Olá amigos , será q alguem pode me ajudar ? Quero saber se é posivel corrigir o nome da minha filha na Cartidão de Nascimento , ela vai vai fazer um ano, e se chama Alyaha ,a escolha foi do pai , porém a minha escolha era q fosse Alyah( nós a chamamos assim) e agora ele tbm acha q deveria ter ficado do jeito q escolhi. Só q queremos saber se é complicado essa mudança e se o juiz autoriza q isso seja feito .O q queremos e apenas a retirada do ultimo "a" se seu nome.

Respostas

    M

    Monika Reeve Domingo, 03 de outubro de 2010, 20h40min

    Ola, tenho 36 anos, ha 25 uso uma alcunha ou nome artistico pois toco instrumento musical, e sou inclusive conhecida pelos amigos e midia por ela. Gostaria de incluir esse apelido no nome, sem alterar meu nome original, quais seriam as minhas chances de ter sucesso nesse processo, o tempo médio, e como proceder: é necessário constituir advogado par tal, ou posso pessoalmente pedir. Tenho cartas, e registros fonograficos com tal nome, todos datados, inclusive.

    G

    GLC Domingo, 03 de outubro de 2010, 21h12min

    Prezada Mônica:
    Caso seja conhecida pelo nome artístico deve constituir um advogado para acrescer o nome pelo qual é conhecida. Deve juntar as provas que têm em mãos.
    Boa sorte.

    M

    Monika Reeve Domingo, 03 de outubro de 2010, 21h24min

    Obrigada GLC, acredito que meu caso seja como o de Xuxa, Lula e Pelé, pois nao vou alterar sobrenomes, apenas acrescentar!

    :)

    G

    GLC Segunda, 04 de outubro de 2010, 20h14min

    Correto. Com certeza terás êxito.

    K

    kirley Sábado, 16 de outubro de 2010, 14h35min

    ola boa tarde, gostaria de saber como faço para corrigir meu nome na certidão pois o meu nome era pra ser Kirley de oliveira mas foi registrado kirleyde Oliveira tudo junto. minha mãe chama-se silvia de oliveira e eu deveria ser kirley de oliveira como disse. como devo proceder? aguardo uma orientação.
    desde ja grata.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Sábado, 16 de outubro de 2010, 14h40min

    KIRLEY

    Faça um requerimento administrativo no cartório onde foi lavrado seu registro de nascimento.

    Trata-se de erro, que pode ser visto claramente.

    Caso seja negado, tem a via judicial.

    boa sorte.

    J

    Jackson* Sábado, 16 de outubro de 2010, 16h01min

    Boa Tarde,

    Meu nome é Jackson, só que em minha certidao de nascimento está como JaKson. Gostaria de acrescentar a letra "C", pois os meus documentos tem o "CK", diferente da certidao e do RG. Descobri este problema recentemente. Irei me casar e gostaria de saber como posso proceder para esta alteração.

    G

    GLC Sábado, 16 de outubro de 2010, 20h50min

    Jackson:
    Deve procurar o cartório para proceder a retificação, deve anexar as xerox dos documentos para a comprovação do erro. Lá será feito uma petição para a devida retificação.

    K

    kirley Quarta, 20 de outubro de 2010, 20h52min

    mas tem um problema, fui registrada em porto seguro BAHIA e moro em sao paulo. nao tenho condição financeira para ir ate la como faço? obrigada pelo orientação.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Quinta, 21 de outubro de 2010, 5h21min

    KIRLEY

    Telefone, fale com o tabelião e pergunte se pode mandar o pedido-requerimento pelo correio.

    K

    kirley Domingo, 24 de outubro de 2010, 18h43min

    e como funciona esta via judicial, caso o pedido seja negado?
    obrigada pela orientação

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 24 de outubro de 2010, 19h23min

    Funciona exclusivamente atraves de um Defensor, seja ele Ppublico ou Privado. Procurar um Defensor Público pessoalmente imediatamente, se realmente pretende resoolver a questão, face a sua declaração de pobreza.

    G

    Gabriel F Sábado, 30 de outubro de 2010, 20h55min

    Tenho uma dúvida sobre o que pode ser feito ou o que pode ocorrer no meu caso.
    Fui registrado em cartório inicialmente sem o sobrenome do meu pai e sem o nome dele na filiação, posteriormente ele me registrou também com o sobrenome dele constando o nome dele na filiação, anulando a primeira certidão. No entanto todos os meus documentos foram feitos com a primeira certidão (sem nome do pai), ou seja, meu RG por exemplo não tem o nome dele.
    Tenho 21 anos, me acostumei a usar o nome sem o sobrenome dele, raramente tive contato com ele durante toda a minha vida. Não me importo de ter o nome dele constando como pai, mas não quero ser obrigado a mudar todos os meus documentos para acrescentar o sobrenome dele. O que pode ser feito?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 30 de outubro de 2010, 21h05min

    Nada. É obrigado a se identificar conforme retificação do registro de nascimento atual, aquela situação anterior não existe mais, de fato e de direito.

    G

    Gabriel F Sábado, 30 de outubro de 2010, 21h22min

    Então eu tenho que alterar todos os meus documentos, inclusive histórico escolar para o nome que tem o último sobrenome de meu pai? Qual é o jeito mais correto para alterar todos estes documentos?

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Domingo, 31 de outubro de 2010, 13h13min

    GABRIEL

    Voce deve alterar os documentos obrigatórios (CPF, RG, Carteira de Trabalho, Titulo de eleitor, passaporte, etc..) que te identificam.

    O procedimento é ir ao órgão que emitiu, apresentar o novo registro de nascimento e requerer que seja corrigido, com a emissão de novo documento com o nome correto.

    Pois como bem disse o colega Antonio Gomes, a situação anterior não existe mais. Legalmente, voce tem o nome atual (com sobrenome de seu pai).

    Quanto aos demais documentos, não há a necessidade, pois seu registro de nascimento consta a averbação feita e a data do procedimento. (pode observar).

    Caso seja questionado sobre a diferença do nome que consta do historio escolar (por exemplo) com algum documento atual, é só mostrar seu registro nascimento e pedir que a pessoa atente para a averbação!!

    ok?

    boa sorte.

    G

    Gabriel F Domingo, 31 de outubro de 2010, 18h47min

    Antonio Gomes e Ollizes Sidney, agradeço as respostas, ambas foram muito úteis.

    Só me resta mais uma pequena dúvida, isto que aconteceu pode me trazer alguma "dor de cabeça"? Em termos de conta bancária, financiamento ou algo do gênero?

    Desde já agradeço.

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 31 de outubro de 2010, 20h19min

    Não, senhor.

    C

    Carolliny Domingo, 05 de dezembro de 2010, 1h30min

    Eu estou grávida e eu e o pai da minha filha moramos juntos,ele é meu primo,filho da irmã da minha mãe,e meu nome e Carolliny Weiss rios,o Weiss é sobrenome do meu avô que e avô dele tb,só que não registraram ele com o sobrenome da mãe,que no caso ficaria Marcelo Weiss Cassimiro,só registraram Marcelo Cassimiro,e eu queria muito que nos dois e a nossa filha tivessemos 1 sobrenome em comum,no caso o Weiss,eu queria saber se tem como o meu namorado acrescentar o Weiss no nome dele,e se depois que a nossa filha nascer ela tb pode ter o sobrenome Weiss,pra nos 3 termos um sobrenome em comum,Obrigada

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Domingo, 05 de dezembro de 2010, 10h53min

    CAROLLINY

    A sua filha pode ter o sobrenome WEISS, uma vez que é sobrenome de ascendente (o avô)

    Seu namorado devera mover um processo judicial para acréscimo desse sobrenome.

    Chama açao de retificaçao de registro.

    boa sorte.