Há 4 anos atrás cursei 1 ano de faculdade, por motivos de falta de recursos financeiros não paguei algumas mensalidades e tive que "trancar" a matricula, desde então não voltei a estudar. Pergunta-se:
A universidade tem direito de incluir meu nome nos orgão competentes Serasa e SPC??

Essa divida irá prescrever após cinco anos??

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Respostas

    J

    JB Cleiton Segunda, 07 de dezembro de 2009, 1h35min

    Minha dúvida é...

    Cursei uma faculdade cujo tornei-me inadimplente no ano de 2006... A faculdade realizou a inclusão do meu nome no SPC no ano de 2008, mas recentemente recebi uma carta alegando que a universidade tomaria medidas judiciais para cobrança das dividas decorridas, caso eu não as pagasse no período determinado na carta-comunicado, assim pergunto: é possível eles tomarem alguma ação judicial para cobrar meus débitos? O valor do capital é de R$ 6.ooo,oo aproximados (não sei se o valor é relativo).

    R

    Ramos Renato Terça, 29 de dezembro de 2009, 20h24min

    Olá a todos.

    Desisti da faculdade radial em são paulo após 3 meses de curso. Porém não paguei o restante do semestre, também não efetuei o trancamento. Agora 3 anos depois recebo carta da câmara de dirigentes lojistas de salvador pela estácio de sá avisando da inclusão do meu nome no SPC. Li algumas questões neste tópico, mas devido à algumas divergências, não consegui chegar a uma conclusão. Eles realmente podem fazer isso?

    Grato

    P

    Patrícia Michele Terça, 29 de dezembro de 2009, 22h09min

    Estudava numa certa faculdade e no mês de dezembro de 2007 pedi transferência pra outra faculdade com todas as mensalidades em dia e me forneceram toda a documentação ara a transferência e no mês janeiro de 2008 fiz minha matrícula na outra instituição e hoje vi que a primeira instituição negativou meu CPF no SERASA, alegando o não pagamento da mensalidade de janeiro de 2008.
    Gostaria de saber se isso é certo.
    Desde já obg pela atenção.

    P

    Paula Grecco Terça, 29 de dezembro de 2009, 22h44min

    Olá.

    Desisti da faculdade radial em são paulo após aluns meses. esqueci de dar baixa na faculdade e não paguei o restante dos semestres. Agora estão me cobrando, recebi uma carta da câmara de dirigentes lojistas de salvador pela estácio de sá avisando da inclusão do meu nome no SPC e só me deram prazo de 1 dia para efetuar o pagamento. Devido à algumas divergências nos tópicos que li acima, não consegui chegar a uma conclusão. Eles realmente podem fazer isso? Como devo proceder com o prazo que me deram?

    Grato

    R

    RODOLFO SANTOS COSTA Terça, 23 de fevereiro de 2010, 13h56min

    Prezados, estou com a seguinte questão que gostaria de um esclarecimento.

    Minha mãe iniciou um curso tecnologico na UNIP, aquela do aqui vc pode. Ocorre que ela pagou a matricula e o mês de janeiro, o qual cursou na integra. Porém, por problemas de saúde, ela vai ter de para e quer cancelar o contrato. Para isso se dirigiu a Unidade da UNIP em Belém para requerer o cancelamento. Contudo, exigiram dela além do requerimento, que anexasse um atestado médico e efetuasse o pagamento integral do mês de fevereiro, sendo que este somente vencerá no dia 10/03. Isso está correto? Peço auxílio sobre como agir, de forma que eu possa instrui-la sobre como fazer para não ter mais aborrecimentos. No aguardo

    E

    edson_felix Segunda, 09 de agosto de 2010, 11h38min

    Olá. me formei numa faculdade a cerca de 1 ano e meio atrás, e até a data de hj não foi agendado a formatura por gabinete como eu solicitei, e devido a uma serie de descontentamento e irregularidades e fiquei sem pagar algumas mensalidades e a mesma me colocou no SCP! Fui demitido de uma escola que trabalhava devido a situação de não ter a minha certificação em mãos.
    Por favor me ajudem e como devo proceder

    M

    marcelo marcelo mar Sexta, 13 de agosto de 2010, 1h04min

    Bom dia a todos,

    Explico meu caso:

    No ano de 2006 cursei uma faculdade que não pude concluir por problemas finaceiros.
    Graças a deus hj sou bolsista prouni integral e consigo cursar o nivel superior.

    Durante todo esse tempo não recebi sequer uma notificação da faculdade. Até ontem quando minha mãe recebeu uma ligação de alguem que se dizia ser oficial de justiça alegando que havia me procurado por duas vezes e que precisava da minha assinatura em uma representação da instituição. Entre outras coisas pediu inclusive endereço de meu estágio para se dirigir até lá.

    As dúvidas que tenho e que peço encarecidamente que me elucidem já que tbm não tenho $ para advogados.

    1 - Não é no minimo estranho e "leonino" esse contato realizado após tanto tempo depois?

    2- Sabendo que no ano que vem essa divida completará 5 anos, não seria ela impossibilitada de cobrança?

    3- Não tenho a menor possibilidade de pagar qualquer valor para quitar essa divida, meu pai esta adoecido e mantenho a casa praticamente com minha mãe, quais as consequencias reais de afirmar isso no fórum?

    4- Posso simplesmente me negar a assinar o que o oficial me pede?

    5- Se assinar e nao comparecer no fórum?

    Realmente é algo que me deixou muito desanimado e que nem sei ao certo como proceder, por favor me ajudem.

    M

    Mercya Quarta, 22 de setembro de 2010, 14h33min

    será que você poderia me ajudar?

    Oi ,sou aluna da ftc ead e gostaria da ajuda de vocês para tentar resolver meu problema já que a faculdade não me ajuda em nada.
    Sou aluna do 5º semestre de administração e por motivos de doença não pude pagar as parcelas do 4º semestre,renegociei o valor e eles colocaram o semestre todo em apenas 4 parcelas,(disseram que a FTC não divide em mas parcelas independente do valor)procurei a financeira para tentar um novo financiamento em mais parcelas,já que estou desempregada ,falei que não poderia pagar o valor imposto pela faculdade,e eles disseram que seguem as normas da mesma e não podem mudar já que fiz um refinaciamento.
    Pergunto então o que devo fazer?já que a faculdade não permite ao aluno trancar o curso se estiver inadimplente,não permite que o aluno faça rematricula se estiver inadimplente no semestre anterior,e sem se rematricular a senha do aluno é trancada impedindo assim que o mesmo faça provas e tenha acesso aos assuntos?(alunos ead)
    se eles colocarem meu nome no serasa o que devo fazer já que eu quero pagar e eles só querem receber o valor importo por eles?

    QUERO DEIXAR CLARO QUE EU QUERO PAGAR O QUE DEVO,MAS DENTRO DE MINHAS POSSIBILIDADES,DESDE JÁ AGRADEÇO.

    M

    Maria da Graça C.Estrella Terça, 02 de novembro de 2010, 11h43min

    A inserção do nome de aluno universitário em órgãos de proteção ao crédito, torna-se inadequada, inoportuna e criminosa.
    Ora, vejam as Universidades particulares, recebem recursos da União(que são nossos)
    a título de FILANTROPIA (olha a indecência). Locupletam-se destes valores como melhor lhes parece, pois que nada fazem de filantropia. E...como se não bastasse ainda cadastram os alunos inadimplentes no SPC e SERASA.
    Minha gente alguém já viu, quadrilheiros, vigaristas e grandes organizações criminosas interessados em estudar de graça em Universidade particular?? O conhecimento, a graduação NÃO é produto atraente ao crime!!!
    SOMENTE pessoas dignas, do bem, buscam arduamente este baluarte!
    Estamos sofrendo com a violência nas ruas e ainda alavancamos mecanismos de impedimento ao desenvolvimento PROFISSIONAL e SOCIAL do cidadão de bem!

    O

    Olga123 Quarta, 01 de dezembro de 2010, 12h21min

    Boa tarde,

    Entrei na faculadade em 2005 , cursei 6 meses , tranquei e por falta de $$ , não paguei e não negociei. apos 5 anos meu nome ainda continua no SERASA, e tentei fazer uma negociação com a advocacia , pois agora esta em fase de processo. Não finalizei , pois fiquei na duvida de pagar um valor tão alto. Pergunta:

    Se eu deixar dar andamento no processo posso pagar menos do que me combram hj? Ou é mais seguro fazer um acordo com a advocacia?

    Como já fazem 5 anos e a divida não esta mais com a faculdade, a divida iá caducar?

    V

    Vanebio Terça, 22 de fevereiro de 2011, 10h57min

    eu gostaria de saber o seguinte:saí da faculdade sem trancá -la,já faz dois anos mais desde então parei de ir,simplesmente abandonei.Minha dúvida é a seguinte:tenho que pagar as mensalidades atrasadas?

    Y

    Yuri 1 Quarta, 09 de março de 2011, 15h01min

    A minha duvida é sobre o caso de penhora qd ha ação judicial no caso de inadimplencia de aulos. Eles podem penhorar bens que não estejam em seu nome? pois o meu caso eles queriam penhorar a televisão e os computadores aqui de casa, mas nenhum estava no meu nome. Estavam no nome do meu pai, mãe e irmãos. O oficial disse q podia pois eu morava com meus pais e que desfrutava dos bens!!

    J

    Juliano 1515 Terça, 29 de março de 2011, 23h08min

    Devo mensalidades de escola particular e as mesmas foram colocadas em protesto. O título que a instituição utilizou foram Duplicatas de Venda Mercantil por Indicação. Isto é legal, já que uma escola não vende e sim presta um serviço? Ainda, pelas datas de vencimento estas duplicadas já prescreveram (3 anos). Mesmo elas tendo sido protestadas e porém não executadas posso solicitar a baixa SPC SERASA? Em tempo, quando foram p/ protesto estavam fora da prescrição, ou seja, na ocasião estavam valendo, depois é que prescreveram (durante o periodo do protesto).

    E

    Edilson Paz Quinta, 07 de abril de 2011, 13h33min

    Drs. estou com uma duvida!!

    A faculdade protestou o meu nome, mas sou um credor de boa-fé quero pagar minha divida junto com instituiçao de ensino.
    Mas é o seguinte a quero pagar o justo, ela ta cobrando juros abusivos, para retirada do meu nome do protesto so sera feita com o pagamento total da divida.
    gostaria de se é possivel eu pagar essa divida em juizo. discutindo os juros na JEC.

    no aguardo da resposta.

    R

    Rafael.SP Segunda, 20 de junho de 2011, 12h43min

    A escola não poderá aplicar sanções pedagógicas como, impedir o acesso a sala de aula, suspender provas, reter documentos escolares, entre outros. Nem mesmo divulgar o nome do estudante ou contratante devedor, para que não haja constrangimento ou exposição vexatória. A negativação do nome do consumidor junto aos cadastros de proteção ao crédito pode configurar-se prática abusiva, visto que, a prestação de serviço de educação possui caráter social e a insituição de ensino possui meios adequados para a cobrança da dívida.
    http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=704

    SEMPRE PROCURE O PROCON DA SUA CIDADE!

    J

    JoyceTM - PA Terça, 21 de junho de 2011, 1h26min

    Olá!

    Em 2010 ingressei em uma faculdade (UNIP), e este ano estava no 3º semestre, porém por dificuldades financeiras tive optar pelo tracamento da matricula, entrei em contato com a coordenação, e fui informada que isso não seria possivel, então simplesmente desisti, já que eu não ia poder pagar mesmo, mas fui orientada a insistir solicitar o cancelamento e ter algum documento comprobatório de tal solicitação, voltei a instituição, onde não fui bem recebida, e fui informada que "infelizmente" a minha solicitação não poderia ser atendida, pois o prazo já havia terminado(prazo é até duas semanas após iniciar cada semestre) e após isso, não tem como, e pra minha surpresa e indignação, após ter feito o possível para quitar uma parcela atrasada, fui informada que vou ter que pagar mais três meses, ou seja, até agosto que é quando inicia o período novamente, para então solicitar, pergunto, quando se solicita o cancelamento porque não temos condições de continuar pagando, sou de fato obrigada pagar algo que não vou usufruir só para poder cancelar, isso é correto??? e meu nome poderá ser negativado no SPC/SERASA caso não pague mais, mesmo tendo uma cópia do requerimento e uma carta de próprio punho solicitando o cancelamento. Por favor me ajudem!!!!!

    Obrigada!!!

    E

    ejdtavares Terça, 02 de agosto de 2011, 16h08min

    Olá
    Comecei a fazer um curso em uma faculdade em 2004. No ano de 2006 paguei as parcelas devidas do 2° semestre de 2005,paguei mais da metade a vista eo restante parcelei em 6 cheques de valor menor; após isto assinei novo contrato para cursa o semestre de 2006 fiquei com dois contratos no mesmo ano. Eu não paguei os 4 ultimos cheques e as mensalidades do semestre em que estudei pois fiquei desempregada. A entidade entrou com uma ação monitória em 2009, ainda não fui citada.
    Antes disso fui resgatar os cheques mas a entidade não quis me fornecer queria que eu fizesse acordo dos dois contratos, falei que resgataria os cheques e depois negociaria o outro contrato, não aceitaram.
    O que devo fazer.
    quando eu for citada pode pedir prescrição da divida em juízo.
    Att.Edite

    M

    Maria da Graça C.Estrella Terça, 25 de outubro de 2011, 23h37min

    As Universidades particulares recebem uma VERBA DO GOVERNO FEDERAL PARA A FILANTROPIA(sabe o que é?????) Procure informar-se melhor! Depois venha participar do forum novamente.

    K

    KaVegan Segunda, 28 de novembro de 2011, 22h30min

    "Estou passando por problemas financeiros e atrasei o pagamento da faculdade. A instituição de ensino pode sujar meu nome no SPC e Serasa?"

    Uma polêmica foi gerada com a criação do Cadastro de Informação dos Estudades Brasileiros. Nele, as escolas, faculdades, e outras instituições de ensino mantêm os dados de lunos ou pais inadimplentes. Rapidamente o Procom reclamou desse cadastro, porque a educação é um dirieto garantido pela Constituição do país. Por isso, se você teve seus dados inseridos nessa lista ou a matrícula negada, deve procurar a Justiça. Vale lembrar ue o mesmo aluno inadimplente tem o direito de freqüentar aulas, fazer provas e receber o histórico escolar.

    O aluno inadimplente não poderá sofrer sanções pedagógicas, ou seja, não pode ser impedido de freqüentar as aulas, de fazer provas, de ter acesso ao certificado de conclusão do curso e também ao histórico escolar. Não pode ser impedido de fazer transferência. A escola pode efetuar cobrança judicial e se recusar a fazer a matrícula do aluno para o ano ou semestre seguinte (no caso de cursos semestrais). No entender do Procon, a escola também NÃO pode enviar o nome do aluno aos órgãos de proteção ao crédito, POIS NÃO É ENTIDADE DE CONCESSÃO DE CRÉDITO. Espero ter ajudado e desejo ajudar mais, sempre que necessário ou requisitado.

    S

    sfhm Quarta, 21 de dezembro de 2011, 0h08min

    Senhores me formei em 2004 e estou desempregada desde a minha formatura, porque nesse período meus pais ficaram doentes e internados ambos (primeiro minha mãe e segundo meu pai vindo a falecer em 2006).

    A Faculdade a qual eu estudei me ligou duas vezes solicitando um acordo mas como eu não tinha um centavo para pagar fui sincera e disse não posso assumir um compromisso ao qual não tenho como pagar (acho errado mentir e depois vem as consequências).
    Pois bem eles encaminharam meu prontuario a um profissional da área jurídica que assumiu a divida e agora quer receber juros correções e ainda os honorários do mesmo, traduzindo estou respondendo um processo civil, arrumei um emprego esse ano e me dispensaram por esse processo.

    Minha duvida é o que devo fazer?

    Eles podiam ter feito isso comigo?

    Sou obrigada a pagar o profissional, os juros enfim tudo que eles querem receber e não tenho como pagar o que faço?