BOM DIA !!!

REGISTREI MINHA FILHA DIA 29/08/2007 COMO MARIA ELISA DOS SANTOS SILVA, MAS SOMENTE AGORA NOTEI QUE NA SUA CERTIDAO ESTA MARIA LISA DOS SANTOS SILVA, O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ESTE ERRO, TENHO A PREOCUPAÇÃO DE QUE SE CONTINUAR COM O NOME ERRADO, SEJA MOTIVO DE "PIADA" QDO COMEÇAR A FREQUENTAR A ESCOLA. QUE DEVO PROCURAR O CARTORIO??, TENHO COMO RESOLVER ISSO NAS PEQUENAS CAUSAS??, VOU PRECISAR DE ADVOGADO?? , ISTO DEMORA??. AGUARDO RETORNO.

Respostas

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Domingo, 10 de janeiro de 2010, 19h20min

    Jório,

    O explicado ao Marcions acima, que a correção pode ser feita em cartorio, aplica-se ao seu caso, se for só corrigir a grafia dos sobrenomes.

    boa sorte.

    M

    Marco Antônio Santos Domingo, 07 de março de 2010, 17h55min

    Olá

    Estou com um problema na minha certidão de nascimento..meu nome é MARCO ANTÔNIO PEREIRA DOS SANTOS...acontece que descobri que em minha certidão de nascimento, meu nome está MARCO ANTÔNIO PEREIRA SANTOS, sem o "dos"...e meu pai se chama ELCIO DOS SANTOS e minha mae, quando casada, também adotou automaticamente o DOS SANTOS no nome...Todos meus documentos saíram com o DOS SANTOS, desde o RG até carteira de trabalho...mas minha reservista e meu diploma estão sem o "dos"...fui aprovado em um concurso público e tenho medo que isso possa me trazer problemas, e estou em vias de ser chamado...fui até o cartório e então enviaram um processo ao juiz explicando o caso, com uma carta redigida por mim e cm xerox dos de alguns documentos para provar que minha vida está estabilizada dessa forma...Há a possibilidade dele não aprovar a mudança? Se ele não aprovar a mudança, devo recorrer a via judicial? Como proceder nesse caso?

    K

    kekel Domingo, 07 de março de 2010, 20h02min

    esotu com uma duvida,gostaria de tirar um sobrenome do meu filho,pois,na hora de registrar minha mãe fez barraco e colocou o nome dela nele,eu não tenho o nome dela,hoje ela diz que ele nasceu dela,é filho dela só pq tem o sobrenome dela,vou dar o ex:meu nome Lilian Raquel Nunes,o pai é Douglas gomes Antunes,o meu filho é Douglas Davi Gatto Nunes Antunes,esse GATTO é dela e quero tirar,como faço,pode?me espondam por favor,estou desesperada para tirar e me livre dela!

    K

    kekel Domingo, 07 de março de 2010, 20h11min

    quando fui registrar meu filho com o pai,minha mãe perturbou tanto que ele aceitou colocar o sobrenome dela,hoje é motivo de ameaça,ela diz que ele é dela,nasceu dela,me perturba,será que consigo tirar o sobrenome dela,pq,eu não tenho o sobrenome dela,ex:eu Lilian Raquel Nunes,o pai é Douglas Gomes Antunes,o meu filho é Douglas Davi Gatto Nunes Antunes,esse GATTO é dela e quero tirar,será que consigo,o quanto antes quero me livrar desse sobrenome e dela tbm,só não sei por onde começo!me respondam por favor!

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Segunda, 08 de março de 2010, 8h04min

    MARCO ANTONIO.

    Melhor aguardar a resposta do cartorio e do Juiz. Se não resolver, tem a via judicial. Mas não acredito que a resposta venha ser negativa ao que quer. Aguarde e não sofra por antecipação. Seu caso tem solução.

    KEKEL.

    Seu caso somente via judicial. As leis brasileiras protegem o sobrenome.. portanto posso te afirmar de antemão, que não é facil suprimir sobrenomes. Mas pode tentar. E nesse caso, vai ter que ser via advogado.

    boa sorte a todos.

    K

    kekel Segunda, 08 de março de 2010, 20h41min

    Dr.Ollizes,muito obrigado pela atenção,agradeço desde ja pela resposta,agora sei por onde começar!

    R

    rodrigorocha Quarta, 10 de março de 2010, 17h41min

    olá tenho uma duvida
    minha namorada quer trocar o sobrenome materno qual o caminha para tal mudança???

    Obrigado

    R

    rodrigorocha Quarta, 10 de março de 2010, 17h41min

    olá tenho uma duvida
    minha namorada quer trocar o sobrenome materno qual o caminha para tal mudança???

    Obrigado

    R

    rodrigorocha Quarta, 10 de março de 2010, 17h43min

    ola a todos..

    minha namorada gsotaria de trocar o sobrenome materno, qual o caminho para tal mudança???

    A

    airam_1 Quinta, 11 de março de 2010, 2h38min

    Vc tem que se informar junto ao cartório como está seu nome no livro de registro de assento de nascimento. E a 1ª certidâo? Está correto?

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Quinta, 11 de março de 2010, 14h39min

    Rodrigo.

    Seja mais especifico em sua pergunta..

    Sua namorada pretende acrescentar um sobrenome e suprimir outro? ou apenas acrescentar?

    Especifique e indique a idade dela que fica mais facil te responder.

    D

    Duvidas Juridicas Quinta, 11 de março de 2010, 14h45min

    Maria Lisa seria sim motivo de piada... estilo: sua lisa, maria lisa, maria escorregadia, etc. Qto a Aline, pq nao colocou Beatriz? Da onde vcs tiram esses H doidos no meio do nome??

    Eu estou entrando com processo para correção do nome do meu filho tbm.

    Boa sorte a tds nós!

    A

    Antonia de Souza Sexta, 12 de março de 2010, 13h00min

    Olá!
    Tenho 46 anos e em meus documentos e do meu irmão, o nome da nossa mãe esta errado.
    O nome dela é Antonia Valdenoura Ferreira Vieira, e nos nossos documentos consta como Antonia Vieira Barros. É possivel mudar isso ainda? Nós não residimos mais no Estado onde foi feito o registro. Tanto eu, como meu irmão já temos filhos e todos eles possuem o nome errado da avó. Quais seriam os procedimentos, o que devo fazer?. Desde já obrigada.

    G

    GLC Sábado, 13 de março de 2010, 11h22min

    Prezado Antônio:
    O procedimento é pedir a retificação de registro de nascimento, que deve ser feita na cidade onde mora, para tanto junte os documentos corretos de sua genitora para a comprovação do erro. Do mesmo modo deve ser feito no registros dos filhos. Após o pedido deferido será enviado um Madando de Averbação para o cartório de origem. O pedido ´de retificação pode ser feito numa só petição.
    Espero ter ajudado e boa sorte.

    Â

          _ §¦-¦å®øñå _ Quarta, 07 de abril de 2010, 13h47min

    O pai do meu filho registrou ele com o nome de KEVEN quando era para ser KEVIN. Parece simples mas para mim a mudança foi drástica, é como se fosse registro de outra criança e não do meu filho. Além de ele ter ido mais de um mês depois do nascimento do bebê, ainda fez errado. Do que vou precisar para corrigir esse erro? Será possível corrigir?

    G

    GLC Quarta, 07 de abril de 2010, 15h49min

    Sim. Procurar o cartório para a fazer a devida retificação. Vai precisar que faça um requerimento explicando o erro de grafia, quando era para por I e não E.
    Boa sorte.

    M

    MaluS Quarta, 05 de maio de 2010, 12h00min

    como eh uma petição de novo assento de registro de nascimento? Meus documentos foram queimados em um incêndio, preciso tirar todos, porem já fiz a solicitação o MP já aceitou, Mas terei q fazer isso poiso cartorio onde estava registrado tbm ñ possui mais os registros.

    G

    GLC Quarta, 05 de maio de 2010, 16h11min

    Você diz que o MP já se manifestou, então é procurar o mesmo Cartório onde foi registrada para providenciar nova certidão.
    Boa sorte.

    V

    vanir Sexta, 21 de maio de 2010, 18h59min

    OI!
    Gostaria de saber oque fazer,pois nasci em 1977.Desde dos tempos da escola sofro muito com meu nome,pois ele e totalmente masculino.Tenho sofrido muito preconceito por isso.Quando alguém liga na minha casa e não me conhece,procuram por SH: IVANIR.
    Minha Mãe e meu Pai me disse que pediu a moça do cartorio p/ colocar Ivania,mais só notou muitos anos depois,pois ele não sabia muito bem ler. Então eu vivo constantemente essa aflição.Quero saber se posso ir ao cartorio junto com meu pai e pedir pra fazerem a correção,ou terei que entrar na justiça pra fazer isso.
    Por favor me oriente,sera p/ mim um grande presente de Deus.
    Obrigado!

    G

    GLC Sexta, 21 de maio de 2010, 23h26min

    Caso tenha como comprovar que sofre vexame e constrangimento, deve procurar um advogado para requerer a mudança, porém saliento que não será muito fácil, pois vai depender da sua justificativa e do convencimento do Juiz, vez que o prenome é imutável. Peço que leia as considerações postas aqui para saber mais.