eu tenho 13 anos , moro com a minha mae e vejo meu pai 2 finais de semana por mes . Gostaria de saber se com essa idade eu posso escolher com quem morar . Queria muito morar com o meu pai , eu me sinto melhor e nossa relacao eh bem mais saudavel , so que a minha mae diz q eu n posso opinar . Gostaria de saber se eu posso morar com o meu pai mesmo contra a votade dela ... por favor me ajudem Obrigada

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 11 de junho de 2016, 19h20min

    Não pode escolher.

    O cidadão só escolhe onde ir, com quem ficar, o que fazer, quando alcança a maioridade, que é aos 18 anos, até lá será representado por seus tutores legais, seus pais.

    Não será o conselho tutelar que vai decidir a guarda, mas a justiça, o conselho só faz é tentar elucidar questões antes que cheguem a justiça, para não precisar ir tão longe, o conselho apurar irregulares, atos e fatos que possam prejudicar a criança ou o adolescente

    Vc diz que ela não vai a visitar, mas diz que ela esteve com vc e confirmou que vc irá morar com ela. Afinal, sua mãe quer ou não vc perto dela?? E qual o problema de ir morar com ela?? Por acaso ela lhe agride, maltrata, negligencia (deixa de alimentar e resolver assuntos importantes como escola, medico)???????

    F

    Fernandes Quarta, 29 de junho de 2016, 17h39min

    Cada resposta mais deprimente que a outra. De maneira geral sem fundamento. Quando um pai não consegue cuidar de um filho como uma mãe ??? Isso não existe, mais parece um argumento criado por alguns mães para se beneficiar da pensão alimentícia dos filhos !!! Falo por mim, pois sei que sou muito mais capaz de cuidar do meu filho do que minha ex-mulher, que por uma in"justiça" tem a guarda do meu filho. Mas, fazer o que ?? Para que eu possa obter a guarda do meu filho teria que entrar na justiça e muito provavelmente quando o processo terminar ele já atingiu os 18 anos de idade!

    R

    Rafael F Solano Quinta, 30 de junho de 2016, 17h45min

    Fernandes, se a criança sofre maus tratos ou é negligenciada, a qualquer tempo vc pode requerer a reversão da guarda. E qualquer momento pode pedir a guarda compartilhada com a alternância de lar.

    D

    Desconhecido Quinta, 11 de agosto de 2016, 22h35min Editado

    apartir dos 16

    D

    Desconhecido Quinta, 11 de agosto de 2016, 22h37min

    se ele topar lutar por sua guarda, vai levar um safanão do juiz ,o tribunal se sp e mg ja reconhecem o direito de escolha como um ato perigoso e alienador

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 22h49min

    Desculpe perguntar, mas.....tá usando que erva em seu chá?? Tem certeza que é erva mate??? Olha direito isso!!!! Trocaram sua erva, Moura!!!!! Tá vendo tmb elefantes cor de rosa com bolinhas azuis????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 22h55min

    Quanto a uma resposta a sua pergunta: "Quem trouxe voce ao mundo?voce vai gostar que seu filho faça o mesmo com voce? isso é ingratidão" , exponho o seguinte:

    Otty Sanchez, EUA: após decapitar seu bebê de 3 semanas, a texana desmembrou seu corpo e comeu partes dele em 2009.

    compartilhe

    Tamanho do texto

    Americana comeu corpo de seu bebê após matá-lo enquanto inglesa assassinou casal de filhos para vingar separação amarga

    Em julho de 2009, policiais de San Antonio, Texas, presenciaram uma cena tão forte que mal conseguiram falar: um bebê de ao menos três semanas de vida estava desmembrado no quarto de uma casa térrea com três de seus dedos do pé mastigados, o rosto deformado por mordidas e a cabeça, decepada.

    Veja outras notícias do Mundo Insólito

    Visivelmente perturbada, a mãe do menino, Otty Sanchez, 33, estava sentado no sofá com um ferimento em seu peito e a garganta parcialmente cortada gritando "Eu matei o meu bebê! Eu matei o meu bebê!", comentou à época o então chefe de polícia, William McManus. A mulher disse aos policiais que o diabo a fez cometer o crime.

    Como se a morte não fosse horrível o bastante, Otty aparentemente comeu o cérebro da criança e algumas outras partes do corpo antes de esfaquear a si mesma, segundo McManus. Em 2010, ela foi internada em uma instituição de segurança máxima para criminosos com doença mental. Conheça outros casos:
    Otty Sanchez, EUA: após decapitar seu bebê de 3 semanas, a texana desmembrou seu corpo e comeu partes dele em 2009. Foto: Reprodução/Youtube
    Otty Sanchez, EUA: ela diz que o diabo a mandou cometer o crime. Ela foi enviada a instituição para doentes mentais. Foto: Reprodução/Youtube
    Theresa Riggi, Escócia: a americana que morava na Europa esfaqueou seus três filhos até a morte em 2010. Foto: Reprodução/Youtube
    Theresa Riggi, Escócia: condenada a 16 anos por matar os gêmeos Austin e Luke, 8, e Cecilia, 5, ela se matou em 2011. Foto: Reprodução/Youtube
    Shaquan Duley, EUA: ela foi condenada por ter matado os filhos Devean, 2, e Ja'van, 18 meses, em 2010. Foto: Reprodução/Youtube
    Shaquan Duley, EUA: ela contou ter matado os dois após sua mãe questionar sua capacidade de cuidar das crianças. Foto: Reprodução/Youtube
    Dominique Cottrez, França: a mulher teria matado e enterrado mais de dez bebês em seu quintal. Ela pode ser condenada à prisão perpétua. Foto: Reprodução/Youtube
    Lianne Smith, Suíça: condenada pela morte em 2011 de Rebecca, 5, e Daniel, 11 meses, a mulher confessou o crime. Foto: Reprodução/Youtube
    Lianne Smith, Suíça: autópsia revelou que ambas as crianças morreram por asfixia. Mãe cumpre prisão perpétua. Foto: Reprodução/Murderpedia
    Marci Webber, EUA: a americana matou sua filha Maggie, 4, com uma facada no pescoço, em 2010. Ela está sob tratamento psiquiátrico. Foto: Reprodução/Chicago Tribune
    Helen Caudwell, Inglaterra: ela matou a filha, Bethany Caudwell-Kennerly, sufocada com um urso de pelúcia em 2009. Foi sentenciada à prisão perpétua. Foto: Reprodução/Manchester Evening News
    Yvonne Freaney, País de Gales: a britânica admitiu ter matado seu filho autista, Glen Freaney, 11, em 2011. Foto: Reprodução/The Telegraph
    Yvonne Freaney, País de Gales: mãe de mais 3, ela estrangulou o menino e foi sentenciada a 3 anos de supervisão judicial. Foto: Reprodução/Daily Mail
    Fiona Donnison, Inglaterra: ela foi considerada culpada pela morte dos filhos Harry, 3, e Elise, 2, por sufocamento em 2010. Foto: Reprodução/Murderpedia
    Fiona Donnison, Inglaterra: ela matou os filhos para se vingar do pai das crianças, Paul, após uma separação amarga. Ela pegou prisão perpétua. Foto: Reprodução/Murderpedia
    China Arnold, EUA: a americana foi condenada à prisão perpétua por matar sua filha de 28 dias em 2005. Foto: Reprodução/Murderpedia
    China Arnold, EUA: após brigar com namorado, ela colocou a menina no microondas. Psicólogos não detectaram doença mental grave. Foto: Reprodução/Murderpedia
    Edyan Farah, EUA: a mulher matou dois de seus cinco filhos após trancá-los por dez horas em um armário. Uma tinha 7 anos e gêmeas tinham 5. Foto: Reprodução/Youtube
    Theresa Riggi, Escócia: a americana que morava na Europa esfaqueou seus três filhos até a morte em 2010.

    Shaquan Duley, EUA: ela foi condenada por ter matado os filhos Devean, 2, e Ja'van, 18 meses, em 2010

    Dominique Cottrez, França: a mulher teria matado e enterrado mais de dez bebês em seu quintal.

    Lianne Smith, Suíça: condenada pela morte em 2011 de Rebecca, 5, e Daniel, 11 meses, seus filhos, a mulher confessou o crime

    Edyan Farah, EUA: a mulher matou dois de seus cinco filhos após trancá-los por dez horas em um armário. Uma tinha 7 anos e gêmeas tinham 5 anos

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mundo-insolito/2014-07-05/maes-assassinas-veja-mulheres-condenadas-pela-morte-dos-proprios-filhos.html

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 22h57min

    O que importa não é o gênero, se homem ou mulher, não importa se deu a celula reprodutora, ou mesmo se gerou em seu corpo, nada disso garante que irá gostar do ser humano que vai nascer, que irá trata-lo bem. O que garante isso é o caráter, seja do homem, seja da mulher. Seja mãe, seja pai, seja apenas um tutor ou adotante, o que importa é que respeite a criança e cuide dela.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 22h59min

    Quer mais casos de MAMÃEZINHAS que mataram os proprios filhos???

    http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/maes-assassinas/

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 23h00min

    Em 2003, uma mulher alemã foi condenada a — apenas — nove anos de prisão por assassinar cinco de seus bebês pouco depois de dar à luz. Segundo as autoridades, a malévola mantinha suas gravidezes em segredo e cometia os crimes por medo que seu marido a abandonasse se ela tivesse mais filhos.

    Embora Debra Jean Milke tecnicamente não tenha matado seu filho, ela contratou um matador para fazer o “serviço”. O motivo? Debra achava que o menino era um inconveniente, e decidiu se livrar do coitado. Assim, depois de ter tudo combinado, a perversa vestiu a criança com suas roupas favoritas e a levou ao shopping para ver o Papai Noel e comer pizza.
    O filho foi então levado ao deserto e assassinado com três tiros na cabeça, e Debra hoje se encontra no corredor da morte aguardando um novo julgamento.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 23h00min

    No final da década de 90, Kenisha Berry, a moça da foto acima, decidiu cobrir a boca e o corpinho de seu bebê — de apenas quatro dias de vida —, colocá-lo em um saco plástico e jogá-lo no lixo. O corpo do pobrezinho só pode ser identificado cinco anos depois, quando outro bebê, desta vez uma menina, foi encontrado em uma vala e coberto por centenas de formigas.

    A criança foi hospitalizada e permaneceu internada por quase um mês, o que deu tempo às autoridades de descobrirem quem era a autora dos crimes. Berry foi capturada e condenada pela morte do primeiro filho, e hoje cumpre pena de prisão perpétua.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 23h00min

    usan Dianne Eubanks executou os quatro filhos a tiros para se vingar do ex-marido. As crianças tinham idades entre 4 e 14 anos, e Susan tentou cometer suicídio com um disparo no próprio abdome depois dos crimes. Durante o julgamento, surgiram alegações de maus tratos e ameaças contra o pai das crianças, e a assassina alegou que suas ações foram motivadas pela depressão e por sua infância difícil. O juiz não sentiu dó e condenou Susan à pena de morte.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 23h01min

    Todos os casos acima vc encontra aqui > http://www.megacurioso.com.br/dia-das-maes/43137-5-exemplos-de-maes-superperversas-que-ja-passaram-pelo-mundo.htm

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de agosto de 2016, 23h03min

    Quer mais casos de boas mãezinhas???

    A mãe dos cinco rapazes encontrados mortos tinha-se mudado para a aldeia há três meses. Duas das crianças tinham uma ligeira deficiência e costumavam brincar no jardim da casa, enquanto a mãe passava quase todo tempo lá dentro. Segundo alguns jornais alemães, as crianças que iam à escola apareciam mal arranjadas e sem lanche ou com um lanche de vários dias. As aulas que as vítimas frequentavam foram suspensas e psicólogos e pastores apoiam colegas e seus pais.
    Quanto à mãe das três recém-nascidas encontradas mortas, vivia num contexto social complicado. Segundo a polícia, a mulher não parece perturbada, pelo contrário, parece estar bem controlada e até aliviada.
    Os homicídios dos três bebés terão ocorrido em Fevereiro de 2002, Janeiro de 2004 e Setembro de 2005. As duas crianças vivas são filhos do mesmo pai. Não foi divulgado quem é o pai das meninas assassinadas.
    OUTROS CASOS
    CINCO FILHOS
    Aconteceu em Fevereiro deste ano. Geneviève, uma belga de 40 anos, matou os cinco filhos com uma faca e depois tentou suicidar-se. A homicida escreveu uma carta a uma amiga a contar o que ia fazer e esta denunciou-a à polícia. Mas os agentes não chegaram a tempo de evitar o pior.
    NOVE BEBÉS
    Em 2005, Sabine H., uma alemã de 39 anos, foi acusada de matar nove filhos. Os corpos das crianças foram encontrados em vasos de flores e em diversos baldes em casa da homicida.
    DUAS CRIANÇAS
    Também em 2005, na cidade alemã de Essen, uma mulher de 30 anos matou os dois filhos, de cinco e dois anos, e depois tentou o suicídio.
    QUATRO DEGOLADOS
    Um pai divorciado degolou, em França, quatro filhos, que tinham entre dois e nove anos, e enforcou-se. Os homicídios aconteceram em Janeiro de 2006.

    http://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/maes-assassinas-chocam-alemanha?

    D

    Desconhecido Domingo, 14 de agosto de 2016, 20h10min

    pela regras oficiais o menor tem algum direito de decidir aos 16 anos ,lei 5 do codigo civil ,abaixo disso toda decisao e de seu responsavel legal, tem tambem o artigo 3 que define isso o menor ate 15 anos não tem poder de decisão ....

    D

    Desconhecido Domingo, 14 de agosto de 2016, 20h13min

    Apesar do juiz usar como base 12 anos levando em conta o eca ,que trata da decisão do menor em disputa de adoção, o artigo 5 do codigo civil preve capacidade de decisão do menor aos 16 abaixo disso ele depende da autorizacao do responsavel legal ,todos os casos em que o juiz ouviu o menor abaixo disso, podem ser considerados "ilegais"

    D

    Desconhecido Domingo, 14 de agosto de 2016, 20h20min

    Acho estranho uma filha querer morar com o pai, será que a mãe e insuficiente?Será que ela vai gostar de ver a filha tendo a mesma gratidão?e o direito de escolha atrapalha mais ainda

    Fábio de Castro

    Fábio de Castro Quarta, 24 de agosto de 2016, 11h37min

    Juliana,
    Esqueça isso aqui.
    Li um monte de absurdos .
    Pelo visto o que menos temos aqui são advogados...
    Perguntar se o seu pai trabalha, beira o ridículo, como se a mãe não trabalhasse e que trabalho impede alguém de cuidar do filho.
    Se você quer morar com ele, converse com ele, veja se ele tb quer isso e procurem um advogado de verdade ou a defensoria pública.
    Bia sorte.

    Fernando Mainenti

    Fernando Mainenti Sexta, 02 de setembro de 2016, 17h53min

    Acho a ideia das mulheres com um certo tom de pre conceito dizendo que um pai não pode fazer seu filho ou sua filha mais feliz ou dar a atenção que a mãe da, acho errado isso tenho um filho de 10 anos pego ele de 15 em 15 dias e agora esta brigando com a mãe dizendo que esta com vontade de mora comigo.
    Então ai pq sou Pai não tenho esse direito, tenho direito tanto quanto a mãe ela não fez sozinha o meu filho, acho que os Pais tem que lutar sim pelos seu filho e filhas pq todo pai tem o mesmo direito que a mãe.
    e na minha casa não tem essa de tudo é legal ou pode fazer tudo na minha casa ele tem mas regras e deveres que na casa da mãe dele.

    W

    walter Quarta, 05 de outubro de 2016, 19h24min

    No meu modo de pensar tudo ai é teoria. O que manda é a convivencia. Se o pai e a mãe quiserem com pensamento em comum o bem do filho e da filha devem sentar (se tiverem diálogo ) e conversar qual o melhor para o filho(a). Sem precisar entrar com justiça. No meu caso minha filha acabou de fazer 18. Não bebe, não fuma e está participando de um grupo de dança muito famoso aqui na minha cidade. Ou seja ocupando a cabeça com coisa boa. Ela decidiu morar comigo pois o padrasto dela que por sinal é um topo de ignorancia e para piorar é pai de santo está implicando com ela todo santo dia. Minha vontade é de ir la e dar uma surra nele e nos guia dele. (kkkkkk). A mãe em vez de ficar do lado da filha vai pela cabeça dele. Mas ela é boa mãe, só que a pressão vem de ambos. Acabei de falar com a mãe dela. Falei para ela deixar minha filha morar uns tempo comigo. Vou dar meu melhor não só como pai, mas sendo amigo, companheiro. Mas na hora de chamar a atenção não pensarei duas vezes. Tem uma ai cima que mencionou que acha um absurdo a justiça determinar que só a mãe que pode criar filhos. Parabéns pelo comentário. é claro que existem pais e mãe que nem deveriam ter o merecimento de ter filhos. mas clarooooo que existem e muito exeções. E modestamente falando me encaixo nesta exceção. Amo minha filha e faço o que for possivel para encaminhar ela para a vida de modo saudável e com responsabilidade. Deus queira que dê certo ela vir morar comigo. Sou sozinho e faremos companhia um para o outro. A gente aprende com eles tambem. abraço.