Gostaria muito de alguns esclarecimentos sobre busca e apreensão de veículos... Há dois anos atrás, financiei um carro em 24 parcelas e após pagar 14 delas resolvi negociar o carro com um vizinho de condomínio, o qual se comprometeu a quitar e transferir o bem em duas semanas.Porém, apesar de ter pago aquilo que pedi pelo oque eu já havia quitado (14 parcelas ), ele não cumpriu mais nada do que havia combinado e ainda repassou o veículo para uma terceira pessoa que também não pagou mais nada.Só agora, depois de 300 dias sem notícias do veículo, é que consegui localizá-lo em outra cidade, bastante deteriorado/ avariado.Então eu eu o truxe de volta para casa, sem saber como devo proceder, já que liguei para o banco e o valor para quitar a dívida é bem maior do que o valor do próprio veículo... Minhas dúvidas sãö...

Um amigo me informou que o banco não pode mais me tomar este carro porque já foi pago mais da metade do financiamento...Será que é verdade? É possível ser detido por falta de pagamento em uma situação assim como a minha? Já procurei o banco para tentar negociar este débito algumas vezes mas eles só aceitam o pagamento à vista...Existe algum meio legal de rever os valores que estão me cobrando e ainda parcela-los de forma que não seja necessária a entrega do veículo?

  Desde já agradeço a atenção...

Respostas

    P

    Paulo André Sábado, 26 de maio de 2012, 9h30min

    tenho um carro que é financiado, não consigo pagar pois estou desempregado, quero devolve-lo ao banco eles não aceitam, como devo proceder, entro com ação na justiça e faço o depósito judicial, para que o banco receba o bem de volta, e pago as quatro parcelas vencidas, no juiz. ainda não tem busca e apreenção. mas quero devolver antes da quinta parce-la, pois não tenho como pagar. obrigado desde já.

    P

    Paulo André Sábado, 26 de maio de 2012, 9h34min

    entendi, mas se eu for no forum, eu consigo entregar judicialmente o carro? pois o banco não quer receber de forma alguma. nem quer saber se estou desempregado ou não ligam todo dia.peço para entregar judicialmente? obrigado

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 26 de maio de 2012, 13h33min

    Neste tipo de contrato irrelevante para a financeira e para o judiciário os motivos da imcapacidade fiananceira do consumidor. Legalmente o banco não é obrigado renegociar e nem receber o veículo, assiste o direito da financeira exigir o cumprimento integral do contrato. Por fim, sem a presença de advogado constituído ou defensor público, judcialmente você não pode ir a juízo comparecendo o fórum para requerer pesoalmente o que entender de direito, sendo assim, constituir um advogado para que ele demanda em juízo com ação no sentido de entregar o veículo e/ou tomar outras medidas judicias que entender necessária para protger o cliente de ameaça e/ou lesão a direito.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 26 de maio de 2012, 13h34min

    Neste tipo de contrato irrelevante para a financeira e para o judiciário os motivos da imcapacidade fiananceira do consumidor. Legalmente o banco não é obrigado renegociar e nem receber o veículo, assiste o direito da financeira exigir o cumprimento integral do contrato. Por fim, sem a presença de advogado constituído ou defensor público, judcialmente você não pode ir a juízo comparecendo o fórum para requerer pesoalmente o que entender de direito, sendo assim, constituir um advogado para que ele demanda em juízo com ação no sentido de entregar o veículo e/ou tomar outras medidas judicias que entender necessária para protger o cliente de ameaça e/ou lesão a direito.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes

    A

    Adv Antonio Gomes Sábado, 26 de maio de 2012, 13h43min

    Apenas para registrar

    D

    Daniela Fernandes Terça, 11 de setembro de 2012, 13h21min

    Boa tarde,
    Emprestei meu veiculo para um amigo, e infelizmente ele é usuario de drogras e esta preso, ja foi consenado e pagara por 2anos e 5 meses. Porém isso ja fazem 8 meses e eu ainda nao consegui tirar meu veiculo que foi apreendido. O que devo fazer? Nao consigo fazer acordo, pois o valor propsto pelo escritorio de advocacia é fora da realidade. Eu tinha um carro quitado, vendi paguei os atrasados deste carro q esta apreendido e ainda nao foi liberado pelo juiz.

    A

    Adv Antonio Gomes Terça, 11 de setembro de 2012, 14h46min

    Esse carro já era, apreensão com mais de oito meses todos os prazos fulminados. Procure um advogado pessoalmente para evitar uma execução nos seus bens, haja vista a provável dívida decorrente deste caso.

    D

    Daniela Fernandes Quarta, 12 de setembro de 2012, 9h34min

    O advogado do reu pediu a liberação do veiculo para o Juiz, o mesmo orientou o advogado como fazer o alvara de liberação, pois feito mais em nome do reu.. claro que o juiz nao liberou...diz o advogado que refez o alvara mais nao fez, eu tenho como saber se ele pediu uma segunda ou terceira liberação?

    A

    Adv Antonio Gomes Quarta, 12 de setembro de 2012, 12h15min

    Sim. Constituir um advogado ou no mínimo comparecer pessoalmente no cartório.

    D

    Daniela Fernandes Quarta, 12 de setembro de 2012, 13h42min

    Sem o advogado, eu consigo solicitar a liberação do veiculo para o Juiz?

    J

    João Alex Louback Sábado, 29 de junho de 2013, 1h19min

    Ola,eu queria que alguem pudesse me ajudar com o meu problema.
    Eu comprei meu primeiro veiculo,uma moto,o homem que me vendeu me garantiu que ela estava toda quitada,e eu nao entendia nada de moto quando comprei ela.
    quando fui transferir pro meu nome eu descobri que a moto e pokemon.
    ela ainda tem 24 parcelas para pagar,e quando eu comprei dei 3.000 reais a vista na mao do rapaz que me vendeu,fui falar com ele e ele se recusa a devolver o meu dinheiro e pegar a moto de volta.
    Eu posso fazer alguma coisa para ter meu dinheiro de volta?

    A

    Adv Antonio Gomes Sábado, 29 de junho de 2013, 1h38min

    Procurar um advogado para demandar em juízo, isso se poder provar em juízo que foi enganado.

    Cordialmente,

    Adv. AntonioGomes

    J

    jucemar vantoil schuring Domingo, 04 de janeiro de 2015, 9h53min

    meu caso e o seguinte, deixei de pagar meu financiamento por motivos pessoas, depois o veiculo(moto)ficou com busca e apreensão, eu estava de acordo se ele recolhessem meu veiculo, porem ninguem veio a minha residencia para recolher o veiculo, nisso eu tive que sair da minha cidade pois arrumei um novo emprego,
    nisso passou 4 anos e ainda estou em posse do veiculo (moto) porem, quero entregar o veiculo, mas entregar ele a quem? o banco ou ao detran?
    se possivel tire minha duvida.

    B

    Brainer Segunda, 30 de março de 2015, 20h10min

    Amigos o fiador do imóvel do meu Tio tem um carro que está alienado pelo banco, Este bem pode ser penhorado para quitar a divida do imóvel do meu Tio, sendo que o dono do carro é o fiador do imóvel e locatário não tem nada para ser Penhorado ? Qual o procedimento neste caso ?

    C

    Christiane Neves Domingo, 21 de junho de 2015, 22h02min

    financiei uma moto 0 km e não consegui pagar, entrei em contato com a financiadora para devolver a moto amigavelmente, assim o fizemos. A moto foi a leilão, conforme ela havia me explicado, e eu pagaria a diferença entre o valor vendido x com valor financiado. Com tudo isso, eles podem colocar meu nome em restrição?
    Pois, quero financiar um carro, as financiadoras estão reprovando, porque dizem que tenho restrição, mas, não dizem onde está a restrição por ética. O que faço?!

    R

    Rogério Monteiro Quinta, 30 de julho de 2015, 11h01min

    Entrei em um consórcio com duração de 60 meses,dei um lance de 12 mil e peguei o veículo porém depois de uns 2 anos e de ter pago 48 parcelas fiquei desempregado e não consegui mais pagar.
    recebi uma notificação de um empresa de cobrança contratada pelo consórcio dizendo para eu entrar em contato dentro de 72 horas para um possível acordo senão entrariam com mandado de busca e apreensão.
    entrei em contato pelo número informado e queriam que eu pagasse 2 das quatro parcelas em atraso já na semana que vem e as outras 2 para o próximo mês,mais o valor cobrado por eles era de 1,630, sendo que cada parcela minha era de 699 reais,não tenho condições de pagar essas 2 parcelas tentei junto a eles um acordo de diminuir as parcelas e aumentar os prazos para que eu pudesse ter condições de quitar o que faço? fico aguardando ajuda desde já obrigado.

    J

    J P Sexta, 20 de novembro de 2015, 13h35min

    Boa tarde Doutor, estou com uma divida referente ao meu carro, mas ja entrei em contato com a financiadora na qual me fez uma otima proposta e ja estamos arrumando dinheiro para pagar, mas apareceu um oficial de justiça para apreender o carro mesmo eu estando fazendo esse acordo, o carro nao estava , meu marido trabalha( em outras cidade) e vai com o carro, tenho medo deles voltarem o carro nao estar e eles querer me prender, chamar a policia algo do tipo. Pode acontecer?

    José Vilemen

    José Vilemen Sexta, 13 de maio de 2016, 14h13min

    tenho um carro financiado e já paguei mais de 50% o banco pode tomar por conta de atraso?

    Adriana Nunes

    Adriana Nunes Sexta, 03 de junho de 2016, 15h48min

    Meu pai comprou um carrono Valor de 17 mil... deu o carro dele mais dinherio fechando o valor de 7 mil... fikou desempregado e esta com 5 prestações atrasadas... o carro esta em busca e aapreensao.. mas o carro esta na casa de um tio... ele corre o risco de ser preso???