bem srs(as), a duvida é a seguinte: um bom amigo tem uma filha de 07 anos; hoje ele paga uma pensão alimentícia de 1.400 reais a ela; ele entrou com o pedido de guarda compartilhada e estava me dizendo que segundo sua advogada nesta modalidade de guarda ambos (pai e mãe) tem responsabilidades iguais, onde ela podera até ficar uma semana com o pai e uma com a mae etc... porém ele terá que continuar pagando um valor entorno de 1000 reais de pensão... e está ai minha duvida, porque ele tem que continuar pagando pensão a mãe da criança se ambos tem responsabilidades com ela, pra mim que estas responsabilidades seriam afetivas e de cuidados e também financeiras onde cada um arcariam com uma parte das despesas... ele me disse que ela alegou no processo que quando está com a filha precisa pagar alguém para cuidar dela e seu salário nao é suficiente para isto e tal, mas a mãe não teria obrigação de cuidar da filha? precisa receber salário do pai pra cumprir com a obrigação de mãe?

se alguém puder me explicar direito isso fico agradecido...

Respostas

    M

    Miguel Mota Sábado, 19 de dezembro de 2015, 16h17min

    Boa tarde, gostaria muito que tirassem uma dúvida. Fico com meu filho em semanas alternadas, pago todas as despesas dele quando ele está comigo(fralda, leite, roupa, sapato) e ainda assim pago pensão que o juiz determinou antes de entrarmos nesse acordo.A audiência de regulamentação de visita está marcada e a mãe dele e eu estamos em acordo com a guarda alternada mas ela insiste em dizer que ainda sim vou ter que pagar a pensão e quando o menino começar a estudar vai ter que ser perto de onde ela mora. Ela está certa ou a escola deve ficar no meio termo visto que ele mora uma semana na minha casa e a outra na dela. E sobre a pensão as despesas tem que ser dívidas ou eu ainda tenho que continuar pagando? Posso relatar essas coisas na audiência de regulamentação de visitas ou vou ter que abrir um novo processo sobre a pensão? Desde já obrigado.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 19 de dezembro de 2015, 19h27min

    Fique quieto, deixe ela dizer o que quiser, por algum motivo a boca fica longe do cérebro (a dela deve ficar mais longe ainda, lá perto da b....!!!). Se vcs moram na mesma cidade a criança poderá passar 1 mês, 3, 6 meses com cada genitor e isso não vai atrapalhar a escola.

    Vá juntando provas e testemunhas que vc e ela já praticam a alternância de lar, então vc requer a guarda compartilhada e formaliza a alternância com exoneração da pensão. O que se poderá fazer e determinar qual genitor assume qual despesa fixa mensal do filho, como escola particular (se for decisão de vcs 2), plano de saude, etc.

    M

    Miguel Mota Sábado, 19 de dezembro de 2015, 23h31min

    Rafael, obrigado pela resposta. No caso está marcado uma audiência de regulamentação de visita para informar ao juiz como está sendo nosso acordo de semanas alternadas. Lá na audiência eu posso perguntar como vai ficar a pensão e se a escola terá que ficar perto de onde ela mora? ou terei que entrar com outro processo?

    D

    Daiana Silva Domingo, 20 de dezembro de 2015, 9h29min

    Miguel tem processo de pensão que no mesmo processo já fica acordado as visitas e outro não... Vc tem que ver como foi o processo de pensão e guarda, pergunte pro seu advogado, defensoria ou até mesmo no fórum... Ou pergunte ao juiz se naquele processo cabe falar sobre o assunto pensão, o ADV Rafael já te deu uma dica que seria vc aguardar pra juntar provas para que vc com siga excluir a pensão, já que vc e a mãe praticam guarda compartilhada.

    Rodrigo Moreira

    Rodrigo Moreira Domingo, 10 de janeiro de 2016, 9h11min

    Eu tenho uma filha de 3 anos e 9 meses, me separei da mãe dela, quando minha filha tinha 4 meses, sai de casa e nao levei nada, Pago 63% do salario minimo, e mesmo assim minha filha fica comigo metade do tempo ou mais, pois tenho folgas alternadas meio de semana, ela tem um quarto só dela em minha casa, com tudo que uma criança pode querer, brinquedos, roupas, cama, guarda roupas, roupas e calçados, e tv, tudo comprado por mim, mesmo pagando pensão, a mãe é pedagoga, mas com a filha age como louca, não respeita a criança e usa a filha para me atingir sempre, enche a cabeça da criança com besteiras e tenta fazer a menina chamar o atual marido de pai, minha filha me adora e quando esta comigo não quer ir com a mãe, vou entrar com o pedido de guarda compartilhada, pois não aguento mais ir buscar minha filha e ela some com a criança, alem disso, vou pedir o cancelamento da pensão pois ela ficou com nossa casa e recebe aluguel da mesma, ja que foi morar com outro.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 10 de janeiro de 2016, 12h11min

    Junte as provas do comportamento desequilibrado da genitora é peça a guarda de sua filha.

    Vc deve é requerer a partilha do bem e assim vender a casa, acabou a mamata da madame!!!

    C

    Carolina Duarte Domingo, 28 de fevereiro de 2016, 10h07min

    Quando comecei a namorar descobrimos que a ex ficante de 3 meses do meu namorado estava grávida. Ela privou ele de acompanhar a gravidez pois estava namorando. Avisou ele que o filho nasceu alguns dias depois. Hoje não priva ele de ver desde que seja na casa dela, sendo que já voltou a trabalhar. Ele não se exime de responsabilidades paga as coisas mas quer ter o convívio com a criança sem supervisão de terceiros. A mulher não aceita de jeito algum porque ele me namora e o filho segundo ela nunca chegará perto de mim. Até me coloco no lado dela, mas ao invés de ser tão irresponsável quanto ele foi, poderia hoje ter a grandiosidade de se dar conta que o bem estar da criança vem em primeiro lugar. Ela só não colocou ele na justiça ainda porque sabe que irá perder pois ele tem direitos de convivência e não só financeiros. Ser pai não é só pagar conta. Se uma babá pode cuidar de uma criança porque um pai não haveria de poder? Agora ela quer cravar no financeiro dele pedindo valores que não condizem com a realidade de onde ela vive. Não consigo entender a legislação pois gravidez não é profissão. No meu ver deveria ser proporcional ao salário de cada um mas dividindo em proporções 50% para cada. Ainda mais em casos assim, aonde as pessoas mal se conheciam não tinha nem um relacionamento. Coitada dessa criança, só isso que eu penso.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 28 de fevereiro de 2016, 22h20min

    Querida, ela não era obrigada a permitir que o cara que nem estava mais com ela participasse da vida dela, ficasse tocando nela para sentir a barriga, .....etc, curtindo como se fosse um casal. Nem tem cabimento uma coisa dessa!!

    Seu namorado trabalha, não é? Então, para que a justiça iria dar a ele o direito de levar um recém nascido para casa para ser cuidado por uma babá, se o pai vai passar o dia todo fora??

    Pensão não é proporcional ao salário pois isso limitaria a obrigação de cada genitor com os cuidados necessários perante sua prole. O que importa não é se o gasto é condizente a favela ou a condominio, não tem nada haver com o local em que a criança mora, mas sim com as necessidades reais que a criança tem. Pensão não deve ser metade para cada genitor por ser principalmente quando os genitores nem namoraram ou viveram como casal. A pensão tem de ser 50% para cada porque perante a Lei ambos tem iguais direitos e obrigações perante a prole comum, pouco importa se ficaram 1 vez, se namoraram 1 ano, ou se casaram por 10 anos, nada disso altera a obrigação que eles tem com os filhos que geram.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 28 de fevereiro de 2016, 22h21min

    Enquanto recém nascido, ao menos até os 6 meses, as visitas serão na casa da criança, portanto, com alguma supervisão.

    C

    cristiano vieira Segunda, 25 de abril de 2016, 14h39min

    A guarda compartilhada é o melhor para a criança, assim o pai e a mae tem o mesmos direitos de esta com os filhos, e a divisao do tempo entre eles, fica divido as despesas havendo justiça, somente se um dos genitores estiver desempregado tendo que haver uma ajuda de pensao sempre buscando o melhor para os filhos, somente a escola, plano de saude poderao ser dividos porque o resto ambos terao que ter essa responsabilidades quando estiver com os filhos.

    C

    cristiano vieira Segunda, 25 de abril de 2016, 14h54min

    obs:NA SEPARAÇÃO, A MULHER SEMPRE BUSCA PENSÃO PELA JUSTIÇA, SENDO JUSTA OU NAO, mesmo sendo pra ela ou para os filhos, não sao todas, mas a maioria quer se beneficiar, um exemplo, quando me separei estava desempregado e ainda estou, e a ex estava trabalhando, em momento algum pensei em pedir pensao, tinha direito mas nunca passou pela minha cabeça, enquanto ela recebe pensao de mim mesmo desempregado e nao tenho os mesmos direitos com minha filha, e outra e se eu ficase com minha filha como guarda , teria que pedir uma pensao para a mae, mas os homens nao fazem isso, isso so acontece com as mulheres, que nao sao todas , mas a maioria buscando se beneficiar em cima das crianças

    C

    cristiano vieira Segunda, 25 de abril de 2016, 15h05min

    Concordo com vc, os direitos iguais foram adquiridos em 2014 pelas mulheres, agora elas tem que se adequar aos direitos iguais pra tudo, sempre tiveram vantagens, e ainda tem, mas isso vai acabar, e por causa de tanta injustiça nas separações que os homens hoje em dia nao querem mais saber de casar e ter filhos, porque quando ha separação, nao ha justiça para os homens perante direitos iguais.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 25 de abril de 2016, 22h00min

    Por que somente em 2014 as mulheres adquiriram direitos iguais???

    Ao que me consta está perfeitamente claro na nossa Constituição Federal de 1988 que ambos os generos tem iguais direitos e obrigações perante a Lei.

    Os direitos são iguais, vc é quem não quis exercer os seus, não pode reclamar porque o outro escolheu exercer, a vida não é um joguinho de imitação, "vc faz só se eu fizer", isso não existe!! Vc é livre para fazer suas escolhas, e ninguém tem nada com isso!!

    Se os homens que assumem a guarda dos filhos não exercem o direito DA CRIANÇA em receber do outro genitor, no caso, a mãe, a devida colaboração em seu sustento, o problema é do homem que é demasiado machista e não quer ser tachado de frouxo ou explorador!!! Tem muita mulher que não procura a pensão e deve ser respeitada em ter escolhido não receber ajuda para alimentar o filho!! Com o homem dá-se a mesma coisa!! Ele não é martir e nem pode depois ficar de mimimi!! Se escolheu, aguenta!!!! É como escolher pistoleira para nela depositar sua semente, não pode reclamar do fruto que colhe!!! Tivesse agido com mais responsabilidade e cuidado, usando camisinha porque no final das contas, quem mais sofre é a inocente criança entregue a uma mal caráter!!!

    F

    FSilva Terça, 13 de setembro de 2016, 19h10min

    Tenho um filho de 4 anos e estou me separando da minha esposa. Durante o casamento demos prioridade pra ela e ela é formada (eu em formação) e a casa que moramos foi dada pelos pais (que de má fé nunca passaram para o nome dela). Não me importa a questão da pensão eu quero a guarda compartilhada, pois quero acompanhar meu filho (quem me conhece sabe o pai que eu sou). Montamos uma clínica para minha esposa e não quero nada de lá, mesmo tendo direito. Porém não acho justo pagar 33% do meu salário na pensão, mesmo sabendo que esse não é o limite que eu gastaria com o meu filho. Sem contar também que preciso reconstruir minha vida e pensar e deixar algo meu para meu filho.

    R

    Rafael F Solano Terça, 13 de setembro de 2016, 19h35min

    Os pais dela não tem qualquer obrigação de dar a ela casa alguma. Eles apenas deram para ela morar, só isso!!! E mesmo que passassem para o nome dela, numa doação, a casa seria somente dela, eles não seriam tolos em doar sem clausula de incomunicabilidade.

    Quanto a seu filho, não há obrigatoriedade que pensão seja de 33% de sua renda. Nada impede que ofereça pensão in natura e no valor que seja equivalente a 50% das despesas de seu filho. Nada impede tmb que peça a guarda compartilhada com a alternância de lar. E vc pode cobrar a sua parte na clinica de sua esposa e doa-la a seu filho.

    F

    FSilva Terça, 13 de setembro de 2016, 20h44min

    Rafael obrigado pela resposta. Acredito que no momento de raiva falei demais. Mas mesmo se houvesse a doação sem a clausula de incomunicabilidade nao quero o que não é meu por direito, ou o que eu não tenha conquistado. Tanto que as melhorias que fiz... fiz pensando no bem estar do meu filho e não no retorno (pois sabia que não era meu). Mas como falei quero o melhor pra ele. Obrigado pela ajuda!

    A

    Alexandre Quarta, 28 de dezembro de 2016, 23h35min

    Bem vou tentar resumir o meu caso e que está ocorrendo agora, faz uma semana que nos separamos e combinamos da guarda compartilhada, porque eu queria a guarda para mim e ela para ela, mas com exorbitante pensão e não concordei e falei que no máximo que aceitaria era compartilhar a educação e criação dos nossos dois filhos, um de 1 ano e uma de 5 anos. eu tenho 45 e ela 28, começou a trabalhar agora e ganha 1.4 e eu 8.0, a vida toda e até hoje quem cuida e muito bem dos filhos sou eu, ela ama os filhos como mãe, mas não o faz, ou melhor cuida de vez em quando e fica o tempo todo deitada, ou na internet ou no celular, a maioria das vezes estudando, mas os filhos quem cuida quando chega sou eu, sempre levei aos médicos e utlimamente nem ia mais junto, vacinas todas quem deu fui eu, fono duas vezes por semana, quem leva, eu, escola levo e busco, só vou dar 2 exemplos para vcs mudarem de opinião, no dia em que terminamos, a minha filha passou mal e vomitando e a babá estava lavando as roupas e a chamou para acudir, ela falou que não dava pq ia chegar atrasada ao trabalho e estava se maquiando, fazendo cabelo e etc e quem acudiu, a babá, cheguei as 18:00 hrs e fui ficar como sempre com meus filhos pq ela trabalha até às 22:00 hrs e chegou em casa às 02:30hrs da manhã e bebada e não atendeu minhas ligações e nem para saber se a filha estava melhor ou não, e a minha filha aliás dormiu desde o horário que cheguei às 18:00 hrs até o momento em que ela chegou e acordou os dois de madrugada, enfim, acabou a nossa união que já estava ruima a muito tempo, mas não é esse a questão e o outro episódio foi que estes dias o meu filho de 1 ano estava em casa comigo junto com minha filha e ela veio com o irmão dela buscar a mala de roupas dela para ir na casa do irmão e o meu filho teve uma crise agurda de laringite e saiu de casa e na frente de todos, inclusive a dela e sem repirar e vomitando, sai correndo e eu fui leva-lo ao hospital e falei ao meu cunhado para levar a minha outra filha na casa dele e ela acabou ficando em casa com a nossa filha de 5 anos e eu fui ao hospital correndo e chegando lá, os cuidados dos médicos foram constantes, tal a gravidade do aconteceido e recebi um e-mail dela às 01:20hrs me insultando no títuo e mostrado uma consulta que estava fazendo com o adv dela. Em vez de ligar e estar preocupada com o filho, nem ligou para saber e ainda me mandou este e-mail (absurdo) e o outro exemplo ocorreu agora, corri com meus filhos hoje de manhã para ela, ajudando-a na maior boa vontade, mesmo pq estamos tentando acertar tudo numa boa e hoje era o dia de folga dela e pedi para ela se podia ficar pq tinha umas obrigações à fazer no escritório e ela no dia de folga, como qualquer outra mãe, ia tirar o dia para curtir os filhos e ela me disse que não podia e que talvez passaria a noite para ve-los e mesmo assim fui ajuda-la e deixei ela no último lugar às 12:30 hrs no cabeleireiro primo dela e vim embora com as crianças e no caminho a minha filha vomitou tudo que havia bebido, cheguei em casa fiz uma coisinha leve para ela e para o pequeno que tb não está tão bem e a noite por volta de 18:00hrs chegou o irmão e a irmã dela em casa e a minha filha vomitou tudo que havia comido no almoço, dei um banho e pedi para o irmão ligar pq minhas ligações ela não atende (mesmo tendo os filhos) e ela atendeu de pronto e falei com ela o ocorrido e ela falou vamos levar os dois no médico, falei ok te aguardo e não demore, dei suco de maça para minha filha e ela vomitou tudo em seguida, peguei troquei ela, pedi ao meu cunhado levesse o pequeno junto com ele para cuidar pq não dava para ir ao hospital com uma filha de 5 anos passando mal e um bebê de 1 ano e sai correndo ao hospital e isso sabem que horas era? 22:00hrs e nada da mãe e nem ligou paara saber, fui ao hospital e falei com minha cunhada por volta de 23:30 hrs e ela já tinha chegado e nem ligou ou mandou alguém ligar para saber como estava a nossa filha, tudo tem os dois lados, mas tenho testemunhas como até parentes dela e que sabem quem cuida em todos os sentidos dos filhos e ela quer que pague as despesas dela na casa do irmão, mais uma quantia de mais 1.0 em $ e mais as coisas que já pago aos meus filhos como fraldas, leite nam, comida, plano de saúde e um particular e com bons hospitais e ela quer mais $, Gostaria da opinião de vcs e tiudo que relatei ocorreu de verdade e a última foia agora a pouco, por isso resolvi procurar uma outra forma

    Jefferson Pedro

    Jefferson Pedro Sábado, 07 de janeiro de 2017, 12h47min

    estou passando por um problema igual amigo, realmente os advogados falam que mesmo em caso de guarda compartilhada você continua pagando a pensão... eu recebia 1900 por mes quando eu trabalhava numa usina de açucar e foi estipulada 48% do salario minimo ou seja na epoca 300 reais tava tranquilo ate que um dia fui mandado embora e não consegui mais emprego com esse valor pedi revisão nao aceitaram hj ganho 1250 e com esse novo salario minimo, me diz como eu pagarei 487 ganhando 1250?