O PAI DO MEU FILHO DE 7 ANOS O ABANDONOU A 4 ANOS E NUNCA MAIS O VISITOU, E NEGA QUERER QUALQUER RESPONSABILIDADE AFETIVA E FINANCEIRA... ME CASEI HA 2 ANOS, MEU MARIDO GOSTARIA DE ADOTA-LO E DAR O SEU SOBRENOME A ELE JA QUE A LIGACAO DOS DOIS É MUITO FORTE... COM A REJEICAO DO SEU PAI BIOLOGICO E COM A VONTADE DO MEU FILHO DE QUE MEU MARIDO SEJA SEU PAI, É POSSIVEL MUDAR SUA CERTIDAO TIRANDO O NOME DO PAI BIOLOGICO E FAZERMOS UM PROCESSO DE ADOCAO???

Respostas

    I

    Insula fênix Suspenso Sábado, 02 de fevereiro de 2013, 20h43min

    " a adoção saiu ,mas eles já nem viviam mais juntos na época"

    Ele poderia ter tomado as devidas providências na época.

    A questão é que a adoção não se condiciona em estar ele frequentando ou não as carnes da mulher que estava com ele adotando uma criança. Ele deveria ter pensado se de fato queria adotar um ser humano que passaria a ser filho dele para todo o sempre, para tudo, apesar de tudo. A criança não era um carro que eel estava escolhendo no salão de uma concessionária!!!!

    Agora já era!!! Tivesse medido as consequências de seus atos!!!

    M

    Mary 2012 Segunda, 04 de fevereiro de 2013, 19h47min

    Boa Noite

    Agradeço ao seu comentário ,mas o meu amigo registrou uma criança ,filho da mulher com quem vivia ,mas a criança tem pai ,que a mãe esconde da criança .Por isso pensei que podia ajudálo.Mas valeu pelo comentário.Também essa criança que vive com a mãe dela ,não ve mais meu amigo , a mãe faz o outro homem com quem ela casou ser o pai da criança ,quer dizer adolescente já neh .Na verdade essa mulher só quer pensão e ganhar direito de varios homens .

    F

    FJ.Brasil Segunda, 04 de fevereiro de 2013, 21h09min

    Seu amigo foi um otario, registrou a criança por ele gostar da mäe, deveria ter registrado por amor a criança...vai ficar pagando pensao, pra deixar de ser trouxa...
    Pq ele nao tem mais contato com a criança???

    I

    Insula fênix Suspenso Segunda, 04 de fevereiro de 2013, 21h11min

    Quer dizer então que ele não adotou (ir no orfanato, requerer a adoção, se submeter a pesquisa psico-social etc etc), mas assumiu a paternidade sabendo que o filho não era dele.

    Neste caso ele voluntariamente praticou um crime, ele não podia assumir filho de outro. Ele desrespeitou o direito dessa criança à verdade da vida dela, à sua verdadeira paternidade.

    Se a mulher agiu mal, não se pode dizer que ELE agiu bem. Se a mulher o sacaneou, ELE sacaneou a criança, e o pior é que a criança nunca fez nada contra ele!!!!

    F

    FJ.Brasil Segunda, 04 de fevereiro de 2013, 21h15min

    pra esse tipo de gente deveria ser aplicado na risca o art 242 do cp.
    Art. 242 - Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil:
    Pena - reclusão, de 2 a 6 anos.

    F

    Fabiano Rodrigues Terça, 12 de fevereiro de 2013, 10h40min

    minha esposa tem 1 filha de 1 ano e 9 meses de outro relacionamento e o pai biologico nunca vem visitar a filha,ñ tem amor nenhum p essa criança,a unica coisa q ele dar é a pensao p obrigaçao.minha esposa falou cm ele se ele aceitaria passar a criança p meu nome e ele disse q SIM,e td q eu mais quero na minha vida eu amo a minha filha!.oq devo fazer?

    F

    Fernando Andrighy Terça, 12 de fevereiro de 2013, 11h24min

    Fabiano,
    faça a coisa certa. Contrate um advogado e ajuizar açào de adoçào unilateral.

    A

    Aline Gomes Quarta, 06 de março de 2013, 15h40min

    minha filha é registrada no nome do meu ex marido mas não é filha biologica deli, agora eli quer que eu retire o nome deli da certidão de nacsimento .
    o pai biologico quer assumir a peternidade .que meios eu posso procurar para faser a troca ? isso tem um custo muito caro?
    me ajudem porfavor!

    J

    Julianna Caroline Quarta, 06 de março de 2013, 17h42min

    Aline

    Diga ao pai que registrou pra entrar com a negatória de paternidade com anulação de registro civil.
    Se o pai biológico quer assumir, diga a ele que pode ajuizar ação de investigação.
    Diga ao pai registral que se ele disser que registrou sabendo que nao era dele, nao irá conseguir anular o registro.
    Precisa alegar que tem dúvidas porque apareceu um suposto pai requerendo a paternidade.
    Diga a seu ex marido que procure advogado e dê entrada na ação.
    Ele pode procurar a defensoria pública e pedir assistência gratuita se provar renda de até 3 salários mínimos.

    J

    Janaina Morais Quinta, 18 de abril de 2013, 9h32min

    olhando todas as historias , vejo q meu caso é semelhante ! tenho um filho de 14 anos q n foi registrado pelo pai biologico , e sim pelo meu ex marido , mais a gente se separou quando ele era bebe , e desde então não deu mais atenção merecida ao meu filho , o pai biologico sabe q ele foi registrado pelo meu ex mas nunca se meteu em nada as vezes pedia pra ver o menino mais eu sempre dizia não ! meu filho ainda não sabe do pai biologico , mas eu gostaria de corrigir esse erro ! queria saber se tem como eu anular o registro dele e fazer um novo com o nome do pai biologico ?

    G

    GLC Quinta, 18 de abril de 2013, 11h46min

    Compete ao pai biológico toma a iniciativa, caso ele tenha interesse constituir um advogado para requerer um Ação de Investigação de Paternidade e Anulação de Registro, com exame de DNA.

    J

    Julianna Caroline Quinta, 18 de abril de 2013, 11h48min

    Janaína

    Não.
    Apenas o pai registral pode questionar o registro, ou o pai biológico pedir a investigação.
    Cobre o pai registral os direitos de seu filho.
    Legalmente ele é quem tem deveres com o filho registrado por ele.

    H

    Hayana E. Rander Moreira Segunda, 20 de maio de 2013, 14h26min

    Olá!

    Estive pensando em retirar o nome do meu "pai" da minha certidão de nascimento. Não o vejo desde os três anos de idade e eu não quero carregar pro resto da vida o nome de uma pessoa que eu nem conheço na CNH, no CRAU, na certidão de casamento, no registro dos filhos que pretendo ter...
    Esperei durante muito tempo ele aparecer e talvez se retratar ou, ao menos, explicar porque esteve ausente durante todo esse tempo, mas isso não aconteceu e, bem, eu cansei!
    Entendo que podem haver complicações, mas estou disposta a excluí-lo definitivamente da minha vida, já que o único vínculo que tenho com ele é um nome impresso num pedaço de papel velho, já que, graças a Deus, nunca recebi nenhum centavo dele.
    Já pensei em processá-lo e reivindicar os meu direitos acumulados ao logo de todos esses anos como penalização, mas além de eu não precisar isso não me faria melhor que ele e não seria a punição correta.

    Aguardo ansiosamente por respostas.

    Grata desde já.

    J

    Julianna Caroline Segunda, 20 de maio de 2013, 20h53min

    Hayana

    Entendo ser sua pretensão, impossível.

    H

    Hedon Segunda, 20 de maio de 2013, 21h12min

    É incrível como a história se repete: a mamãe separa, casa novamente e quer que seu atual marido seja pai do filho do ex-marido, o sujeito com seu subconsciente de macho quer pra si a Fêmea , tomando-a completamente do outro; Neste sentido a criança é a representação da posse plena, ou seja, a fêmea é completamente dele, sendo assim o filho tb deve ser.
    E o álibi é sempre o mesmo: "O melhor pra criança". Mas fica uma pergunta: E se a mamãe separar-se de novo e constituir mais um casamento? Outro pai?...

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 21 de maio de 2013, 1h45min

    Hayana, não recebemos sobrenomes para marcar a quem pertencemos ou com quem nos relacionamos. O sobrenome diz respeito a muito mais que isso.

    C

    ca.sou.berta.ramos ex:00000/RJ Segunda, 08 de julho de 2013, 9h40min

    trocar nome e sobremone do pai pro mone e sobre mone do pai biológico

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 09 de julho de 2013, 2h33min

    ca.sou.berta.ramos, vc não foi muita clara em sua dúvida, asentença citada é muito genérica.

    Se vc não explicar do que se trata não vai conseguir ajuda.

    Por acaso é vc quem quer trocar o nome de seu pai registral pelo do biológico?? Vc e maior ou menor de 18? O pai biológico sabe que vc é filha dele? Ele concorda em lhe reconhecer como tal?

    Como vê,são muitos e diferentes detalhes que podem fornecer diferentes soluções.

    F

    fernando gally calabrez Sexta, 01 de novembro de 2013, 20h15min

    Boa Noite,

    Quando meu filho nasceu, o cartório foi pessoalmente no hospital registrar o nome, mas eu esqueci de colocar o segundo nome, pois minha esposa não estava junto, tem como adicionar?
    e também coloquei os meus dois sobrenomes nele, na verdade o cara fez o registro que colocou, e eu nao queria colocar o sobre nome do meu pai nele e sim, só o da minha mãe. tem como alterar? Pois hoje ele tem o nome dele, sobrenome da mãe e meus dois sobrenomes.

    obs: não gosto do meu sobrenome, por causa de apelidos na infancia.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 01 de novembro de 2013, 20h43min

    FGC

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL será possível incluir o sobrenome materno e em qualquer posição. Mas não será possível excluir os sobrenomes que ele já possui.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com