me dizendo que segundo sua advogada nesta modalidade de guarda ambos (pai e mãe) tem responsabilidades iguais, onde ela podera até ficar uma semana com o pai e uma com a mae etc... porém ele terá que continuar pagando um valor entorno de 1000 reais de pensão... e está ai minha duvida, porque ele tem que continuar pagando pensão a mãe da criança se ambos tem responsabilidades com ela, pra mim que estas responsabilidades seriam afetivas e de cuidados e também financeiras onde cada um arcariam com uma parte das despesas... ele me disse que ela alegou no processo que quando está com a filha precisa pagar alguém para cuidar dela e seu salário nao é suficiente para isto e tal, mas a mãe não teria obrigação de cuidar da filha? precisa receber salário do pai pra cumprir com a obrigação de mãe?

se alguém puder me explicar direito isso fico agradecido...

Respostas

    F

    fabi 66 Segunda, 05 de novembro de 2012, 9h23min

    bom ate onde eu sei, guarda compartilhada não tem nada a ver com a criança passar uma semana com mãe e outra com o pai, a unica coisa que muda na guarda compartilhada é que os dois tem responsabilidades iguais sobre a criança, ou seja, os dois decidem o que é melhor pra ela, e naum que ela va morar uma semana com cada um...

    R

    Renato Solteiro Suspenso Segunda, 05 de novembro de 2012, 9h59min

    Reinaldo,

    A guarda compartilhada prevê sim a possibilidade de que a criança fique uma semana na casa do pai e outro na casa da mãe. Isto não se confunde com guarda alternada porque na alternada a criança "se muda" cada vez que vai pra casa de um genitor, não é o caso. Na compartilhada ela tem duas casas e mora nas duas de acordo com o que foi decidido na ação de guarda.

    Sobre a pensão nestes casos, o tema é bom. Ao contrário do que muita gente diz é evidente que no caso da compartilhada com alternância de residências (e também na compartilhada com sem alternância de residências) a pensão alimentícia deve ser revista. Tão claro quanto a luz do sol é fato que se a criança fica na casa do pai por igual período e a mãe não vai pagar a alimentação dela neste período, seria ilógico querer que o pai arque com metade destes custos quando ela estiver com a mãe.

    Se divide os valores de escola e plano de saúde. Os demais gastos são por conta de cada um. Sobre vestuário, lazer e etc, eu nunca entendi porque são considerados nem mesmo na unilateral, uma vez que ainda que não tivesse a guarda nada impediria o pai de comprar roupas e se divertir com o filho. E se a mãe quer comprar roupas e ir ao cinema com a criança, que o faça com o fruto do seu trabalho. Pelo menos é assim no mundo onde existe decência.

    Chego a dizer que quem fala em manutenção da pensão alimentícia em caso de compartilhada nos mesmos termos da unilateral ou não entende nada de direito, ou pior, não entende nada de honestidade e receber dinheiro apenas com o suor do seu rosto.

    Desafio qualquer um que defenda esta bobagem a me dar argumentos jurídicos que o embasem. Argumentos, não, copias e colas de outros descerebrados.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Terça, 06 de novembro de 2012, 0h23min

    1.400 para uma criança de 7 anos?!!!!!!

    Isso é favorecer o golpe da barriga. pensão tinha que ser de acordo com as reais encessidade da criança.

    P-E-L-A-M-O-R-D-E-D-E-U-S !!!!!!!

  • -2
    R

    regina braga Terça, 06 de novembro de 2012, 9h09min

    O Sr. Renato quer acabar com a pensão pros filhos. o dia que ele deixa de ser solteiro vai discobrir que filhos comem, bebem, vestem. Homem sem visão e sem uma mãe pra dar educaçao.

    L

    Lamona Vieira Terça, 06 de novembro de 2012, 9h46min

    Dr. Renato....mude seu nome para Renato Solteiro (casado)...kkkkk

    Também concordo que na guarda compartilhada não deveria ter pensão, ou se houvesse que ambos pagassem, afinal quando a filha estiver com o genitor ele também precisará de alguém para cuidar dela, que a mãe também pague pensão...

    Insula, se o pai paga R$ 1.400,00 de pensão, a mãe também deveria estar pagando os mesmos R$ 1.400,00, afinal, as despesas é 50% pra cada...é óbvio que a mãe não ajuda em nada na criação da filha, assim é fácil ter filho...

    ?

    Reinaldo_1 Terça, 06 de novembro de 2012, 12h00min

    Vou descrever aqui a situação que vejo no caso deste amigo que citei...

    Ele é um funcionário público estadual aposentado e recebe algo em torno de 6 ou 7 mil reais mensais, tem pouco mais de 60 anos de idade. Permaneceu em união estavel com a mãe da criança por mais ou menos 08 anos tendo inclusive construido uma casa a qual a pouco tempo passou a escritura para ela (mãe).

    Ela trabalha na area da saúde e ganha em torno de 800 reais mensais, tem cerca de 27 ou 28 anos de idade, atualmente mora sozinha com a filha de 07 anos.

    na ultima audiencia semana passada, ele pediu a guarda compartilhada, porém ela não aceitou pois ele propos que com tal modalidade a pensão baixasse para algo em torno de 700 reais ficando para ser resolvido em uma próxima audiencia.

    MINHA OPINIÃO

    O pai ou a mãe que não tem a guarda do filho tem a obrigação de ajudar nas despesas financeiras do filho e além disso na educação desse filho.

    Além das despesas habituais (escola, cursos etc) o pai (ou mãe), quando solicitado, também deve ajudar nas despesas eventuais (medicamentos, dentistas etc...)

    Porém, contudo, todavia, no entanto...

    Não acho justo uma parte somente cuidar do filho e administrar o dinheiro ganho da outra parte.

    vejam os casos das "Marias chuteiras"...

    conseguem uma "barriga" de um jogador famoso qualquer e após o nascimento pleiteiam e muitas vezes conseguem pensões exorbitantes apenas para "cuidar" dos filhos, e pior, com o dinheiro que seria para o filho, vivem muito bem sem ter que trabalhar e ainda pagam babás para tomar conta e educar os filhos.

    J

    Juraci Flores Terça, 06 de novembro de 2012, 14h47min

    É realmente são realidades... mas fazer o que com isso?
    Se a decisão final é do juiz, mesmo ele sabendo muitas vezes que a genitora não trabalha, apenas recebe a pensão e vive da mesma. Crianças com pouca idade, que recebem altos valores....no final das contas, a realidade é que a pensão é baseada em % sobre o salário do pai... na prática não se leva em consideração a necessidade da criança, nem as possibilidades da mãe.
    È revoltante!

    L

    lucimara cristina da cruz alves Segunda, 24 de novembro de 2014, 7h28min

    Dr. meu marido é funcionário público e ganha 8X mais do que eu como seria estipulada o valor da pensão alimentícia em caso de guarda compartilhada se temos 3 filhos um de 18 anos, que estuda em outra cidade e vive totalmente as nossas custas com uma despesa de 3.000 reais e mais 2 filhas uma de 13 e uma de 2 anos que estudam em escolas particulares? Minha preocupação é como manter o padrão de vida que eles estão acostumados com 33% de pensão?

  • -1
    L

    Leandro Quinta, 27 de novembro de 2014, 7h41min

    Pra mim, a guarda compartilhada é uma forma que o pai busca para deixar de pagar a pensão alimentícia. Sabemos muito bem sobre o mundo que vivemos... todo mundo pensa apenas no bolso... e a criança??? Sou totalmente contra a guarda compartilhada, não pela questão da pensão e sim, pelo piscicológico da criança. A criança está em formação... está começando a criar sua personalidade, seus princípios... daí, não acho correto que ela fique nesse "vai-e-vem"... a criança deve ter um lar fixo! Ainda, se os pais estão separados, é porque os gêneros dos dois não deram certo pelas diferenças... agora pensa uma criança crescendo ouvindo o pai falar uma coisa e a mãe falar outra...

    Juliana Costa

    Juliana Costa Sexta, 28 de novembro de 2014, 9h45min

    Sou a favor da guarda compartilhada, porque muitas mães, que são a maioria a ter a guarda unilateral, usam is filhos como objeto de disputa como forma de vingança pelo fim do relacionamento. A criança tem necessidade de conviver o mesmo tempo com ambos genitores, é uma questão de adaptação. Sou a favor também de os gastos com a criança seja responsabilidade dos dois lados, ninguém faz filho sozinho, então as despesas tem que ser divididas. Muitas pessoas, infelizmente, usam os filhos como fonte de renda, o que é lamentável.

    D

    Desconhecido Sexta, 28 de novembro de 2014, 15h08min

    Juliana Costa falou tudo.....

    Fernando Nogueira

    Fernando Nogueira Sábado, 29 de novembro de 2014, 21h23min

    Acho que se dividir o tempo de convivência inevitavelmente tem que dividir as despesas ,não é justo pagar o mesmo valor de pensão alimentícia ,é como se esse valor tivesse um acréscimo de 50%.

    D

    Desconhecido Segunda, 01 de dezembro de 2014, 14h27min

    o ideal seria que o juiz determinasse um valor especifico e abrisse uma conta en nome do menor e que o pai e a mãe depositasse ambos em porcentagem iguais exemplo o pai 30% e a mãe 30% do seu salario e ter que prestar conta como esta sendo gasto o dinheiro do menor,assim nao havendo a necessidade de gastar todo o seu dinheiro mensal o menor atingiria a maior idade com uma poupança desde o seu nascimento e evitaria golpes de mulheres que ve o bb apenas como meio de ganhar dinheiro e assim realmente seria direitos iguais,pois na verdade é uma desigualdade sem fim esta forma de o pai paga e a 'mãe'gasta no shoping.

    D

    Desconhecido Sexta, 05 de dezembro de 2014, 7h40min

    Eu estou nesta situação, atualmente pago 30% do meu salário, porém percebo que o valor não é utilizado 100% para meus 3 filhos. Hoje se eu não pagar, corro o risco de ir preso, porém para solicitar prestação de contas tenho que pagar advogado e isso vai mais custo, pois cada processo gira em torno de 1.000. Ainda tem muita coisa para se mudar. A guarda compartilhada ainda não ajuda os pais que da melhor maneira tentam dar o máximo pelos seus filhos. Não sei se é o melhor caminho, mas estou pensando em solicitar revisão da pensão e pagar de outra forma. Escola, Assistência médida e odontológica. Pelo menos eu garanto que o mínimo está sendo pago. Mas confesso que não aguento mais a 3 anos pagando 2.000 mensais e vendo meus filhos muitas vezes com roupas velhas, sendo privados de passeios, escola com 6 meses de atraso no ano passado. E onde estão meus direitos de pai ?????

    Anderson Henrique

    Anderson Henrique Sexta, 05 de dezembro de 2014, 15h47min

    Bom eu vivo uma situação muito complicada com a mãe da minha filha , ela alegou na audiência que não confia em mim para deixar minha filha ficar comigo aos fins de semana eu pago 30% do meu salario de pensão alimentícia para ela , e ela ainda fala que o que eu pago não paga nem 50% da escolinha que ela escolheu para por a nossa filha , e ainda a juizá me deu 4 horas por sábado de 15 em 15 dias para ficar com minha filha que é muito pouco tempo pra conviver com ela, eu entrei com o pedido de guarda compartilhda para ter mais convivência com minha filha em relação a pensão eu não quero tirar eu somete quero tem mais tempo com minha filha

    C

    Carlos Roberto Sábado, 06 de dezembro de 2014, 8h14min

    A guarda compartilhada será necessária mesmo que um dos genitores não concorde, porque alguma mães continuavam usando os filhos contra o pai de várias formas. A Lei em 2011 falava que Guarda Compartilhada será aplicada só nos casos em que os pais tenham um bom relacionamento, mas pesquisas, pedagogas , psicólogas e Juiz , verificaram que na maioria das vezes a MÃE não concorda só para agredir ao PAI.
    Os especialista confirmam que a melhor opção é a Guarda Compartilha, principalmente guardo um dos genitores não está de acordo, porque não ter o convívio do PAI ou da MÃE, seria muito pior p/ o desenvolvimento da criança. Sobre pensão em função da Guarda Compartilhada e principalmente quando a criança compartilha dias c/ a MÃE e o PAI, precisa ser dividida, uma vez que, vestuário, alimentação, transporte e saúde, acontece quando o filho está na casa de cada genitor e cada genitor é responsável, Só faço um ressalva sobre o pagamento da escola, onde seria importante existir uma conta p/ criança onde o JUIZ obriga os genitores fazer o depósito em uma conta bancária em nome do filho p/ que tenhamos a certeza que a escola vaio receber a mensalidade.

    L

    Leandro de Oliveira Quinta, 11 de dezembro de 2014, 2h07min

    Acho que a mamãe aí que está insatisfeita com a pensão de 33% deveria pensar em trabalhar para manter o tal "padrão que está acostumada", porque o próprio nome já diz: pensão alimentícia, se ela quer manter o luxo de colocar os filhos em escola particular tem que trabalhar e não ficar como um sanguessuga no coitado do ex marido.

    D

    Direito de Pai Sábado, 13 de dezembro de 2014, 8h14min

    Primeiramente bom dia a todos.... Com Relação a Guarda Compartilhada Sou a Favor sim, de a criança ter atenção de ambos, e com relação a pensão alimentícia fixada não.... OS Gastos tem que ser divididos em 50 % tanto pro pai quanto pra Mãe. E falar que a Mãe tem mais Importância para uma criança do que o pai é Ridículo, a mulher carrega sim a criança por 9 meses, porque assim o seu sistema reprodutor permite, mais muitas ainda não o deixam de Fumar, Beber se Drogar e saem por ai a fora tendo relações sexuais com qualquer um. Muitas Pais cuidam bem melhor de seus filhos do que muitas Mães de hoje em dia.
    Hoje em dia a Mãe atual não quer Amamentar porque vai cair o Peito, ai quem levanta a noite para ver a criança ( o Pai) a mulher não porque perde noites e fica com rugas, quem troca a criança cuida pra que não se machuque, esfria a comida para que não se queime o pai e desculpa depois de a ter feito. então quer dizer que a mulher ficou nove meses com a criança e depois não precisa. pra quem quiser falar, meu filho ja tem 6 anos eu trabalho fico puto do escorno quando chego para velo. oque você almoçou filho?? MIOJO pai....AFFFFF.... de novo. vai cair a Mão em cozinhar um feijão fazer um ovo, bifeu uma salada.... toma muito tempo né...... mais pra ficar na frente do espelho não ou ficar no face, whatzap ou em qualquer loja escolhendo um vestido novo pra sair pra balada comprado com o $$$$ da pensão . A mulher quer independência e Direitos iguais, e porque chega nessa parte de pensão, da uma de coitada na frente do juiz.... E o pior que eles acatam tal encenação, sem ter um estudo de cada caso apenas fixando a tal da %%%%% . quem tem filhos e descobre esse Amor sabe do que estou falando de ser proibido de Velos e sem tem condições de em entrar com um advogado.... Peço desculpas por ter me estendido e fugido um pouco do assunto principal.... E elogio as mulheres que cuidam e Amam seus filhos de Verdade, e as que Se Não são, querem ser independentes e não ficar dependendo de penão para viver.... obrigado a todos e se alguém tiver alguma critica ta aiii.... qualquer coisa Relato meu caso para qualquer pessoa com alto grau de escolaridade para que se analise o caso.....

    D

    Direito de Pai Sábado, 13 de dezembro de 2014, 8h18min

    Relato meu caso para qualquer pessoa com alto grau de escolaridade ou não
    para que se analise o caso.....