Gostaria muito de alguns esclarecimentos sobre busca e apreensão de veículos... Há dois anos atrás, financiei um carro em 24 parcelas e após pagar 14 delas resolvi negociar o carro com um vizinho de condomínio, o qual se comprometeu a quitar e transferir o bem em duas semanas.Porém, apesar de ter pago aquilo que pedi pelo oque eu já havia quitado (14 parcelas ), ele não cumpriu mais nada do que havia combinado e ainda repassou o veículo para uma terceira pessoa que também não pagou mais nada.Só agora, depois de 300 dias sem notícias do veículo, é que consegui localizá-lo em outra cidade, bastante deteriorado/ avariado.Então eu eu o truxe de volta para casa, sem saber como devo proceder, já que liguei para o banco e o valor para quitar a dívida é bem maior do que o valor do próprio veículo... Minhas dúvidas sãö...

Um amigo me informou que o banco não pode mais me tomar este carro porque já foi pago mais da metade do financiamento...Será que é verdade? É possível ser detido por falta de pagamento em uma situação assim como a minha? Já procurei o banco para tentar negociar este débito algumas vezes mas eles só aceitam o pagamento à vista...Existe algum meio legal de rever os valores que estão me cobrando e ainda parcela-los de forma que não seja necessária a entrega do veículo?

  Desde já agradeço a atenção...

Respostas

    J

    jackson carlos santos gomes Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 2h24min

    OI, gostaria de tirar uma duvida;
    Em junho de 2006 tirei um veiculo financiado em 48x. Porém pra conseguir tirar esse carro recorri a um emprestimo no banco pra quitar alguma pedencias que estava com o banco (pra tirar o o nome do serasa) pois tinha um valor pra receber e assim contei com esse dinheiro pra fazer essa quitação, ou seja juros em cima de juros.Pois bem com o nome limpo financiei o carro , só que nem tudo acontece como queremos ; No findar de 2006 nem indenisação saiu e nem consegui pagar minhas divdas agora com dois bancos.Um que me financiou o veiculo e o outro banco que me emprestou o valor este que nem passou pelas minhas mãos. Enfim me enrolei todo em junho de 2007 estava sujo em um banco (emprestimo) e com duas prestações atrazadas do carro ;Pra meu desespero.Sofri um acidente automobilistico em serviço ficando pelo sus e como a outra empresa que trabalhei ñ fazia os repasses das contribuições do inss tive meu salario cortado pela metade. Recebi ordem de busca e apreenção e em dezembro o veiculo foi entregue no forum.Donde dei entrada tb tentando evitar danos maiores. Em suma da 48 prestações paguei umas 10 prestações. Quando marcado pra comparecer no forum ia ate me informarem pra aguardar em casa pois qualquer coisa entrariam em contato via tel.Esses dias por curiosidade passei pelo forum e tirei aquele notificado amarelinho aonde diz como esta o processo informando reitegração de posse/manutenção e que saiu em diario oficial em dezembro.Estou deseperado pois ainda continuo pelo sus porem desmpregado com a mesma molestia do acidente e ñ entendendo como fiz tanta besteira junta. Peço pelo amor de Deus que me ajudem pois estou sem saber que direção eu tomo.Posso ser preso?Podem me obrigar a pagar a diferença do veic. leiloado?Tem como reverter essa situação?Pois o que estou recebendo pelo sus mal da pra nos alimentarmos.
    porf avor me ajudem

    Desde já agradeço a atenção...

    D

    DEVID OLIVEIRA DE LUNA Segunda, 09 de fevereiro de 2009, 4h06min

    Sr Dilamar

    Dano moral puro, procure um advogado...mesmo voce devendo a cobrança tem seus limites expressos no CDC.

    L

    leandro soares Segunda, 09 de fevereiro de 2009, 19h07min

    olá tenho uma duvida a respeito de busca e apreensão, vendi um carro em 2006 e o comprador pagou 700,00 e quitou duas parcelas do financiamento duas ultimas,só que até então ñ passou o veiculo p/ nome dele e começou a aparecer multas em meu nome ,entrei na justiça contra ele ,entramos em acordo em juizo ele ñ cumpriu a ordem judicial e o caso foi arquivado, ñ entendi porq ,mas até ai td bem,só que o veiculo tem aproximadamente 16 multas gravissimas e no dia da audiencia ele acinou um termo perante ao juiz se responsabilizando por todas infrações cometidas apartir da data da venda,só que no dia 09/02/09 fui renovar minha habilitação e ñ pude tenho que fazer reciclagem e pagar 180 por aulas sendo que ele tinha acinado o termo e mesmo assim entrou as multas em minha habilitação, pergunto oque devo fazer p/ resolver isso de forma rapida? desde já agradeço.. leandro soares

    P

    Paulo Cesar_1 Segunda, 09 de fevereiro de 2009, 21h20min

    Senhores...boa noite... 09/02/09 => 21:17 hs

    Gostaria de saber sobre débitos com a Eletropaulo
    Meu Filho abriu uma empresa de pequeno porte.
    Como estava demorando muito para sair o CNPJ (morosidade), foi até a Eletropaulo e colocou a conta em seu nome (consumo médio mensal de R$ 3.000,00).
    Passados alguns meses, a Eletropaulo foi até o local e disse que teriam que fazer uma análise criteriosa no relôgio marcador.
    Alguns dias depois enviaram uma carta solicitando o pagamento de R$ 39.000,00 alegando que a empresa havia "mexido" no lacre do relôgio, e que pela média de pico a empresa havia "roubado" energia (o que é um absurdo).
    Diante de tal situação, entramos com uma ação de defesa e o Juiz mandou fazer a perícia => Passados alguns meses o Juiz deu ganho de causa para a Eletropaulo
    Nosso advogado entrou com uma nova defesa...(o caso está tramitando em juízo)

    Quando entramos no galpão deveríamos receber uma orientação da imobiliária para fazer um levantamento junto com a Eletropaulo para verificar o referido rompimento do Lacre do relôgio...Infelizmente não fomos orientados.

    Perguntas.:
    1-) Caso uma ação contra a Imobiliária desta falta de informação ?
    2-) Como a empresa está sendo desativada (situação de mercado / concorrentes / falta de visão de negócio / etc...) meu filho não teria a menor condição de pagar vultosa dívida. Nosso "Advogado" disse que cabe recurso/ tentará diminuir o valor da dívida / parcelamento / etc... mas que no futuro próximo muito provável que ele (meu filho) tenha que pagar => caso contrário o Juiz pode pedir PRISÃO CIVIL
    ==> Isto realmente pode ocorrer
    3-) Como devo agir ?

    Fico no aguardo de um breve e ansioso retorno

    Atenciosamente

    Paulo César

    C

    claudia_1 Terça, 10 de fevereiro de 2009, 16h40min

    ola,por favor se puder me ajudem,terminei de pagar minhas ultimas parcelas do meu carro,com valor menor pela justiça ,ja tem 2 anos,e ate não posso vender meu carro porque ainda estou confinada com a finasa,eles me ligaram pedidndo para fazer um acordo no qual eu devo pagar alem do valor do deposito em juizo,que é no valor de 1.400,00+ 1.600,00,so que eles querem que meu advogado levante este valor que esta em juizo,esta uma confusão,eles mudam o valor,meu carro ja esta pago a 2 anos.eu quero me livrar e não sei o que fazer,meu advogado fala que é assim mesmo.o que faço alguem pode me ajudar

    P

    Paulo Cesar_1 Quarta, 11 de fevereiro de 2009, 11h43min

    São Paulo 11/02/09

    Gostaria de saber sobre débitos com a Eletropaulo
    Meu Filho abriu uma empresa de pequeno porte.
    Como estava demorando muito para sair o CNPJ (morosidade), foi até a Eletropaulo e colocou a conta em seu nome (consumo médio mensal de R$ 3.000,00).
    Passados alguns meses, a Eletropaulo foi até o local e disse que teriam que fazer uma análise criteriosa no relôgio marcador.
    Alguns dias depois enviaram uma carta solicitando o pagamento de R$ 39.000,00 alegando que a empresa havia "mexido" no lacre do relôgio, e que pela média de pico a empresa havia "roubado" energia (o que é um absurdo).
    Diante de tal situação, entramos com uma ação de defesa e o Juiz mandou fazer a perícia => Passados alguns meses o Juiz deu ganho de causa para a Eletropaulo
    Nosso advogado entrou com uma nova defesa...(o caso está tramitando em juízo)

    Quando entramos no galpão deveríamos receber uma orientação da imobiliária para fazer um levantamento junto com a Eletropaulo para verificar o referido rompimento do Lacre do relôgio...Infelizmente não fomos orientados.

    Perguntas.:
    1-) Caso uma ação contra a Imobiliária desta falta de informação ?
    2-) Como a empresa está sendo desativada (situação de mercado / concorrentes / falta de visão de negócio / etc...) meu filho não teria a menor condição de pagar vultosa dívida. Nosso "Advogado" disse que cabe recurso/ tentará diminuir o valor da dívida / parcelamento / etc... mas que no futuro próximo muito provável que ele (meu filho) tenha que pagar => caso contrário o Juiz pode pedir PRISÃO CIVIL
    ==> Isto realmente pode ocorrer
    3-) Como devo agir ?

    Fico no aguardo de um breve e ansioso retorno

    Atenciosamente

    Paulo César

    D

    DEVID OLIVEIRA DE LUNA Terça, 17 de fevereiro de 2009, 3h10min

    Paulo Cesar

    O caso é por demais simples. Chame ao processo a imobiliaria que como afirma o CDC alegando o art. 18 que preceitua:

    Art. 18 - Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

    e que a responsabilidade nao é sua e sim do fornecedor do serviço (aluguel) no caso a imobiliaria, o juiz raramente decreta a prisao civil pois o entendimento e a doutrina estao aos poucos extinguindo essa pratica em nossos tribunais.

    Qualquer duvida entre em contato direto comigo.

    [email protected]

    Devid O. Luna

    N

    Natalia Prado Quarta, 18 de fevereiro de 2009, 21h45min

    Boa Noite Dr !!!!

    Bom a minha dúvida é a seguinte meu namorado , comprou um carro em Abril de 2009, pagou as prestações em dias deixando atrasar as 5 ultimas dos meses passados, com receio de o carro entrar em busca e aprrensão, pagou duas parcelas, mesmo assim o carro foi apreendido, na sexta Feira ( Ultima ), sendo assim ele ligou p o banco p pagar as tres prestaçoes e o banco passou o cód de barras e o meu namorado foi pagar os debitos, com os debitos pagos eli ligou p o banco p saber onde o carro estava p poder ir buscar, a atendente informou p eli que eli não poderia i buscar a não ser que o carro fosse quitado, isto procede ?

    Tem como eli fazer algum tipo de acordo ?

    Por favor conto com a sua colaboração para me informar o que eu devo fazer em relação a este caso , estou sem nenhum tipo de resolução ?

    Desde já agradeço

    Natalia Prado

    A

    ALEXANDRE BARROS_1 Quinta, 19 de fevereiro de 2009, 20h30min

    Boa Noite!
    Tenho um financiamento pelo banco itau e atrezei 4 parcelas, entrei em contato com o escritorio de cobraça e paguei duas parcelas, depois mais duas, após esses pagamentos atrazei mais duas, antes de efetuar o pagamento das duas para atualizar o financiamento meu carro foi apreendido. No documento de busca e apreenção as parcelas informadas foram as que eu já havia pago. O Oficial de justiça informou que mesmo assim ele teria que levar o veiculo. Entrei em contato com o escritorio novamente e eles disseram que só liberam o carro se eu pagar as parcelas vencidas com juros e custas de cartorio, gostaria de saber se isso procede e se tenho com entrar com alguma ação contra o banco.

    S

    Saulo_1 Segunda, 23 de fevereiro de 2009, 13h25min

    Gostaria da ajuda profissional de vocês. Financiei um veículo em 36x e paguei somente 7 parcelas, pois estava com dificuldades financeiras. Para piorar bateram no meu carro e ele ficou em estado de PT. Não consegui mais pagar as prestações (abusivas) e a financiadora já entrou com busca e apreenção mais de (8 meses sem pagar). O banco não aceita o carro pois está batido e querem que eu pague parcelas com mais de 115% de juros por mês. (eu não conseguia pagar antes imaginem agora). Meu advogado disse para esperar eles virem buscar o carro que depois resolver. Como posso proceder?

    PS- estou com um processo contra a pessoa que bateu no meu carro. Não sei se isso ajuda.

    L

    leandro francisco de carvalho Segunda, 23 de fevereiro de 2009, 14h40min

    Boa Tarde !
    Comprei um cavalo mecânico ano 2004 + carreta ano 2002, com financimanto de R$ 128.000,00. A 1° parcela foi paga em Fev2008, porém está atrasada desde Setembro do mesmo ano, pois o motorista do veiculo ( meu irmão ) sumiu com o mesmo. Sei onde ele está, mas ele não quer me devolver o veículo. A minha pergunta é a seguinte: Como posso fazer pra reaver meu veiculo de volta ?? O que acontece se eu devolver o veículo ao banco ?? Como posso saber se o mesmo já está sendo procurado ?? ( Busca e apreensão ). Posso prestar uma queixa de apropriação indébita na delegacia ?? O que acontece com meu "irmão" ?? Com esse B.O posso retirar a ordem do banco de B.Apreensão e negociar a dívida ?? Além de tudo isso, um amigo fez uns cálculos e descobriu que o financiamento está com cobrança de taxas abusivas, posso usar isso em meu favor buscando uma ação de revisão ??

    Obg,

    S

    santos_1 Quarta, 25 de fevereiro de 2009, 9h21min

    Bom dia Devid.

    vc pode me orientar tenho um financiamento de veiculo com uma parcela atrasada. o financiamento foi em 48 x 480. ja paguei 12 e dei uma entrada de 2800 epoca.

    o bem é um corsa 98, que preço de tabela baixou devido a crise.naum consigo mais pagar este valor pois estou desempregado. o que posso fazer.

    R

    Rosana Quarta, 25 de fevereiro de 2009, 10h06min

    Tenho carro no qual eu comprei pela ABN AMRO BANK e estou com a parcela de 23/12/08 , 23/01/09 e 23/02/09 , gostaria de saber quando o carro vai para a busca e apreensao pois pretendo pagar a parcelas de dezembro e janeiro agora dia 15/03/09...sera que dar tempo ?

    no aguardo e obrigada

    A

    ANGELA Quarta, 25 de fevereiro de 2009, 17h39min

    Entregue a um advogado(a) cópia autenticada dos comprovantes de pagamento das parcelas constantes no processo de busca e apreensão e solicite autorização para depositar judicialmente o valor devido (as parcelas em atraso). Vc tem o direito de purgar a mora.

    A

    ANGELA Quarta, 25 de fevereiro de 2009, 17h41min

    ALEXANDRE BARROS,

    Entregue a um advogado(a) cópia autenticada dos comprovantes de pagamento das parcelas constantes no processo de busca e apreensão e solicite autorização para depositar judicialmente o valor devido (as parcelas em atraso). Vc tem o direito de purgar a mora.

    P

    Priscilla Assis Quinta, 26 de fevereiro de 2009, 22h18min

    Tenho um financiamento pela ABN AMRO BANK estou em atraso desde 05/12/2008... vou pagar alguma prestação no dia 09/03/2009.... Gostaria de saber a respeito de busca e apreensão o que pode acontecer e se eu entrar com um processo junto ao Procon pq to tentando negociar o pagamento desde semana passada e eles (a financeira) não quiseram um acordo que fosse acessível pra mim, esse processo pode suspender a busca e apreensão? Estou no aguardo pois já paguei 27/36 prestações do meu carro e não quero perde-lo... Desde já agradeço!

    E

    ELISANGELA_1 Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 10h13min

    Estou com medo de entrar em uma fria, meu marido está fazendo um negocio com o padrasto dele, comprando um carro que está com problema judicial... Por causa de uma divida antiga a justiça colocou o carro como uma forma de GARANTIA DA DIVIDA.
    Já teve a 1ª audiência, meu sogro disse que já pagou a divida e que a causa está quase ganha... mas o carro não pode ser transferido pro nome do meu marido, só depois que tudo acabar, como podemos proceder? isso vai ser um bom negocio? ou uma enorme dor de cabeça? E se sairmos com o carro corremos o risco de ser apreendido?

    No aguardo e obrigada!

    E

    eneias silverio Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 11h19min

    comprei um carro de terceiro com cinco parcelas em abertas so que paguei a parcela que nao estava vencida o banco aceitou como sei se estou correndo risco de perder o carro ,e vou parcela de março agora tambem mas desde mes 09/2008a01/01/2009 sao as que estao atrasadas o que eu posso fazer para ficar em dia sem correr risco

    C

    Carlos_1 Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 20h55min

    Meu problema é o seguinte:

    Adquiri um veículo (leasing - transferência de cessão) em 2008. Acontece que o vendedor não me entregou o carro.
    Venho pagando as parcelas e entrei com um ação de reintegração de posse contra o vendedor. Ainda faltam 40 parcelas pra pagar e o carro simplesmente está DESAPARECIDO. Já fui notificado de várias multas, o IPVA está atrasado, enfim...um problemão!
    O que posso fazer pra me livrar desse problema. Meu advogado não me deu muitas esperanças...

    T

    Tales Roberto Terça, 03 de março de 2009, 11h36min

    Olá, financiei uma moto em 36x 245,00, porém com um mês de uso fui roubado quando voltava do trabalho, atualmente não estou podendo pagá-la mais, tenho conciência que meu nome irá ao SPC, porém o que mais poderá ocorrer? Grato.