Gostaria muito de alguns esclarecimentos sobre busca e apreensão de veículos... Há dois anos atrás, financiei um carro em 24 parcelas e após pagar 14 delas resolvi negociar o carro com um vizinho de condomínio, o qual se comprometeu a quitar e transferir o bem em duas semanas.Porém, apesar de ter pago aquilo que pedi pelo oque eu já havia quitado (14 parcelas ), ele não cumpriu mais nada do que havia combinado e ainda repassou o veículo para uma terceira pessoa que também não pagou mais nada.Só agora, depois de 300 dias sem notícias do veículo, é que consegui localizá-lo em outra cidade, bastante deteriorado/ avariado.Então eu eu o truxe de volta para casa, sem saber como devo proceder, já que liguei para o banco e o valor para quitar a dívida é bem maior do que o valor do próprio veículo... Minhas dúvidas sãö...

Um amigo me informou que o banco não pode mais me tomar este carro porque já foi pago mais da metade do financiamento...Será que é verdade? É possível ser detido por falta de pagamento em uma situação assim como a minha? Já procurei o banco para tentar negociar este débito algumas vezes mas eles só aceitam o pagamento à vista...Existe algum meio legal de rever os valores que estão me cobrando e ainda parcela-los de forma que não seja necessária a entrega do veículo?

  Desde já agradeço a atenção...

Respostas

    F

    Fabiano E. Alves Quinta, 26 de maio de 2011, 11h05min

    Dr. mas não há risco de prisão, neste caso?

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 26 de maio de 2011, 12h22min

    Absolutamente, não.

    M

    MARCIO RUFINO Quinta, 26 de maio de 2011, 13h30min

    Estou com 2 parcelas do meu financiamento atrasadas ira vencer a 3 dia 30 do mes de maio, quero pagar as 3 parcelas vencidas dia 31 isso é possivel, como devo proceder neste caso, sera que dia 31 consigo pagar as 3 parcelas em atraso, ou terei que aguardar uma busca e apreenção do veiculo, sabendo que foram pagas 17 parcelas da 60 parcelas do contrato que é CDC, o departamento juridico da assesoria juridica ira me dar esta possibilidade se meu contrato estiver com o juridico da empresa de cobrança que é ML assesoria juridica.

    M

    MARCIO RUFINO Quinta, 26 de maio de 2011, 14h17min

    Sabendo que dei 13000,00 de entrada

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 26 de maio de 2011, 15h53min

    Procurar o cerdor para pagar a dívida vencida, se houver recusa constituir um advogado para providenciar o pagamento em juízo,portanto, não deve aguardar a demanda nem muito menos busca e apreensão.

    Att.
    Adv. Antonio Gomes.

    L

    Leonardo Rocha Quinta, 09 de junho de 2011, 16h07min

    Tenho 4 parcelas em atraso de um veículo, o processo de busca e apreensão já foi pedido pelo banco mais o juiz ainda não expediu o mandado, não tenho condições de pagar as parcelas com juros e custas processuais, qual a melhor saída? A entrega amigável do veículo?

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 09 de junho de 2011, 20h01min

    CONSTITUIR UM ADVOGADO PARA DEPOSITAR EM JUÍZO NO PRAZO LEGAL OU NEGOCIAR COM O SETOR JURÍDICO DO BANCO. Não sou favoravel os consumidores negociarem sem assistencia de advogado, ainda que administrativo, em face de financeira, uma que que tenho a presunção que são todas agiotas e responsaveis pela maioria dos problemas sociais ligado a $$$$ do Brasil, digo, todo banqueiro brasileiro merece ter sua cabeça esmagada.

    T

    thatyanna Terça, 12 de julho de 2011, 17h55min

    Boa tarde!
    Estou com um problema e não sei direito como resolver.
    Comprei um carro no dia 19/05/2011, fiz o agendamento no dia 07/06/2011 junto ao detran, mas só tinha vaga disponivel dia 31/08/2011. Ontém dia 11/07/2011 meu carro foi apreendido em uma blitz,alegação do policial foi que meu carro estava vedado a circulação,não quiz nem saber do agendamento. Como se a população tivesse culpa pelosistema do detran ser lento. Me dirigi a concessionaria(que é de nome e autorizada),onde comprei o veiculo e ficaram de fazer a liberação do veiculo no depósito, hoje quando fui buscar o carro na concessionaria,ele me informaram que o documento do carro esta preso( não sei se no batalhão,no detran) nem eles sabem ou se estão agindo de má fé.
    Agora as minhas perguntas
    A concessionaria pode entrega um documento vedadoa circulação ao cliente,sabendo que o orgão responsavel esta demorando para fazer o agendamento?
    O policial pode apreender e depois não devolverem o documento do veiculo?
    Como devo proceder nesse caso?
    Grata Tatiana

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 12 de julho de 2011, 19h05min

    Constituir um advogado para resolver a questão.

    L

    lpt Terça, 19 de julho de 2011, 2h41min

    Comprei um carro no final do ano de 2006, o financiamento é leesing em 5 anos. O término do financiamento é agora em 28 de dezembro de 2011. Tenho pago sempre com atraso as prestações, e com isso já está pago R$ 44.685,00. O total do financiamento, se pagasse tudo em dia seria de R$ 47.377,80, já que as prestações são de R$ 789,62. Mas estou em atraso em três prestações, mas sempre em contato com os advogados do banco e agora faltando as dez prestações para pagar (contado com as que estão atrasadas), eles vieram apreender e levaram o carro. Isso está correto? O que posso fazer para ter meu carro de volta? Posso entrar com alguma ação contra o banco já que o carro está quase quitado? E na busca do carro com reboque me senti envergonhada e além disso meus filhos choraram muito já que os colegas ficaram rindo deles. O que posso fazer?

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 19 de julho de 2011, 12h58min

    Veremos:

    ".... vieram apreender e levaram o carro. Isso está correto?

    R- É legal. Conclusão se é legal é correto.

    O que posso fazer para ter meu carro de volta?

    R- Purgar a mora no prazo da lei, digo, cinco dias após apreensão.

    Posso entrar com alguma ação contra o banco já que o carro está quase quitado?

    R- Legalmente não existe tese jurídica para fundamentar tal pretensão.

    E na busca do carro com reboque me senti envergonhada e além disso meus filhos choraram muito já que os colegas ficaram rindo deles. O que posso fazer?

    R- nesse casa nada, além de pagar a dívida no prazo legal, sob pena de maiores prejuizos, digo, perder definitivamente o veículo.

    Por fim, constituir um advogado pessoalmente, face o seu direito de purgar a mora ou requer o RVG - valor residual garantido, por ser o contrato de leasing .

    Att.

    Adv. Antonio Gomes.

    L

    lpt Quarta, 17 de agosto de 2011, 21h09min

    Antes de tudo, muito obrigada pelas dúvidas esclarecidas. Consegui reaver o meu carro.
    Paguei as quatro parcelas atrasadas que dava R$ 3.200,00, o banco me cobrou
    R$ 6.221,00. Eu estou achando esse juros muito altos, gostaria de saber se eu posso procurar a Defensoria Pública do meu bairro e pedir para que refaçam os juros, já que o meu carro é leesing, o valor do financiamento é de R$ 47.377,80 e eu já paguei mais ou menos uns R$ 52.000,00 e ainda continuo devendo mais ou menos R$ 3.200,00. É válido eu procurar a Defensoria ou é perda de tempo?

    L

    lpt Quarta, 17 de agosto de 2011, 21h19min

    Esqueci de dizer que o valor do meu carro na nota é de R$ 26.800,00.
    Obrigada. Aguardo sua resposta.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 17 de agosto de 2011, 22h04min

    Sem ônus, tudo é válido. Procure o defensor.

    L

    lpt Quinta, 18 de agosto de 2011, 13h44min

    Muito obrigada pela ajuda.

    V

    Viviani Carolina Domingo, 25 de setembro de 2011, 19h34min

    Boa noite,
    tenho um veiculo financiado, paguei somente 6 parcelas, e devido a dificuldades financeiras, não tenho mais como continuar a paga-lo. O veiculo esta com 3 parcelas vencidas, antes de vencer a primeira parcela, entrei em contato telefonico com o banco, e o mesmo me disse que não trabalhava com entrega amigável do bem, expliquei que não tinha mais condições de continuar a pagar o financiamento, e também pedi uma copia do contrato para possível revisão das parcelas. Agora uma firma de advocacia esta entrando em contato para que eu pague as parcelas vencidas e agora me oferenceram a entrega amigável. Segundo a firma de advocacia, o veicula esta com busca e apreensão, me informaram que mesmo com a entrega do veiculo, a divida vai continuar e terei que pagar a diferença depois do veicula leiloado, isso é verdade? O que acontece se eu não entregar o veiculo? Posso ser pressa?

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 25 de setembro de 2011, 19h41min

    Boa noite, vamos direito a solicitação:

    isso é verdade?

    R- É vedade.

    O que acontece se eu não entregar o veiculo?

    R- nada, além de busca do veículo onde ele se encontrar, usando a força policial se necessário for.

    Posso ser pressa?

    R- Não por isso.

    Obs. Irrelevante para a lei problemas financeiro do adquiriente. Se não cumprir o contrato terá os seus bens penhorados e no futuro arrematados. Se não houver bens penhoravéis tudo ficará tudo como dantes no quartel de abrantes, ou seja, devo não nego pago quando puder, e se não prescrever antes.

    Att.
    Adv. Antonio Gomes
    [email protected]

    V

    Viviani Carolina Domingo, 25 de setembro de 2011, 20h38min

    Muito obrigada pelas informações

    C

    CLEBER BORGES Sábado, 22 de outubro de 2011, 0h37min

    Olá,
    estou com problema serio comecei trabalhar com uma empresa de franquia de ecv's ecobrasil vistorias eo diretor da empresa josé garcia me propos de trabalhar com ele na venda das franquias em mato grosso só que tinha que tirar um carro financiado e tinha que ser um carro de estatus que ele pagaria o carro sem atrasar nem uma parcelas e que me daria 10% das vendas a qual sairia 25.000.00 cada franquia vendida, tirei uma land rouver 2008 no nome da minha mulher 100% financiada de uma garage
    pelo banco sandader; eo jose garcia foi embora e me deixou com as parcelas toda sem pagar nemhuma tirei em dezembro do ano passado já vai fazer um ano de atraso eo banco não quer pegar ela na quitação total da divida, o banco pega pra ir pra leilão eo resido que ficar eu tenho que pagar assim não faço nunca prefiro ficar devendo mais com carro entrego só com quitaçao total da divida, outra coisa minha mulher é do lar não tem renda pra pagar uma prestação de 3.888.88. E eles aprovaram por causa do jose garcia não sei o que ele fez pra aprovar o financiamento só sei que aprovou.

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 22 de outubro de 2011, 0h44min

    Ciente.