eu tenho 13 anos , moro com a minha mae e vejo meu pai 2 finais de semana por mes . Gostaria de saber se com essa idade eu posso escolher com quem morar . Queria muito morar com o meu pai , eu me sinto melhor e nossa relacao eh bem mais saudavel , so que a minha mae diz q eu n posso opinar . Gostaria de saber se eu posso morar com o meu pai mesmo contra a votade dela ... por favor me ajudem Obrigada

Respostas

    Agnaldo Neiva

    Agnaldo Neiva Segunda, 25 de maio de 2015, 16h02min

    Boa tarde a todos
    Eu não sou um conhecedor de leis ainda mais brasileira mais se tem uma coisa que conheço muito bem é o amor de pai para filha, eu escrevo com muitas lágrimas nos olhos pois sofro da msm forma que essa menina, no meu caso do outro lado como pai, tenho uma filha de 8 anos coisa mais linda do mundo minha vida, eu a vejo um final de semana sim outro não, ela morava perto da minha casa e a via todos dias ela passava mais tempo comigo do que com a mãe, era eu que ia na escola na rematrícula reunião de pais, dentista e médico, pois tenho mais tempo trabalho na escala 12x36, e sempre coloquei minha filha na frente de tudo e de todos, a mãe dela sempre foi trabalho foi ater esse um dos motivos da separação, depois que nos separamos minha ex foi morar com a mãe dela bem perto da minha casa, então isso foi maravilhoso embora não ter minha filha morando comigo mais ela passava 80% do tempo dela comigo isso estava bom, isso até a mãe dela ficar grávida e se casar com um cara que mora longe, acabou comigo tirou meu chão, e agora só vejo minha filha a cada 15 dias sendo que eu trabalho no sábado que ela é minha e folgo no domingo que ela tem que retornar para a mãe as 16:00 pq é muito longe, é sempre uma tortura, eu chorando de um lado e minha filha do outro, a despedida é triste e ela quer por que quer morar comigo mais por ter 8 anos sei que isso é quase impossível de conseguir, ai como vejo muito aqui dizendo vcs acham que não tem pai que cuida tão bem como mãe? Pois eu falo para vcs não só tem como eu sou um deles, eu cuido melhor do que qualquer mãe, pq o amor é um sentimento que temos não o sexo!!! Não é pq sou homem que não tenho capacidade, eu sempre msm quando estava casado com a mãe dela eu que levava no medico no dentista em todos lugares que era preciso, fui mais mãe do que a mãe dela, ai agora simplesmente tira ela de perto de mim e pq? Pq nossa justiça é preconceituosa, acha que o pai pq é do sexo masculino não cuida direito, quantas mães jogam bebê no rio e no lixo que tem por aí isso vai de ser humano por ser humano, eu sou exemplo. Minha mãe me abandonou eu e meus irmãos éramos em 5 eu mais velho tinha 10 anos e meu pai pegou nos tudo e nos criou muito bem e sozinho, venho de nós fomos para o mundo errado tudo que sei devo ao meu pai, ai eu pergunto a nossa justiça que acha que sabe o que faz e esses preconceituoso seque tem ai, pq o pai não consegue? Vc já tiveram algum exemplo que não, pq em todos caso que conheço onde filha se envolve com coisas erradas elas são de pais separado e moram com a mãe, pq a mãe também trabalha hj em dia a mulher trabalhar é comum isso então isso de tempo não existe, e no me caso eu casei de novo com uma pessoa maravilhosa que minha folha gosta mais que a própria mãe dela, e quando casei eu falei bem claro para ela em primeiro lugar vem minha filha, nem pensarei duas vezes em terminar com vc por causa da minha filha, e elas se dão muito bem, parabéns para vc Juliana por expor aqui o amor que vc tem pelo seu pai e mostra para esse povo preconceituoso que sim existe pai melhor que qualquer mãe

  • -1
    A

    Ademir Tenari Segunda, 13 de julho de 2015, 10h30min Editado

    [...] tenho uma filha de 11 anos, sou separado e ela fica comigo um final de semana sim outro não, aqui em casa ela tem regras até mais severas do que na casa da mãe, inclusive, aqui tb é a casa dela... ela tem duas casas, mora com a mãe e quando está comigo, tb está na casa dela. Ela cuida do quarto, lava louça, tira pó, faz lição de casa, estuda, inclusive com a ajuda na minha esposa, que é a (MADRASTA) da situação. todos vivemos em perfeita harmonia, ela leva bronca quando erra e não existe nenhum mundo maravilhoso do pai aqui em casa, quero dizer, vivemos em harmonia, mas, nem tudo é perfeito... aqui é vida real mesmo. O fato é que, como pai, levo minha filha pra passear, brincamos, nos divertimos muito, porém,,tb levo minha filha ao médico, compro remédio, roupa, calçados e etc, fora da pensão alimentícia pq é para o bem dela. Tenho certeza que sou um bom pai e gostaria muito de passar mais tempo com ela, porém, moramos muito longe um do outro, ela na zona sul e eu na leste, mas, não abro mão de ficar com ela. ela tb tem vontade de passar mais tempo comigo, e isso só será possível se houver a revisão da guarda, que pedirei no ano que vem, pelo fato do juiz poder ouvi-la com 12 anos. Infelizmente, como muitas dessas idiotas que comentaram aqui, os juízes protegem muito a mãe, não levando em consideração a vontade dos filhos (nesse caso de morar com o pai) e nem do pai de querer ficar com o filho, levam a questão para o lado financeiro, como se o pai quisesse se beneficiar de não pagar a pensão e não dão o valor necessário ao pai. Gostaria que isso mudasse, existem muitos pais que amam seus filhos e também querem participar do seu desenvolvimento, ficando perto deles... a propósito, li alguma coisa sobre alienação parental, o tipo de coisa que essas idiotas estão fazendo nesses comentários preconceituosos, acontece muito... infelizmente

    G

    Gilvan Costa Sexta, 11 de dezembro de 2015, 22h32min

    Juliana eu tenho uma filha de 10 anos sou divorciado da mãe dela a 5 anos e desde que eu me separei ela tem o desejo de morar comigo ainda não me casei mas tenho certeza de que no momento que eu tiver condições eu terei o prazer de ter a minha filha comigo vejo ela sempre mas ainda não é o suficiente e ela não mora com a mãe a mãe tem a guarda mas ela mora com a vó na casa da vó tem mais uma tia e o marido da tia é bem complicado Eu ainda não estou casada e moro com meu irmão mas assim que tiver condições a minha filha se Deus quiser vai morar comigo e Cada um deve ter a escolha que deseja para se sentir melhor vá em frente e eu como pai sei que tenho condições de cuidar da minha filha e amala e assim como existe problema na casa do pai se tiver com a madrasta as pessoas também tem que lembrar que na casa da mãe tem o padrasto também e acredito que ainda é pior a casa que tá com padrasto melhor pra bom entendedor é melhor a filha na casa do pai pai sincero íntegro e que tem a moral eu posso dizer isso porque respeito muito a minha filha e sou seu maior protetor

    R

    Rafael F Solano Sábado, 12 de dezembro de 2015, 14h35min

    Gilvan, vc não precisa arrumar outra mulher para seu filho poder conviver com vc em sua casa, na casa em que vc mora. Uma coisa nada tem com a outra. Não é que ser uma mulher será para sua filha melhor e mais segura companhia que seu irmão, não se iluda, existem milhares de casos onde as madastram maltratam os enteados, e há milhares de casos onde o pai, tio, irmão ou avô é o melhor guardião e tutor que uma criança (menina) poderia ter. Não se iluda que pelo fato da criança estar com uma mulher que ela está segura. E isso não tem a menor importância para um juiz ao decidir pela guarda compartilhada.

    R

    Roberto Alves Domingo, 27 de dezembro de 2015, 6h54min

    Presta atenção cambada, não existe mais esse negócio de 15 dias não. Só se o pai não quiser cuidar do filho mesmo e com a idade dessa menina ela pode sim escolher morar com o pai!

    R

    Rafael F Solano Domingo, 27 de dezembro de 2015, 21h42min

    Roberto, no achismo tudo é possível. Legalmente não é a criança ou adolescente quem decide.

    Romilson Rony Almeida

    Romilson Rony Almeida Segunda, 15 de fevereiro de 2016, 8h12min

    O meu Deus , sei que e velho o que estou a ler , mas vamos lá ,, sou de um rapaz de 14 anos que quer morar comigo e nunca li tantas asneira juntas , a lei e clara , a criança será ouvida

    R

    Rafael F Solano Segunda, 15 de fevereiro de 2016, 17h54min

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    A Lei é clara, Dotô AdEvogado?? Qual lei, pelo amor de Deus, diz isso??

    R

    Rafael F Solano Segunda, 15 de fevereiro de 2016, 17h56min

    Menor de 16 é considerado incapaz, nem casamento no civil é celebrado apenas com os pais autorizando!!! E a justiça não autoriza mais sem que a investigação social defina do adolescente com perfil psicológico bem acima da média, desde que o par dele tenha mais de 16 anos e trabalhe, seja emancipado e tenha profissão. Conclusão, coisa rarissima!!!!!!!!!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 15 de fevereiro de 2016, 17h56min

    Essa foi a melhor piada do dia, Romilson!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Marina

    Marina Segunda, 15 de fevereiro de 2016, 19h52min

    assunto antigo, a menina ja e quase maior de idade, mas eu fiquei impressionada com os comentarios machistas que li! Ainda me impressiono em como as pessoas tem certeza deque mae eh melhor que pai e que a menina quer ficar com o pai apenas pq la eh oba oba.
    Alias, se a guarda compartilhada de fato fosse feita com para que a convivencia fosse realizada de modo equilibrado, a crianca saberia como sao cada um dos pais, de fato! Visitar pai ou mae eh um termo tao esdruxulo! Nao saber como eh a rotina ou o dia a dia deles, se acordam para trabalhar e tomam banho ou cafe primeiro, de bom ou mau humor, pq essa eh a verdade...muitos pais e filhos nao se conhecem de verdade...pq a justica regulamenta VISITAS e nao CONVIVENCIA. Quem visita alguem nao tem a oportunidade de conhecer a rotina real...so a convivencia torna isso possivel.
    Ler tambem sobre pai trabalhar o dia inteiro eh para rir...sou mulher e trabalho o dia inteiro. Deve ser por esse tipo de comentario que a mae do meu enteado esta tentadno extorquir meu marido buscando que meu enteado tenha de pensao muito mais do que ela mesma ganha de salario...pq ai ela pode falar: mas eu estou em casa fazendo nada e meu filho na escola integral...e o pai nao pode cuidar...pq esta trabalhando para pagar a pensao que eu estou lutando na justica para extorquir!
    COMENTARIOS SURREAIS EM PLENO SECULO XXI !!!

    Ribeiro Freitas

    Ribeiro Freitas Quinta, 03 de março de 2016, 18h14min

    Uma resposta mais idiota que a outra, ela quer saber de acordo com a lei se tem uma idade x que ela possa escolher com quem ela quer ficar, pois foi a época desse negócio que só a mãe tem a guarda, mais ela quer saber quando pode ser ouvida.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 03 de março de 2016, 21h32min

    Nunca, Ribeiro, a Lei não dá ao menor a capacidade de escolher, seria até cruel permitir isso. Os estudos psico sociais existem para que se avalie de maneira imparcial onde de fato seria melhor para a criança ou adolescente ficar

    Gilson Bettamio

    Gilson Bettamio Quarta, 16 de março de 2016, 1h20min

    Pode escolher sim, converse com seu pai e peça pra ele entrar com pedido de guarda e pensão.
    Maior de 12 pode decidir sim, vai ser feliz.
    Se sua mãe só deixa vc ver ele de 15 em 15 dias, com certeza sofreu alienação parental.
    Lute pra ficar mais com seu pai, não desista nunca.
    E não caia em chantagens emocionais que com certeza sua mãe fará.

    Gilson Bettamio

    Gilson Bettamio Quarta, 16 de março de 2016, 1h22min

    Só vão de 15 em 15 porque a maioria das mães rouba esse contato.
    Se pensassem nos filhos realmente, teriam um convívio 50/50.
    Fico direto com meus filhos e faço toda rotina de escola,etc. E sempre saio pra passear com eles.
    Tudo é questão de prioridade.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 16 de março de 2016, 15h47min

    Gilson, não existe esta obrigação do filho decidir, até seria cruel passar a criança a decisão, seria exigir que ela escolhesse um lado, se pondo contra um ou outro genitor. Pai ou mãe que assim age é um ser miserável e cruel, incapaz de ser genitor.

    Nenhum juiz é obrigado a ouvir o adolescente, ele ouve se quiser, e mesmo ouvindo nada garante que ele leve em consideração o que a criança disser.

    Se o pai ou a mãe quer maior convivio com o filho, que peça a alternãncia de lar para o filho, simples!!

    K

    Kakashi Quarta, 16 de março de 2016, 15h56min

    Não existe esse negócio de 15 dias uma ova! Vcs não tem ideia de como os homens que querem ser pais sofrem. A justiça ainda dá um poder descabido para a mãe, que muitas vezes dificulta ao máximo do pai participar da vida do filho. Aí vejo um monte de gente dizendo que pai só tem festa com filho. Meu marido vê sua filha 4 dias no mês. A mãe não deixa de forma alguma aumentarmos a convivência. Acham que é só entrar na justiça e aumentar? Nada. Ações, perda de dinheiro , pra um juiz retrógrado achar que 4 dias no mês são suficientes. Essa é a realidade dos fóruns. Nem a guarda compartilhada conseguimos, mesmo ela sendo automática. Ainda mais, no divórcio, a assistente social e psicóloga falaram para meu marido voltar para ex. A justiça é retrógrada, injusta. A lei é uma, mas eles agem de outra forma nos fóruns.

    K

    Kakashi Quarta, 16 de março de 2016, 15h58min

    Convivência alternada não é uma realidade para a maioria das comarcas brasileiras. Digo, aqui no interior do RJ é mais fácil ver o papai Noel do que conseguir a convivência alternada.

    Flávio Bispo

    Flávio Bispo Segunda, 18 de abril de 2016, 16h53min Editado

    Vejo tantas pessoas detonando os pais ( o homem ) que nem vou comentar, só vou dizer para vocês que tenho uma filha que foi criada pela mãe, a qual sempre praticou alienação parental, mas como isso é muito difícil de provar, o que pude fazer e faço até hoje é sofrer pela falta que faz minha filha. Hoje ela já está com 19 anos e não fala comigo, não liga, não manda mensagens, nada, nada. Fiquei sabendo que estava namorando porquê postou foto no facebook, sem um mínimo de consideração. Infelizmente a maioria das pessoas como até mesmo a lei, nos iguala por baixo, como se todo pai fosse canalha. Hoje espero apenas na justiça de Deus, porque todo o ódio, a raiva, viraram pena, pois a pessoa tem que ser muito baixa, a ponto de tirar o direito de uma criança de ter um pai somente porque o casamento não deu certo, nem sei que palavra usar para este caso, é muito digna de pena, lamentável

    Larriane layane

    Larriane layane Sábado, 11 de junho de 2016, 1h25min

    Daqui a 25 dias faço 13 anos , e quero saber se eu escolher meu pai pra morar com ele eu posso ?
    Minha mae é lésbica e me abandonou e não me dar atenção , nem me visitar não vem , e ela também fala que eu não posso escolher nada e que vou morar com ela , então por favor , por favor me ajude ..
    Eu posso ficar com meu pai eu tenho oportunidade ?
    E também ele já entrou no conselho só estar esperando a justiça chamar pra nois ir , então me ajude por favor , eu posso ficar com meu pai ???