Gostaria muito de alguns esclarecimentos sobre busca e apreensão de veículos... Há dois anos atrás, financiei um carro em 24 parcelas e após pagar 14 delas resolvi negociar o carro com um vizinho de condomínio, o qual se comprometeu a quitar e transferir o bem em duas semanas.Porém, apesar de ter pago aquilo que pedi pelo oque eu já havia quitado (14 parcelas ), ele não cumpriu mais nada do que havia combinado e ainda repassou o veículo para uma terceira pessoa que também não pagou mais nada.Só agora, depois de 300 dias sem notícias do veículo, é que consegui localizá-lo em outra cidade, bastante deteriorado/ avariado.Então eu eu o truxe de volta para casa, sem saber como devo proceder, já que liguei para o banco e o valor para quitar a dívida é bem maior do que o valor do próprio veículo... Minhas dúvidas sãö...

Um amigo me informou que o banco não pode mais me tomar este carro porque já foi pago mais da metade do financiamento...Será que é verdade? É possível ser detido por falta de pagamento em uma situação assim como a minha? Já procurei o banco para tentar negociar este débito algumas vezes mas eles só aceitam o pagamento à vista...Existe algum meio legal de rever os valores que estão me cobrando e ainda parcela-los de forma que não seja necessária a entrega do veículo?

  Desde já agradeço a atenção...

Respostas

    F

    Francisco_2178390329 Suspenso Sexta, 29 de maio de 2009, 9h45min

    A busca e apreensão só é possivel em veículo, tendo em vista o contrato firmado é a cláusula de alienação fiduciária.

    Se os bens comprados tiverem com esta cláusula (o que acho improvavel), será possivel a busca e apreensão, senão que vendeu deve entrar com ação de cobrança.

    J

    jhonnatan Domingo, 31 de maio de 2009, 4h01min

    olá! queria uma grande informação! por favor?estou desesperado!!!!

    Comprei um carro,a cerca de 12 meses,pois o tal sujeito(vendedor) disse para min,voçe me da sua moto e eu le entrego o carro,e assumo as dividas restantes do carro.Mãs as tal dividas não foran pagas nunca! Eo carro ainda esta no nome dele!bom A minha duvida é!

    1- que procedimento devo fazer?

    2- o banco negoçia a divida,agente ten direitos !!??

    3- eu quero legalizar o veiculo oque devo faser de imediato??

    4-obrigada por sua atenção! voçe ira ajudar um homen desesperado!!!!

    5- até mais!...

    F

    Francisco_2178390329 Suspenso Domingo, 31 de maio de 2009, 11h30min

    jhonnatan, inicialmente deve entrar em contato com o banco o qual o bem se encontra financiado, e tentar entrar em um acordo, com este.

    *Dica: nunca forneça seus dados, como telefone, endereço, nome; forneça no máximo um número de celular.

    O banco irá negociar a dívida com certeza, porém deve cobrar alto, explique a situação, que vc é terceiro e quer regularizar a situação, sempre resaltando para a dica anterior.

    Para legalizar o veículo, primeiro terá que resolver a situação de propriedade do bem, ou seja, paga o que estiver atrasado.

    Cuidado, procure o vendendor, pois vc pode pagar o carro e ficar no nome dele, então ele terá que passar para voçe.

    Dependendo se for arrendamento ou alienação, veja na documentação do carro.

    F

    Fernando Gomes Segunda, 29 de junho de 2009, 13h43min

    Olá! Preciso de uma orientação em uma pendência:

    Meu irmão comprou uma moto financiada e vendeu a um amigo que teve a moto apreendida devido a falta de habiilitação.Devido a essa apreensão, ele deixou de pagar 4 prestações da moto e meu irmão foi contactado pelo banco. Meu irmão decidiu pela "entrega amigável" do veículo, no entanto, existe a multa pela apreensão da moto e taxa de estacionamento pelo tempo que a moto encontra-se no pátio da polícia. Nem o amigo nem meu irmão têm condições de pagar essas taxas e querem entregar a moto ao banco. Como proceder? Eles podem ser presos por essa pendência? Desde já agradeço a atenção.

    F

    Francisco_2178390329 Suspenso Segunda, 29 de junho de 2009, 17h52min

    A moto ainda se encontra no pátio?
    com relação a prisão é necessário saber qual tipo de contrato foi firmado.

    F

    Fernando Gomes Segunda, 29 de junho de 2009, 23h00min

    sim. a moto continua no pátio. qto ao tipo de contrato averiguarei e postarei amanhã. Obrigado

    F

    Francisco_2178390329 Suspenso Terça, 30 de junho de 2009, 18h13min

    Seu irmão deverá indicar imediatamente ao credor(banco) o local onde o veículo encontra depositado. Por que urgente, pois muitos depósitos após 90 dias procedem ao leilão do bem.

    A

    Almir Sábado, 04 de julho de 2009, 23h38min

    Olá pessoal! estou precisando de uma orientação!

    Em Março de 2007 financiei um Marea 2001 para um colega, 48 parcelas de R$980,00, tudo correu muito bem até a 13ª parcela quando este colega ficou desempregado e impossibilitado de pagar as prestações restantes.
    Imediatamente fomos ao banco fazer a devolução do carro, para nossa surpresa o banco não aceitou a devolução pois na época da compra do carro o banco não efetuou a transferência e a alienação. Realmente nas 13 parcelas pagas o carro ficou com a documentação atrasada, pois se pagava a prestação ou pagava o IPVA.
    Na assinatura do financiamento pagousse o valor de tranferência, a tranferência seria feita por despachante do banco, ele faria todo tramite mas não o fez e o banco nunca cobrou. Quando fizemos o pedido de devolução do bem o gerente da agência detectou a falha do processo de financiamento e disse-me que o jurídico da banco não podia aceitar a devolução do carro e que o banco faria a cobrança da dívida.
    Preciso saber se apesar desta colocação do gerente o banco pode pedir busca e apreenssão do veículo. O carro está em nome do antigo proprietário, o documento de tranferência tem as assinaturas minha e do antigo proprietário. Penso que apesar de ter um contrato (Leasing) com o banco tendo como motivo o financiamento deste carro, o carro não é meu por não ter sido transferido, portanto o banco não pode pedir busca e apreenssão do bem de outra pessoa, estou correto neste pensamento?
    Se estou, como devo resolver este problema?
    Se tranferir o carro para meu nome terei que quitar a dívida do IPVA de 3 anos, o banco busca o veículo e irá cobrar a dívida restante(com júros altíssimos), que já está com 12 parcelas atrasadas.

    F

    Francisco_2178390329 Suspenso Domingo, 05 de julho de 2009, 12h23min

    Inicialmente se não existe a alienação como gravame do referido bem, este é mais conhecido como carro NP.

    Para resolver este problema ingresse na justiça postulando a rescisão do contratual.

    M

    Marcelo Soter Quarta, 08 de julho de 2009, 16h07min

    Olá, amigos participantes ......
    Venho trazer até vocês dados de um caso que aconteceu comigo , e gostaria de opiniões e esclarecimentos sobre este caso , desde já agradeço de pronto aos que me responderem.....

    Aconteceu o seguinte....

    Fui a uma revendedora de carros usados e negociei um maréa 2001 com eles, gostei do carro que me foi oferecido por r$ 21.500,00 , dei de entrada um astra 95 no valor de r$ 12.500,00 quitado, mais uma moto ybr 2006 no valor de r$ 3.000,00 também quitada, totalizando r$15.500,00....

    Financiei o restante em 36 x , ou seja , o valor de r$6.000,00 , paguei 2 prestações e por motivos diversos acabei por deixar atrasar mais 2, quando que entraram em contato comigo para a cobrança.........No momento em que venceu a 3ª prestação , me encaminhei ao escritório de advocacia que estava me contactando , com o intuito de pagar o valor inadimplente (detalhe:levei o dinheiro em mãos) quando o srº que me atendeu , me comunicou que o pgto deveria ser efetuado por um boleto que ele me enviaria pelo correio , como eu havia me mudado recentemente , ele me pediu o novo endereço para realizar a postagem, no que foi atendido de prontidão...

    Surpresa eu tive , quando cheguei em casa , e me deparei com 2 oficiais de justiça , com um mandato de busca e apreensão em mãos emitido já a mais de um mês, liguei para um advogado amigo meu e ele me disse que eu não poderia me negar a entregar o veículo, e que depois iríamos buscar nossos direitos.....

    Passei a ele todos os dados da situação , e ele entrou com uma contestação.......

    Já se passaram quase 5 meses e só agora foi agendada uma audiência para setembro 2009 , porém , já fui comunicado pelo banco que o carro já foi vendido apenas 9 dias depois de ter sido capturado....Pergunto , isto é um procedimento correto ? Quando da captura , o oficial de justiça não me deixou tirar nada do carro , investimentos em rodas , som e demais benfeitorias na ordem de r$ 3.000,00, isto é correto?
    Como ficam os valores de entrada de r$15.500,00 acima citados e os investimentos que por mim foram comprovados por notas fiscais, tenho direito ao reembolso.......?

    Meu advogado não é claro nas suas esplanações , uma hora fala uma coisa , outra hora fala outra coisa , é justo eu perder tanto dinheiro suado em anos de trabalho por causa de 3 prestações que eu estava querendo pagar?

    Quais são as reais chances de reaver o que investi , nesta primeira audiência de conciliação?

    Desde já adianto meus agradecimentos aos que ouvirem meu clamor....
    Obrigado!

    F

    Francisco_2178390329 Suspenso Quarta, 08 de julho de 2009, 20h41min

    Marcelo irei passar o meu e-mail e entre em contato por favor.

    [email protected]

    F

    Francisco_2178390329 Suspenso Quinta, 09 de julho de 2009, 13h40min

    Marcelo recebi o seu e-mail, entretanto, não consegui responder, não envie convite me informe seu e-mail.

    L

    Lucas Zacarelli Terça, 25 de agosto de 2009, 18h28min

    Boa tarde a todos,

    Tenho um veículo financiado pelo Banco Pecunia, e atrasei 2 parcelas, e estou achando duas coisas estranhas:

    1º A ASSESSORIA DE COBRANÇA DELES ME COBRA R$95,00 +/- POR PARCELA FORA A MULTA E JUROS DIÁRIOS QUE EU JA PAGO, ELES ALEGAM SER GASTOS COM COBRANÇAS E ETC. NO MEU PENSAMENTO É UM ABSURDO ISSO, PORQUE ATÉ ONDE SEI O BANCO PAGA PARA ELES FAZEREM ESSE TIPO DE SERVIÇO! E ALÉM DE EU PAGAR O JURO QUE JA É UM ABSURDO EU SO OBRIGADO A PAGAR QUASE R$100,00.

    2º EU TENHO UM PRASO DE 20 DIAS APÓS O VENCIMENTO PARA PAGAR NO BANCO ITAU, APÓS A ESSE PRAZO ELE VAI PARA ASSESSORIA DE COBRANÇA E QUANDO FUI PAGAR A PARCELA QUE ESTAVA COM ELES ELES QUERIAM RECEBER AS DUAS EM ATRASO, DISSERAM QUE NÃO PODIAM RECEBER SÓ 1, MAS A OUTRA EU TINHA 10 DIAS AINDA PARA PAGAR NO BANCO, ISSO É LEGAL?

    MUITO OBRIGADO.

    B

    beto barbosa Quarta, 26 de agosto de 2009, 16h02min

    Gostaria que os renomados advogados me esclarecessem algumas dúvidas:
    1- Tenho um veículo que esta com busca e apreensão desde junho/09, pois ele esta com 9 percelas em atraso. É um leasing. Posso ser preso?
    2- Paguei apenas três parcelas, pois este veículo tirei para meu pai e ele não pode pagar mais. O que faço, pois este é o único meio de transporte que tenho e moro em um interior que é horrível de andar a pé. O veículo foi tirado em uma concessionária na capital. Desde já agradeço.

    B

    beto barbosa Quarta, 26 de agosto de 2009, 16h03min

    Gostaria que os renomados advogados me esclarecessem algumas dúvidas:
    1- Tenho um veículo que esta com busca e apreensão desde junho/09, pois ele esta com 9 percelas em atraso. É um leasing. Posso ser preso?
    2- Paguei apenas três parcelas, pois este veículo tirei para meu pai e ele não pode pagar mais. O que faço, pois este é o único meio de transporte que tenho e moro em um interior que é horrível de andar a pé. O veículo foi tirado em uma concessionária na capital. Desde já agradeço.

    F

    Francisco_2178390329 Suspenso Quinta, 27 de agosto de 2009, 20h27min

    Beto, vc não pode ser preso, pois não existe fundamento legal para tanto.
    Para não perder o bem procure um advogado de sua confiança.

    [email protected]
    (21)8843-2824

    L

    Lucas Zacarelli Sexta, 28 de agosto de 2009, 8h04min

    Bom dia,

    tenho um veículo financiado pelo banco pecunia, e atrasei 2 parcelas, e estou achando duas coisas estranhas:

    1º a assessoria de cobrança deles me cobra r$95,00 +/- por parcela fora a multa e juros diários que eu ja pago, eles alegam ser gastos com cobranças e etc. No meu pensamento é um absurdo isso, porque até onde sei o banco paga para eles fazerem esse tipo de serviço! E além de eu pagar o juro que ja é um absurdo eu so obrigado a pagar quase r$100,00.

    2º eu tenho um praso de 20 dias após o vencimento para pagar no banco itau, após a esse prazo ele vai para assessoria de cobrança e quando fui pagar a parcela que estava com eles eles queriam receber as duas em atraso, disseram que não podiam receber só 1, mas a outra eu tinha 10 dias ainda para pagar no banco, isso é legal?

    Muito obrigado.

    G

    Geracina Sexta, 28 de agosto de 2009, 9h29min

    Tenho um carro financiado em 60x e faltam 17 parcelas, só que passei esse veiculo para outra pessoa assumir a divida, mais em meu nome, essa pessoa nao transferiu o veiculo. Agora essa pessoa pagou algumas parcelas e agora esta com 5 atrasada e foi dada busca e apreenssão do carro, levei um susto. O pior que eu devolvo o carro só que a pessoa para quem eu passei nao quer falar onde esta o carro, meu deus já procuramos e nao encontramos cada hora a pessoa fala que esta com outra o que devo fazer, o que acontece se nao encontrar o veiculo.

    Me ajudem por favor...

    D

    Daltiva Sábado, 05 de dezembro de 2009, 17h21min

    Olá...o meu caso é o seguinte, há algum tempo atrás financiei uma moto, na qual por motivos particulares não consegui efetuar o pagamento de umas parcelas o que estava resultando em busca e apreensão já...o banco entrou em contato comigo, e junto com o auxilio de um advogado consegui a seguinte negociação, eu entregaria amigavelmente a moto e eles retirariam o meu nome do sistema quitando assim a divida, entreguei a moto e assinei um acordo com o banco, meu nome após 48hrs saiu do sistema. Isso foi há +- 4 anos, fiz um financimento de um carro, quitei ele, e agora há +- 1 ano comecei a receber as cartas de cobrança novamente dessa moto que foi entregue amigavelmente, e meu nome foi incluido novamente nos sistemas de proteção ao crédito.
    Gostaria de saber que providências poderia tomar, se isso resultaria em alguma indenização já que nenhum lugar consigo crédito mesmo apresentando o documento de acordo, quanto seria essa indenização mais ou menos?

    Obrigado

    M

    MOACIR ROCHA Terça, 12 de janeiro de 2010, 12h39min

    Caros amigos têm um caso parecido comigo.

    Vendi uma motocicleta e confiei na pessoa que a comprou, ela não transferiu para seu nome. Está devendo pro banco e eu com nome no Serasa.

    Isso não é a pior, esta pessoa levou três multas gravíssimas e a moto está apreendida. E eu estou com 21 pontos na CNH.

    Pergunto, não tenho nenhum comprovante da venda desta moto, tem como eu transferir estas multas através de algum documento junto ao DETRAN com reconhecimento do comprador?