Cdc: Baseado no artigo Art. 43

§ 2° A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.

Não é ilegal o SERASA E SPC manter um tal de SCORE onde mesmo a pessoa tendo nome limpo, comprovando a renda e não tendo divida em aberto na praça ou seja, tendo todas as provas que pode pagar a divida, não consegue nem se quer 1 real de credito na praça e tem que ficar meses e meses esperando?

Os fatos:

Estou com o nome limpo..tanto no spc quanto no serasa, mas na tentativa de conseguir um cartão de credito com limite de ( R$150,00 ) 150 reais!!!, fui supreendido pela negativa da empresa de cartão de credito ( banco itau, bradesco, bb etc )...Que disse que mesmo com o nome limpo minha PONTUAÇAO NO SCORE SERASA ESTA EM MENOS DE 500 PONTOS. Da onde veio isso? o que é isso? como sabem meus dados particulares bancarios? como sabem se posso pagar uma divida ou não? com que direito tiveram acesso a meus dados.?? Quem deu a eles o direito de dizer a uma outra empresa se sou de confiança ou não??? E o constrangimento que tive com minha familia???? mesmo com o nome limpo e não devendo a ninguem??? Estarei entrando com um processo por danos morais..pois tenho advogados na famlia que ficaram horrorizados..tenho testemunhas de meu constrangimento.......dou 48 horas para o a SERASA me resolver isso.....Terão que provar que conseguiram meus dados de maneira idonea e com minha permissão...E pagarão caro pelo horror que passei hoje.

Ou seja, a pessoa é condenada antecipadamente como caloteiro. ora, pois se não pode comprar a prazo é porque é coloteiro e mal pagador

Importante: não tenho dividas em bancos e sou cliente apenas do bradesco, onde nunca atrasei qualquer conta.

O que pode ser feito? ajudem.

Porque o Art 43 do cdc não tem valor sobre esse score que é anonimo e tem todas as informações e causa constragimento e faz julgamento antecipado. Ora pois la é claro Se a pessoa tiver menos de 5 ponto singifica que ela tem risco de ser caloteiro

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 12 de dezembro de 2014, 17h02min

    ai eu te pergunto banqueiro quer falar o que usa o dinheiro do povo para filhinhos ficar desfilando de carro novo,gastando com merda, se não fosse nos esses banqueiros tinha que ralar muito banqueiro so quer tapiar o povo com taxas de juros que so eles entendem, tomam calote ai de 500 mil reais e ficam quietinhos sabe porque porq deve ser eles mesmo que fazem isso, agora pobre dar calote vc ja viu? calote de 300 reais ate 3 mil reais o maximo fala besteiras não seus banqueiros ridiculos. as unicas pessoas que dão calote são os ricos.

    A

    Alex Sexta, 19 de dezembro de 2014, 0h05min

    Antes de mais nada o nome não e score e sim scoring

    Caro amigo, mesmo que seu nome tenha saído após 5 anos você infelizmente não comprara mais nada no comércio, o máximo que você pode conseguir e colocar uma banda larga no seu nome.....e se a divida for cartão de crédito ai que você não compra mesmo. O único jeito de sair disso e você ter que pagar tudo que deve porque seria bom demais estourar todo limite, comprar tudo o que quiser e depois de 5 anos ficar limpo. E outra coisa se você tem uma divida ex: de 1500 reais e pagar em um acordo 500 reais seu nome sai mais você ficará como se tivesse dado prejuízo ao estabelecimento então amigo a situação ta feia só tem um beneficio nisso que você não vai mais se descontrolar pois o tal cartão pra quem não sabe usar e seu maior inimigo.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Beatriz Beleza Negra

    Beatriz Beleza Negra Domingo, 04 de janeiro de 2015, 19h43min

    ENGRAÇADO ESSE PAÍS NÃO É ? MENOR PODE MATAR E AO COMPLETAR MAIOR IDADE VIVE LIVREMENTE, UM ASSASSINATO NA MAIOR IDADE TEM UMA PENA DE MAIS OU MENOS 12 ANOS DE RECLUSÃO,PORÉM O ASSASSINO TEM SUA PENA REDUZIDA POR BOM COMPORTAMENTO,POR SE CASAR NA CADEIA,POR NÃO TER ANTECEDENTES CRIMINAIS E ETC.. SAI DA CADEIA EM 4 OU 5 ANOS E NÃO PODE SER CHAMADO DE ASSASSINO E NÃO PODEM TE NEGAR TRABALHO POR SER EX PRESIDIÁRIO,POIS SUA FICHA É LIMPA E QUEM FICA COM A PERDA E A DOR SÃO OS FAMILIARES DA VÍTIMA ,JÁ UMA PESSOA QUE TALVEZ TENHA TIDO MIL MOTIVOS PARA NÃO CONSEGUIR QUITAR SUAS DIVIDAS TEM QUE PASSAR MUITO TEMPO PAGANDO UMA PENA E SENDO CONSTRANGIDA POR INADIMPLÊNCIA POR CONTA DO SPC/SERASA? NEM TODO MUNDO AGE DE MÁ FÉ ENTÃO ACREDITO QUE NINGUÉM TEM QUE PAGAR PELO ERRO DE NINGUÉM ESSE TAL SCORE /PONTUAÇÃO BAIXA NA VERDADE FAZ UMA GENERALIZAÇÃO DE PESSOAS NUM PAÍS DE DESEMPREGO E DESIGUALDADE HUMANITÁRIA ABSURDA E CONSTRANGEDORA, QUANTO MAIS PESSOAS ENTRAREM NA JUSTIÇA MELHOR EU MESMO O FAREI COM CERTEZA

    E

    Edson Francisco Ramos Aguiar Gomes Cruz Quinta, 08 de janeiro de 2015, 20h24min

    Deixar prescrever dívidas torna uma pessoa caloteira. Pagar uma dívida com atraso torna a pessoa também caloteira? Então não adianta nada pagar os meus 47,000 mil reais em financiamentos se eu atrasar a conta de meu telefone de 99,00 se eu atrasar não sou mais digno de crédito.

    Junior Marques Filho

    Junior Marques Filho Domingo, 11 de janeiro de 2015, 11h38min

    Sr Jefferson Junke, cada um tem direito de opinar, mas discordo dessa sua teoria.
    Minha esposa era tinha um cargo alto em uma empresa, cartões de credito a escolha dela, isenção de taxas e muitos paparicos do Gerente do Banco, que volta e meia sempre nos ligava para saber se precisava de algum credito ou qualquer outra coisa. Ela foi demitida da empresa, e um mês depois o mesmo gerente do banco itaú que vivia bajulando,cortou toda sua linha de credito, e depois ligou convidando ela a retirar sua conta do banco itaú. Ela solicitou a gravação do atendimento, e por incrível que pareça, para "consertar" a m.e.r.d.a. O banco Realizou um Upgrade de conta isenta por 1 ano e vários benefícios. Todas as pessoas sem exceção, deve pensar visando os dois lados. Sr Jefferson, nunca se sabe do futuro, um dia o senhor pode estar do outro lado da cadeira e sentir a dor da humilhação da discriminação mesmo sem nunca ter devido nada. Não tenho nada contra o score, desde que o consumidor tenha direito a livre consulta, e sua formula de cálculo e suas respectivas fontes. Se é algo limpo e está na legalidade então pra que omitem essas informações?

    D

    deide Quinta, 29 de janeiro de 2015, 2h42min

    Pessoal por favor prestem atençao nesta informaçao que vou les passar.
    Nao adianta reclamar, reclamar, reclamar e nao fazer nada para tudo tem uma soluçao.
    É o seguinte, o SCORE é um relatório (indevido, ilegal... mais estamos no Brasil galera!!!) seguindo, o SCORE fornece a determinada empresa um numero de pontos que indica sua classe de pagador (A,B,C,D,E...) isso através de números que sao ocultados do cliente (Bom acho que ate aqui vcs já sabem....). Entao após constatar que seu SCORE esta baixo e ter todo credito negado na praça (blablabla) nao perca as esperanças, nao gaste seu tempo extressando e brigando com o mundo porque existe uma soluçao, vou explicar:
    Voce vai abrir o googe (Digite serasa experian) e Faça você mesmo um cadastro de consumidor no SERASA EXPERIAN (cadastro Serasa Positivo) entao vc vai preenxer um formulario e enviar ao SERASA cujo endereço aparece na página, lembrando que vao lhe pedir fotocopia AUTENTICADA dos seus documetos, comprovante de renda e de endereço.
    Este cadastro serve para que o SERASA tenha suas novas informaçoes, ou seja se vc anda tendo credito negado por todas as instituiçoes seguramente é porque no Serasa esta registrado que vc teve debitos com as empresas e mesmo tendo pagado infelismente essas informaçoes positivas nao sao passadas para as empresas. Fazendo isso vc estará permitindo ao Serasa verificar a pontualidade atual de seus compromissos e demostrando que sua situaçao esta regular. Eu passei por esta situaçao e deixo esta dica para vcs ja que no Brasil as soluçoes dificilmente sao divulgadas para a sociedade. Um abraço a todos e tranquilizem que tudo passa!!! Ate logo!

    Edilson Lopes

    Edilson Lopes Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 12h45min Editado

    Concordo

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Robson Qualificare

    Robson Qualificare Sábado, 28 de março de 2015, 16h17min

    Só poderia ser um banqueiro mesmo pra dar uma resposta daquelas.....o banco sugou nossas vidas por anos, oque eles não sabem é que se não é o povo essa instituição nem existiria. Nem vc sr. banqueiro teria esse salário milionário. Entao povo brasileiro vamos conhecer nosso direitos e brigar por eles, para baixar a bola desses chupins. Ninguem mais usaria o banco, vamos ver se eles sobrevivem sem a gente, aí se eles nos procurassem nós invetariamos um score para eles pra provarem do mesmo remédios. Mas o povo brasileiro é muito sossegado, tudo está bom......não está!!!!!! Estão nos roubando todos os dias. Acorda Brasil, existe leis que nos proteje!

    Clau de Souza

    Clau de Souza Quarta, 22 de abril de 2015, 23h24min

    Bem, sou casado com separação total de bens.
    Minha esposa sempre trabalhou mas nunca fez um crediário sequer.

    Um dia resolveu fazer um cartão de credito, foi negado score negativo.
    O Serasa informou que não tinha dados para fornecer então deu negativo.

    Esta instituição deveria ser FECHADA, outrossim deveriam todos que possuem o nome inscrito
    em tal órgão abrir um processo contra ele e contra o Banco ou Instituição que o incluiu, porque esta fornecendo dados quebrando o sigilo bancário, no caso o valor não pago.

    Se você quiser dados de Pessoa Fisica ou Juridica de tal cidade, região, estado ou ramo de atividade , BASTA LIGAR PARA O SERASA E COMPRAR.

    Clau de Souza

    Clau de Souza Quarta, 22 de abril de 2015, 23h32min

    Meu caro Ronaldo, não sei porque esta puxando saco dos Bancos, eu sou bancario tambem e sei que nas taxas de juros, tarifas, etc já esta embutido até provisão de perdas. E OLHA O LUCRO DOS BANCOS.

    Será demagogia sua ou burrice...
    Olha só um post seu na mesma epoca. E quem são os donos das adm de cartões ... os Bancos.

    perguntou Dificuldade em conseguir credito
    há 4 meses Direito do Consumidor
    Bom dia, estou passando por um constrangimento devido a dificuldade em conseguir credito. Tentei fazer um financiamento para trocar de veiculo e tive meu credito negado, tentei cartão de credito e tambem foi negado, tentei crediario em loja e mais uma vez o credito foi negado.
    Leia mais: jus.com.br/1114933-ronaldo/postagens#ixzz3Y5yolUGV

    Karen

    Karen Quarta, 29 de abril de 2015, 17h55min

    Vamos lá, meu nome é limpo, meu score é AAA tenho conta no Bradesco a 3 anos e movimentei quase 30 mil neste ano, o Bradesco me NEGOU um cartão de crédito, nunca tive restrição e aí? Questionei a negativa e não me explicaram pq, já a caixa me liberou 130mil de financiamento.

    Carlos Eduardo

    Carlos Eduardo Sábado, 02 de maio de 2015, 13h29min

    Eu não acho justo não.
    Quem fala contrário, ou é dono de banco ou é burguês, que não sabe o que é passar por dificuldades temporárias.
    Li muitas pessoas contras, usando alegações estupidas. O que prova que uma pessoa não terá seu nome de volta a lista de negativados, não é um índice ilegal, assim com até acredito que o que já foi negativado evitará ao máximo a reincidência.
    Aliás ficar do lado de bancos, quando o gerente do Banco do Brasil, aprova uma linha de crédito a uma socialite na faixa de milhões, é um tanto quanto estúpido.

    Nah Oliveira

    Nah Oliveira Terça, 19 de maio de 2015, 5h33min

    Ronaldo, a sua crítica "construtiva" foi a melhor!!!! Não consigo parar de rir da metáfora "deus do olimpo". Genial! Esses bancários passam por processos de seleção, que posteriormente recebem como "kit gratuito" de boas vindas uma forte lavagem cerebral que os fazem se sentirem "os reis da soberania e razão", os "deuses da notoriedade, certeza e sucesso"... Se esquecem de que antes de serem bancários, ou ESTAREM nesta vida como bancários, são, SOBRETUDO HUMANOS, passíveis de pensamentos bons, ruins. Comportamentos justos, ou injustos.

    Fabio Mattes

    Fabio Mattes Sexta, 26 de junho de 2015, 15h40min

    Estas práticas são ilegais e vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor: "Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.

    § 1° Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos.

    § 2° A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele."

    Edilson Lopes

    Edilson Lopes Quarta, 15 de julho de 2015, 17h20min

    quem resolveu problema de restrições e score baixo pra mim foi o [email protected]

    V

    Vando Souza Terça, 04 de agosto de 2015, 14h38min

    Passei um constrangimento ontem por causa do score,
    Tem anos que não mexo com cartão de credito, compras parceladas e ontem fui realizar um empréstimo que estarei casando daqui alguns dias, para facilitar .... Fui informado que o meu score está muito baixo e por isso não pode ser liberado.
    Nunca tive o nome sujo. Isso é um absurdo !

    Junior Mendes

    Junior Mendes Sábado, 08 de agosto de 2015, 3h59min

    Esse Jefferson Junke é um babaca assim como a maioria dos bancários, reclama como seu o dinheiro financiado pelo banco saísse do bolso dele. O Score Serasa é uma prática ilegal SIM e em alguns estados a inclusão de cadastro sem permissão no chamado ranking de crédito é indenizatória. Esse imbecil fala como se esse Score fosse apenas para pessoas inadimplentes que já tiveram os nomes negativados, na maioria das vezes as pessoas nunca tiveram os nomes negativados e mesmo assim tem o Score baixo pela chamada falta de experiência de crédito. Então agradece a Deus quando aparecer alguém querendo se enforcar nos IOF's dentre outras taxas administrativas abusiva oferecido por vocês, porque é daí que sai o teu mísero salário!