Gostaria muito de alguns esclarecimentos sobre busca e apreensão de veículos... Há dois anos atrás, financiei um carro em 24 parcelas e após pagar 14 delas resolvi negociar o carro com um vizinho de condomínio, o qual se comprometeu a quitar e transferir o bem em duas semanas.Porém, apesar de ter pago aquilo que pedi pelo oque eu já havia quitado (14 parcelas ), ele não cumpriu mais nada do que havia combinado e ainda repassou o veículo para uma terceira pessoa que também não pagou mais nada.Só agora, depois de 300 dias sem notícias do veículo, é que consegui localizá-lo em outra cidade, bastante deteriorado/ avariado.Então eu eu o truxe de volta para casa, sem saber como devo proceder, já que liguei para o banco e o valor para quitar a dívida é bem maior do que o valor do próprio veículo... Minhas dúvidas sãö...

Um amigo me informou que o banco não pode mais me tomar este carro porque já foi pago mais da metade do financiamento...Será que é verdade? É possível ser detido por falta de pagamento em uma situação assim como a minha? Já procurei o banco para tentar negociar este débito algumas vezes mas eles só aceitam o pagamento à vista...Existe algum meio legal de rever os valores que estão me cobrando e ainda parcela-los de forma que não seja necessária a entrega do veículo?

  Desde já agradeço a atenção...

Respostas

    A

    aparecida esther de brito amaro Terça, 20 de janeiro de 2009, 16h39min

    estou com 04prestaçoes do meu carro em atraso, como ja paguei mais ou menos 80% do carro, mas fiquei sabendo que o carro esta com busca e apreensao. como devo agir , posso ir direto falar em juizo e tentar resolver essa pendencia para nao perder o carro. aguardo uma resposta, pois estou precisando resolver esse problema, obrigado

    M

    maria ines de souza freitas Sábado, 24 de janeiro de 2009, 1h03min

    a moto de meu marido teve busca e apreensao; a oficial de justiça disse que se pagassemos as parcelas em atraso poderiamos ficar e retirar a moto. mas ja na no escritorio de cobranças disseram que teriamos que quitar a moto toda, e mesmo tendo entregado no nome dele continuara sujo isso e verdade

    A

    arlindo docarmo Sábado, 24 de janeiro de 2009, 19h12min

    oladotor euperdi todos os meus doqumento ea parecu un fi nansia mento nomeu no me e agora ta atra zado 2 anos eobanco ta atras demin eu nao cei de financia manto nem un

    J

    jorge Segunda, 26 de janeiro de 2009, 10h36min

    AO perder o documento primeira coisa. fazer é ir a delegacia e fazer um boletim de
    ocorrencia pegar a copia do mesmo e guardar nesse caso apresenta-lo ao banco
    sendo que a data da ocorrencia seja antes da data do financiamento

    J

    jorge Segunda, 26 de janeiro de 2009, 10h51min

    eu conheço um advogado ai no paraná que pode resolver seu probrema eu coloquei
    meu carro na mão dele eu pagava 327,00 devido a situação atrazei 3percela
    o advogado baixou a pacela parcela de 327 para 98 reais deixe seu imail ou telefone
    eu entrarei em contato A o processo demorou 60 dias

    D

    DEVID OLIVEIRA DE LUNA Segunda, 26 de janeiro de 2009, 11h30min

    Sou estudante de direito e trabalho atualmente com busca e apreensao.
    Espero poder ajudar em alguma coisa.

    Em primeiro lugar a financeira so deve dar entrada no processo de "busca e apreensao" ou "reintegração de posse" se voce ja tiver sido notificado pelo cartorio local (de sua cidade ou estado como admite a melhor doutrina), seu contrato deve ter tambem uma faixa de atraso acima de 120 dias.

    Fora disso se o bem for apreendido voce sera citado para apresentar contestação (aconselho a todos contestar pois senao podera implicar em revelia agravando a situação).

    Os bancos trabalham com acessorias especializadas em cobrança e apreensao de veiculos, perguntem ao operador como é o procedimento para "Entrega Amigavel Com Quitação do bem" se for sem quitação voce perde seu veiculo e todo o dinheiro ja pago.

    ACONSELHO A TODOS IREM COM UM ADVOGADO QUANDO FOREM ENTREGAR SEU VEICULO A UMA DESSAS ACESSORIAS OU ATE MESMO QUANDO O BEM FOR APREENDIDO.

    Toda Ação e Busca e apreensao conta com uma planilha de seus debitos com juros absurdos. Nao concorde com o valor que como vejo diariamente as vezes chega a triplicar.

    IMPORTANTE: A acessoria nao pode "pegar" seu carro ou moto se nao estiver com um mandado judicial estam nao se intimide com as cobranças.

    Se seu nome foi incluso em SPC,SERASA etc e voce nao foi notificado(por escrito) desse procedimento a inclusao foi ilegal cabendo um dano moral com indenização fixada pelo STJ de R$8000,00.

    Qualquer duvida estarei aqui, espero ter ajudado, quem tiver alguma duvida em alguma coisa que nao abordei pode falar que respondo o mais rapido possivel.

    Devid Luna

    D

    DEVID OLIVEIRA DE LUNA Segunda, 26 de janeiro de 2009, 11h39min

    Geralmente a busca dar-se em 120 dias porem isso varia de banco pra banco e depende do risco do contrato.Geralmente quando eles ja ajuizaram a ação de busca eles nao querem receber o valor das parcelas ou ate mesmo de uma parcela, o ideal é entrar com uma consignação em pagamento (pagar é direito do devedor) e depositar todo o valor pendente em juizo. Procure um advogado ou ate mesmo a defensoria que voce sera esclarecido.

    Qualquer duvida estou por aqui.

    Devid Luna

    D

    Denise_1 Segunda, 26 de janeiro de 2009, 16h55min

    Boa Tarde, minha mãe comprou um carro e parcelou em 48x já pagou 39 sendo que 4 estão em atraso e 5 faltam vencer.
    1- a financeira não quer negociar as dívidas eu disse que pagaria as 4 em atrasos dia 2 de fevereiro, mas ela não aceito disse que vai mandar busca e apreensão.

    2- se for para o juiz eu terei que pagar todas as parcelas até as que não venceram?

    3- se for para busca e apreensão não poderei mais recuperar o carro?

    4- estou desesperada paguei quase tudo.

    o que eu posso estar fazendo?

    D

    DEVID OLIVEIRA DE LUNA Segunda, 26 de janeiro de 2009, 21h05min

    Se a financeira se nega a receber, procure um advogado e entre imediatamente com uma "ação de cosignação de pagamento".Este instituto é um direito do devedor para pagar o que lhe é devido e ficar longe dos abusos cometidos pelas financeiras, se for para busca e apreensao voce podera recuperar o carro pagando o valor dos calculos oferecidos pela financeira ou da contadoria da justiça.

    O mais indicado é a Senhora entrar com uma ação de cosignação de pagamento que nada mais é que um deposito judicial, pois pagar é um direito seu.

    Seu contrato pelo que voce informou passa dos 120 dias entao corra pois a justiça é lenta e se seu carro for apreendido voce ira passar um bom tempo sem ele.

    Espero ter ajudado.

    Devid O. Luna

    A

    arlindo docarmo Terça, 27 de janeiro de 2009, 21h37min

    mariadocarmo financieiuncarro epaqei6parcelas fiqei dezem pregada dai pacei ocarro para un vizinho mas ele cumil com ocarro e ele tambem jafas 2ano eacora euvou cerpresa obrigada mariado carmo cabraliapaulista sp

    C

    camila_1 Quarta, 28 de janeiro de 2009, 18h28min

    Meu marido financiou um carro em 36 parcelas ,só que devido a uma cirurgia que tive na época atrasamos 5 parcelas.Agora o veículo está com busca e apreensão.O que acontecerá agora?

    D

    DEVID OLIVEIRA DE LUNA Quarta, 28 de janeiro de 2009, 23h45min

    Sr. Arlindo do Carmo

    Nao consegui decifrar o comentario, favor coloca-lo mais legivel que terei o prazer de ajuda-lo.

    Devid Luna

    D

    DEVID OLIVEIRA DE LUNA Quarta, 28 de janeiro de 2009, 23h49min

    Sra. Camila

    O carro sera apreendido porem existem maneiras de voce ficar com seu carro, qual seja...pagando os debitos que estao em atraso atravez de deposito judicial.Como voce soube que estava com busca e apreensao ?

    Preciso de mais detalhes para poder ajuda-la melhor, quantas prestaçoes foram pagas...

    Tudo que voce souber sera bem vindo para poder esclarece-la.

    Devid Luna

    M

    Max Cunha Quinta, 29 de janeiro de 2009, 0h21min

    Não mais existe prisão por alienação de veículos. O STF também confirmou, em recente julgamento, que não cabe prisão por alienação fiduciária. Qualquer ameaça deve se impetrar Hábeas Corpus preventivo. Pesquise jurisprudências no site do STJ e STF.

    M

    Max Cunha Quinta, 29 de janeiro de 2009, 0h24min

    Se você já pagou mais de 40% nã impede da busca e apreenção, no entanto, você pode purgar a mora, isto é, pagar o atrasado em juízo com as custas e honorários, costuma ser caro. Pode, também, fazer acordo com o banco.

    M

    Max Cunha Quinta, 29 de janeiro de 2009, 0h31min

    Karinne Azevedo de Medeiros

    O RE do STF que você se referiu já foi julgado e por unanimidade o STF também aboliu a prisão por alienação fiduciária.

    A

    arlindo docarmo Quinta, 29 de janeiro de 2009, 9h25min

    a minha mae finansio un carru e ela pago 6 par celas e ela pa co ocarro parra otra pecoa e apecoa cumil com ocarro jafas 2 anos eagora ela podecer presa sin ou nao

    D

    Dilamar Quinta, 29 de janeiro de 2009, 19h29min

    estamos devendo as parcelas de 10 de dezembro e 10 de janeiro o cobrador da empresa nova quest de bauru ligou dizendo que era para nós devolvermos o carro
    amigavelmente e fora as ofensas absurdas que sofremos no telefone por esse mesmo cobrador (nada preparado para lidar com essas situações) disse que estariamos recebendo o documento da busca do veiculo, pedi que me desse alguns dias para pagarmos a de dezembro e mais alguns dias para a de janeiro que logo estariamos com todas as parcelas em dia, ele disse aos gritos que nao tinhamos mais tempo para isso e que teria que ser pago até no outro dia, quando falamos que nao tinhamos o dinheiro ele aos berros disse: entao tá bom, não entregam por bem, vao entregar para o oficial de justiça...achei precipitada a conversa dele, mas, gostaria de saber o que podemos fazer para resolver isso numa boa.....

    R

    Robson_1 Quinta, 29 de janeiro de 2009, 21h15min

    Olá gostaria que alguém me ajudasse. Comprei um carro em uma loja, de de entrada 1 carro no menor valor + dinheiro e fiz um leasing da diferença, porém já paguei quase 5 parcelas e todo esse tempo venho tentando entrar em contato com o Dono da Loja para me dar o recibo de venda para eu tranferir. acontece que devido essa demora faz 1 mes que fiquei sabendo que o dono da loja falta acertar 30% do valor do carro com o antigo dono, e agora o dono quer que eu pague essa diferença já que o lojista fechou a loja e fala que no momento não tem dinheiro para pagar e o antigo dono do carro falou que se eu não acertar esses 30% que falta vai mandar uma busca e apreensão do veiculo. O que faço? to desesperado!
    desde já agradeço

    D

    DANIELE_1 Sexta, 30 de janeiro de 2009, 21h01min

    Olá, Gostaria de saber como devo proceder em caso do não pagamento de veiculo.
    Financei um carro no ano de 2006, paguei 28 parcelas no valor de R$ 565,00 e dei r$ 3.000,00 de entrada na concessionária.
    Financiei o veiculo em 48 vezes, ou seja falta 20 parcelas, estou com 9 parcelas em atraso.
    Estou passando por uma crise fianceira, meu marido está afastado do emprego, eu trabbalho e ganho pouco, e ainda tenho que pagar minha faculdade, o banco fica ligando dizendo que vai aprender o carro, que quer fazer um acordo amigavél conosco, porém eu não quero devolver o carro pq é o unico meio que eu tenho de me locomover, quero pagar o restante mas agora não dá pq tenho que pagar minha faculdade, nos ajude por favor.

    atenciosamente,