Aluguei um imóvel residencial por um prazo de 1 ano....Em setembro do ano passado este contrato venceu e o proprietário ficou de fazer um novo, mas o fez....fiquei então pagando o aluguel, de lá pra cá, sem saber se ele renovaria ou não...acontece que agora, 7 meses depois do término do contrato, ele me avisou que teria que vender o apartamento por problemas financeiros na família dele... As dúvidas que eu tenho são as seguintes: Quando não se faz um novo contrato, o antigo fica valendo pra efeito de renovação automática? Como fica a situação desse imóvel ou esse contrato daqui pra frente? Qual prazo eu terei pra poder desocupar o imóvel a apartir de agora? Eu ou ele temos alguma obrigação de ressarcir um ao outro?

Respostas

    Maria S Paiva Paiva

    Maria S Paiva Paiva Quarta, 15 de julho de 2015, 12h25min

    Termino de contrato dois anos e meio na nova lei do inquilinato eu tenho 30 dias pra desocupar o imóvel, esses trinta dia terei que pagar?

    D

    Dani BL Sexta, 09 de outubro de 2015, 10h18min

    OLá, a minha dúvida é a seguinte:
    Aluguel um apartamento com contrato de um ano, paguei 3 meses de caução. No contrato só diz o valor da caução, mas não entra em detalhes sobre devolução... o proprietário disse de "boca" que não me devolveria o dinheiro que quando eu quiser sair, tenho que morar 3 meses sem pagar, para que seja abatido o valor.
    Isso está correto? Porque ele de certa forma me obriga a ficar la... E eu tenho direito a receber meu dinheiro junto, assim como o paguei

    Estou nesse apartamento há 3 anos (2 com contrato vencido), resolvi sair. Eu posso sair avisando uma semana antes ou preciso avisar com 30 dias? (no meu contrato não diz que preciso sair com 30 dias de atencedencia)

    V

    Vanessa Freire Domingo, 18 de outubro de 2015, 22h56min

    Minha familia e eu moramos d aluguel, sendo q fiz contrato d um ano, mas o contrato se renovou sozinho, mas a locadora do imóvel pediu para mim desocupar o imóvel, sendo q meu contrato tem termino em março d 2016. oq devo fazer?

    A

    andre Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 10h28min

    ola bom dia me chamo andre lopes quero saber pois moro a 1 ano no imovel vencel 17=02=2015 estou em dias posso fica mais 2 meses sem renova o contrato? no imovel pagandp o aluguel

    A

    andre Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 10h30min

    o proprietario deseja que eu renove o contrato mais nao tenho interresse pois estou a procura de outro imvel

    Mya Migliaccio

    Mya Migliaccio Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 13h33min

    E no caso de contrato vencido há mais de 4 anos e o proprietário sugere um aumento de aluguel que não concordo. Em contrato diz que eu tenho 3 meses para sair da casa em caso de desacordo. Esses 3 meses foram pagos como calção no inicio do contrato.

    Djalma Bispo

    Djalma Bispo Sexta, 15 de abril de 2016, 13h23min

    Arnaldo, boa tarde. Aluguei um imovel e o contrato venceu em fevereiro, não fui notificado de nada e continuei pagando o aluguel, inclusive com aumento (correção de acordo com o indice), até ai normal, continuo recebendo os boletos e pagando, hoje, recebi um email da imobiliaria me cobrando, pedindo que eu faça, um seguro fiança, ou ela pedira o imovel. Isso procede? o contrato após um ano não é renovado automaticamente ?

    Marcela Meireles

    Marcela Meireles Sábado, 23 de julho de 2016, 20h05min

    O meu caso é semelhante. Meu contrato venceu em 02/02/2016 e não fui procurada pelo locador para a renovação e agora eu que quero entregar o imóvel. Ele pode cobrar multa por quebra de contrato?

    R

    Robson Terça, 02 de agosto de 2016, 11h13min

    Tenho um contrato vencido de valor x, mas em acordo verbal com o proprietário entramos em acordo do valor do aluguel ser menor que o do contrato. Há 6 meses estou pagando em dia o aluguel de valor menor e recebendo os recibos constando o valor atual pago e com obs: 'referente ao mês tal'. Minha dúvida é a seguinte. Se algum dia o proprietário, querer vir a cobrar o valor total do aluguel fixado no contrato, ele tem direito, ou pelo fato de eu receber o recibo do mês de aluguel como pago em valor menor, ele não teria direito de receber a diferença?

    Lidiane Erves

    Lidiane Erves Sexta, 14 de outubro de 2016, 11h18min

    Olá, bom dia.

    Aluguei um imóvel comercial por 2 anos. O contrato venceu em abril de 2016. O locador não me procurou e tb acabei esquecendo do contrato.
    Agora, o locador está me procurando para renovar, mas, está me cobrando R$ 30.000,00 de luva e majorou o aluguel em R$ 1.000,00.
    Ele pode fazer isso?

    P

    Paola Sexta, 23 de dezembro de 2016, 11h03min

    Olá,
    Tenho uma casa de aluguel na qual foi alugado no prazo de 01 ano, o mesmo está para vencer no começo do proximo ano 2017.
    Mais não estou satisfeita com alguns comportamentos do inquilino, e por este motivo não desejo renovar o contrato para mais 1 ano....
    Posso fazer isso legalmente?

    Obrigada
    Att.
    Paola Regina

    C

    caio cesar Sexta, 10 de fevereiro de 2017, 9h30min

    bom dia ..comigo esta acontecendo o mesmo so que ao contrario ...meu contrato venceu 06/12 ...em dezembo falei que nao iria renovar ..sendo assim paguei em janeiro e tornei notificar que seria o ultimo aluguel ..pois tenho um calcao de 3 alugues ..chegou em fevereiro a locataria me cobrou o aluguel ... falei que nao iria pagar pois ja tinha notificado ela que seria o ultimo em janeiro que da li pra frente iria usar o calçao pois esta para fins de uso do imovel...bom ela me disse que eu renovei o contrato ..pois se renova automaticamente que seria quebra de contrato ...me deu um mes pra sair da casa ...e falou que calçao seria pra multa de quebra de contrato ... so que no meu contrato nao tem nenhuma clausula que diz que e renovado automaticamente ; esta assim clausula o contrato e de 12 meses, iniciando tal e termino tal,independetemente de aviso, notificaçao ou interpelacao judicial ou mesmo extrajudicial...nao entendo porque tenho que pagar multa por quebra de contrato ..pois nao existe um novo