Tenho uma dívida com o FIES, pois quando estudava não tinha condições de pagar meu curso. Agora, fui à Caixa Econômica, na tentativa de um acordo para sua quitação. No entanto, tive como resposta, que não é possível reparcelar meu débito, que atualmente está altíssimo, e que a dívida iria para execução caso o pagamento não fosse feito à vista. Então, como devo proceder??

Respostas

    F

    fortuna Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 4h39min

    ola devorah, li alguns e achei interessantre estas observações...
    penso de verdade:
    - advogado, um bom é caro!
    - um grupo de pessoas passa a não ser caro!
    - penso que devemos nos unir e centrar um ponto com um representante legal,
    ganhando nossa causa, ele ficará bem conhecido, e desta forma, não preci-
    sará cobrar "o olho da cara".
    - questões:
    a-) nome sem macula pa ra o credito spc, serasa e cadin...,e na verdade o
    bom nome do fiador deve ser respeitado e limpo.
    b-) questão dos juros sobre juros...
    c-) questão do "credito educ" e Fies equiparação...,
    para quitar desconto de 80% inadiplente sobre valor do debito,
    para quitar desconto 90% ( do valor total cobrado do diplente).
    veja se esta lei do desconto foi depois que o Fies já estava em vigor,
    fere a diferença do tratamento(descriminação porque?).
    d-) direito de renegociar parcelado aos que impossibilitados do pagemento
    total.
    e-) impedimento da cobrança total do valor sem direito a renegociação antes
    contrato.
    f-) chamar a atenção que:
    - o nome do devedor do fies no cadin , spsc, serasa e outros, é impe-
    diditivo para que consiga até emprestimo para pagar.(podendo ter
    nome livre para bancos e financeiras para requisitar o emprestimo
    destinado a este pagamento).
    O contrário disto é legalmente conhecido como incentivo a agiotagem,
    incentivo de que se consiga o dinheiro de outras fontes, que não as le-
    gais.
    g-) exigir a criação de uma OUVIDORIA,
    para que cada caso seja estudado com parecer na lei da proteção ao
    cosnumidaor, visto que a cx economica diz que é só intermediador e
    quem é o representante legal do FIES conhecedor de leis do contrato do
    serviço prestado e lei do consumidor, mediador entre: O aluno e a
    financeira?inclusive observando a situação daqueles que se tornaram
    impossibiliutados de pagar face "enfermidades grave e limitante"

    penso que devemos saber como ter um representante legal, em certo nucleo
    para darmos inicio a causa coletiva...visto que este problema esta atingindo um grupoi muito elevado de pessoas entre " estudantes e fiador", visto que o fiador, na maioria dos casos foi incentivador do projeto de vida de um estudante , é injusto que pague " desta forma tão delicada".
    me pergunto qual tem sido o governo que esta lutando contra a exclusão social e cultural....esta forma é uma forma de "exclusão"
    grata por sua atenção. ( tenho problema com Fies e bem delicado).

    F

    fortuna Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 4h42min

    li alguns e achei interessantre estas observações...
    penso de verdade:
    - advogado, um bom é caro!
    - um grupo de pessoas passa a não ser caro!
    - penso que devemos nos unir e centrar um ponto com um representante legal,
    ganhando nossa causa, ele ficará bem conhecido, e desta forma, não preci-
    sará cobrar "o olho da cara".
    - questões:
    a-) nome sem macula pa ra o credito spc, serasa e cadin...,e na verdade o
    bom nome do fiador deve ser respeitado e limpo.
    b-) questão dos juros sobre juros...
    c-) questão do "credito educ" e Fies equiparação...,
    para quitar desconto de 80% inadiplente sobre valor do debito,
    para quitar desconto 90% ( do valor total cobrado do diplente).
    veja se esta lei do desconto foi depois que o Fies já estava em vigor,
    fere a diferença do tratamento(descriminação porque?).
    d-) direito de renegociar parcelado aos que impossibilitados do pagemento
    total.
    e-) impedimento da cobrança total do valor sem direito a renegociação antes
    contrato.
    f-) chamar a atenção que:
    - o nome do devedor do fies no cadin , spsc, serasa e outros, é impe-
    diditivo para que consiga até emprestimo para pagar.(podendo ter
    nome livre para bancos e financeiras para requisitar o emprestimo
    destinado a este pagamento).
    O contrário disto é legalmente conhecido como incentivo a agiotagem,
    incentivo de que se consiga o dinheiro de outras fontes, que não as le-
    gais.
    g-) exigir a criação de uma OUVIDORIA,
    para que cada caso seja estudado com parecer na lei da proteção ao
    cosnumidaor, visto que a cx economica diz que é só intermediador e
    quem é o representante legal do FIES conhecedor de leis do contrato do
    serviço prestado e lei do consumidor, mediador entre: O aluno e a
    financeira?inclusive observando a situação daqueles que se tornaram
    impossibiliutados de pagar face "enfermidades grave e limitante"

    penso que devemos saber como ter um representante legal, em certo nucleo
    para darmos inicio a causa coletiva...visto que este problema esta atingindo um grupoi muito elevado de pessoas entre " estudantes e fiador", visto que o fiador, na maioria dos casos foi incentivador do projeto de vida de um estudante , é injusto que pague " desta forma tão delicada".
    me pergunto qual tem sido o governo que esta lutando contra a exclusão social e cultural?....esta forma é uma forma de "exclusão" cruel e feia!
    grata por sua atenção. ( tenho problema com Fies e bem delicado)

    F

    fortuna Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 4h43min

    li alguns e achei interessantre estas observações...
    penso de verdade:
    - advogado, um bom é caro!
    - um grupo de pessoas passa a não ser caro!
    - penso que devemos nos unir e centrar um ponto com um representante legal,
    ganhando nossa causa, ele ficará bem conhecido, e desta forma, não preci-
    sará cobrar "o olho da cara".
    - questões:
    a-) nome sem macula pa ra o credito spc, serasa e cadin...,e na verdade o
    bom nome do fiador deve ser respeitado e limpo.
    b-) questão dos juros sobre juros...
    c-) questão do "credito educ" e Fies equiparação...,
    para quitar desconto de 80% inadiplente sobre valor do debito,
    para quitar desconto 90% ( do valor total cobrado do diplente).
    veja se esta lei do desconto foi depois que o Fies já estava em vigor,
    fere a diferença do tratamento(descriminação porque?).
    d-) direito de renegociar parcelado aos que impossibilitados do pagemento
    total.
    e-) impedimento da cobrança total do valor sem direito a renegociação antes
    contrato.
    f-) chamar a atenção que:
    - o nome do devedor do fies no cadin , spsc, serasa e outros, é impe-
    diditivo para que consiga até emprestimo para pagar.(podendo ter
    nome livre para bancos e financeiras para requisitar o emprestimo
    destinado a este pagamento).
    O contrário disto é legalmente conhecido como incentivo a agiotagem,
    incentivo de que se consiga o dinheiro de outras fontes, que não as le-
    gais.
    g-) exigir a criação de uma OUVIDORIA,
    para que cada caso seja estudado com parecer na lei da proteção ao
    cosnumidaor, visto que a cx economica diz que é só intermediador e
    quem é o representante legal do FIES conhecedor de leis do contrato do
    serviço prestado e lei do consumidor, mediador entre: O aluno e a
    financeira?inclusive observando a situação daqueles que se tornaram
    impossibiliutados de pagar face "enfermidades grave e limitante"

    penso que devemos saber como ter um representante legal, em certo nucleo
    para darmos inicio a causa coletiva...visto que este problema esta atingindo um grupoi muito elevado de pessoas entre " estudantes e fiador", visto que o fiador, na maioria dos casos foi incentivador do projeto de vida de um estudante , é injusto que pague " desta forma tão delicada".
    me pergunto qual tem sido o governo que esta lutando contra a exclusão social e cultural?....esta forma é uma forma de "exclusão" cruel e feia
    grata por sua atenção. ( tenho problema com Fies e bem delicado)

    F

    fortuna Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 4h45min

    li alguns e achei interessantre estas observações...
    penso de verdade:
    - advogado, um bom é caro!
    - um grupo de pessoas passa a não ser caro!
    - penso que devemos nos unir e centrar um ponto com um representante legal,
    ganhando nossa causa, ele ficará bem conhecido, e desta forma, não preci-
    sará cobrar "o olho da cara".
    - questões:
    a-) nome sem macula pa ra o credito spc, serasa e cadin...,e na verdade o
    bom nome do fiador deve ser respeitado e limpo.
    b-) questão dos juros sobre juros...
    c-) questão do "credito educ" e Fies equiparação...,
    para quitar desconto de 80% inadiplente sobre valor do debito,
    para quitar desconto 90% ( do valor total cobrado do diplente).
    veja se esta lei do desconto foi depois que o Fies já estava em vigor,
    fere a diferença do tratamento(descriminação porque?).
    d-) direito de renegociar parcelado aos que impossibilitados do pagemento
    total.
    e-) impedimento da cobrança total do valor sem direito a renegociação antes
    contrato.
    f-) chamar a atenção que:
    - o nome do devedor do fies no cadin , spsc, serasa e outros, é impe-
    diditivo para que consiga até emprestimo para pagar.(podendo ter
    nome livre para bancos e financeiras para requisitar o emprestimo
    destinado a este pagamento).
    O contrário disto é legalmente conhecido como incentivo a agiotagem,
    incentivo de que se consiga o dinheiro de outras fontes, que não as le-
    gais.
    g-) exigir a criação de uma OUVIDORIA,
    para que cada caso seja estudado com parecer na lei da proteção ao
    cosnumidaor, visto que a cx economica diz que é só intermediador e
    quem é o representante legal do FIES conhecedor de leis do contrato do
    serviço prestado e lei do consumidor, mediador entre: O aluno e a
    financeira?inclusive observando a situação daqueles que se tornaram
    impossibiliutados de pagar face "enfermidades grave e limitante"

    penso que devemos saber como ter um representante legal, em certo nucleo
    para darmos inicio a causa coletiva...visto que este problema esta atingindo um grupoi muito elevado de pessoas entre " estudantes e fiador", visto que o fiador, na maioria dos casos foi incentivador do projeto de vida de um estudante , é injusto que pague " desta forma tão delicada".
    me pergunto qual tem sido o governo que esta lutando contra a exclusão social e cultural?....esta forma é uma forma de "exclusão" cruel e feia
    grata por sua atenção. ( tenho problema com Fies e bem delicado)

    A

    Angélica_1 Segunda, 25 de fevereiro de 2008, 4h13min

    Bom dia,

    ....Tô na mesma, paguei durante um ano o fies agora as parcelas aumentaram muito não tenho condiçoes de pagar... a CEF não tem resposta.... alguém pode me falar o que eu faço primeiro?

    Obrigada.

    M

    Millon Martins Terça, 26 de fevereiro de 2008, 12h10min

    É uma vegonha vêrmos uma situação tal opressora em um tempo democratico.
    Vc chega na CEF e é tratado como um indigente.
    Então qual a função social do Fies? se tiver?????
    Tá muito mais evidente e trasparece ser economico, lei do retorno em dobro, ou triplo; é um absurdo.....
    más se tratando de Brasil..... pode-se esperar de tudo.

    Vou me formar esse ano, já estou com medo de quando for preciso começar pagar meu Fies.

    Temos que manter a fé, vamos ter que desenvolver nosso velho "jeitinho brasileiro",rsrsrs; sorrindo pra não chorar

    [email protected]

    Abraço

    I

    iris teodoro costa Terça, 04 de março de 2008, 8h13min

    IRIS
    santos/sp
    estou na mesma situacao com relacao ao fies, pago desde quando terminei o curso em 2003 e até entao venho pagando as prestacoes, fiquei desempregada por alguns meses, e quando fui querer começar a pagar de novo em novembro/2007 a caixa econ fed disse que já estava no juridico e mandou aguardar a comunicacao deles e desde entao ninguem resolve nada a nao ser com o pagamento total. deixei de pagar em julho/2007. nao liberam mais os boletos e nao sei o que fazer. meu e mail. [email protected]

    S

    SILVANA_1 Terça, 04 de março de 2008, 9h49min

    GENTE, se vcs estiverem sendo cobrados com ação de cobrança ou ação monitória, façam além da contestação ou embargos uma ação reconvencional. é preciso atacar para se defender; eu fiz isso embarguei e fiz uma ação reconvencional pedindo para ser afastado o anatocismo - tabela price e aplicação dos juros de 6,5% a.a. previsto na resolução 3415/06 do CMN...Façam isso, pois se todos atacarem com os mesmos argumentos, acredito que a Justiça federal vai acabar acolhendo.

    Peçam aplicação de juros de 6,5% ao invés dos 9%;
    Peçam para afastar a tabela price e, consequentemente o anatocismo - juros compostos.....vamos lá!

    R

    rogerio ferreira_1 Quarta, 05 de março de 2008, 15h57min

    Tchê eís um local para debater idéias e passar informações referentes ao Fies, quais são os passos que estão sendo adotados e como vamos nos unir para conseguir a tão sonhada "Renegociação Contratual do FIES".

    O endereço é o seguinte: forúm: Preciso deixar de pagar o FIES! Estou desempregada!

    Entre e participe!!

    S

    Sandro Barbosa_1 Terça, 11 de março de 2008, 18h35min

    Olá, a todos...

    Realmente o assunto FIES é preocupante, acredito que temos mesmo que se unir e mostrar o que podemos fazer. Mas acredito ainda que individualmente temos que começar a minar a base da CEF, hoje em dia a CEF se garante por ter o FIADOR como alicerce para não negociação, temos que bater nessa tecla, procura o MPF - Ministério Publico Federal, e pedir para que o mesmo tome a medida cabivel. Pois ja existe ações do proprio MPF, que pedem a inconstitucionalidade da exigencia do fiador, com isso podemos pedir pela retirada do FIADOR do polo passivo. Espero que possamos nos ajudar. Me mandem informaçoes.
    Meu msn é : [email protected]

    Abraços a todos

    A

    André Luiz_1 Sexta, 14 de março de 2008, 16h47min

    Pessoal, além dos juros compostos tem uma dúvida sobre o prazo aplicado ao meu contrato com o FIES, 160 meses, o de vôces está assim também. Assinei meu contrato em 2000, referente ao 2º semestre de 1999 e me formei no final de 2003.
    Com o prazo de 160 meses terminarei de pagar no final de 2012, estou com as prestções de R$ 314,12 em dia. O valor financiado foi de R$ 18.271,50.
    Vocês entendem que esse prazo é correto?

    Abraços.

    D

    Daniela Segunda, 17 de março de 2008, 10h51min

    Oi André,

    entra em contato comigo que vou te ajudar e todos que também estiverem interessados. Vou agir de forma urgente, pois não há tempo a perder. Podem tirar todas as dúvidas comigo.
    [email protected]

    A

    aline monteiro ferreira Quarta, 19 de março de 2008, 9h24min

    Olá a todos,estou na mesma situação que todos vcs ou até pior, consegui o fies no 1º semestre de 2001, achei que estava fazendo a melhor coisa da minha vida, pois não tinha dinheiro para custear minha faculdade, logo quando terminei ,começei a pagar um valor até considerável, depois de um ano subiu de uma forma exorbitante e não dei conta mais de arcar, me encontro desempregrada, o meu último emprego só daria para pagar o valor do financiamento que é de R$ 440,00 e não poderia abrir mão de outra coisa, entrei com uma ação para rever minha situação, perdi, alegaram um monte de coisas absurdamente, fui inumeras vezes na CEF para tentar negociar e como sempre não deram em nada, estava com mais de 10 prestações atrasadas, tive que consegui R$ 5500,00 de um dia para o outro com um agiota,foi o jeito, pois numa hora dessas não temos amigos e nem ninguém para te ajudar, meu esposo teve que vender o nosso único carro para pagar essa dívida, pois o nome do meu fiador estava no serasa , spc, sendo ele comerciante complicou totalmente a sua vida, pois nem movimentação em banco ele poderia fazer mais, tudo bloqueado, a CEF entrou com um mandado de citação e pagamento contra mim e meu fiador recentemente no valor R$ 26.000,00 quase surtei, por causa disso me encontro numa situação muito difícil, não consigo emprego, estou falida e f.., Não sei onde ir mais, não sei a quem recorrer,se alguém puder me ajudar meu e-mail é [email protected].

    C

    Cris_1 Quinta, 20 de março de 2008, 15h13min

    Oi gente! Tb estou com problemas com o Fies. Já pago há um bom tempo as parcelas e esse mês veio o dobro do valor que pago. Fui na CEF e tb me disseram que não há o que fazer e expliquei que não tinha condições de pagar, porém, foi indiferente. Pensei em não pagar mas creio que o fiador vai para o SPC né? E esse é o maior problema, pois minha fiadora é uma pessoa que hj não mantenho mais amizade, é ex esposa do meu tio e ela vive mandando me perguntar se eu estou pagando. E estava todos os meses, mas esse mês a coisa tá feia. Não dá para para pagar, queria negociar, diminiu o valor, sei lá... Alguma coisa! Será que alguém pode me ajudar?

    Obrigada!

    [email protected]

    F

    FERNANDO CESAR DE OLIVEIRA MARTINS Quarta, 26 de março de 2008, 10h11min

    Fernando
    Caraguatatuba/SP

    Bom dia pessoal! pelo que vejo todos estão com o mesmo problema, inclusive eu, terminei o curso em 2006, em março de 2007 comecei pagando as parcelas do FIES no valor de R$ 195,00, e agora após um ano, elas subiram para o valor esurbitante de R$ 415,00, tbm não sei o que fazer, se tiverem alguma solução por favor entre em contato. Um abraço a todos e boa sorte!!!

    [email protected]

    F

    Fernanda DAssunção e MAranhãoAssunção e MAranhão Sexta, 28 de março de 2008, 12h34min

    Boa tarde a todos.

    No meu caso eu perdi o FIES na metade do curso por falta de fiador. Depois de um tempo começaram a chegar as cobranças da metade do curso que foi "beneficiada" pelo fundo. Não tive como pagar pois tinha que pagar a faculdade integral. Agora a dívida está impagável e o nome dos meus fiadores antigos está no SPC e Serasa. Acho que a inflexibilidade no parcelamento do dívida pejudica não só nós que ficamos presos a dívida mas tbm aos que poderiam ser beneficiados, pois esse valor podia ser liberado para novos contratos. O Governo parcela dívidas de empresas, tem cartão corporativo rodando solto e nós o "FUTURO DA NAÇÃO" (frase de campanha polítca) é q nos estrepmos. Temos que mover uma ação conjunta. Por favor qualquer informação me enviem por e-mail: [email protected]

    I

    Ivair Gomes Sábado, 29 de março de 2008, 14h34min

    Oi pessoal tambem entou no memo barco, sem contar que sou casado pai de 3 filhos, como vamos fazer para pagar mais de 400,00 por mes? semtrabalho fica dificil. Estou inadimplente co CEF desde o ano de 2005 e com o nome do avalista no Serasa, estou entrndo com uma ação no Forun federal de Ribeirão Preto pelo ou menos se consigo uma liminar para a exclusão do avalista do Serasa. Toda ajuda é bem vinda

    I

    Ivair Gomes Sábado, 29 de março de 2008, 14h45min

    Sandro por getileza , estou com a mesma situação, como posso excluir meu fiador? se algum puder me dar uma dica, agradeço.
    E-mail - [email protected]

    P

    PATRICIA VIEIRA SANTA ANNA Domingo, 30 de março de 2008, 10h52min

    Oi gente!
    Sou médica, minha adesão no FIES foi em 1999 e me formei em 2003. Pelo que vi neste forum, não há reclamação de médicos que têm FIES...não sei o motivo!
    Pago R$ 752,00 mensais, e sei que minha dívida , no final, em 2011,sairá 3 vezes o valor total da faculdade!!!! Isso é um absurdo !! No momento ainda estou conseguindo pagar minhas parcelas, mas acho um abuso, do governo, querer tirar proveito de pessoas que queiram estudar, terem uma profissão e contribuirem p a nação, não somente em relação a prestação de serviços, como também pagamento de impostos!
    Vou aderir ao movimento contra o FIES, principalmente contra seus juros!
    Se alguém souber de algum grupo em São Paulo, capital,me informe, por favor!
    Meu e-mail: [email protected]