Compartilhe conosco, como foi sua experiência para obter a carteira da Ordem.

Conte-nos quantas vezes você tentou?

Em quais situações você pensou em desistir?

ACREDITE: seu relato, sua experiência pode ajudar muitos bacharéis, que talvez estão confusos, desanimados, sem referências.

Abraços!

Danilo/SP

E-mail: [email protected]

Respostas

    ?

    Danilo - SP Quarta, 30 de julho de 2014, 14h53min

    Mais alguma contribuição????

    DEMÉTRIO MEDEIROS

    DEMÉTRIO MEDEIROS 20171/PB Quarta, 30 de julho de 2014, 15h46min

    Passei na 1ª tentativa.

    Na verdade eu havia concluído o curso há 20 anos atrás, mas como trabalhava em função incompatível com a advocacia não pude tirar a carteira na época (aliás, nessa época, nem era necessário fazer exame de ordem).

    Mas enfim, aposentei-me em 2011 e no final do ano passado decidi fazer o exame. Fiz um curso preparatório e passei nas duas fases. Não encontrei dificuldades (tanto assim que tirei nota 9,5 na prova da 2ª fase, em Civil), mas devo salientar que me dediquei bastante durante todo o curso preparatório, mesmo porque o lapso de tempo entre a conclusão do curso e a prova era enorme (20 anos, como dito acima).

    O conselho que eu dou aos candidatos é que estudem, estudem muito. E, se possível, façam um curso preparatório. Pelo menos no meu caso o curso foi de enorme valia.

    Agora vem a parte mais difícil, que é começar efetivamente a exercer a profissão.

    P

    PAULO II Quarta, 30 de julho de 2014, 16h03min

    Prezados

    Passei na primeira, na época que a 2ª fase era a sustentação oral da peça, em 1993.
    Mas fico feliz que alguns tenham passado também na primeira e outros na última, ou em qualquer outra.
    Realmente o que importa, são as vezes que tentaram e não desistiram, persistiram, investiram, e a tão sonhada OAB hoje é realidade.
    Aos que ainda labutam, tenham em mente uma coisa, eu desejo de coração ser um bom advogado, um ótimo profissional, o exame passará a ser um mero detalhe.
    Deverá focar nos estudos, e não no dia das provas, foque em você e na sua capacidade, tenha em mente que o ÚNICO concorrente é você mesmo, o exame da ordem faz parte do seu dia, mas não é o seu dia e muito menos sua vida, enfim, a hora certa no dia certo virá, repito, insista, persista e DESISTIR, jamais.

    Felicidades aqueles que já são,
    prosperidades àqueles que ainda pleiteiam.
    Boa sorte, sucessos a todos☼

    D

    Débora Soprani Terça, 05 de agosto de 2014, 18h22min

    Prestei 3 vezes, não passei e desisti. Agora, 5 anos depois, vou voltar a estudar pra passar.

    A

    Angelina. Terça, 05 de agosto de 2014, 21h44min

    Boa sorte Débora...

    Que legal que você resolveu voltar. Você pretende seguir que área?Eu gosto muito de Civil.
    Não tive oportunidade antes, tenho 42 anos e estou estudando Direito.

    N

    nivaldo antonio silva Terça, 26 de agosto de 2014, 22h38min

    Fui aprovado na primeira tentativa, matriculado no nono semestre, para quem leva o curso a sério é simples passar, um amigo da minha turma gabaritou na primeira fase, estava no nono semestre também.

    M

    mf Quinta, 04 de setembro de 2014, 16h36min

    Passei na 3ª vez. Cursava o 10º período.

    G

    Guilherme Miguel Sexta, 12 de setembro de 2014, 7h15min

    Amigos deixo uma dica para quem quiser estudar para segunda prova penal.

    www.facebook.com/pages/Guilherme-Miguel-Advocacia-Criminal/844429022247449

    M

    Marla2 Quinta, 18 de setembro de 2014, 9h15min

    Eu passei na 2º vez que fiz. Gente desistam nunca!!!! Só não passa quem desiste!!! Nenhum cliente vai entrar no seu escritório e perguntar quantas vezes vc fez a prova da OAB, isso não importa, só importa vc passar e ser um advogado honesto e estudar cada caso que vc pegar e fazer tudo direitinho, melhor que ser CDF ladrão que suja a classe. A vida é uma roda gigante, as vezes ela emperra em algum ponto e depois deslancha em outro. Tem gente que demora no 2º grau, gente na OAB, gente para começar a trabalhar, tudo é só uma fase, vc pode demorar 10 vezes para passar na OAB, mas depois se sair melhor na carreira que muitos que passaram de 1º. Eu nunca repeti no colégio, mas por problemas diversos inclusive financeiros demorei 11 anos e meio na faculdade, quando fui fazer a prova da OAB tenho certeza que muita gente pensou, se já demorou esse tempo todo na faculdade, vai demorar 20 anos para passar na OAB, e passei na 2º vez que fiz, mais rápido que muita gente que me diminuía de várias formas. E por pouco eu não passei de 1º, por poucos décimos. Deixem ninguém botar vcs para baixo não, pq o mundo dá muiiiiiiiiitas voltas!!!!!!!

    Zenaide Assis

    Zenaide Assis Segunda, 20 de outubro de 2014, 0h03min

    Conheço uma pessoa que passou na primeira tentativa. Ela estava cursando o 8º período. Nunca havia feito petições na vida. Isso é falcatruas da OAB. Só pode. Pagou....passou.

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sábado, 25 de outubro de 2014, 16h50min

    Isso é uma pesquisa, só pode ser...Mas tem que falar a verdade senão a pesquisa destoa da verdade e da lógica.Vou responder porque isso tem a ver comigo que cursei Direito e passei no Exame da Ordem, numa nota aproximadamente de 7 à 8.Danilo, se as minhas respostas tendem a ajudá-lo aqui vão as minhas experiências que na verdade me ajudaram muito nesse título:
    .fui Auditor-Fiscal e trabalhei na Receita Federal, sou aposentado, após isso fui fazer o Exame...
    .lidava com a matéria tributária, esta foi a minha opção da prova prática...
    .cursei pós-graduação em Direito Tributário - especialização...
    .tive aulas de Exame de Ordem na faculdade, com provas e exercícios dos concursos anteriores....
    .recorri de questões mal formuladas e erradas para aumentar a nota, pois sabia com certeza e convicção...
    .fui aluno dedicado ao curso de Direito...já era maduro o bastante para encará-lo e gostava das matérias...
    .na verdade quando fui prestar o exame as condições de tempo e do local não eram nada favoráveis:calor do verão carioca, acima de 40 graus...numa faculdade de renome que foi a UERJ E NÃO HAVIA AR CONDICIONADO, SUAVA EM BICAS...
    .minha faculdade fazia questão das aprovações de seus alunos no Exame da Ordem;isso era um marketing...por isso contratava bons profissionais da área jurídica para o corpo docente...
    .prestei somente uma vez o Exame da Ordem e fui aprovado, mas tive que recorrer para ser aprovado.

    Abraços,

    Orlando Oliveira de Souza
    ([email protected]).

    Ione Paiva

    Ione Paiva Terça, 04 de novembro de 2014, 13h22min

    Concluí o curso em 2011, com 56 anos. Fiz o Exame de Ordem pelo menos 5 vezes. Neste ano de 2014 não fiz nenhuma vez, bem como em 2013 só fiz 1 vez. Estou desestimulada, não consigo passar. Não sei se farei novamente.

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Terça, 09 de dezembro de 2014, 17h32min

    Ione,
    A idade só ajuda não atrapalha....escolha a matéria prática de que tem mais facilidade para concorrer....estude pela última prova do exame e preste bem atenção sobre o teor da questão e das respostas...Abs.

    Giovanni filho

    Giovanni filho Quinta, 15 de janeiro de 2015, 0h16min

    Na boa, passar de 1° acho legal,mais não quer dizer que a pessoa seja mestre do universo do direito.
    Tenho um amigo meu que ficou reprovado 7x no exame da ordem,todo mundo zoava o cara,que era melhor ele desistir pois seria um advogado de merda...sabe o que ele fez ?! Ariscou para delegado da federal e passou bonito..hoje esta ai andando de triton 2015 e morando muito bem..enquanto os gênios do exame da ordem estão parafraseando " podia estar roubando e matando mais estou aqui advogando". Ironia do destino é terrível

    Marcia Procopiuk

    Marcia Procopiuk Terça, 09 de junho de 2015, 20h52min

    Fiz apenas um, passei na primeira e na segunda fase, não precisei de cursinho, estudei em casa mesmo, estou concluindo a faculdade, estou no décimo período.

    Lu Salgado

    Lu Salgado Sábado, 20 de junho de 2015, 14h56min Editado

    Concluí a graduação em 2013, e tentei o exame da OAB 2 vezes:
    a 1ª vez, foi no XIII exame fiquei na 1ª fase com 37 questões, mas também não tinha estudado nada
    a 2ª vez foi neste XVI exame, em que decidi focar nos estudos, estudei em casa, com auxílio de cursos online, na 1ª fase cursei o CEO, e para a 2ª fase escolhi Direito Civil, cursei o CERS, conseguindo sucesso.
    Nota: fé, estudo e dedicação são os segredos do sucesso

    A

    Amaro Dewes Sábado, 20 de junho de 2015, 19h43min

    Aos futuros profissionais: - não importa quantas vezes voce fez a prova ! O importante é passar. E, uma vez passado, nada disso importa, importará apenas a inscrição na OAB, ou seja, estar dentro. E bom trabalho.

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quarta, 08 de julho de 2015, 13h14min

    Quem ainda não conseguiu retire uma prova anterior e estude em grupo analisando cada questão, após isso, escolha a prova prática de que tem mais facilidade ou conhecimento; faça tranquilo a sua prova no dia do exame e depois diga aqui nesse Fórum que passou e que este exame não é nenhum" bicho de sete cabeças" a ponto de espantar os concorrentes.Outra sugestão é retirar daqui desse Fórum as opiniões positivas, não as negativas que não trazem bons fluídos...vá em frente, sucesso!!!

    Paulo José Moreira Branco

    Paulo José Moreira Branco Sábado, 22 de agosto de 2015, 11h46min Editado

    O primeiro exame que fiz, o XVI, reprovei. Porém, fui classificado para a 2ª fase do XVII certame (ocorrerá em 13/09 do corrente). E se não passar, também não estou nem aí! Tento de novo, faço outra coisa e foco em concursos, sei lá! E outra: para irmos adiante, devemos nos desvencilhar de "quem nos faz andar pra trás"; colega, "amigo", vizinho... esqueçam essa gente! Busquem apoio nos seus familiares, vez que estes é que de fato estão ao lado de vocês e nunca dirão essas atrocidades de "vai ser um advogado de m**da" e outras. Finalmente, a explanação do Giovanni Filho foi perfeita! Que exemplo! Aliás, quantos "gênios", que hoje fazem audiência a R$ 20,00, não gostariam de estar no lugar do cara que tanto sacanearam (hoje delegado federal), hein?