Tenho acompanhado alguns debates aqui neste forum e me surgiu uma dúvida, que ficaria muito satisfeita se alguém pudesse me esclarecer,sobre esse tema tão polemico que é auxílio doença/aposentadoria por invalidez; Gostaria de saber quem realmente pode aposentar-se por invalidez? Visto que qualquer doença (visão perítos Inss) possibilita o segurado e exercer alguma atividade .

Respostas

    P

    paulo cesar garces esilva Terça, 31 de março de 2009, 17h38min

    sou reformado por deficiencia fisica " tretra-plégico " preciso saber se eu tenho direito também ao salário do governo federal por invalidez .

    J

    JORGE CARLOS CARVALHO ROCHA Quinta, 23 de abril de 2009, 5h59min

    Boa noite,será que alguém pode me ajudar em nome de Jesus?Estou encostado há dois anos devido vários problemas de saúde que me ocorreram qd comecei a trabalhar no estaleiro mauá jurong,sou pintor naval.Tive um grau de alergia muito forte no sangue descoberto através de exames devido a produtos quimicos,pois descobri q sou alérgico a quase tudo e q me ocasionaram trez nódulos nas cordas vocais,fiquei quase mudo,depois devido a muito esforço no trabalho,romperam-se alguns discos da minha coluna lombar e novamente tive q passar por nova operação onde o neuro-cirurgião colocou próteses e depois da cirurgia realizada,tive problemas de regeição da prótese tendo que abrir a coluna novamente para a retirada da prótese,fiquei em auxílio doença todo esse tempo,sendo que foi negado pelo inss acidente de trabalho.Enfim,depois de um ano passado a 2ª cirurgia da coluna me deram alta ,fui ao médico do meu trabalho e ele constatou através de meus laudos q eu não estava apto para retornar as minhas funções laborativas ,me mandando de volta para o inss,fiquei nesse vai e vem e o inss indefiriu na minha situação novamente me dando alta,onde eu recorri a justiça federal.Estava me tratando com o meu médico e com problemas de alergia sérios,soube que a empresa cortou o meu plano de saúde por falta de pagamento,eles esqueceram q estou a oito meses sem pagamento,vivo de aluguel e recebo ajuda das pessoas da igreja para alimentar os meus cinco filhos.queria saber se a empresa pode fazer ísso e segunda pergunta,fui periciado pelo perito da justiça federal no dia 30/03/2009 e queria saber se leva muito tempo para saber da resposta da minha situação;já se passaram 24 dias e até hoje não recebi o telegrama em casa!E qd chegar e se der deferido,qt tempo demoro para receber e voltar tudo ao normal?Se o perito quizer me aposentar ,ele pode? Muito obrigado pela atenção e aguardo resposta de quem puder me ajudar,Jesus vos abençôe!!!

    M

    marcelo_1 Quinta, 28 de maio de 2009, 21h48min

    Olá boa noite!!!!

    Meu nome é marcelo sou mecanico de manutenção.

    Eu sofri um acidente de trabalho dentro da empresa e com isso eu acabei perdendo minha visão direita e agora estou cego de um olho.E a empresa não me ajudou em nada,e nem quer saber de mim,estou afastado ainda,e esta interando quase um ano o afastamento.
    Gostari de saber quais são os direitos q eu tenho de indenização e qual o valor q posso receber com isso,e tambem quero saber se tenho algum seguro para receber do inss,e se posso me aposentar por causa deste acidente.Sem mais obrigado!!!

    M

    marcelo_1 Quinta, 28 de maio de 2009, 21h50min

    Olá boa noite!!!!

    Meu nome é marcelo sou mecanico de manutenção.

    Eu sofri um acidente de trabalho dentro da empresa e com isso eu acabei perdendo minha visão direita e agora estou cego de um olho.E a empresa não me ajudou em nada,e nem quer saber de mim,estou afastado ainda,e esta interando quase um ano o afastamento.
    Gostari de saber quais são os direitos q eu tenho de indenização e qual o valor q posso receber com isso,e tambem quero saber se tenho algum seguro para receber do inss,e se posso me aposentar por causa deste acidente.Sem mais obrigado!!!

    R

    reginaldo_1 Sábado, 30 de maio de 2009, 16h48min

    estou com uma duvida alguem poderia me esclarecer . minha esposa esta em auxilio doença ja fazem 6 anos ela é hiv+ tem hepatite auto imune e hepatite b gostaria de saber se os peritos poden dar alta pra ela levando em consideraçao q ultimamente andam procurando impecilios sempre pedindo novos exames com prazo muito curto .

    R

    reginaldo_1 Sábado, 30 de maio de 2009, 16h50min

    esqueci de mencionar minha esposa tambem tem anemia cronica e varias complicaçoes devido ao uso de corticóides e outros medicamentos

    S

    santos_1 Sábado, 13 de junho de 2009, 22h22min

    Boa noite! RESP.: (JORGE CARLOS CARVALHO ROCHA-RJ)1ª pergunta, a empresa cortou plano de saude. Resp.(não pode, porque voce continua registrado na empresa, e o contrato so esta suspenso), providências.; procure o ministerio do trabalho e faça uma queixa contra a empresa).2ª Pericía na jfrj em 30/03/09.Resp.
    Em São Paulo, o prazo é de 60 dias para saber pessoalmente o resultado do laudo
    pericial; sendo favoravél a voce, no prazo de 60 dias será realizado a audiência com
    o juiz, o qual determinará o prazo para o restabelecimento do beneficio). 3ª Aposentadoria, Resp. Dependerá do parecer do laudo pericial, se o perito entendeu
    que a sua doença e degenerativa, somando idade, profissão e escolaridade baixa, existe grande possibilidade do juiz no final do processo determinar aposentadoria.

    Boa sorte, abraços...

    F

    Flavio Domingos Domingo, 14 de junho de 2009, 16h57min

    olá, a mais de um ano atras tive um acidente de trabalho no qual lesionou a coluna lombar,fiquei 5 meses sem andar e fiz uma cirurgia para que pudesse voltar a andar, coloquei 4 parafusos de titanio e 2 plaquetas para sustentar minha coluna.Apos 190 dias da cirurgia passei por nova pericia e o INSS achou que eu poderia voltar ao trabalho,sou motorista de onibus rodoviario e assim eu fiz voltei a minha joranada de motorista diaria de 22 hrs de trabalho.apos 3 meses sentindo dores na coluna voltei ao meu medico e ele disse que eu n poderia continuar a trabalhar e me deu 15 dias de licença, e apos esses 15 dias marquei a pericia para pedir auxilio doença, mas por desinteresse da empresa em me fornecer os documentos pedidos pelo INSS, acabei por nao fazer ainda a pericia, pois tenho que ir no medico e solicitar um novo laudo. Em primeiro lugar gostaria de saber se mesmo a empresa me dificultando essa pericia por falta dos documentos necessarios, eles podem descontar os dias de falta sem o atestado medico, e qual a possibilidade dessa pericia ser a meu favor? e diante disso tudo a possibilidade de aposentadoria por invalidez, qual seria? Estou correndo atras ja faz um mes e nao tenho resposta de nada, qual orgao devo procurar para saber dos meus direitos?Gostaria tambem de saber se quando meu tempo de estabilidade na empresa acabar e eles me mandarem embora, pois e o que vai ser feito, quais sao meus direitos se acaso o INSS recusar o auxilio doença?Esse tempo de estabilidade volta quando eu pedir nova pericia?
    GRato
    Flavio

    A

    ANDERSON WILLIAM Terça, 16 de março de 2010, 20h23min

    Tenho 31 anos ,sou vigilante tive uma queda no meu trabalho e fiquei com muita dor na coluna ;fui afastado e com os exames foi constatado problema em l4-l5-e s1 : coloquei protese mas meu medico disse que não tenho condições de realizar as atividades a qual exercia por estar limitado fisicamente .Faz 22 meses que estou afastado gostaria de saber se estou amparado pela lei caso o inss me der alta e meu trabalho me dispensar .

    M

    M-173 Terça, 16 de março de 2010, 20h51min

    boa noite

    a seu beneficio e b91 se for voçe tem um ano de estabilidade e a empresa tem que depositar o seu fgts , se imforme no sindicato dos vigilantes.

    tambem sou vigilante e estou a mais de 2 anos afastado.

    .

    .Valdomiro Terça, 16 de março de 2010, 20h52min

    Boa noite,

    Qual o endereçamento correto para as petições previdenciárias do JEF de São Paulo

    E

    Eliane S. da Silva Sábado, 12 de junho de 2010, 11h42min

    Bom dia meu nome é Eliane tenho 38 anos e estou de beneficio desde junho de 2007 com depressão com sindrôme do pânico grave,ultima vez que eu fiz pericia foi no dia26 de fevereiro que ganhei ate 31 de dezembro de 2010,mais só que no mês de junho meu pagamento foi bloqueado,por que eu entrei com recurso para transformar o auxilio doença em CAT,mais o médico não aceitou e bloqueou meu pagamento ,fui ao INSS e eles abriram um PAB para eu receber e liguei para ouvidoria e eles fizeram minha reclamação ,no entanto meu pagamento ainda ñ foi liberado que deveria esta na minha conta todo primeiro dia UTIL ,estou com saldo negativo no banco,não paguei meus cartões de credito e o juro esta aumentando a cada dia.Isso cabe uma ação devido aos danos que eu estou tendo,nem fazer compra para minha casa eu pude esta a zero o armário e tenho meu neto filho que mora comigo,que tem 3 anos ,estou encostada devido a gravidade da depressão com a morte da mãe dele num parto normal,tbm tenho um filho de 16 anos .Somente eu sustento minha casa ñ tenho marido,esta me trazendo muito transtorno moral e material ,o que eu faço ? Alguem sabe me dizer se cabe uma ação ? Por favor me ajudem??????Desde já muito obrigada a todos pelo carinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjs a todos!!!!!

    L

    Lust Sexta, 23 de julho de 2010, 11h09min

    Oi gostaria de saber o meu caso.. Nasci com problema de visão não enxergo nada bem e tenho muita dificuldade de arrumar trabalho por conta disso, pos nasci com o fundo do olho danificado e com estrabismo e além do preconceito das empresas ainda tem o fato de que minha visão é ruim, não enxergo profundidade e ainda vejo bolas pretas por todo canto, isso me prejudica muito! gostaria de saber se posso me aposentar, pos preciso porque nao posso ficar sem remuneração tenho que me sustentar.
    Obrigada!

    G

    Gicela Terça, 27 de julho de 2010, 20h00min

    Venho através deste pedir informação sobre meu caso: fui aposentada por invalidez devido desgaste em minhas cordas vocais não conseguindo provar doença ocupacional ,segui a lei com dois anos de licença ,pois os peritos não deixaram eu retornar à sala de aula mesmo eu insistindo,td mes fazia exames em minha garganta e fonoaudióloga tds os dias. Não me trocaram de funçao porque disseram que é contra lei do estado fazer esta troca,mesmo eu sendo efetiva do estado,MapV com 40 h e amar tanto meu trabalho e não concordar com aposentadoria,pra mim foi uma injustiça porque o que mais tem no estado é troca de funçao,então eu pergunto "por que só eu não consegui esta troca para continuar exercendo na educação que é uma área que amo tanto".Gostaria de saber se tenho chance depois de cinco anos afastada e minha aposentadoria somente ter saido diario oficial neste mes ,dia 07|07|2010,de recorrer pedindo revisao de minha situaçao e principalmente mudança de artigo.Aguardo ansiosa tua resposta ...será que terei chance ainda ,estou com uma perda muitissimo grande e triste em saber que existe tantos desvios de funçao no estado e comigo nao fizeram este tipo de mudança ,disseram que a lei nao permite mudança de funçao....mas o que mais tem é mudança de funçao ..estou revoltada com esta injustiça sendo que dediquei a minha vida a escola e entrei ate em depressao devido esta aposentadoria por invalidez sem conseguir provar que é ocupacional,e iniciei minha carreia de professora em 1987.....por favor me dê um parecer urgente....atenciosamente professora Gicela...preciso saber se tenho chance de recorrer trocando artigo pelo menos ,para que minha perda nao seja tao avassaladora com esta sendo....Deus abençoe vc e responta asssim que leres meu questionamento pelo amor de Deus .abraços Gicela

    A

    [email protected] Quinta, 09 de setembro de 2010, 11h17min

    ola sou ana paula e neste momento encontro me reformada por invalidez derivado ao cancro da mama diagosticado em janeiro de 2009 pois gostaria de saber se tenho alguns direitos em relaçao ao meu trabalho vistos que trabalhei ate 2007 me digam se tenho algum direito podem responder para este mail [email protected] muito obrigada

    D

    denilsoul Quinta, 09 de setembro de 2010, 23h22min

    estou no auxilio doença , a oito anos e a um ano atras o inss me deu alta, recori e ganhei na justiça, mais ja faz um ano que o inss , diz que não pode fazer pericia mais comigo, continuo a receber , pois a medica da justiça não me disse quanto tempo eu ficaria afastado, porque o inss diz que nao pode fazer pericia comigo. eles alegam que e so pela justiça que faço pericia agora,

    I

    Irineu Marcelo Pires Quinta, 23 de setembro de 2010, 21h21min

    Boa noite, meu nome é irineu ja passei por 3 cirurgias de coluna.
    A primeira a 8 anos atrás para retirada de hernia de disco, fiquei afastado por 1 ano e 2 meses.Após voltar ao trabalho tive muitos problemas com dores e precisei passar pela 2 cirurgia para retirada de outra hernia de disco, fiquei afastado por 7 meses.
    Voltei a trabalhar e fui remanejado dentro da empresa, segundo médico não poderia mais trabalhar em serviços que sobrecarregassem a coluna, mesmo assim tive problemas outra vez e precisei passar pela 3 cirurgia, nessa cirurgia foi colocado em minha coluna 6 pinos e duas astes.
    Agora tenho muitas dores ainda e não consigo mais realizar qualquer atividade.Posso pedir uma pericia para aposentadoria ?

    V

    vet Quarta, 06 de outubro de 2010, 23h43min

    gostaria de saber se quem aposenta via justiça federal tem que passar tambem de 2 em 2 anos para ss=er periciado pelos peritos do inss

    D

    DINHOJLLE Terça, 12 de outubro de 2010, 2h12min

    Ac denilsoul: como vai denilsoul. Gostaria de saber qual o passo a passo pra entrar na justiça pois perdi meu auxilo doença dia 8-10-2010 e estou desperado , já marquei nova pericia de reavaliação para dia 5-11-2010

    mas estou tentando me reunir de todos os recursos disponiveis. Obrigado e ficarei muito grato caso puder me ajudar .

    Meu email: [email protected]

    forte abraço e obrigado

    J

    Jota Ademir Quarta, 13 de outubro de 2010, 1h14min

    Gostaria de contatar pacientes de cardiopatia ou advogados que tenham tratado de casos de aposentadoria por cardiopatia - gostaria que algem me respondesse se alguma tutela por este motivo foi deferida pelo juiz?