Tenho filhas gemeas , hoje com 19 anos, e recebem pensao alimenticia, ambas estudam, e nao trabalham ainda... No caso de começarem a trabalhar, porem continuar a estudar, ate que idade recebem a pensao?

frizando que o pai delas ja quer parar de pagar quando elas completarem 21, essa é a idade certa?

Obrigado pela atençao.

Respostas

    Suelen Johnatan Costa

    Suelen Johnatan Costa Segunda, 04 de maio de 2015, 15h06min

    CRISPIMLENE, ele pode ganhar sim, mas dependerá de como o juiz interpretará esta situação de ter 20 anos e não estudar; mas tudo indica que ocorrerá a exoneração.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de maio de 2015, 16h21min

    Elas estudam o que?? Estão no ensino médio???

    A pensão só é devida após os 18 anos se o alimentado for aluno em curso tecnico ou superior.

    Thiago Oliveira

    Thiago Oliveira Quinta, 18 de junho de 2015, 0h41min

    Olá!!!
    Bom, meu pai entrou com um pedido de exoneração da pensão alimentícia contra mim, e eu tenho 19 anos, porém na intimação diz que eu mencionei com ele inúmeras vezes que não queria continuar meus estudos em um curso técnico ou curso superior...

    Bom, eu não estou em um instituto de ensino (Faculdade ou Curso técnico) por enquanto, porém estou estudando em casa para fazer o concurso da AFA e dia 14 de julho eu começo um curso preparatório para o ENEM para cursar Engenharia.
    Fora o concurso da AFA eu quero fazer a inscrição para a Espcex e para a EsSA mês que vem!
    Para fazer estes concursos(ENEM,EsSA,Espcex e AFA) eu preciso de pagar a taxa de inscrição mais o custo de viagem para fazer a prova(A primeira fase da prova da AFA eu irei fazer em BH).

    Bom, eu tenho os comprovantes destes cursos e concursos que quero fazer!
    Porém quero saber se por eu não estar em um instituto(Ensino Superior ou Tecnico), e estar com 19 anos de idade, eu posso ter a pensão alimentícia exonerada?

    Ps:Falam que eu estou apto à trabalhar, porém, por intermédio destes "planos" eu não consigo assimilar estudo e trabalho, visto que tenho uma carga horária de 14 horas de estudos por dia ( 8 às 22)!
    Desculpe qualquer incoerência e agradeço a ajuda!

    R

    Rafael F Solano Quinta, 18 de junho de 2015, 1h38min

    Os planos são seus, escolhas suas, se o juiz irá levar isso em consideração eu não sei, não há como saber.

    Marcos Antonio Tabella

    Marcos Antonio Tabella Sábado, 04 de julho de 2015, 17h42min

    ola boa noite pois venho por meio desta pois gostari de saber sobre a pensão alimentici da milhas filha poi uma tem 18 e meio e aotra tem 16anos e pago pensão pra as duas pois bem e a de 18 não estuda e ta gravida e não trabalha a nunca trabalha nunca fés nada e eu gostari se tenho como deminuir o valor pago pois eu tenho 67 ano e recebo só 850e pago 550 sei la mais acho que alguma coisa ta errado pois acho que tana hora deste juiz mudar alguma coisa pois com 15 anos já ta mais do que na hora deste adolescente ir trabalha e não ficar recebendo pencao

    R

    Rafael F Solano Quinta, 09 de julho de 2015, 17h55min

    Vc pode requerer a exoneração da pensão ao filho de 18 anos, até que a justiça a defira ela ainda será devida.

    Sandro Alex Lemmermeier

    Sandro Alex Lemmermeier Sábado, 08 de agosto de 2015, 14h21min

    Bom dia, pago pensão alimentícia há quase 18 anos, meu filho para a qual pago a pensão, faz 18 anos agora em fevereiro de 2016, ele mora com a mãe dele, e embora eu o pressione para continuar os estudos, ele sequer terminou o ensino médio ainda. O desconto é direto na folha de pagamento equivalente a 15% dos meus proventos. Meu órgão de pagamento é a Marinha do Brasil, como estou aposentado há dois anos e não tenho muito contato com a instituição, gostaria de saber como procedo para encerrar o desconto em folha tão logo ele faça 18 anos.
    Atenciosamente;
    Sandro Alex

    A

    angelo cesar Segunda, 10 de agosto de 2015, 20h00min

    pago pensao alimenticia tenho que pagar faculdade tbm

    Ariana Vieira

    Ariana Vieira Segunda, 24 de agosto de 2015, 19h52min

    Olá boa noite!
    Precisava muito de uma ajuda

    Ariana Vieira

    Ariana Vieira Segunda, 24 de agosto de 2015, 19h54min

    Eu gostaria de saber se tenho direito a receber pensão alimentícia começando a faculdade com 22 anos?

    Ariana Vieira

    Ariana Vieira Segunda, 24 de agosto de 2015, 20h30min

    Tem como receber pensão começando a faculdade aos 22anos?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 24 de agosto de 2015, 21h28min

    Vc pode TENTAR.

    Se conseguir ela será válida até o mês em que vc complete 24 anos.

    P

    paulo cesar da silva cardoso 6425/ES Terça, 25 de agosto de 2015, 10h11min

    EU INTENDIA..ANTES DO NOVO CÓDIGO QUE UMA PESSOA SÓ SERIA OBRIGADA A PENSIONAR SEU FILHO OU FILHA ATÉ OS 24 ANOS SE ESTES ESTIVESSEM CURSANDO NÍVEL SUPERIOR..PARA MIM CURSO TÉCNICO NÃO ESTAVA INCLUÍDO.É PRECISO SABER SE A LEI SILENCIA OU COMPLEMENTA SE O CURSO TÉCNICO ESTA INCLUÍDO OU NÃO..SE A LEI SILENCIA EM SABER SE O FILHO CURSA QUALQUER CURSO UNIVERSITÁRIO OU TÉCNICO..AI NÃO TEM JEITO TEM DE PAGAR MESMO...A NÃO SER QUE O JUIZ SUSPENDA OU O ALIMENTADO DESISTA DA PENSÃO POR MOTIVO DE ESTAR TRABALHANDO E SE AUTO-SUSTENTANDO.

    R

    Rafael F Solano Terça, 25 de agosto de 2015, 11h17min

    Paulo, o curso técnico confere ao filho de até 24 anos a possibilidade de requerer dos genitores ajuda em seu sustento, visto que trata-se de um curso que requerer estágio o que pode inviabilizar que o filho consiga emprego em tempo integral.

    L

    larissa Segunda, 05 de outubro de 2015, 18h35min

    olà , tenho 15 anos e namoro a um ano e nove meses so que passo mais tempo na casa de meu namorado e meu pai sabe e continua depositando a pensao e minha mae pega o dinheiro para ele e nao me da nado doque eu presiso , ela diz que nao tenho direito nessa pensao se passo mais tempo com meu namorado . oque eu posso fazer ?

    L

    [email protected] Segunda, 28 de dezembro de 2015, 9h11min

    Senhores, bom dia.
    Minha filha terminou a faculdade este ano (2015) ela tem 23 anos. Na realidade ela nunca recebeu nada pois a mae sempre recebeu e nunca participou nada para minha filha. como faço para pedir cancelamento da pensão.
    Obrigado
    Luiz Henrique

    R

    Rafael F Solano Segunda, 28 de dezembro de 2015, 10h48min

    Entre com ação de exoneração da pensão. Sua filha podia ter requisitado a pensão para ela, ou vc mesmo ter feito o deposito na conta. De qualquer forma, se ela nunca se incomodou que a mãe continuasse recebendo, não há problema, ainda mais se ela vivia na casa da mãe, ela dependente dela.

    Maria Eliana

    Maria Eliana Terça, 19 de janeiro de 2016, 19h17min

    Minha itiada faz 18 anos dia 1 de fevereiro . deixou de estudar já tem dois anos . casou meu marido pode fazer exoneração da pensão alimentícios

    R

    Rafael F Solano Terça, 19 de janeiro de 2016, 19h47min

    Vc quis dizer ENTEADA.

    Sim, mês que vem seu marido pode requerer a exoneração.

    Patricia Rodrigues

    Patricia Rodrigues Terça, 01 de março de 2016, 14h29min

    É realmente fato,que se o pensionista estiver fazendo curso tecnico com 18 anos ele ainda recebe pensao ate os 24,ou até concluir o mesmo?