Boa tarde! Minha filha de 19 anos recebe pensão alimentícia que usamos para suas despesas, como, mensalidade da faculdade, condução, materiais de ensino etc. Acontece que o pai agora ta questionando o fato da mesma não estar trabalhando e diz que juiz nenhum pode obriga-lo a pagar uma vez que o mesmo tem outras duas filhas. Ela tentou estudar à noite para facilitar arrumar um emprego mas ele colocou mil dificuldades até que a convenceu estudar de manhã e isso está dificultando arrumar um trabalho. Entrei num acordo verbal com ele que poderia depositar apenas metade da pensão e a outra metade ele usaria para pagar a mensalidade da faculdade ja que a mesma fica próxima a casa dele e qualquer contrata-tempo ele estaria lá para resolver. O que aconteceu??? Minha filha não pode fazer a rematricula por que tem 2 mensalidades atrasadas e ele está usando o fato da mesma ter ficado com uma DP para questionar a falta de interesse dela e constrange-la perante a esposa e as outras filhas. Ela está sem convênio médico pq. ele deixou de pagar. Nunca tive problemas de relacionamento com ele a esposa, inclusive as filhas estão sempre aqui e as trato como filhas mas acho que agora ele está estrapolando pq. nossa filha está se sentindo humilhada e constrangida diante dessa situação. Até quando, por lei ele é obrigado a custear os estudos dela? OBS: ELE É UM EXECUTIVO, MORA NA GRANJA JULIETA E POSSUI CARRO DE MAIS DE 100 MIL REAIS. Nossa filha nasceu de um casamento que durou 18 anos.

Respostas

    F

    Felipe7 Quarta, 29 de janeiro de 2014, 14h34min

    Junior 19, preciso de tempo para estudar e não consigo conciliar as duas coisas.

    F

    Felipe7 Quarta, 29 de janeiro de 2014, 14h35min

    Infelizmente não é o meu caso Lilian, tive que brigar na justiça por uma pensão, pois ele é do tipo de pessoa que não está nem ai para os filhos.

    Então é aquela velha historia, se não faz por bem, faz por mal.

    R

    Rodrigo Quarta, 29 de janeiro de 2014, 14h48min

    ... cursei duas faculdades difíceis, de forma sucessiva, trabalhando e ajudando aos meus pais com, pelo menos, 10% do salário.

    Tem filhos q acham que os pais são "casa da moeda" !!!

    R

    Renato Quarta, 29 de janeiro de 2014, 17h53min

    Lilian,

    O direito de família é um mar de incompetência. Um verdadeiro manicômio jurídico onde os institutos jurídicos são sucateados sob a falácia de ajudar o próximo com o dinheiro alheio. Em que ramo do direito dois responsáveis por uma obrigação solidária são tratados de forma tão asquerosamente desigual?

    Suster filhos é uma obrigação solidária. Mas, no direito de família é rotineiro ver frases como esta "pois minha mãe não tem condições de me custear". Captou? Um responsável solidário não participa na obrigação e quem deveria exigir dos dois, decide cobrar de apenas um.

    Eis aí, os tais "advogadozinhos" que você bem cita. Se este defensor nada diz, o juiz não pode atuar por ele.

    Quanto ao tal Felipe, cuidado, vivemos dias de "socialismo com o bolso alheio". Vagabundos da pior espécie se arvoram em defender seu ócio e não falta ONG que os abrace como se vítimas fossem. Hodiernamente, bandidos destroem patrimônio público e devem ser denominados por "jovens lutando por democracia", sob pena de ser julgado por dizer a verdade.

    M

    Marcelo Amil Quarta, 29 de janeiro de 2014, 18h39min

    Muito pertinente seu comentário. Eu incluiria aí o "eleitorzinho", que no fim das contas é a matriz geradora de todos os demais.

    A

    adv Vitor Couto Quinta, 30 de janeiro de 2014, 9h37min

    Caro Felipe7, sem querer me entrometer em sua vida particular, percebi que em uma das conversas acima alguem citou que voce não faria estágio para não perder a pensão.

    O fato de se estar fazendo estágio não o torna independente financeiramente de seu pai, pois, o estágio nos termos da lei 11.788, é uma atividade complementar aos estudos, tanto é que um dos requisitos para se fazer estágio é estar matriculado em um estabelecimento de ensino.

    E ainda a contra-prestação recebida no estágio é denominada de "bolsa", é uma ajuda ao estudante para as despesas no estudo, ou seja, bolsa não é salario.

    Aconselho você a procurar um estágio sim, pois, o conhecimento que lhe será acrescido é imensurável e com toda a certeza isto lhe fará falta depois de formado.

    Digo isto por experiencia própria, um bom estágio é indispensável ao acadêmico, eleva seu conhecimento e abre as portas para depois de formado.

    Aproveite seu tempo e estude!

    F

    Felipe7 Quinta, 30 de janeiro de 2014, 11h41min

    Muito obrigado Victor pelo esclarecimento, ajudou bastante.

    Junior19 que tipo de duas faculdades você fazia? Marketing e RH? só pode ser, pois não teria como você conciliar as duas coisas.

    A não ser que você seja um super dotado, e não precise estudar fora da sala de aula, pois eu preciso.

    R

    Rodrigo Quinta, 30 de janeiro de 2014, 11h55min

    ... realmente apenas torra o dim dim do papi !!!

    Aprenda a ler: "de forma sucessiva", significa que foi concluída uma e depois iniciada a outra !!!

    Preste atenção guri !!!

    E

    esperançoso Quinta, 30 de janeiro de 2014, 11h56min

    se todo mundo for estudar e nao trabalhar fica difícil, na minha família todos nos trabalhamos e estudamos só eu que não me formei. mas meus irmãos se formaram trabalhando. acho que é um pouco de comodismo de sua parte, porque quando eu menor trabalhava e estudava, cheguei até a limpar banheiro de casas para me manter, mas você acho que esta muito agarrado com sua pensão, não esqueça que ela um dia acaba

    F

    Felipe7 Quinta, 30 de janeiro de 2014, 12h38min

    Português nunca foi o meu forte, mas que tipo de faculdade você diz ser difícil? direito? Não vejo essa dificuldade toda em direito, leis? você lendo e decorando um dia você aprende.

    J

    JanaG Suspenso Quinta, 30 de janeiro de 2014, 13h22min

    Ás vezes os filhos trabalham e estudam, mas visando melhor qualidade de ensino os gastos com a educação comprometem a sobrevivência. Se o filho é estudioso e dedicado, e se os pais (no plural) podem auxiliar, pergunto: por que não?? Só porque ele passou dos 24 anos e agora que se dane???

    Eis a questão de ter filhos. Ninguém pergunta ao sujeito se ele quer nascer daqueles pais, mas depois que nasce alguns pais agem como se tivessem assinado um contrato de prestação de serviço com o filho, e cobram o fato de terem cumprido com sua obrigação que é zelar e cuidar da criança (há até quem cobre os mosquitos que abanou quando o filho era ainda um bebê!!!).

    Há os que por não terem recebido dos genitores (qualquer deles) o auxílio necessário, a pensão, precisaram cuidar dos irmãos para o guardião poder se dedicar a ganhar o sustento da família, há os que precisaram arrumar serviço (mesmo sem CTPS assinada) para ajudar minimamente nas despesas de casa, pelo menos pro pão e leite, e com isso comprometeram seus estudos. Não se pode instituir uma regra geral cobrando de todo filho uma vida estudantil impecável, como se ele tivesse toda a facilidade em se dedicar aos estudos desde a infância. Tal histórico irá fatalmente atrasar a vida acadêmica do jovem, fazendo-o ter mais dificuldade em ingressar na faculdade, somente o fazendo com mais de 23 anos. Então, por isso, só merecerá do genitor pensionante 1 único ano de ajuda????? Mesmo que o jovem trabalhe ele ainda assim poderá não conseguir conciliar o sustento e o custo do ensino (ou come ou estuda).

    Portanto, cada caso é um caso. Sem dúvida que tmb existem os que por ressentimento só visam os bolsos dos pais, outros o fazem por puro comodismo. Mas, ainda assim cada caso é um caso.

    L

    Lilian1 Quinta, 30 de janeiro de 2014, 13h35min

    Janag todo mundo tem que ter uma vida e aprender a andar com suas proprias pernas.
    Isso e um fato que eu ja verifiquei aqui, a maioria dos filhos que nao consegue estudar e trabalhar sao filhos de pais separados, cujo a casa e sustentada pelo pai, que nao reside mais nela.
    Filhos de pais casados assim que completam a maior idade ja comecam querer a sua independencia.
    Quer dizer que uma pessoa de 24 anos nao consegue trabalhar e estudar? Tem alguma coisa errada e melhor procurar um tratamento.
    Pensao alimenticis aqui no brasil e mafia, onde juizes, promotores e o diabo a quato querem punir o pai por ter lagado a mulher.

    M

    M.... Quinta, 30 de janeiro de 2014, 14h25min

    Pessoal, adoro questionamentos deste tipo.

    Respostas para: Lilian1, Felipe7, e aos demais.

    Primeiramente, o dever dos pais de fato acaba aos 18 anos.

    Segundo, o sujeito entra na faculdade, os pais são obrigados a pagar a pensão, até os 24 anos, alguns dizem 25, e agora alguns estão dizendo até 32 anos, desde o filho comprove que necessita da ajuda financeira do Pai.

    Sinceramente, eu na qualidade de representante do povo, não concederia pensão após os 18 anos em hipótese nenhum.

    Está na hora do cidadão, trabalhar, pegar o peixe, viver do seu suor. O que faz muito bem diga-se de passagem.

    Mas, aqui no Brasil, alguns representantes, manobreiros(as) políticas, para ganhar as eleições criaram essa palavrinha "Pensão", que virou cabide de emprego, nas costas dos pais, até sabe se quando, porque cada dia, a bandalheira fica melhor.

    Como mulher, sinto-me envergonhada, por viver num País deste que só se fala em separação (Pensão), filho (Pensão), come (Pensão). Na europa pensão acaba aos 18 anos. O sujeito arruma emprego, estuda, e vive.

    Porque aqui no Brasil, só se vive ou se sustenta com o dinheiro da Pensão.

    Agora está sendo trabalhado nos bastidores até os 32 anos. Outra vergonha, porque o cidadão para se aposentar, tem o dever e obrigação de trabalhar até os 35 anos.

    As mães, deveriam por dever e obrigação, orientar seus filhos, a ingressarem na vida profissional, aos 16 anos.

    No entanto o que eu vejo globalmente, são as mães, dizendo e achando graça, tadinho do meu filho, 25 anos é uma criança.

    Fala sério, tenho dois filhos, 21 e 25 anos, estudam e trabalham, me pedem ajuda, eu os ajudo, mais na medida do que posso. Mas, permaneço do lado deles cobrando até hoje.
    Sou ambiciosa profissionalmente, e tenho o privilégio e a satisfação de dizer, NUNCA PEDI PENSÃO A MARIDO. Mesmo tendo direito, sabe porque? Meu sossego é tudo.

    Finalizando, emprego tem muitos, os jovens que vivem de pensão não querem, porque podem ficar em casa deitados, assistindo televisão, sem esforço, porque no mês seguinte o dinheirinho estará na conta.

    Trabalhar que é bom, ninguém quer. Porque eles, não ficam no exército, 1 ano obrigatório e depois engaja, vai pra PM, vai ser salva-vidas, vai lavar carro, lavar prato. Nâo vou estudar porque a pensão do pai ou mãe, eu não faço nada. Eles são obrigados à pagar. Então Viva a Justiça e a Sr(a) que inventaram a pensão.

    E

    esperançoso Quinta, 30 de janeiro de 2014, 20h37min

    se todo mundo for estudar e nao trabalhar fica difícil, na minha família todos nos trabalhamos e estudamos só eu que não me formei. mas meus irmãos se formaram trabalhando. acho que é um pouco de comodismo de sua parte, porque quando eu menor trabalhava e estudava, cheguei até a limpar banheiro de casas para me manter, mas você acho que esta muito agarrado com sua pensão, não esqueça que ela um dia acaba

    M

    MILANERS Sexta, 31 de janeiro de 2014, 0h57min

    Depende né gente. Nem todo mundo passa numa faculdade pública. E mesmo os que passam, são justamente aqueles montados na grana que passaram anos e anos estudando em escolas pagas de qualidade e com 200 cursinhos...Fora o fato de que tem aulas alguns dias de manhã outros de tarde, impossibilitando um trabalho. E para os que pagam faculdade então, nem preciso falar. Tem que pagar mensalidades, material, etc..e um trabalho de 1 salário minimo não paga nem a conta na cantina da faculdade. Cada caso um caso.

    E

    esperançoso Sexta, 31 de janeiro de 2014, 19h04min

    se todo mundo for estudar e nao trabalhar fica difícil, na minha família todos nos trabalhamos e estudamos só eu que não me formei. mas meus irmãos se formaram trabalhando. acho que é um pouco de comodismo de sua parte, porque quando eu menor trabalhava e estudava, cheguei até a limpar banheiro de casas para me manter, mas você acho que esta muito agarrado com sua pensão, não esqueça que ela um dia acaba

    D

    Dra JSoares Sexta, 31 de janeiro de 2014, 23h18min

    Lilian1, eu concordo totalmente com você! É inacreditável que nos tempos de hoje, um homem de 23 anos ainda dependa da pensão do papaizinho!!! Aposto que ele usa o dinheiro da pensão, até para pagar o motel que ele vai com as meninas! "O problema é que tenho aulas pela manhã e a noite, vou pegar um estágio a tarde, qual horário vou estudar? fins de semana? madrugada?" Ora, Felipe7, desculpa de aleijado é muleta... Mas é como diz Lilian1: nós mulheres temos uma capacidade diferenciada. Fazemos de um dia com 24hs, coisas que um homem não faz num mês... Transformamos um salário mínimo em um tesouro infinito... E não temos o devido reconhecimento...

    E

    esperançoso Domingo, 02 de fevereiro de 2014, 16h32min

    Dra JSoares
    Fazemos de um dia com 24hs, coisas que um homem não faz num mês... Transformamos um salário mínimo em um tesouro infinito... E não temos o devido reconhecimento...
    ME DESCULPE MAS NÃO ME IGUALE AO CIDADÃO ACIMA POIS EU NÃO SOU IGUAL A ELE EM HIPÓTESE NENHUMA (sou do tempo antigo quando homem dançava com mulher e mulher dançava com homem, quando coca (cola) era para tomar e não para cheirar), pois trabalho desde os 13 anos, aposentei-me cedo, pessoas admiram-se mas trabalhei e estudei, não tive a sorte dos meus Irmãos que também trabalharam e se formarem mas tenho uma família estruturada e de bem.

    D

    Dra JSoares Domingo, 02 de fevereiro de 2014, 21h52min

    Sr esperançoso, se não se iguala ao consulente, não devia nem ter perdido seu tempo replicando. Se a carapuça não lhe serve, não dê justificativas sem necessidade...

    E

    esperançoso Segunda, 03 de fevereiro de 2014, 11h31min

    Dra JSoares
    mas não se esqueça que foi a sra que igualou a todos, como posso também igualar que todos os advogados não prestam seria uma infâmia