Há 4 anos atrás cursei 1 ano de faculdade, por motivos de falta de recursos financeiros não paguei algumas mensalidades e tive que "trancar" a matricula, desde então não voltei a estudar. Pergunta-se:
A universidade tem direito de incluir meu nome nos orgão competentes Serasa e SPC??

Essa divida irá prescrever após cinco anos??

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Respostas

    L

    Luciajn Quarta, 21 de março de 2012, 22h03min

    Estou com uma dúvida,

    Meu noivo está inadimplente com a faculdade e não sabe como proceder!

    Tudo começou com uma matéria a qual ele foi aprovado com nota SS e ficou como reprovado por faltas, porém ao conversar com professor e coordenador do curso eles o tranquilizaram e disseram que isto seria modificado, porém foi tudo verbal até porque nenhum deles pediu nenhuma especie de requerimento na época.

    Ele possuia algumas matérias pendentes e resolveu fazer todas no ultimo semestre, porém quando foi se matricular haviam modificado o currículo e algumas matérias haviam mudado de nome, porém sem que a universidade tivesse correlacionado-as. No meio do semestre ele percebeu que uma das matérias era essa que o coordenador ficou de modificar a nota, porém aparecia com outro nome e constava como reprovada ainda.

    Por já ter sido cursada e ter sido por acreditar ter sido uma falta do coordenador e da instituição ele ter se matriculado novamente na matéria que não devia ele tentou trancar essa matéria para resolver a questão financeira e academica, porém disseram que não poderia pois já havia passado o prazo. O coordenador que havia conversado a primeira vez havia deixado a instituição e o novo coordenador não se encontrava em horários acessíveis na universidade.

    Ao final ele concluiu o semestre mas acabou não pagando os meses de outubro/novembro/dezembro, afim de resolver a questao academica e transformar o que já havia sido pago indevidamente em crédito e requerer novo boleto com os valores recalculados. Para isso, o novo coordenador conversou com ele e falou, novamente apenas oralmente, que modificaria a reprovação da matéria parar aprovação como deveria ter sido feito anteriormente, ele fez isso perante outras testemunhas da faculdade e na minha frente, portanto mesmo não havendo o compromisso escrito, creio que se possa comprovar o compromisso oral.

    A partir dessa modificação seria necessário apenas renegociar os valores sem a matéria e matricular-se no novo semestre que não estava liberado por conta dos debitos.
    Meu noivo ainda enviou e-mail ao coordenador lembrando da alteração, que da maneira que ele havia dito, seria fácil de ser modificada.

    Depois de algumas semanas sem a alteração feita, e com a financeira da universidade já cobrando os valores não pagos, meu noivo foi a universidade e fez o requerimento por escrito para a alteração da matéria que ainda constava como reprovada, e juntamente fez um requerimento pedindo a renegociação já explicando ao setor financeiro o que havia acontecido por escrito. Ele já havia explicado a situação antes e nada tinha sido resolvido.

    Hoje ligaram da financeira cobrando os valores novamente, o coordenador não deu nenhuma resposta ao requerimento quanto a matéria e agora, pela primeira vez a financeira disse que vai entrar em contato com os outros setores para ver o que aconteceu. Meu noivo em momento nenhum não quis negociar e procurou a instituição diversas vezes para resolver a situação, em todas disseram que seria resolvido rapidamente e não foi.

    Porém minhas duvidas são...

    1. o fato de não ter compromisso por escrito falando da alteração da matéria pode ser um problema???

    2. cabe algum tipo de ação contra a universidade, uma vez que a instituição e o coordenador tratou com descaso o caso, iludindo que resolveria a situação e não resolvendo, o que acabou impedindo que ele se matriculasse esse semestre o que atrasou a sua graduação??

    3. Ele já manifestou que deseja pagar a divida, porém apenas quer negocia-la devidamente, mesmo assim o nome dele pode ir para o SERASA?

    Obrigada

    I

    inadimplência Sexta, 18 de janeiro de 2013, 23h18min

    olá, cursei ciencias contábeis até 2009, porém no final de 2008 fiquei inadimplente pois meu pai reduziu a minha pensão pela metade, sendo assim continuei cursando sem o devido pagamento, tentei negociar como todo mundo, mas não estava conseguindo pagar a mensalidade quanto mais as atrasadas, fui para o terceiro ano sem fazer a matricula e sem nenhuma cobrança por parte da mesma eu ia pra facul com o coração na mão pro medo de algum tipo de cobrança e ter que parar, comecei o ano, fiz trabalho e na primeira prova porem, o professor verificando q meu nome não constava na lista, se dirigou ate mim e tentou me tirar a prova na frente dos alunos e por aí vai ne... nem quero entrar em detalhes, so que o advogado pela oab, tenta ser um bom advogado, mas infelizmente é muito fraco, então o processo ta lá no forum esperando o desenrolar, então eu fico sem estudar, sem nenhuma chance, ja no terceiro ano e ainda mais com meu nome no spc, agora desempregada e com medo de não conseguir outro serviço pelo nome sujo, gente pelamor que país é esse e ainda dizem que estudo é prioridade... estou desolada, sem contar que to fazendo terapia, pois fiquei abalada no dia entrei em panico...gente eu acredito que pra ser um excelente advogado tem que ser apaixonado pela profissão como todas ne...mas advogado é uma das mais belas profissões e tem que ter o dom, gostaria de um parecer de vcs e desde já agradeço.