É desestimulante, quando se precisa de um advogado, escutar críticas e opiniões sobre a conduta, em geral, dos advogados que militam na profissão no nosso país. A OAB por seu lado, desempenha papel de corporativismo para com os seus associados. Claro, que tem advogados que realmente desempenham sua função com honestidade, mas parece, que aos olhos da população, não é essa a visão preponderante. Quando se fala de contratar advogado, a maioria torce o nariz, já se precavendo, de possíveis problemas. O código de Ética dos advogados, diz claramente sobre o comportamento que o advogado deve ter diante do cliente, mas, raras vezes isso é posto em prática. O Código fala na obrigação do advogado colocar a par, o cliente, de tudo o que esta ou pode acontecer no desenrolar do processo e não se comportar como o grande sábio e que ele sabe o que deve fazer. Infelizmente, para quase tudo, que corre na justiça tem que ser a traves de advogado. Assisti numa audiência, algo, difícil de acreditar, uma advogada argumentando a favor do crime, lamentando o parecer do Juiz, a respeito do que é "enriquecimento ilícito". Muitas práticas dos advogados, são no mínimo desrespeito ao cliente, e a eles mesmos, como não dar recibo dos documentos que são a ele entregues. Confiança é algo que se pratica com o respeito mútuo. Numa circunstancia qualquer, no desenrolar do processo, o advogado perde prazo, ou negligencia procedimentos, de propósito ou não, e culpa o cliente de não ter entregue, por exemplo, documentos em tempo hábil para serem juntados ao processo. Fica a discussão de um contra o outro. Como o advogado "conhece as manhas" da coisa, sempre vai ter razão e o cliente leva o prejuízo. É comum a troca de advogados em razão de desentendimentos ou decepções do cliente. Já ouvi infinitamente, advogados se defenderem dizendo que "advogado é o meio e não o fim". Claro, todos sabemos que qualquer processo depende da visão do Juiz, sem dúvida, mas o sucesso do processo depende muito do procedimento do advogado, da maneira , do emprenho em defender o cliente. Num escritório de advogados associados, os processos são entregues a estagiários que sem prática, não sabem agir na presença do Juiz. nas audiências e o processo vai para o fracasso, porque a outra parte esta emprenhada em "ganhar", age com energia e convence o Juiz na decisão. É amplamente admissível que, quem entra num processo judicial, deseja, do advogado, a defesa e não um tratamento como se fosse uma prestação de serviços gratuito ou favor. De qualquer forma, o advogado é pago. Mesmo voluntário, porque o pagamento do voluntário é a oportunidade de experiência na sua vida profissional. Alguns advogados, mesmo firmando contratos com prazos de uma assistência "até o último grau", quando o processo demora em terminar, cobram novos honorários, mesmo já pagos o contratado. Inventam como "novo processo" e pedem dinheiro a mais. Se não se pagarem o que pedem, fazem corpo mole no andamento do processo e sem dúvida, por mais razões que tenha o cliente esta fadado a perder. Vingança? Alguns advogados condenam por antecipação o cliente, em vista de desacordos em honorários ou discrepâncias pessoais. Ocorre às vezes de advogado, que pegou a causa, responsabilizar outro advogado, para ter desculpas de cobrar novos honorários. Gostaria que se discutisse essa questão, com equilíbrio, educação e não com revanchismo e nem defesas ofensivas, como tenho visto neste Fórum. Acredito que, uma das funções deste Fórum, é essa, esclarecer e dirimir questões e dúvidas a respeito do que seja o "direito" e a "ética" no direito. Obrigado.

Respostas

    C

    Cirus IV Domingo, 09 de março de 2014, 22h28min

    Brasil!/Mostra tua cara/Quero ver quem paga/Pra gente ficar assim/Brasil!/Qual é o teu negócio?/O nome do teu sócio?/Confia em mim

    C

    CIBELE LUNETTA Segunda, 10 de março de 2014, 0h28min

    Cirus IV,

    Incrível que a letra dessa música tenha sido escrita há tanto tempo, mas, infelizmente, pareça tão atual...

    Cumprimentos.

    C

    Cirus IV Segunda, 10 de março de 2014, 8h52min

    Cibele, ontem o fantástico mostrou a situação das escolas públicas de alguns Estados do Nordeste, situação calamitosa e vergonhosa, eu senti vergonha.

    No meu município não é muito diferente as escolas públicas estão em frangalhos, coincidentemente semana passada o editorial do jornal local abordou este assunto sobre as escolas municipais do meu município que estão em frangalhos, o editorial local sugeria que as diretorias das escolas públicas do meu município junto com vereadores e outras entidades fizessem um levantamento de verba e situação de cada escola em frangalhos e elaborassem um projeto e apresentasse aos deputados Estaduais para que esses através de suas emendas parlamentares viabilizasse verbas para reformas destas escolas, etc. etc. inclusive com valorização dos profissionais (professores).

    Pergunto? isso sai do papel? alguém se interessa por isso? alguém cobra seu vereador e seu deputado (seu no sentido a quem votou e elegeu-se)?

    Tá difícil de decolar se os próprios interessados não se mexem...

    A

    Amaro Dewes Segunda, 10 de março de 2014, 11h54min

    Olá ! Ainda que não solicitadas comparações com outras profissões, estas comparações são inevitáveis e por uma única razão: - vivemos e convivemos em sociedade e dita democrática onde, querendo ou não, ocorrem entrelaçamentos nas mais diversas atividades do conhecimento humano e por exercidas na, em e em favor da, sociedade ! Mais: - se existem leis, ou \"brechas\" nas leis, estas são frutos de quem ? Dos nossos representantes do legislativo (também originários das mais diversas áreas), eleitos por nós mesmos ! Quem sabe começar as mudanças por nós mesmos primeiramente, ao depois, por àqueles que estão a nossa volta e assim se expandindo até que ocorram consciência coletiva e mudanças nas pessoas que colocamos como nossos legisladores (fazedores da leis) ! De outra banda, quem sabe um novo olhar e reorientar a partir das faculdades de direito (seus professores, mestres e doutores) onde, dentre outras modificações, seria prérrequisito ensinar ao alunado: - abrir as pastas, os arquivos, os processos e todos os atos e documentos aos clientes e falar a verdade, apenas a verdade, somente a verdade e sempre a verdade, ainda que esta venha ou seja contra o próprio profissional ! Por derradeiro, não podemos generalizar jamais, condenar o que não conhecemos sob pena de sermos tão injustos tanto quanto. Ainda, respeitando as mais diversas opiniões, mantemos tudo quanto dito em tópicos anteriores.

    C

    CIBELE LUNETTA Segunda, 10 de março de 2014, 18h45min

    Cirus IV,

    Também senti VERGONHA ao assistir a reportagem do Fantástico, ao ver o sacrifício de educadores e alunos, num esforço sem êxito, para manter uma estrutura totalmente frágil, inadequada, sucateada pelos anos de descaso das autoridades federais, estaduais e municipais.

    Parece haver um interesse velado à manutenção da ignorância, quando não há incentivo à educação; talvez para que
    nada possa ser questionado por aqueles que "nada" entendem; mas esses que "remam contra a maré" (educadores e alunos) são verdadeiros heróis.

    Cumprimentos.

    ?

    Salve-se quem puder Terça, 11 de março de 2014, 2h19min

    Um abraço amigo, Sr. Cirus, pela sua compreensão. esperemos que Deus entre na "jogada" e através de seus procedimentos, possa corrigir alguma coisa nesta terra de ninguém. Só ELE mesmo. E sou vítima desse "tipo de profissional", uns famigerados advogados. Obrigado.

    ?

    Salve-se quem puder Terça, 11 de março de 2014, 2h30min

    Sra. Cibele Luneta: meus parabéns pela sua exposição, eu vi isso também, fiquei triste e dão, nesses momentos vontade de sair, arrumar um jeito de contribuir, para mudar essas situação. Mas me vejo na impotência total, quando não tenho meios para fazê-lo. A ignorância é a escravidão, a plenitude da vontade dos escravocratas, dos embusteiros, e definitivamente, a pobreza é um grande negócio para governos corruptos, que trocam migalhas por votos (leia-se por favor: bolsa família por votos) e se a sociedade deixar continuar essa farra, só abrirão os olhos, os clientes da bolsas famílias, quando for necessário derramar sangue inocente para voltar ao princípio e tentar recomeçar para atingir a democracia verdadeira. Um abraço.

    ?

    Salve-se quem puder Terça, 11 de março de 2014, 2h41min

    Sr. Amaro Newes: Filosofando, chegaremos ao topo do firmamento onde nem estrelas haverão mais. Cairemos na mais profunda escuridão. Antes disso, é melhor, começar pelo próprio proceder e pensar mais e melhor, nas atitudes que desmerecem, pelo seu próprio comportamento, e exercício da profissão, em questão. Isto, sem salvaguardas, de aceitar ou não as críticas, se essas críticas são merecedoras ou não. Se o povo, reclama, se expressa contra, é porque há razões para isso, e nós, que aqui estamos conjeturando, de certa forma, somos representantes do nosso povo, que sofre as consequências de atitudes pouco recomendáveis.

    C

    CIBELE LUNETTA Terça, 11 de março de 2014, 3h02min

    Salve-se quem puder,

    Obrigada. Concordo que a impotência diante de situação tão aviltante nos entristece... mas temos que continuar a abordar assuntos espinhosos como este, para, quem sabe, despertar um novo entendimento e o desejo de votar com consciência para que não sejamos mais confrontados com essa dura realidade.

    Parabéns pela coragem de externar, sem rodeios, sua opinião.

    Cumprimentos.

    A

    Amaro Dewes Terça, 11 de março de 2014, 8h04min

    Salve-se quem puder, bom dia ! Como dito em tópicos anteriores: - quem sabe começar por nós mesmos ? E voce tem feito sua parte e de que forma ? Mais, e para tal não precisa ser profissional na área do direito: dizem os entendidos da área - somos feitos de escolhas onde nosso ontem nos fez hoje; nosso hoje, determinará nosso amanhã ! E assim por diante. Ainda, o que não tem remédio, remediado está (ainda mais sentindo-me-(nos)) impotentes frente a realidade. Logo, como já colocado alhures, quem sabe um exame ao nosso passado e chegaremos às respostas que hoje nos faltam ! E para encerrar: - mudar o mundo começa por mudar a nós mesmos, especialmente nosso interior ! O mais é U T O P I A.

    C

    Cirus IV Terça, 11 de março de 2014, 22h48min

    Salve-se quem puder não estou entendendo!!!

    T

    Tércio Pires Quarta, 12 de março de 2014, 1h14min

    Salve-se quem puder:

    receba os meus parabéns, pela sua bem articulada "critica" aos advogados. Que em sabendo da corbertura que lhes garante a nossa cf/88 art. 133, a grande maioria dos brasileiros ficaram e estão "reféns" desses "bandidos do direito", salvo uma pequena para parte de advogados... Agora será necessário se mudar urgentemente e radicalmente o art. 133 da cf/88, ou então será necessario a todos os brasileiros doravante a fazer um curso de direito, vez que a oab e o poder judiciário "militam" a favor desses "delinquentes do direito" ou então estamos ferrados !!!!

    T

    Tércio Pires Quarta, 12 de março de 2014, 1h37min

    Caro Amaro Dewes:

    Vc. Parece ser um advogado. Vez que seu discurso é parecido com os demais ! Estamos falando de um profissional que deveria zelar pela ética, e não se igualar com outros profissionais – cada coisa no seu devido lugar – ademais esses profissinais que dizem do direito, deveria honrar sobre todas as coisas terrenas ou humanas, não, elles preferem “trilharem pela ilegalidade ou falseamento das leis (que são muitas em demasia) além das doutrinas “funestas” que desqualificam as leis e o direito... são muitas as jurisprudências que tais profissionais que dizem ser do direiro, que se apegam, com a finalidade “cruel” de desviar os fatos e adeus DIREITO do cliente...!

    Por fim, enquanto não modificarem esse ARTIGO 133 da CF/88... os brasileiros vão ter que SUPORTAR esses senhores LADRÕES dos DIREITOS ALHEIOS !

    J

    Jeca Tatu... Quarta, 12 de março de 2014, 8h55min

    Boa DR. Tércio bota prumo no bate papo porque estão misturando religião com advogado ladrão.

    F

    francisco de Assis Temperini Quarta, 12 de março de 2014, 11h03min

    Tercio Pires:

    Ratifico todos os termos do inserido nesta discussão em 28/01/2014.

    C

    Cirus IV Quarta, 12 de março de 2014, 12h40min

    Salve-se quem puder conta mais, ou acabou o ódio de advogados?

    ?

    Salve-se quem puder Quinta, 13 de março de 2014, 1h49min

    Sr. CirusIV. A data de 11/03/2014, será para mim uma data inolvidável. Pode crer! Meu descontentamento não é por todos os advogados, sei que há pessoas e não advogados, que fizeram o curso de direito, passaram na prova da OAB e advogam honestamente. Por uma questão pessoal, mesmo eu fazendo parte da raça humana, me nego a citar o humano, como "ser humano". É presunção intolerável, se figurar como superior, dentro do mundo de seres vivos. Essa presunção se faz clara, nas atitudes de a maioria dos advogados, salvo exceções. E é assim que fui tratado por dois canalhas que me enganaram, surrupiaram o meu suado dinheiro e ainda me afundaram propositalmente "me defendendo". Nesse 11/03/2014, mesmo diante de dificuldades financeiras, tomei a decisão de abolir do meu caminho esses malfeitores da humanidade, que nem gente, acho que são. Dois elementos que se dizem advogados e o pior, são. Mesmo à beira do prejuízo total, os descartei, e foi inimaginável meu conforto espiritual. Eles são tudo isso que foi discutido anteriormente. Pedantes, malandros, de má índole, mercenários, se achando super inteligentes, perspicazes, mentirosos, forçando a mentira para parecer verdade, somente para prejudicar. Destilar a verdade, não é simplesmente ter "bronca", ódio de alguém, é tentar eliminar o câncer que se espalha a passos largos na nossa sociedade. Chega até parecer, que nas faculdades ensinam o cara a ser bandido, o que não é verdade. A bandidagem é adquirida no caminho à procura do diploma, num transcurso recheado de mal encaminhados. Esse percurso começa nos estágios, onde se misturam todo tipo de "genes". Onde um estagiário tem a ousadia de se "vender" para ludibriar a outra parte, enquanto mediador, e flagrantemente ferir a quem acredita na justiça. Assim como, dizer a verdade, não é querer propositalmente ofender alguém, prefiro a verdade, mesmo dura, do que a mentira decepcionante. Esses meliantes a que me refiro, nem mesmo tiveram a hombridade de me poupar, me levando o fracasso, a pesar de meus setenta e dois anos, perdendo meus bens, injustamente, num processo criminosamente elaborado, digo elaborado, porque neglicenciaram propositalmente, ações de defesa, deixando passar prazos, alegando mentiras, descasos intoleráveis. Essa é minha crítica. Me levaram a perder meu trabalho de toda uma vida, suor que eu despendi pensando na idade que, Deus me permitiu atingir. Mais do que o valor material, para mim, particularmente, esta acima disso, o valor moral, as atitudes que tomamos no dia a dia. Como já disse em outro tópicos, inícios de discussão, a maioria dos advogados, não emitem provas na entrega de documentos pelo cliente a eles e dai, depois , alegam que não receberam em tempo as provas e perderam prazos. Esses que citei, por mais céticos e ateus que sejam, que não acreditem em Deus, eu sei de cor e fui testemunha disso, a lei do retorno existe, e não está escrita em código nenhum, mas ela vem dos primórdios da humanidade, quando se tentava iniciar esse processo chamado de justiça. Minha falecida mãe dizia sabiamente: Deus castiga, mas não com chicote. Não joguei praga, nem discuti as mentiras em forma de desculpas desses elementos, diante de minha família, me desmerecendo para se justificar e ainda me disseram na cara: vai perder tudo! Que advogado é esse "advogado" que não soube defender, que não exerceu a sua profissão na busca da verdade, falseando-a, sem precisar de "brechas"? Eu poderia dizer, palavrões contra eles, mas não, só me restrinjo a trata-los como elementos, desqualificados, só. Talvez eu não tenha tempo de recuperar o que perdi, mas acredito, que eles, jamais terão um sono decente e nem felicidade nas suas vidas. E o pior, nem sempre, os pecadores pagam por seus pecados, literalmente falando, mas pessoas inocentes a eles ligados e ai o sofrimento é maior. É por isso Sr.Cirus IV, que proponho aqui, que esse tipo de parasita seja desvinculado da nossa sociedade, para o bem dela, sem ódio. Mas com justiça.Obrigado.

    ?

    Salve-se quem puder Quinta, 13 de março de 2014, 1h50min

    Sr. CirusIV. A data de 11/03/2014, será para mim uma data inolvidável. Pode crer! Meu descontentamento não é por todos os advogados, sei que há pessoas e não advogados, que fizeram o curso de direito, passaram na prova da OAB e advogam honestamente. Por uma questão pessoal, mesmo eu fazendo parte da raça humana, me nego a citar o humano, como "ser humano". É presunção intolerável, se figurar como superior, dentro do mundo de seres vivos. Essa presunção se faz clara, nas atitudes de a maioria dos advogados, salvo exceções. E é assim que fui tratado por dois canalhas que me enganaram, surrupiaram o meu suado dinheiro e ainda me afundaram propositalmente "me defendendo". Nesse 11/03/2014, mesmo diante de dificuldades financeiras, tomei a decisão de abolir do meu caminho esses malfeitores da humanidade, que nem gente, acho que são. Dois elementos que se dizem advogados e o pior, são. Mesmo à beira do prejuízo total, os descartei, e foi inimaginável meu conforto espiritual. Eles são tudo isso que foi discutido anteriormente. Pedantes, malandros, de má índole, mercenários, se achando super inteligentes, perspicazes, mentirosos, forçando a mentira para parecer verdade, somente para prejudicar. Destilar a verdade, não é simplesmente ter "bronca", ódio de alguém, é tentar eliminar o câncer que se espalha a passos largos na nossa sociedade. Chega até parecer, que nas faculdades ensinam o cara a ser bandido, o que não é verdade. A bandidagem é adquirida no caminho à procura do diploma, num transcurso recheado de mal encaminhados. Esse percurso começa nos estágios, onde se misturam todo tipo de "genes". Onde um estagiário tem a ousadia de se "vender" para ludibriar a outra parte, enquanto mediador, e flagrantemente ferir a quem acredita na justiça. Assim como, dizer a verdade, não é querer propositalmente ofender alguém, prefiro a verdade, mesmo dura, do que a mentira decepcionante. Esses meliantes a que me refiro, nem mesmo tiveram a hombridade de me poupar, me levando o fracasso, a pesar de meus setenta e dois anos, perdendo meus bens, injustamente, num processo criminosamente elaborado, digo elaborado, porque neglicenciaram propositalmente, ações de defesa, deixando passar prazos, alegando mentiras, descasos intoleráveis. Essa é minha crítica. Me levaram a perder meu trabalho de toda uma vida, suor que eu despendi pensando na idade que, Deus me permitiu atingir. Mais do que o valor material, para mim, particularmente, esta acima disso, o valor moral, as atitudes que tomamos no dia a dia. Como já disse em outro tópicos, inícios de discussão, a maioria dos advogados, não emitem provas na entrega de documentos pelo cliente a eles e dai, depois , alegam que não receberam em tempo as provas e perderam prazos. Esses que citei, por mais céticos e ateus que sejam, que não acreditem em Deus, eu sei de cor e fui testemunha disso, a lei do retorno existe, e não está escrita em código nenhum, mas ela vem dos primórdios da humanidade, quando se tentava iniciar esse processo chamado de justiça. Minha falecida mãe dizia sabiamente: Deus castiga, mas não com chicote. Não joguei praga, nem discuti as mentiras em forma de desculpas desses elementos, diante de minha família, me desmerecendo para se justificar e ainda me disseram na cara: vai perder tudo! Que advogado é esse "advogado" que não soube defender, que não exerceu a sua profissão na busca da verdade, falseando-a, sem precisar de "brechas"? Eu poderia dizer, palavrões contra eles, mas não, só me restrinjo a trata-los como elementos, desqualificados, só. Talvez eu não tenha tempo de recuperar o que perdi, mas acredito, que eles, jamais terão um sono decente e nem felicidade nas suas vidas. E o pior, nem sempre, os pecadores pagam por seus pecados, literalmente falando, mas pessoas inocentes a eles ligados e ai o sofrimento é maior. É por isso Sr.Cirus IV, que proponho aqui, que esse tipo de parasita seja desvinculado da nossa sociedade, para o bem dela, sem ódio. Mas com justiça.Obrigado.

    C

    Cirus IV Quinta, 13 de março de 2014, 10h34min

    OK Sr. Salve-se quem puder e minhas sinceras condolências.

    Também há certos bandidos que estão surrupiando uma nação inteira há anos e esses se encontram lá no nosso parlamento e planalto, juntando a isso a punição se tornou a exceção.

    F

    francisco de Assis Temperini Quinta, 13 de março de 2014, 11h26min

    Senhores:

    " SENHOR, NÃO OS PERDOEM, ELES SABEM O QUE FAZEM.