Cdc: Baseado no artigo Art. 43

§ 2° A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.

Não é ilegal o SERASA E SPC manter um tal de SCORE onde mesmo a pessoa tendo nome limpo, comprovando a renda e não tendo divida em aberto na praça ou seja, tendo todas as provas que pode pagar a divida, não consegue nem se quer 1 real de credito na praça e tem que ficar meses e meses esperando?

Os fatos:

Estou com o nome limpo..tanto no spc quanto no serasa, mas na tentativa de conseguir um cartão de credito com limite de ( R$150,00 ) 150 reais!!!, fui supreendido pela negativa da empresa de cartão de credito ( banco itau, bradesco, bb etc )...Que disse que mesmo com o nome limpo minha PONTUAÇAO NO SCORE SERASA ESTA EM MENOS DE 500 PONTOS. Da onde veio isso? o que é isso? como sabem meus dados particulares bancarios? como sabem se posso pagar uma divida ou não? com que direito tiveram acesso a meus dados.?? Quem deu a eles o direito de dizer a uma outra empresa se sou de confiança ou não??? E o constrangimento que tive com minha familia???? mesmo com o nome limpo e não devendo a ninguem??? Estarei entrando com um processo por danos morais..pois tenho advogados na famlia que ficaram horrorizados..tenho testemunhas de meu constrangimento.......dou 48 horas para o a SERASA me resolver isso.....Terão que provar que conseguiram meus dados de maneira idonea e com minha permissão...E pagarão caro pelo horror que passei hoje.

Ou seja, a pessoa é condenada antecipadamente como caloteiro. ora, pois se não pode comprar a prazo é porque é coloteiro e mal pagador

Importante: não tenho dividas em bancos e sou cliente apenas do bradesco, onde nunca atrasei qualquer conta.

O que pode ser feito? ajudem.

Porque o Art 43 do cdc não tem valor sobre esse score que é anonimo e tem todas as informações e causa constragimento e faz julgamento antecipado. Ora pois la é claro Se a pessoa tiver menos de 5 ponto singifica que ela tem risco de ser caloteiro

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 05 de abril de 2016, 14h32min

    Fernanda, conceder crédito não depende exclusivamente do cliente ter alguma pendência, alguma divida não paga. Antes de mais nada, ninguém é obrigado a conceder crédito, quem oferece este serviço o faz visando lucro, afinal, é um serviço. Se vc fosse manicure vc não ia prestar o serviço de graça, enfim, todo serviço é um negócio onde há a pretensão de quem oferece em ganhar com o serviço. Segundo, para que ele garanta o minimo de prejuizo (não existe mais a prisão por dividas, e a casa própria que serve de moradia não pode ser usada para quitar a divida) o negócio de oferecer crédito tornou-se mais arriscado.

    Diante disto, é natural que aqueles que trabalhem oferecendo crédito passem a ser mais criteriosos para concedê-lo, afinal, se errarem na analise eles tomam um prejuizo que nunca mais irão rever, e aumentar a remuneração do crédito, cobrando maior juros, não é interessante porque afasta a clientela, por isso que a analise de capacidade de pagamento do cliente tem se tornado cada vez mais minuciosa e exigente.

    Edcarlos Avelino

    Edcarlos Avelino Sexta, 27 de maio de 2016, 10h47min

    Bom dia! É por causa de gente igual a esse cidadão ai que falou em defesa do banco que estamos ferrados! Quem sustenta o banco com taxas de juros absurdas somos nos os clientes! E somos muito mal atendidos! Pagamos pra sermos muito,mais muitos mal atendidos! Atire a primeira pedra quem nunca errou cidadão!

    Anderson Proença

    Anderson Proença Quinta, 23 de junho de 2016, 12h56min

    ontem passei por uma situação dessas. fui comprar um calçado e pra não colocar no meu cartão de crédito que havia ficado em uma bolsa no carro, pura preguiça de ir até o estacionamento e buscar, optei por adquirir um cartão da loja. Rolava um desconto tbm na primeira compra.
    Bom, nunca tive restrições em meu nome, então fiquei tranquilo quanto a aprovação do crédito. sem contar que tenho outros dois cartões do bradesco, sendo um deles um visa gold que sempre pago em dia e em débito automático para não correr o risco de esquecer e atrasar.
    Enorme foi minha surpresa ao saber que meu score estava baixo. Perguntei o que era isso e a atendente disse que era apenas a pontuação, e que isso ocorre por diversos motivos, entre eles, pesquisas muito próximas sobre o meu CPF.
    foi quando me toquei que recentemente enviei uma proposta à Caixa Econômica para a compra de um imóvel na planta. Tanto eu, como o Corretor, a construtora e muito provavelmente a Caixa fizemos consultas ao SERASA para verificar se tudo estava OK, e consegui o financiamento. isso jogou meu score lá em baixo, pois o SERASA acaba por achar que com tantas consulta é possível que eu esteja aplicando algum golpe. è injusto comigo? Sim, e com todos os outros com os quais algo parecido ocorreu, mas infelizmente conheci pessoas que estouravam o CPF em compras e não pagavam. Meu primo é lojista, e teve prejuízos com o não pagamento de compras. Como eu disse é injusto, mas infelizmente é uma forma de proteger quem vive de vendas. Minha atitude foi a de sair da loja, buscar o meu cartão e pagar a compra com o visa gold. simples e sem estresse.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 23 de junho de 2016, 14h03min

    A frequência de consulta ao Serasa não leva a entender que o pretendente ao financiamento seja um golpista, mas sim que pode estar se endividando para além de sua real capacidade econônima, comprometendo sua renda de forma perigosa, com isso o credor passa a ter mais cuidado em analisar se deverá ou não conceder o empréstimo pois o risco de inadimplência é alto.

    Há pessoas que se endividam de forma inocente, isto é, acreditam piamente que conseguirão dar conta de tantos compromissos, mas aquele que é o dono do dinheiro a ser emprestado receia, com justiça, não voltar a ver mais o seu dinheiro se o emprestar.

    Renan Elidio

    Renan Elidio Quinta, 14 de julho de 2016, 15h06min

    A única coisa que eu sei é que esse negócio de score e uma patifaria , e que só quer mostra pra gente que não temos condições de pagar nada pois não somos ricos , e então é totalmente constrangedor pois a única coisa que dá pra entender com esse score e que o brasileiro trabalhador que se mata trabalhando pra compra algo, e que não está nada barato nesse país devido aos imposto que agnt paga pra esses porcos do governo ainda não tem direito de comprar parcelado ! #govero_sempre_estando_contra_o_brasileiro_honesto !!!

    D

    Desconhecido Terça, 19 de julho de 2016, 16h30min

    Boa tarde! De caloteiros o mundo esta cheio, desde da idade da pedra, da época das cavernas, o homem é mal, fico feliz pelo Sr. Jefferson defender o emprego, alias a instituição financeira de que trabalha, mas o que o povo não sabe e eu não li em nenhum comentário aqui, é que mesmo quando o cliente fica devendo um banco, uma loja, ou qualquer outro tipo de instituição financeira, quem sempre sai no prejuízo são os clientes, no caso nos, pois para quem não sabe todas estas instituições financeiras, tem seguros para se proteger de todos os danos, isso inclui tudo, de mal pagador ou até mesmo de um simples incêndio, então Sr. Jefferson quando, não servir mais para esta instituição financeira, tome cuidado! Poderá ser o próximo CALOTEIRO... Meus sentimentos, o povo precisa é de pessoas que o apoie e não de pessoas que os desabone.

    R

    Rafael F Solano Terça, 19 de julho de 2016, 16h42min

    " tem seguros para se proteger de todos os danos, isso inclui tudo, "

    E quem paga o seguro?? Quem oferece o seguro?? Quanto custa o seguro??? Quanto mais inadimplentes, maior é o preço do seguro para os bancos, maior tmb será o juros e mais criteriosos serão para conceder crédito!!!

    R

    Rafael F Solano Terça, 19 de julho de 2016, 16h43min

    Seguro não caia do céu, os bancos não "ganham" nada, eles pagam, assim como qualquer segurado.

    D

    Desconhecido Terça, 19 de julho de 2016, 16h48min

    Ou seja, eles não ficam no prejuízo, Sr. Solano é como você comprar um veiculo e ser roubado, se tiver seguro 100%, você poderá obter um novo veiculo, e lhe pergunto mesmo sendo caro o seguro, é muito mas vantajoso, ao contrario de quem compra um veiculo e não faz o seguro do mesmo!

    Quem instituição financeira fica no prejuízo?

    M

    Marcelo Oliveira Terça, 19 de julho de 2016, 17h59min

    Tenho conta no bradesco desde 1995, tenho uma renda agradável, limite de crédito e cheque especial, ainda assim o bradesco negou um cartão de crédito.

    Fui abrir uma conta corrente na caixa e o gerente falou que não é assim, iria passar por uma avaliação, desisti. Em Nov/2015 resolvi entrar para um financiamento de um imóvel, dei uma entrada e financiaria R$ 180 mil para pagar em 36 anos, aprovaram, também pedem até a cor da cueca que você vai usar no dia da entrega dos documentos. Não consigo comprar nada via pagseguro, já atualizei os dados mas eles não dizem o motivo da recusa.

    Brasil, um país injusto, onde as pessoas verdadeiras perdem e muito. A justiça passa longe, muitas vezes você não tem dinheiro para pagar um advogado, aí perde novamente e novamente e novamente ...

    Quem manda são eles, tenho esperança zero que possamos mudar algo, se mudou é porque eles estão jogando e esperando retorno..

    Se a OAB quisesse poderia entrar com uma petição ao STF e eliminar o tal do scoring/score, mas muitos querem fazer o pé de meia, porque todos sabem que chegando a velhice você não consegue mais nada nessa vida.

    Desculpem o livro, encontrei este site na internet e estou aprendendo muito.

    Emerson Sousa

    Emerson Sousa Terça, 16 de agosto de 2016, 22h31min

    Oi. eu acabei de fazer 18 anos, e tentei fazer meu cartão de crédito tenho uma renda ótima, devido a minha pensao alimentícia que irei receber até os 25 anos, não tenho nome negativado ou restrito no serasa, será que por culpa desse score que não consigo um cartão de crédito?

    Marcelo C Santos

    Marcelo C Santos Terça, 16 de agosto de 2016, 22h34min

    Bancos e financeiras nunca perdem dinheiro por algum cliente não pagar suas dúvidas a eles, quem trabalha em banco sabe muito bem disso, aquele 1 Real que vem cobrado sem saber da onde la no seu extrato, já trabalhei em banco hoje sou advogado e é muita falcatrua dentro de um banco pra tirar dinheiro dos clientes O artigo 43 §5 deixa bem claro como a lei e o juiz de direito tem que abordar o crime, sim pois os advogados aqui sabem que É CRIME armazenar ou expor informações negativas que possam IMPEDIR OU DIFICULTAR A VOLTA após dada a prescrição da dívida; ou seja o Score nada mais é que um arquivo com informações se você pagou ou não pagou suas contas

    Marcelo C Santos

    Marcelo C Santos Terça, 16 de agosto de 2016, 22h39min

    SR. Edy não sei se o doutor é advogado ou não, mas se for, coitado dos seus clientes, SIM É ILEGAL SIM, perante ao CDC Art. 43 §5 fica Proibido após a prescrição qualquer divulgação ou armazenamento que prejudique ou impeça a volta ao crédito junto aos fornecedores ( proibida Divulgação ou armazenamento de dados ) o Score nada mais é que um armazenamento de dados de você pagou ou não pagou suas contas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 17 de agosto de 2016, 21h36min

    Emerson, se vc nunca teve divida, nunca ficou inadimplente, não há informação negativa a seu respeito.

    A pensão que vc recebe por acaso é de instituição federal? É pensão por morte?? Se não for, lamento, sua pensão não seria um grande incentivo, além de que, as financeiras não consideram apenas a renda, existe um perfil do consumidor, tem aqueles que mesmo ganhando pouco são comedidos e não saem gastando, mas, por outro lado, tem aqueles com altas rendas que tem comportamento perdulário, estes com certeza não inspiram confiança.

    De qualquer forma, cada empresa é livre para analisar e definir se o perfil do candidato vale ou não a pena conceder o crédito.

    G

    Gilson Rocha Quinta, 06 de outubro de 2016, 20h43min

    Vou explicar meu caso que é um pouco parecido, abri uma conta corrente no Bradesco mais ou menos 6 meses depois fui pedir 1 cartão de credito e pra minha surpresa o banco liberou 5 cartões, isso mesmo 5 cartões, porém queria apenas 1 e tenho ele a uns 3 anos...mas a surpresa estava por vir, fiquei com nome sujo por uns 4 anos antes de abrir essa conta e a uns 2 meses fui tentar financiar um carro e mais uma vez fui surpreendido pois meu nome ja esta limpo, não tenho nada no meu nome, meu cartão é em débito automático e mesmo assim meu score é baixo, detalhe o Bradesco meu liberou os cartões mas não liberou o financiamento.

    Me senti constrangido pois não devo nada nem pra ninguém e como muitos disseram nos comentarios somos taxados de caloteiros mesmo não devendo.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 06 de outubro de 2016, 21h14min

    Quando o banco liberou 5 cartões quando vc queria apenas 1, era só avisar do erro e exigir o cancelamento de 4 dos cartões. Se chegou a desbloquear e a usar, lamento, a divida passou a ser devida.

    O Score que existe hoje nada tem haver com debitos pendentes, é apenas uma avaliação geral do histórico cruzado com um perfil, que confere mais ou menos chances do cliente vir a se tornar inadimplente. Lembrando que no mundo não há ninguém que possa ser obrigado a emprestar dinheiro, crédito, financiamento, são formas de empréstimos, e cada instituição é livre para conceder ou negar a concessão.

    L

    Lucas borges Quinta, 10 de novembro de 2016, 12h59min

    Penso que para conseguir Finaciamento cartão empréstimo o banco tem que ter confiança no cliente sou assalariado tenho uma renda de 4000,00 Reis por mês recebo pelo banco itau ele me deu um cartão de 500 reias de limite é um limite no cheque especial de 600 reais sempre usei meu cartão e paguei em dia dentro de 3 meses meu limite foi pra 2500,00 o cheque para 3000,00 sempre paguei em dia nunca atrasei sou cliente itau a 6 anos hoje tenho limite de 50000,00 No master e no visa crédito pra financiar veículos de até 200 mil tenho tudo que quiser no meu banco mais sempre pago em dia minhas contas então acho que quando uma pessoa anda em dia com seus compromissos não falta crédito na praça fora que todo dia me liga várias financeiras me oferecendo cartão então pessoal anda em dia com suas contas que assim vc tem tudo abraço........

    Jis Barbosa

    Jis Barbosa Segunda, 21 de novembro de 2016, 23h15min

    Eu me sinto um nada perante este fds tal escore. Pois tenho nome limpo ganho bem sou honesta. Nunca devido centavo pra banco . E no entanto não consigo crédito de 1 celular de 400.00 ...e já atualizei meus dados no serasa positivo. #nostrabalhadoressomostrouxas

    Alex Resende Lima

    Alex Resende Lima Terça, 22 de novembro de 2016, 17h00min

    Caraca...eu estou num processo de aquisição de um pequeno financiamento e hoje fui surpreendido por essa notícia do "score"...realmente tive uma infelicidade há algum tempo atrás mas isso não quer dizer que eu tenha que pra sempre ter restrições sociais. O pior que ainda tive que fazer um fiador-caução e agora vou ter que enfrentar trâmites de cancelamento, fora a tormenta em casa, vergonha, desilusão, enfim...não está fácil hoje!

    Valter Oliveira

    Valter Oliveira Quinta, 22 de dezembro de 2016, 11h15min

    não acredito q li isso o cara falando pra se por no lugar dos banco filho me fala qual a taxa d juros do banco do cartão de credito vocês recebem por tudo q fazem pra nos ta na hora de vocês fazer algo pro cliente também galera aconselho a todos a irem na defensoria publica conversar com um advogado la ele lhe dará dicas e atalhos ai vocês só devem reunir provas e entrar com um ação no tribunal de pequenas causas estamos no brasil galera aqui os riquinhos e puxadores de sacos prevalecem mas o fação deste jeito q asseguram a idenização porque não tem nada pior que entra em uma loja grande escolher as roupas e chegar na hora de passa o cartão eles falarem q tem problemas e você passar aquele carão no shoping talvez as pessoas que tem dinheiro não liguem pelo simples fato de terem dinheiro não de ouvido aos riquinhos do post não e ilegal e você que sofre com isso procure os direitos acorda brasil e quem não gosto fazer o favor de se colocar no lugar de quem realmente precisa blz