Olá amigos , será q alguem pode me ajudar ? Quero saber se é posivel corrigir o nome da minha filha na Cartidão de Nascimento , ela vai vai fazer um ano, e se chama Alyaha ,a escolha foi do pai , porém a minha escolha era q fosse Alyah( nós a chamamos assim) e agora ele tbm acha q deveria ter ficado do jeito q escolhi. Só q queremos saber se é complicado essa mudança e se o juiz autoriza q isso seja feito .O q queremos e apenas a retirada do ultimo "a" se seu nome.

Respostas

    D

    DUDA01 Terça, 28 de dezembro de 2010, 14h59min

    OLA ME CASEI MUITO NOVA COM 16 ANOS NA EPOCA OPTEI POR TIRAR MEU SOBRENOME ,FICANDO SOMENTE COM O SOBRENOME DO MEU MARIDO,MAS ME ARREPENDI, E GOSTARIA DE SABER SE POSSO VOLTAR ATRAS NA MINHA DECISAO.
    HOJE ESTOU COM 26 ANOS .OBRIGADA

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Terça, 28 de dezembro de 2010, 15h24min

    PAULAFER

    Sim, é possível.

    A lei não permite que o sobrenome de sua familia seja suprimido, (mesmo há 10 anos atras, quando casou)

    Houve erro do cartorio ao suprimir, por isso é possivel a correção.

    Vai ser necessário ação judicial de retificação de certidão de casamento.

    boa sorte.

    [email protected]

    D

    DUDA01 Quarta, 29 de dezembro de 2010, 13h38min

    Ola dr. Fico muito grata pela atençao me ajudou muito.Obrigada

    W

    Wellingtoncf Quinta, 30 de dezembro de 2010, 11h35min

    Olá. Estou para casar e na minha certidão de nascimento está faltando uma letra no meu nome: Welligton, sendo que todos os meus documento estão com o n : wellington.
    Como proceder para corrigir, visto que, isto será um problema no cartório?

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 30 de dezembro de 2010, 12h02min

    Comparecer no cartório de origem, onde efetuou o registro.

    D

    DUDA01 Quarta, 05 de janeiro de 2011, 12h25min

    Ola dr meu marido se encontra preso ,ele tem uma divida com o banco e estou tentando pagar ,mas acontesse que nossa conta nao é conjunta .Posso pedir uma procuraçao ao banco para poder assinar no lugar dele .Estou tentando negociar a divida.Mas eles dissem que somente ele pode resolver

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 05 de janeiro de 2011, 12h30min

    Pode o seu esposo outorgar procuração pública com poderes especificos para você resolver a questão. Para evitar transtornos com o banco sobre o teor e formalidades da procuração, procure informação antecipadamente.

    W

    Walquíria Sexta, 21 de janeiro de 2011, 13h34min

    Minha filha é registrada apenas no meu nome. Qndo ela nasceu o pai dela não sabia d nada mas agora ele sabe e q qr assumir a paternidade. Mas o erro ja começou qndo fuui registra-la, o nome dela era p ser Valentini Almeida mas na certidão eles colocaram Valentina. E agora o pai dela qria q fosse Naime entao decidimos acrescentar o Naime junto mas nao sei se isso é possivel. Gostaria de saber se posso mudar para Valentini e acrescentar Naime... assim o nome dela ficará Valentini Naime Almeida Boni.

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 21 de janeiro de 2011, 14h03min

    Deve comparecer no cartório onde ela foi registrada junto com o eventual genitor para melhores informações e provienciar o aditamento do nome do genitor.

    D

    DUDA01 Domingo, 06 de fevereiro de 2011, 9h54min

    Ola fui agredida verbamente na rua onde moro por um rapaz de outro bairro ,pois este so vem ate meu bairro pra beber e ouvir som alto e este mesmo tentou me atropelar dando re no carro ,inclusive quase atropela minha filha de 3 anos ,ele so parou por intervençao de vizinhos .Gostaria de saber como agir nesse caso.

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 06 de fevereiro de 2011, 14h02min

    Trata-se em tese de crimes previsto no Código Penal, injuria, difamação e tentativa de homicidio. O único caminho é procurar a Delegacia de Policia local para lavrar lavrar a ocorrência.

    L

    Lais Araujo Sexta, 01 de abril de 2011, 13h55min

    Meu namorado tem 24 anos e sua irmã 25. Eles foram abandonados pela mãe quando ele ainda era bêbê. Depois disso o pai dele deixou ele e sua irmã morando com uma vizinha da época por quem foram criados a vida inteira. Agora eles gostariam de saber como que fazem para retirar o nome da mãe de sangue que eles nem conheceram e botar o nome da mãe de criação na certidão de nascimento. No caso eles continuariam com o nome do pai no qual continuou tendo contato e dando assintencia. Eu acho que não é tão complicado assim, porque por coincidencia a mãe de criação tem o mesmo sobrenome da mãe de sangue. O que não auteraria o nome deles em nada.
    Fico agradecida se puderem me ajudar.

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 01 de abril de 2011, 14h17min

    Constituir um advogado privado ou público, eis que só em juízo será decidida a questão jus.

    R

    Rakel Neves Sexta, 15 de abril de 2011, 14h27min

    Olá boa tarde,

    Gostaria de saber se é possivel mudar meu nome depois de 20 anos,
    porque meu pai pediu para me registrar como Rakel com k e registrarm,
    com "qu" também fui registrada como "Amancia" sendo que meu sobrenome,
    é Amancio.

    agora meu filho fica sendo vitima de piadinhas por se chama Andrew Amancia Vieira.
    quero tirar o RG dele como Amancio.

    A como corrigir isso

    Nota: No meu CPF consta como Raquel Amancio isso também costuma gerar aborrecimentos

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Sexta, 15 de abril de 2011, 16h39min

    RAKEL

    Somente via judicial pode ser feita essa correção no seu nome.

    Teria que comprovar o erro, através do depoimento de seu pai (o Rakel) e com documentos de seus ascendentes com o sobrenome AMANCIO grafado corretamente.

    O procedimento judicial, voce encontra nessa discussão como é o procedimento e os documentos necessarios.

    boa sorte.

    K

    Katia Smith Terça, 28 de junho de 2011, 14h35min

    Bem gostaria de saber se tem como alterar meu sobre nome(Simith),pois ele esta incorreto na certidão, e meu pai se recusa a altera,alegando que todo mundo sabe que o corrto é (Smith)e não me sinto bem quanto alguem fala meu nome de forma errada.
    Mais infelizmente o erro aconteceu nome do meu pai também e meu avó não corrigio tendo a mesma opnião de meu pai.....por favor alguém me oriente qual providencia a ser tomada pois tenho filhos e não quero prejudica-los com essa situação..............

    G

    GLC Terça, 28 de junho de 2011, 14h58min

    Deve constituir um advogado para a retificação, justificando a grafia correta do nome Smith. O bom seria que esse nome tivesse em consonância com o de seu e avô.

    G

    Gabriela Falaschi Terça, 28 de junho de 2011, 15h06min

    Boa tarde,
    estou organizando documentos para reconhecimento de cidadania italiana. O problema é que meu bisavô que veio da Itália foi registrado no Brasil como ERNESTO, e na Itália era ORESTE. Esse tipo de erro grosseiro certamente deve ser corrigido por ação judicial. Todavia, uma prima do meu pai já fez a retificação dos documentos dela e do pai dela, que é irmão do meu avô. Assim, existem documentos onde o nome correto do meu bisavô está averbado. Minha dúvida é: de posse dos documentos de seu irmão, onde consta a averbação do nome correto do pai, posso retificar extrajudicialmente as certidões de nascimento, casamento e óbito do meu avô, consequentemente as certidões de nascimento e casamento do meu pai? Como o erro já foi corrigido judicialmente uma vez, pela interpretação do art. 110, Lei 6015/73, acredito que a retificação extrajudicial seja possível, uma vez que trata-se de hipótese de "erro que não exige qualquer indagação para constatação imedita". Gostaria muito de evitar um processo judicial. Obrigada

    G

    GLC Terça, 28 de junho de 2011, 15h57min

    Não vai ser possível corrigir extrajudicialmente, necessário que se faça a retificação via judicial, haja vista que os cartórios não fazem esse tipo de retificação.

    S

    STG Terça, 28 de junho de 2011, 20h22min

    Meu filho foi registrado com o meu sobrenome por parte de pai e o do meu marido, sendo que eu queria acrescentar o sobrenome por parte de minha mãe que no caso ela se separou de meu pai e deixou o de usar o sobrenome dele, que foi o que eu registrei o meu filho.
    Será que é muito difícil para isso ser resolvido, ou até msm se eu vou conseguir fazer?