Compartilhe conosco, como foi sua experiência para obter a carteira da Ordem.

Conte-nos quantas vezes você tentou?

Em quais situações você pensou em desistir?

ACREDITE: seu relato, sua experiência pode ajudar muitos bacharéis, que talvez estão confusos, desanimados, sem referências.

Abraços!

Danilo/SP

E-mail: [email protected]

Respostas

    G

    Galopando vai meu pensamento Terça, 30 de julho de 2013, 20h39min

    Basta ler algumas sinopses e ser aprovado com nota sete, no mínimo.

    L

    Lutz de Mendonça Lopes Quinta, 01 de agosto de 2013, 15h29min

    Eu ainda n'ao passei, preciso de material

    Preciso de ajuda!!

    A

    Angela de Matos Bauru/SP 0000000/SP Sábado, 03 de agosto de 2013, 18h46min

    Com certeza Wilson você não conhece o blog exame da ordem né, esse "paçccei" é como um grito de guerra do lutadores Exame de Ordem, lembra-se do Tiririca? pois é, fizeram piadas a respeito de uma suposta prova que ele fez para comprovar que não era analfabeto, ele dizendo "pacei" assim ficou esse lema para os guerreiros que quando passam, manifestam a sua alegria com o grito "escrito" no blog de "paccceeeiiiiii" entendeu?

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 05 de agosto de 2013, 16h30min

    "lutadores Exame de Ordem"

    Se for uma luta para passar, talvez melhor escolher outra profissão.

    W

    [email protected] Terça, 06 de agosto de 2013, 7h55min

    Prezada Ângela tenho a Ordem a 2 anos e conheço o lema paccçei rs;

    Acho que você não leu os post.

    Favor ler novamente e tecer novos comentarios pois não fui eu que critiquei.

    Wilson

    A

    Angela de Matos Bauru/SP 0000000/SP Terça, 06 de agosto de 2013, 14h25min

    Prezado Wilson me perdoe mas achei que você tinha feito um comentário meio sarcástico quando disse para o Sven que era uma piada que a pessoa sabia sim escrever passei, o meu equivoco foi pelo seu "rrrrss". Eu também passei em 2011 e acompanhava sempre o blog do ilustríssimo Mauricio Gieseler, por isso fiz essa explicação, só acho que o Sven deveria respeitar mais quem sonha com a vermelhinha e desistir não faz parte do vocabulário de muitos, aliás foi aberto essa discussão para se contar experiências de quantos exames foram feitos para passar no exame e não para criticar quem passou ou não passou com s ou com ç.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 06 de agosto de 2013, 16h17min

    Angela, a culpa é das faculdades. São elas que tem que fazer a maior triagem, como é feito na Europa e nos EUA por exemplo.

    Aqui as empresas (faculdades particulares) somente tem interesse em maximizar o lucro, e por isso a maioria passa com tranquilidade na faculdade, sem sequer saber escrever português direito. Sei que meu não é perfeito, mas é melhor do que a maioria dos alunos da minha turma.

    Quando entrei na faculdade em Amsterdã, comecei com uma turma de 1400 alunos do qual sequer 800 passaram para o segundo ano, e ao final, somente 200 se formaram.

    Na minha turma aqui, 200 alunos começaram, 150 se formaram e 35 passaram no exame de ordem. Dos outros 150 não acho provável que passam no exame de ordem num futuro breve.

    Brasil tem mais faculdades de direito do que o resto do mundo junto. É que dá lucro, faz provas fáceis, deixa o aluno passar com facilidade, por que aluno que para após o 1o ano não dá lucro. Assim cria um sonho que nunca se realizará.

    A

    Angela de Matos Bauru/SP 0000000/SP Terça, 06 de agosto de 2013, 19h47min

    Sven, concordo contigo plenamente, a culpa de muitos não passarem é da quantidade de cursos que abrem todo ano e o MEC, quem deveria fiscalizar, parece que não vê o problema, tem pessoas que tentam quantas vezes for preciso e não desistem, outras desistem na 3ª, 4ª, 5ª etc. No meu caso em particular me formei aos 46 anos, passei no 4º Exame, nos dois primeiros não passe para segunda fase, no 3º não passei na segunda fase e no quarto consegui exito. Eu costumo incentivar as pessoas para não desistirem, porque convenhamos, esse exame não mede conhecimento de ninguém, é só uma maneira de eliminação, tem pessoas que na teoria vão muito bem, mas quando chega na prática vacilam, fazem um monte de besteiras, a solução, eu acredito, seria as faculdades darem um curso serio e não mercantilizado, e ainda ter um estágio obrigatório com práticas jurídicas de verdade e não essas prática jurídicas que as faculdades costumam dar, que você faz umas peças e pronto, crt c - ctr v pura da internet. Me perdoe se fui indelicada na mensagem anterior, mas não devemos julgar as pessoas sem conhecer e saber a verdade por traz. Mas foi bom você me responder, percebi que você não é só mais um que gosta de tirar o sarro da cara das pessoas. E parabéns a você, é uma pessoa realizada, assim como eu sou agora, não fiz minha faculdade em Amsterdâ, foi em Bauru, interior de São Paulo, mas me sinto feliz, e desejo o mesmo para você e para todos que não desistem de seus sonhos.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 07 de agosto de 2013, 8h27min

    Oras, com certeza a prova da ordem nao mede conhecimento, ela é fácil demais para isso. Ao meu ver, quem nao consegue distinguir entre usucapião e ação possesorio, nao sabe diferenciar entre RO e RExt, quem sequer consegue concluir a 1a linha de uma peca no que tangue a competência, nao deveria advogar.

    Creio que voce, como cliente, nao iria gostar que perdeu o prazo de apelação por que o advogado impetrou pedido de reconsideração. Creio que nao gostaria de perder um RExt por que o advogado esqueceu de prequestionar ou comprovar repercussão geral. Creio que nao gostaria de perder uma ação tendo que pagar imposto indevido por que o advogado nao estudou o agravo "por que nunca caiu na prova".

    Ao fazer "um monte de bobagem" na prova, nao prejudica ninguém. Ao fazer "um monte de bobagem" seu cliente perde o direito, perde o caso e prejudica a sua vida.

    Nao existe nenhum recurso para o cliente caso o advogado faz "um monte de bobagem".

    Em relação ao estagio, nunca usei o método de copiar el colar para fazer peca, sempre busquei coisas para fazer além do necessário. No NPJ sempre tem coisas para fazer, basta chegar lá e perguntar. O prazo nao espera o aluno voltar semana que vem.

    Vejo que o exame funciona pelo menos para separar aqueles que nunca deveriam advogar dos que tem a mínima capacidade.

    Vamos ser honesta, uma pessoa que em 8 tentativas nao consegue passar, nao deveria poder representar cliente nenhuma. Eu pelo menos nao gostaria de ter um advogado assim.

    W

    [email protected] Quarta, 07 de agosto de 2013, 9h18min

    Ângela desculpa aceita.

    Hoje em dia você perde o RG na porta da faculdade e esta matriculado.

    Na minha turma de 50 alunos, somente 10 alunos passaram até se formarem.

    Eu sou 1 deles mas acho que não fiz mais do que minha obrigação. Conheço pessoas que nem fizeram a prova da OAB. Não sei o que estas pessoas foram fazer na faculdade.

    Wilson

    A

    Angela de Matos Bauru/SP 0000000/SP Quarta, 07 de agosto de 2013, 9h33min

    Obrigada Wilson por aceitar minhas desculpas, a minha turma começou com mais ou menos 60 pessoas, no 5º ano estávamos em 40, antes de terminar somente 3 passaram no exame, eu não fiz por falta de tempo de estudo, porque estava me dedicando ao TCC, sendo que fazia de madrugada, pois era o único tempo que tinha, assim resolvi não arriscar, mas confesso que me arrependi. Conhecendo alguns da minha turma, que até hoje nem se interessaram em pelo menos tentar o exame, acredito sim que só fazem a faculdade apenas para ter um canudo, mas como já disse, não posso julgar ninguém, acho que da minha turma ainda faltam uns 15 ou 20 para fazer o exame, alguns nem querem fazer e outros não conseguiram, mas também como já disse, para esses que não conseguiram eu sempre aconselho a não desistirem, ao contrário do que você falou Sven eu não acho que 8 tentativas ou mais a pessoa não tenha chance de se tornar um bom advogado, ao contrário, com a maturidade e a dificuldade, algumas pessoas adquirem experiências e podem sim representar um cliente perfeitamente como qualquer advogado de sucesso ou não. Aliás o advogado não pode achar que vai ganhar sempre, porque se existem dois lados, um lado vai perder, e neste lado que perde existe um advogado e não significa que ele não saiba advogar, mas respeito a sua opinião.

    S

    Suzi Loira Domingo, 18 de agosto de 2013, 8h05min

    Discordo

    Prestei o exame de por 19 vezes ate ser aprovado.
    Hoje sou professor de preparatórios da OAB.
    E a agenda do escritório está completa para o próximo mês.

    T

    Thiago Ferrari Turra Domingo, 18 de agosto de 2013, 12h38min

    O Pedrao deve estar brincando. A maioria dos aprovados faz 1 ou 2 vezes o exame. 19 vezes dava para o cara fazer dois cursos de direito e claramente recebeu todos os sinais que nao é a praia dele advogar kkk

    T

    Thiago Ferrari Turra Domingo, 18 de agosto de 2013, 12h42min

    Mas a pergunta em si é inutil so diz quem passou na primeira ou segunda tentativa. Excepcionalmente quem fez tres vezes. Eu mesmo fiz como estudante uma vez, e outra como bacharel, aí passei. Os demais nada dirao.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Domingo, 18 de agosto de 2013, 12h48min

    Também não acredito muito nos 19 vezes do pedrão.

    F

    Fabiana. Domingo, 18 de agosto de 2013, 12h56min

    Eu conheço um rapaz que só passou na 8ª tentativa!
    Quando fiz o curso para a prova tinha uma mulher na sala que já estava indo para a 11ª.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Domingo, 18 de agosto de 2013, 13h46min

    Bom, acredito que esta mulher, que foi pelo 11o vez, vai pelo 12o, 13o, 14o .... 56o e por ae vai.

    Acho que não é a toa que na holanda o máximo são 3 tentativas por prova.

    C

    Caskiss Segunda, 19 de agosto de 2013, 9h05min

    Olha Pessoal, não acho justo o julgamento sobre a quantidade de vezes que alguém fez para passar no exame da ordem, pois cada um tem seu tempo e uma vida.
    Vejo por mim, fiz 6 vezes a ainda não passei. Não penso em desistir não pois a cada uma que faço aprendo mais. Acho até que quem presta mais poderá ser melhor advogado do que os que prestaram 1 vez. Além do mais, vamos e venhamos, tivemos provas que foram fáceis e outras terríveis, vocês bem sabem. No meu caso eu tenho a certeza da área, mas em conjunto com a Faculdade desejei uma filha que em nenhum momento me arrependi. Ela tem 10 anos hoje e cuido sozinha dela. Meu salário é baixo e ainda pago aluguel. Trabalho o dia todo, cuido dela e das suas lições, pois ela cresce e se eu não participar poderei ter problemas mais graves no futuro. Enfim, sobra pouco tempo para estudar, mas não vou desistir somente porque alguns estão em melhores condições. A luta ainda não acabou e vou continuar até quando tiver vida. Sugiro que cada um faça o mesmo. Lute, pois é na dificuldade que saímos melhores.

    S

    Sergio Próspero Segunda, 19 de agosto de 2013, 9h09min

    Passei na 1ª, ou seja: Fiz a faculdade da sala de aula e não no Boteco da esquina.

    A

    advogado novato Segunda, 19 de agosto de 2013, 9h14min

    Fiz no 9º período e não passei na segunda fase.
    Fiz no final do 10º período de novo aí passei.