eu e minha esposa agora ex. decidimos nos separar e colocamos os papeis no advogado em maio de 2007 para dar inicio na separação agora o juiz deu a sentença mas agora so pegamos a Certidão de casamento com averbação de separação o que eu gostaria de saber é que se ja posso me casar novamente ou preciso ter a Certidão de divorcio?e se preciso quanto tempo preciso esperar para pegar a Certidão de divorcio???? por favor alguem pode me explicar?muito obrigado [email protected]

Respostas

    G

    GLC Domingo, 04 de março de 2012, 22h21min

    Terá que pegar a averbação e entrar em contato com o Cartório onde se casou para que se faça a averbação que pode ser enviada pelos correios. Sugiro que converse com o escrivão da cidade onde foi feito o casamento, só assim ele vai te explicar como proceder.
    Abraços e boa sorte.

    B

    Braga .. Segunda, 05 de março de 2012, 23h06min

    Sim, mas para isso terás que dar procuração a outra pessoa para esse fim, ou seja, retirar a certidão..

    B

    Braga .. Segunda, 05 de março de 2012, 23h07min

    Sim, mas para isso terás que dar procuração a outra pessoa para esse fim, ou seja, retirar a certidão..

    A

    Andrea Olliveira Quarta, 07 de março de 2012, 11h23min

    Olá Bom dia

    Meu atual companheiro esta aguardando a certidão com a averbação do divorcio. Após o recebimento desta certidão, com quanto tempo ele poderá casar-se novamente?

    S

    Silvia RS Quarta, 07 de março de 2012, 11h31min

    Olá, bom dia

    Na observação da certidão de casamento da minha mãe consta: Averbação da sentença da separação judicial do casal, voltando a contraente a assinar o seu nome de solteira.

    Dúvida: O que isto significa? Qual o estado civil dela? É obrigatório voltar ao nome de solteira?

    Acontece que meu pai faleceu um ano depois da data desta certidão e me parece que não foi concluído o divórcio. No caso de falecimento, como fica a situação legal da minha mãe?

    obrigada

    C

    criscosta Segunda, 12 de março de 2012, 22h17min

    boa noite a todos!!
    preciso tirar uma duvida..tenho a carta de sentença da minha separaço comigo(estou separada ha 4 anos), quero me divorciar e nao vou ter problema algum com o meu ex ele esta de acordo. eu preciso averbar minha certidao de casamento pra depois entar com o pedido de divorcio. eu to perdidinha

    G

    GLC Terça, 13 de março de 2012, 22h55min

    Sílvia:
    Ela voltou a usar o nome de solteira, não significa que a mesma seja solteira, mas separada judicialmente. Agora com a morte do marido passou a ser viúva.
    Criscosta:
    Precisa averbar a separação e com a certidão dar entrada no pedido de Divórcio.
    Boa sorte.

    A

    Andrea Olliveira Quarta, 21 de março de 2012, 17h51min

    Olá Bom dia

    Meu atual companheiro esta aguardando a certidão com a averbação do divorcio. Após o recebimento desta certidão, com quanto tempo ele poderá casar-se novamente?

    G

    GLC Quarta, 21 de março de 2012, 22h13min

    Assim que receber a certidão já pode dar entrada no casamento,

    F

    Fe Reys Domingo, 25 de março de 2012, 9h53min

    Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida sobre o processo de averbação de divórcio. Na sentença de divórcio do meu futuro marido está escrita a seguinte decisão: "DECISAO:
    "HOMOLOGO a renuncia ao prazo recursal e determine que, ap6s certificado o
    transite em julgado da senten~a. servira c6pia desta assentada como MANDADO DE
    REGISTRO junto ao RCPN do 1° Distrito deste Municipio e de CARTA DE SENTENCA
    PARA A VERBACAO junto ao RCPN do 1° Distrito, 28 Zona Judiciaria, do Municipio de
    Niter6i-RJ, atendendo aos principios da efetividade maxima da prestacao
    jurisdicional, da celeridade, da instrumentalidade e da economia processual.
    Oficie-se para o desconto da pensao, arquivando-se ap6s, com baixa".

    Esse já é o mandado de averbação? Eu posso ir ao cartório onde ele se casou levando a cópia da sentença e pedir a averbação ou preciso de uma procuração dele? Mais uma coisa, a cópia da sentença que ele possui não está assinada, isso é normal ou teremos problemas burocráticos? precisamos de uma cópia assinada? Ele se casou em um cartório de niterói e a sentença de divórcio foi assentada em um em Itaboraí.

    Muito obrigada, espero ansiosamente a resposta.

    M

    mateus ad hoc Domingo, 25 de março de 2012, 10h17min

    1- A cópia autenticada desse papel já é o mandado de averbação.

    2- Se o cartório onde ele se casou receber uma cópia autenticada desse papel, venha de onde vier, terá que fazer a averbação.

    3- A cópia da sentença que ele possui, não assinada e não autenticada, não vale nadica de nada. Ele tem que ir lá no fórum onde se divorciou e pedir uma cópia autenticada.

    F

    Fe Reys Domingo, 25 de março de 2012, 23h34min

    Obrigada, mas ele não pode ir. Eu que terei q ir. Posso chegar lá e simplesmente pedir uma copia autenticada ou ele precisa fazer uma procuração no meu nome?

    G

    GLC Terça, 27 de março de 2012, 10h24min

    Ele terá que te dar a procuração, mas será bem possível que o cartório não atenderá o pedido. Necessário que o pedido seja feito por um advogado.

    J

    Jane Viana Terça, 19 de fevereiro de 2013, 20h15min

    Sou divorciada e gostaria de casar novamente, porém no cartório, eles me pedem as peças do processo de divorcio. o que eu faço??? por fvor me respondam com urgencia? obrigada.

    #

    #FJBrasil Terça, 19 de fevereiro de 2013, 20h20min

    Jane,
    voce precisa pegar a sentença do seu divórcio e apresentar no cartório onde vc casou pra ser feito a averbação. Somente após isso vc poderá se casar novamente.
    abraço

    J

    Jane Viana Quarta, 20 de fevereiro de 2013, 21h56min

    FJ BRASIL, muito obrigada por ter respondido, porém eu já tenho a averbação, e eles me pedem as peças do processo de divorcio.

    #

    #FJBrasil Quarta, 20 de fevereiro de 2013, 22h26min

    Jane,
    se ja fez averbação, nào precisa de mais nada. Se tirar uma segunda via da sua certidão de casamento ja consta que vc é divorciada.

    Será que voce não esta confundindo com a sentença do divórcio homologada?

    J

    Jane Viana Quinta, 21 de fevereiro de 2013, 18h13min

    FJ BRASIL, desculpa minha ignorancia, eu não sei o que é divórcio homologada. vc poderia me explicar?

    PS. mais uma vez obrigada por responder minhas duvidas.

    M

    mateus ad hoc Quinta, 21 de fevereiro de 2013, 18h23min

    O homem e a mulher fazem um acordo pra se divorciarem.

    Se o juiz assina embaixo, é uma "Sentença de Divórcio homologada";

    J

    Jane Viana Quinta, 21 de fevereiro de 2013, 18h39min

    Mateus, os papeis que eu recebi do juiz, mandei para o cartorio que eu casei, de um lado tem uma averbação de outro é meu registro. e quando eu vou no cartório para casar, eles falam que eu preciso dessas peças do processo.

    PS. obrigada por responder Mateus.