Boa tarde! Minha filha de 19 anos recebe pensão alimentícia que usamos para suas despesas, como, mensalidade da faculdade, condução, materiais de ensino etc. Acontece que o pai agora ta questionando o fato da mesma não estar trabalhando e diz que juiz nenhum pode obriga-lo a pagar uma vez que o mesmo tem outras duas filhas. Ela tentou estudar à noite para facilitar arrumar um emprego mas ele colocou mil dificuldades até que a convenceu estudar de manhã e isso está dificultando arrumar um trabalho. Entrei num acordo verbal com ele que poderia depositar apenas metade da pensão e a outra metade ele usaria para pagar a mensalidade da faculdade ja que a mesma fica próxima a casa dele e qualquer contrata-tempo ele estaria lá para resolver. O que aconteceu??? Minha filha não pode fazer a rematricula por que tem 2 mensalidades atrasadas e ele está usando o fato da mesma ter ficado com uma DP para questionar a falta de interesse dela e constrange-la perante a esposa e as outras filhas. Ela está sem convênio médico pq. ele deixou de pagar. Nunca tive problemas de relacionamento com ele a esposa, inclusive as filhas estão sempre aqui e as trato como filhas mas acho que agora ele está estrapolando pq. nossa filha está se sentindo humilhada e constrangida diante dessa situação. Até quando, por lei ele é obrigado a custear os estudos dela? OBS: ELE É UM EXECUTIVO, MORA NA GRANJA JULIETA E POSSUI CARRO DE MAIS DE 100 MIL REAIS. Nossa filha nasceu de um casamento que durou 18 anos.

Respostas

    H

    Hen_BH Segunda, 03 de fevereiro de 2014, 14h30min

    "...nós mulheres temos uma capacidade diferenciada. Fazemos de um dia com 24hs, coisas que um homem não faz num mês...'

    Para muito além das posições sexistas, e já muito fora da questão da pensão alimentícia, tenho para mim que "capacidades diferenciadas" ou "fazer em 24 hs o que o outro não faz em um mês' independe de sexo (gênero).

    Há mulheres que são espetaculares no que fazem, e tenho o prazer e a alegria de conviver com algumas delas no meu dia a dia. Por outro lado, há por aí outras tantas que não serviriam sequer para fazer faxina onde quer que fosse (ressaltando o imenso respeito que tenho pelo trabalho das faxineiras).

    Do mesmo modo, há homens que, com grande percepção do seu papel de cidadãos na sociedade, fazem também a diferença, empenhando o melhor de si no que fazem. Ao passo que existem outros que tão pouco fazem pelos outros e por si próprios que talvez ostentem o designativo "homem" apenas pelo aspecto puramente biológico.

    Em resumo, tenho para mim que fazer ou não a diferença independe de se ser homem, mulher, gay, hétero, branco, negro, amarelo, índio, Brasileiro ou Usbeque.

    V

    Verinha1 Suspenso Segunda, 03 de fevereiro de 2014, 15h56min

    Total concordância, Hen_BH. É isso mesmo. O que nos faz diferentes é sermos indivíduos, cada um no seu cada um. O que importa é o caráter.

    D

    Dra JSoares Terça, 04 de fevereiro de 2014, 7h55min

    Sr esperançoso, continue na "esperança" que é o senhor que vai concertar o mundo (é por isso que adaptou esse pseudônimo?) e aprenda a respeitar a opinião dos colegas. O senhor é cheio de querer dizer que "estudava e trabalha, pápápápá", mas em momento nenhum usa de HUMILDADE. Na sua idade, viveu tanto... e não aprendeu nada...

    F

    Felipe7 Terça, 04 de fevereiro de 2014, 11h02min

    Dra JSoares, discordo totalmente de te, o fato de não querer pegar o estágio seria o fato de não poder perder a pensão.
    Eu curso engenharia e não direito, se eu cursasse direito sim, poderia trabalhar com certeza, pois como todos pensam direito não tem nada de pesado, pois conheço muita gente que saia da engenharia e foi para o direito porque não aguentou a pressão.

    Eu poderia até conseguir um trabalho, mas isso prejudicaria minha faculdade, e não quero fazer uma faculdade nas costas como muita gente por ai faz.

    Só quem lida com cálculos abe o quanto isso é complexo, então como já havia falado antes, vocês não conhecem a realidade das pessoas, e o que cada um passa,então não fique dizendo o que a sra não sabe.

    L

    Lilian1 Terça, 04 de fevereiro de 2014, 11h13min

    O problema Felipe7 se o seu pai entrar com a exoneracao, provavelmnte vai ganhar... me desculpe, mais quem disse que direito e facil? So pq vc faz engenharia nao quer dizer que o seu curso e mais dificil que os outros... tudo depende de pessoa pra pessoa,tem pessoas que fazem engenharia brincando e so tiram dez..
    Mas trabalhar pra que? Se posso obrigar o meu pai a me sustetar...
    E muito melhor vc admitir que nao trabalha, faz um estagio pq nao quer, do que ficar dando desculpas esfarrapadas pra vc msm....

    F

    Felipe7 Terça, 04 de fevereiro de 2014, 11h22min

    Lilian quem é esse super dotado que tira dez em TODAS as matérias de engenharia?Essa pessoa tira dez em tudo?Me apresente esse super dotado, preciso conhece-lo, tenho que ter amizade com uma pessoa como essa, você já viu o Índice de Rendimento dos alunos de engenharia? são os mais baixos entre qualquer outro curso que você possa imaginar, mas porque isso? porque eles são burros?Não, porque o curso é extremamente complexo, pois você precisa se lembrar de coisas que você estudou lá na sua 5ª, e você não lembra e se da mal por causa disso.

    Se você procurar no google vai encontrar uma matéria do Jornal Folha de São Paulo dizendo que a engenharia é o curso mais difícil entre todos os outros, assim você tira que quem faz engenharia não da para conciliar os dois, até dá, mas você além de não ter mais vida social e vai fazer uma faculdade meia boca, vai se formar em 6 ou 7 anos.

    Meu primeiro ano de faculdade eu trabalhava, vi que não tinha condições, tive que escolher, e em relação ao curso de Direito, só quis da um exemplo.

    D

    Dra JSoares Terça, 04 de fevereiro de 2014, 12h23min

    Tem razão sr Felipe7: "não fique falando sobre o que você não sabe"!
    Continue cursando engenharia pois você não entende nada de direito... Você deveria ter entrado nesse fórum para ajudar e orientar a consulente e não, questionar as respostas dos profissionais que estudaram para isso sem depender do papaizinho. Continue "mamando nas tetas do seu pai".

    C

    Chega de injustiça Terça, 04 de fevereiro de 2014, 12h29min

    Tem alguém ai que possa responder a minha pergunta? Minha filha está tendo problemas com a madrasta o que faço? Está td explicado no forum. pfv alguém me ajude...

    F

    Felipe7 Terça, 04 de fevereiro de 2014, 13h18min

    Claro que vou continuar mamando nas tetas do meu pai, pois como não curso direito, não tenho como estudar e trabalhar. Eu entrei nesse tópico para ajudar, e dei minha opinião sobre o caso levando em conta o que eu já passei, e o pouco conhecimento que tenho do direito.

    Muito diferente de vocês que se dizem profissionais, as pessoas vem aqui em busca de orientação, e o que a maioria de vocês fazem?Usam de sarcasmo, ironia com o problema alheio, se sentindo no direito de julgar o problema do outro, vejo MUITO isso aqui.Isso é ser profissional pra você?Pois para mim não é.

    E outra coisa, se a sra não tiver um diploma de Doutorado, a sra deveria retirar esse nome dai, pois a sra não seria dignar de portar esse titulo, pois os advogados tem essa mania de quererem ser chamados de drs apenas porque são bacharel em direito.

    Tive até uma pequena discussão uma vez com uma advogadozinho, porque o mesmo queria, porque queria ser chamado de Dr. Dar vontade de rir com essas coisas.

    D

    Dra JSoares Terça, 04 de fevereiro de 2014, 21h46min

    É... felipe7, você é mesmo muito inexperiente e deve ter sido a primeira vez que entrou nesse fórum! Fiz DOIS doutorados, tá bom pra você? Um em medicina e outro em direito. Por isso que eu garanto: é possível sim, trabalhar e estudar, pois quem cursa medicina, conhece o inferno bem de perto. E mesmo assim, enqto eu estudei, trabalhei de operadora de telemarketing pois nunca tive pais para me dar "mesadinha". Não justifique sua VAGABUNDICE se fazendo de coitadinho! Tenho asco de pessoas como você! Agora, ainda mais! E encerro aqui, esse bate boca já foi longe demais... Para trabalhar você não acha tempo, né? Mas para ficar falando idiotices na internet...

    E

    esperançoso Terça, 04 de fevereiro de 2014, 23h20min

    Dra JSoares
    se estudou tanto como fala e da as suas patadas nos outros leia isso:

    "CONCERTO" é uma composição musical caracterizada por ter um ou mais de um instrumento solista com acompanhamento de um grupo maior, sobre o qual o solista se destaca. Juntamente com a ópera, o concerto foi praticamente o único estilo clássico que sobreviveu à conturbada história da música erudita.

    Conserto - Ação ou efeito de consertar - reparar - arranjar - corrigir etc.
    foi a Senhora que escreveu, acho que a Senhora deveria rever seus estudos ou quem sabe fazer um estágio com o colega que pediu nossa opinião.
    abraços, um veja se "CONSERTA"
    quanto ao FELIPE, mandou bem nas resposta acima abraços

    E

    esperançoso Terça, 04 de fevereiro de 2014, 23h27min

    Dra JSoares
    esqueci de comentar o fato de VOCE porque para mim VOCE não é DOUTORA, coisa nenhuma, pelo fato das asneiras que fala, e te digo mais aprendi muita coisa a ponto de te ensinar a ser humilde e escrever um português correto.
    E isso já foi longe demais DOUTORA

    D

    Dra JSoares Quarta, 05 de fevereiro de 2014, 7h28min

    Isso, Sr esperançoso, chama-se CANSAÇO, pois trabalho 12 hs por dia, de domingo a domingo... E qdo chego em casa, não vou para a frente do computador, brincar de ser advogado, com uma cervejinha na mão como o senhor faz... Se toca maluco!!!!! Parece marica!!!

    F

    Felipe7 Quarta, 05 de fevereiro de 2014, 9h22min

    Dois doutorados? KKKKKKK... melhor nem dizer nada, um em medicina e um em direito? kkkk... melhor nem responder a isso pois estarei apenas perdendo meu tempo...

    E

    esperançoso Quarta, 05 de fevereiro de 2014, 20h18min

    Dra JSoares
    esqueci de comentar o fato de VOCE porque para mim VOCE não é DOUTORA, coisa nenhuma, pelo fato das asneiras que fala, e te digo mais aprendi muita coisa a ponto de te ensinar a ser humilde e escrever um português correto. E isso já foi longe demais

    J

    JOBDIAS Domingo, 15 de junho de 2014, 23h21min

    Na realidade gostaria de expor as minhas sugestões:
    1ª) O tempo de pagar pensão alimentícia deveria ser idêntico ao a pensão do INSS, ou seja, até os 20 anos e 11 meses. Ao completar 21 anos, perderá o benefício automaticamente, independente de estar cursando ou não Universidade.

    2ª) Até os 17 anos e 11 meses, independente de estar ou não cursando Universidade. Completados os 18 anos, a pensão seria suspensa automaticamente. Com 18 anos o filho(a) tem a total liberdade e condições de arrumar um trabalho. Sendo assim, poderá trabalhar durante o dia e estudar à noite ou vice-versa.
    Obs: Caso o(a) filho(a) viesse a ter algum problema de saúde que o(a) impossibilitasse de trabalhar e/ou estudar, a pensão alimentícia deveria ser durante toda a sua vida.

    P

    Paloma Nascimento Segunda, 16 de junho de 2014, 10h23min

    Olá queridos, concordo com todos um pouco, existe a construção doutrinária de que a pa deve ser paga até que o filho complete o curso superior ou complete 24 anos, o que ocorrer primeiro. Estagio em Vara de Família e ja vi casos do filho continuar recebendo estando com mais de 24 anos, não se pode generalizar, às vezes o pai começa a pagar a pensão com o filho ja estando quase na maioridade, seria muito fácil tambem para os pais, sem contar que existe o trinômio possibilidadeXnecessidadeXrazoabilidade, se o pai tem a condição de pagar, porque o filho precisa trabalhar e estudar para se manter matriculado no curso superior? Lógico que cada caso é um caso, nós, operadores do direito, precisamos aprender de uma vez por todas que no direito nunca podemos generalizar.
    E só respondendo a Dra. que disse que nunca quis que o marido pagasse apensão aos filhos, uma vez teve uma situação dessas aqui na Vara em que estagio, a mãe quis renunciar aos alimentos e a resposta da Juiza foi a mesma que eu daria: Ninguem pode renunciar a um direito que não é seu! O orgulho é seu,mas o direito é dos seus filhos!

    G

    Gabriella Medeiros Sexta, 15 de agosto de 2014, 17h54min

    Lilian,
    Tenho 24 anos curso faculdade de administração e sou formada em técnico em radiologia.
    Pois bem, vou lhe contar um pouquinho da minha vida.
    Meu pai engravidou minha mãe quando ela tinha 16 anos, e dois anos depois que eu nasci meu pao traiu minha mãe com sua secretária.
    Minha mãe se separou do meu pai, e eu fui morar com a minha vó.
    Desde pequena meu pai xinga e ofende minha mãe e minha vó com palavrões, faz chantagem emocional comigo e NUNCA me procura.
    Pois bem, me formei em radiologia e na minha cidade NÃO tem emprego na área, eu distribui curriculo em todas as clínicas possiveis e impossíveis mas mesmo assim não consegui emprego.
    Hoje me dedico a faculdade de administração, faça estágio remunerado no ministério público, o qual tive que fazer prova de processo seletivo pra passar, mas mesmo assim não consigo arcar com todos os gastos com alimentação, estudos, necessidades básicas e medicamento que tomo por causa dos danos psicológicos que enfrento por causa dele.

    Agora te pergunto, é somente necessário mesmo ter pernas e braços e vontade?

    MINHA MAIR VONTADE NA VIDA seria já ser independente e nunca mais ter que pedir uma agulha pro meu pai, mas infelizmente a vida não é tão maravilhosa e perfeita assim.

    Sou muito dedicada, tenho notas ótimas e passei muito bem no meu curso de radiologia, era uma aluna nota 10.

    Contei um pouquinho sobre mim pra você antes de julgar pensar que o próximo não tem a vida que você tem, a família que você tem, e só quem sente a dor do abandono, a dor de que é o pai te ver apenas como um contrato que seu dever cessa aos 24 anos.

    B

    BlackNight Sábado, 16 de agosto de 2014, 0h11min

    "Contei um pouquinho sobre mim pra você antes de julgar pensar que o próximo não tem a vida que você tem, a família que você tem, e só quem sente a dor do abandono"

    As vezes tem pior. Existe coisa pior que abandono. Por ex, pais que maltratam filhos desde que eles são crianças, que abusam moralmente, fazendo-os adoecer, se tornarem criaturas incapazes, emocionalmente perturbados, psicologicamente prejudicados. Que os impede de estudar e se libertar dos abusos, da prisão, do impedimento de viver e ser feliz. Filhos que são ofendidos dioturnamente, que tem de se submeter para ao menos ter um teto que os abrigue e um prato de comida eventualmente.........

    Enfim, tem coisa MUUUUUUITO pior que abandono. Pense nisso. É melhor ter vivido longe de uma coisa ruim do que tê-la na sua vida lhe destruindo, destruindo sua vida. Existe coisa muito pior do que a vc tem vivido. Até podem achar que a sua vida é de alegria comparado com a deles!!!!

    Agora, o aspecto juridico de sua questão (pouco importa os aspectos pessoais, se vc abriu o verbo não poderá depois reclamar dos comentários que isso irá atrair): Vc pode requerer pensão alimentícia mesmo que seja para complementar sua renda, se de fato vc precisa dessa ajuda (se não mora com sua mãe o juiz poderá tmb impôr a ela que divida o valor da pensão com seu genitor), mesmo que na data do julgamento da ação vc tenha mais de 24 anos.

    L

    leo smyty Segunda, 18 de agosto de 2014, 16h27min

    boa tarde olha tenho 3 filhas pago pensão de 2 eu concordei com o juiz etc para descontar 30% do meu salario pagava 270$ ai sai do meu emprego e fui falar com minha ex para nos entra em acordo para eu ficar dando 200$ e outra ajudas tipo compra de roupa etc sempre que eu poder mas agente não foi comunicar o juiz sobre este acordo sera que vai ter problemas mas na frente ???????????????????