OLÁ, PRIMEIRO-TRABALHO EM UMA EMPRESA QUE TEM A SEGUINTE NORMA: TEMOS DIREITO A 4 FOLGAS MENSAIS( 3 DURANTE A SEMANA, E QUANDO FOLGO 1 DOMINGO PERCO MINHA FOLGA DA SEMANA), ISSO É JUSTO? SEGUNDO-FALTEI UM DIA, BEM FOI AVISADO COM ANTECEDÊNCIA, MAS NÃO FOI POR MOTIVOS MÉDICOS, ENTÃO NÃO DEI ATESTADO, MAS É CORRETO DESCONTAR COMO SE FOSSE 2 DIAS DE FALTA, FOI ISSO Q ACONTECEU, E NO HOLERITE VEIO COMO DSR. É CORRETO PORQUE EU TRABALHO TODOS OS SÁBADOS E TBM 3 DOMINGOS NO MÊS?

Respostas

    T

    Thiago Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 15h35min

    Olá, Tenho apenas 1 folga na semana e um domingo no mês porém meu patrão falo que eu folgando no domingo perco a folga da semana isso está correto ? Trabalho mais de 8 horas por dia sempre fico depois da hora ! E gostaria de saber também quanto é 100% do dia trabalhando em feriados e domingos pois ele diz que é apenas 40 reais !? isso está certo ?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 16h02min

    É isso mesmo Thiago.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 16h03min

    Quanto as suas horas extras, procure seu Sindicato.

    Herbert Santos

    Herbert Santos Segunda, 30 de março de 2015, 17h23min

    Boa tarde! Estou no meu primeiro emprego formal e aqui funciona assim:
    Todo funcionário folga uma vez na semana e tem direito a um domingo no mês.
    Porém eu folgo todos os domingos, o que acarretou na perda de uma folga "extra".
    Gostaria de saber se isso está correto este procedimento e por quê?
    Obrigado!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 30 de março de 2015, 18h16min

    Não exite "folga extra". A folga é de no mínimo 1 vez na semana, preferencialmente aos domingos, mas não obrigatoriamente todo domingo, tem de ser ao menos 1 domingo no mês.
    Sábado é dia útil, não é dia de folga, ele pode é ser compensado ao longo da semana, e por isso não ter expediente aos sábados.

    Siney Haras

    Siney Haras Quarta, 01 de abril de 2015, 11h09min

    mesmo eu tendo 4 folgas no mes durante a semana,, eu tenho direito de uma folga no domingo,, o seja se eu ter essa folga no domingo eu pergo uma folga na semana?????

    R

    Rafael F Solano Quarta, 01 de abril de 2015, 15h10min

    Siney, a folga É POR SEMANA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A cada semana (6 dias de trabalho) vc tem 1 folga, e dentro do mês do calendário é preciso que 1 dessas folgas recaia no domingo. Entendeu agora???!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Felipe M. Gutierrez

    Felipe M. Gutierrez Quarta, 08 de abril de 2015, 3h22min

    Fala Rafael !!

    Vamos lá, estou com duas dúvidas, espero que consiga me ajudar.

    Trabalho em um Shopping, 6x1 - 7:20h por dia (3 folgas na semana e 1 de domingo a cada mês)

    Meu Salário Base é de R$1050,00

    Gostaria de saber qual o valor da minha hora trabalhada e se nesse valor de R$1050,00 já esta contando domingos como adicional de 100%

    Pois em certos meses, vou trabalhar apenas 3 domingos, e em outros 4 domingos (Devido as folgas de domingo, 1 vez ao mês)

    O valor do meu domingo é o mesmo que os demais dias da semana? ou vou ter variações de salário de mês para mês? Meu Sindicato é o SinthoReSP (Restaurantes)

    E uma ultima duvida, eu iniciei minha jornada na empresa dia 27/03 (Sexta-feira)

    27/03 trabalhei normal
    28/03 trabalhei normao
    29 30 e 31 (Nao compareci a empresa, eu me desliguei da empresa) não cheguei a assinar nada, mas avisei
    Porem dia 1/04 (quarta Feira) eu fui convidado a retornar para a empresa.
    dias 1, 2,3,4,5,6,7 e 8 trabalhei fazendo as horas corretamente

    Eles querem me descontar um DSR pelas faltas.. Mas eu não tive nenhum DSR.. na verdade nao tive nenhuma folga até o momento, Minha primeira folga será dia 10/04

    Isso é correto?

    Obrigado e até breve

    R

    Rafael F Solano Quarta, 08 de abril de 2015, 11h02min

    Felipe, se vc folga em outro dia que não seja domingo, vc não tem direito ao adicional de 100% por trabalhar o domingo. Como eu cansei de escrever acima, a folga é '1x por semana, de preferencia mas não obrigatoriamente todo domingo, mas tem de ocorrer em 1 domingo por mês.

    A folga não são 3 dias na semana, mas a cada 6 dias trabalhados, é assim que se conta.

    Vc não se desliga e depois retoma a empresa como se sua ausência não fosse ser processada, considerada. Se vc não fez carta de demissão e mesmo verbalmente dando a entender que queria se demitir, ao retornar vc comprova que não se demitiu, portanto, terá seus dias de ausência descontados, e como não completou sua jornada semanal vc terá o valor do dia de folga descontado.

    O valor de seu salário-hora é obtido dividindo-se seu salário pela carga horária mensal que no seu caso é de 220hs.

    A

    antonia Domingo, 12 de abril de 2015, 18h53min

    Olá presado Rafael, eu folgo todas as segunda-feiras sendo que uma folga deveria cair em um domingo, mas tem meses que trabalho ate 7 domingos para folgar. Quantas semanas devo trabalhar pra ter direito a um domingo?? seria 6 domingos trabalhados e um folgado? desde já obrigado pela atençao!

    R

    Rafael F Solano Domingo, 12 de abril de 2015, 20h28min

    A cada 4 semanas vc tem de ter 1 folga no domingo. Quer dizer, a após 3 semanas de trabalho folgando em outro dia que não o domingo, na semana seguinte vc folga no domingo.

    A

    antonia Segunda, 13 de abril de 2015, 20h58min

    Muito Obrigado Rafael! agora entendo que minha empresa fica sempre com 1 domingo meu e dos meus colegas de trabalho!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 13 de abril de 2015, 22h22min

    Ela não fica com domingo algum. A Lei só diz que a cada mês do calendário civil o trabalhador deve ter sua folga recaida num domingo, portanto, para evitar maiores perdas, que a cada 3 semanas de trabalho (com a folga em qualquer dia) que na semana seguinte a folga seja num domingo.

    Eduardo Medeiros

    Eduardo Medeiros Quarta, 15 de abril de 2015, 18h53min

    Rafael.. Uma duvida. Minha esposa trabalha todos os domingos do mês sem exceção... Porem o estabelecimento(restaurante) fecha todas as terças. Ainda sim ele teria direito a uma folga no domingo correto? Qual o embasamento legal para que ele tenha que trocar todos os domingos do mês pela terça feira que o estabelecimento não abre?

    Heloysa Almeida

    Heloysa Almeida Segunda, 29 de junho de 2015, 6h49min

    Gostaria de saber, quem por direito tem a escolha do seu dia de folga semanal, o gerente, ou o funcionário?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 09 de julho de 2015, 18h20min

    O patrão, ou que o represente, é obvio!!!!!!

    M

    Maxwel Souza Medeiros Domingo, 16 de agosto de 2015, 19h54min

    Trabalho duas semanas fora do meu estado, folgo dois dias no meu domicílio (sábado e domingo), no caso que fico fora do meu domicílio (em outro estado a disposição da empresa) quanto dias de folga (no meu domicílio) por quinzena trabalhada eu tenho que ter por lei?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    M

    Maria Thais Sexta, 16 de outubro de 2015, 19h34min

    Tenho uma folga fixa no mês, trabalho dois domingos no mês e folgo um, só que eu troquei o meu domingo pelo da minha colega, aí no dia que ela teria que folgar ela trabalhou e meu dia de folga não táva carimbado no cartão de ponto, minha colega trabalhou quatro domingos e folgou dois seguidos já eu trabalhei os quatro e só tenho uma folga, esta certo ?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de outubro de 2015, 20h07min

    Essas trocas são autorizadas pela sua chefia, Maria Thais???

    As escalas podem fazer um funcionário ter folgas domingueiras seguidas, mas deve ser observado o calendário.

    Sua conta está errada. Se há em média 4 domingos por mês calendário, não dá para trabalhar dois e folgar apenas um, tá faltando um domingo aí.