Gostaria muito de alguns esclarecimentos sobre busca e apreensão de veículos... Há dois anos atrás, financiei um carro em 24 parcelas e após pagar 14 delas resolvi negociar o carro com um vizinho de condomínio, o qual se comprometeu a quitar e transferir o bem em duas semanas.Porém, apesar de ter pago aquilo que pedi pelo oque eu já havia quitado (14 parcelas ), ele não cumpriu mais nada do que havia combinado e ainda repassou o veículo para uma terceira pessoa que também não pagou mais nada.Só agora, depois de 300 dias sem notícias do veículo, é que consegui localizá-lo em outra cidade, bastante deteriorado/ avariado.Então eu eu o truxe de volta para casa, sem saber como devo proceder, já que liguei para o banco e o valor para quitar a dívida é bem maior do que o valor do próprio veículo... Minhas dúvidas sãö...

Um amigo me informou que o banco não pode mais me tomar este carro porque já foi pago mais da metade do financiamento...Será que é verdade? É possível ser detido por falta de pagamento em uma situação assim como a minha? Já procurei o banco para tentar negociar este débito algumas vezes mas eles só aceitam o pagamento à vista...Existe algum meio legal de rever os valores que estão me cobrando e ainda parcela-los de forma que não seja necessária a entrega do veículo?

  Desde já agradeço a atenção...

Respostas

    V

    vitor rodolfo Sexta, 28 de outubro de 2011, 2h21min

    Bom à história é longa, mas vou ser o mais breve possível. Emprestei meu nome para meu pai para comprar um carro só que ele não pagou nenhuma das 60 parcelas do carro isso já faz quatro anos já pedi pra ele pagar, só que ele é não paga só me enrola. Para que eu não pega-se o carro ele ameaçava minha mãe e irmãos entre outras coisas. Agora não sei o que fazer, pois o carro foi apreendido pela policia militar está todo depenado até sem motor estou ficando louco pensando nisto não posso comprar nada no meu nome, pois está negativado, estou com medo de ser preso porque se houver busca e apreensão não terei como devolver o carro o que eu posso fazer se não tenho condição nenhuma de pagar este carro? Desde já obrigado pela atenção

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 28 de outubro de 2011, 14h54min

    Quanto a cadeia por motivo de ser depositário esqueça, pois o entendimento judicial mudou, digo, não cabe cadeia por tal motivo. Deve verificar que, adquirir veículo e não pagar uma só parcela em tese poderá copnfigurar crime de estelionato. Tal situação deve ser avaliada por um adv. criminalista

    R

    Roubado_Pelo_Governo Terça, 24 de janeiro de 2012, 3h36min

    Ola...Tinha um golf 2001 quitado .... Ele apareceu financiado em nome de um estranho pelo banco fianasa. Foi dado busca e apreensao na epoca.. O mesmo juiz mandou o banco me devolver o carro pois eu não havia vendido e nem financiado e desconhecia a pessoa e o banco do qual existia esse financiamento.Algum mes depois ele caiu em uma brits e foi preso por licenciamento atrasado .. Paguei o licenciamento fui retirar o carro e eles pediram tb a 2 via do recibo . Paguei as taxas e tentei solicitar ..Mas o detran não emite a 2 via do recibo estando o carro com processo judicial. Teria que aguardar a finalização do processo para pedir e conseguir a 2 via do docuemento e assim poder retirar o carro do patio ....Hj descobri que meu carro foi leiloado pelo dentra e ja esta circulando em outra cidade ...Estou louco ... Falei com o advogado que estava responsavél e o mesmo pareceu surpreso pois segundo ele o detran não poderia leiloar o carro estando ele em processo judicial ....Mas o carro foi leiloado por culpa de eu não tirar ele do patio pelo detran não emitir a 2 via do recibo por causa do carro estar em processo judicial devido a esse suposto financiamento que apareceu em nome de um fantasma do qual o banco não tem nenhum documento de compra que prove que esse carro tenha sido financiado pois não assinei nenhum recibo de venda e tão pouco eles tinha esse documento de venda provando o financiamento ... Mas meu carro foi leiloado o que faço ? To desesperado é sério .....Meu carro aparece financiado em nome de outra pessoa do qual o banco responsavél pelo financiamento não tem nenhum documento que prove esse suposto financiamento....O carro é preso em uma brits por liceciamento atrasado ..... Pra tirar o carro eu preciso da 2 via do recibo ....O detran não emite 2 via estando o carro em processo judicial ...Eu sou obrigado a aguardar a finalização do processo .....Mas antes disso meu carro é leiloado e eu nem seguer fui notificado antes ....
    Alguem me ajude por favor é

    R

    Roubado_Pelo_Governo Terça, 24 de janeiro de 2012, 4h56min

    Ola...Tinha um golf 2001 quitado .... Ele apareceu financiado em nome de um estranho pelo banco fianasa. Foi dado busca e apreensao na epoca.. O mesmo juiz mandou o banco me devolver o carro pois eu não havia vendido e nem financiado e desconhecia a pessoa e o banco do qual existia esse financiamento.Algum mes depois ele caiu em uma brits e foi preso por licenciamento atrasado .. Paguei o licenciamento fui retirar o carro e eles pediram tb a 2 via do recibo . Paguei as taxas e tentei solicitar ..Mas o detran não emite a 2 via do recibo estando o carro com processo judicial. Teria que aguardar a finalização do processo para pedir e conseguir a 2 via do docuemento e assim poder retirar o carro do patio ....Hj descobri que meu carro foi leiloado pelo dentra e ja esta circulando em outra cidade ...Estou louco ... Falei com o advogado que estava responsavél e o mesmo pareceu surpreso pois segundo ele o detran não poderia leiloar o carro estando ele em processo judicial ....Mas o carro foi leiloado por culpa de eu não tirar ele do patio pelo detran não emitir a 2 via do recibo por causa do carro estar em processo judicial devido a esse suposto financiamento que apareceu em nome de um fantasma do qual o banco não tem nenhum documento de compra que prove que esse carro tenha sido financiado pois não assinei nenhum recibo de venda e tão pouco eles tinha esse documento de venda provando o financiamento ... Mas meu carro foi leiloado o que faço ? To desesperado é sério .....Meu carro aparece financiado em nome de outra pessoa do qual o banco responsavél pelo financiamento não tem nenhum documento que prove esse suposto financiamento....O carro é preso em uma brits por liceciamento atrasado ..... Pra tirar o carro eu preciso da 2 via do recibo ....O detran não emite 2 via estando o carro em processo judicial ...Eu sou obrigado a aguardar a finalização do processo .....Mas antes disso meu carro é leiloado e eu nem seguer fui notificado antes ....
    Alguem me ajude por favor é sério

    J

    Julia e Lucas Quarta, 25 de janeiro de 2012, 13h32min

    Fiz um financiamento de um carro (leasing) em 60 vezes, poré m estou passando por dificuldades e atrasando as prestações. Já paguei 44 prestações e hoje me encontro com 03 prestações em aberto (nov/dez/jan). Recebi o contato de um escritório de advogado me precionando a pagar e eu informei que ainda não possuo condições então eles me informaram que abriram um processo de busca e apreensão do veiculo.
    Eles podem fazer isso?? E como fica o que já paguei?? Eles falaram que posso refinanciar as 16 parcelas que faltam começando a pagar daqui a 2 meses mas continuaram sendo 16 parcelas acrecidas de mais juros... Oque devo fazer??? Me ajudem por favor estou deseperada...

    J

    Julia e Lucas Quarta, 25 de janeiro de 2012, 13h34min

    Fiz um financiamento de um carro (leasing) em 60 vezes, poré m estou passando por dificuldades e atrasando as prestações. Já paguei 44 prestações e hoje me encontro com 03 prestações em aberto (nov/dez/jan). Recebi o contato de um escritório de advogado me precionando a pagar e eu informei que ainda não possuo condições então eles me informaram que abriram um processo de busca e apreensão do veiculo. Eles podem fazer isso?? E como fica o que já paguei?? Eles falaram que posso refinanciar as 16 parcelas que faltam começando a pagar daqui a 2 meses mas continuaram sendo 16 parcelas acrecidas de mais juros... Oque devo fazer??? Me ajudem por favor estou deseperada...

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 25 de janeiro de 2012, 14h37min

    Se não tem condições de pagar , só existe dois caminhos menos doloroso: Transferir o fianciamento ou entregar o veículo. Procurar um advogado PESSOALMENTE e IMEDIATAMENTE SE FAZ NECESSÁRIO.

    B

    brunocruz Sexta, 03 de fevereiro de 2012, 12h53min

    me ajudem

    estou a 6 meses desempregado, e estava financiando um automóvel já paguei metade do financiamento que foi feito em 36x paguei 19x o banco esta me ligando mas estou tentando negociar um refinanciamento, eles estão determinando datas para min pagar mas não consigo pois estou desempregado, o banco pode fazer busca do veiculo?
    teria a possibilidade de refinanciamento da vivida para o valor ficar menor?
    por favor aguardo retorno

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 03 de fevereiro de 2012, 13h59min

    A lei vigente não obriga a financeira efetuar acordo e/ou parcelamento, sendo assim, é irrelevante para a lei a sua situação financeira précária. Para não eter o seu veículo apreendido lhe resta três saidas: pagar, transferir o financiamento para terceiro ou entregar o carro de forma amigável. Por fim, procurar um advogado de confiança OU Defensor Público PESSAOLMENTE, se faz necessário.

    Fundamento legal: Dec. Lei 911/69.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes.

    E

    ederson.gm Quinta, 23 de fevereiro de 2012, 19h51min

    Olá. um rapaz que se dizia meu amigo me vendeu uma moto que supostamente estava dado baixa nos documentos no Detran (ele me falou que comprou num leilão). Comprei ela para fazer trilhas, por isso não desejava uma moto que tivesse documentos... hoje fui descobrir que a moto está com busca e apreensão.
    Vou devolver a moto para ele, mas se antes disso pegarem a moto comigo, sou eu que deverá arcar com as dívidas? quais as punições que vou receber? lembrando que quando eu comprei, fiz ele assinar um papel dizendo que estava me vendendo a moto..

    Obrigado.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 23 de fevereiro de 2012, 20h07min

    Não existem outros riscos para você, apenas de eventualmente de perder o valor pago, isso no caso dele se recusar a pagar e não tiver condições para tal.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes

    P

    pauloo cgm Sexta, 24 de fevereiro de 2012, 11h25min

    gostaria de saber o telefone e o endereço do advogado sou de São José dos Pinhais PR

    email [email protected]

    E

    ederson.gm Sexta, 24 de fevereiro de 2012, 11h34min

    Obrigado Dr. Antonio Gomes pela orientação
    T+

    E

    ederson.gm Sexta, 24 de fevereiro de 2012, 12h21min

    Dr., outra dúvida... Pratico trilha em uma chácara de um amigo meu, o terreno é dividido por uma rodovia. A casa onde ficam as motos fica de um lado e o terreno com a pista fica na frente, mas, do outro lado da BR. Se no momento da travessia eu for parado por um policial quais as punições que receberei por a moto estar no estado que comentei anteriormente?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 24 de fevereiro de 2012, 13h53min

    Bom se a moto tiver com o IPVA atual pago e o motorista com habilitação válida, nada acontece, digo, o veículo é liberado. O problema de dívida de financiamento não diz respeito para as autoridades de trânsitos, exceto que exista uma ordem judicial determinando para apreender o veículo .

    B

    bete lins Quinta, 29 de março de 2012, 11h50min

    bom dia doutor,estou com algumas duvidas e preciso da sua ajuda.tenhe como o proucurador de uma empresa vender um carro sem o proprietario assinar?o devedor solidario precisa assinar mesmo nao fazendo mas parte da empresa?se a empresa nao pagar alguma divida o proucurador tambem e responsavel pelas dividas?desde ja agradeço.

    G

    Grazy Brandão Sábado, 07 de abril de 2012, 21h59min

    Olá, tinha um carro e acabei vendendo pra um conhecido.
    Mas ele pagou so uma parte, que era o faltava pra quitar o financiamento.
    Ja chegou o recibo e nao encontro pra transferencia e pra ele me pagar o q falta.
    E eu nao fiz contrato nada.
    Ele sumiu com o carro, nao atende telefonema.
    Procurei um advogado e entrei com uma ação pra receber o restante e pra fazer tranferencia do Veiculo. Mas nao tive sucesso.
    Dai fiz um boletim pra Busca e Apreensão.
    E ate agora nada, nem carro, nem dinheiro, nem o rapaz.
    O q devo fazer??

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 07 de abril de 2012, 22h44min

    Enquanto não localizar o cidadão ou o veículo, nada a fazer. Na próxima que necessitar de comprar ou vender bens móveis ou imóveis vez procurar um advogado para efetivar o contrato formal. Por fim, seguir orientação do seu advogado.

    F

    fernando 2 Segunda, 16 de abril de 2012, 10h11min

    Bom dia, tenho a seguinte situação e por gentileza preciso de esclarecimento...

    tenho um veiculo financiado, estava pagando as parcelas com dois meses de atraso, mas todo mes tinha juros muito altos, e nao conseguia pagar a parcela do mes, entao deixei duas atrasadas e continuei pagando as parcelas do mes com cerca de 10 dias de antecedencia, enquanto tentava um parcelamento das duas parcelas que ficaram pendentes, a cobradora diz que nao vai parcelar e me cobram o pagamento das parcelas atrasadas, mas no momento se eu pagar as atrasadas, a do mes vai atrasar, eles ameaçam dar busca e apreensao no veiculo, com duas parcelas podem tomar o veiculo?

    Obrigado.

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 16 de abril de 2012, 13h19min

    Em tese, uma vez comprovado e notificado da mora ainda que um mês, assiste o direito da financeira demandar em juízo com ação cautelar de busca e apreeensão, e cabe ao magistrado deferir. Deve demandar em juízo para consignar em pagamento as parcelas cobradas com os valores exorbitantes, para tanto, procurar a Defensoria Pública ou um advogado de sua plena confiança.