J

    jocemar rangel Quarta, 28 de janeiro de 2009, 1h15min

    como sei quanto tempo tenho de contribuição em anos de trabalho

    A

    antonio cezar pereira de andrade Quarta, 28 de janeiro de 2009, 1h59min

    Cara Neuza Maria procure uma agência do INSS e solicite o CNIS- Cadastro Nacional de Informações Sociais. La estão registrados todos os seus vinculos trabalhistas. ESpero ter ajudado.

    A

    Alfredo Magalhães Terça, 03 de fevereiro de 2009, 10h24min

    Tenho 65 anos de idade, dei entrada no pedido de aposentadoria no dia 5 de janeiro 2009, meu pedido foi indeferido. motivo. so consegui provar 119 meses de contribuiçao, Porem tenho mais de 10 anos de contribuiçao sem documentos para comprovar, Como posso compravar? sendo que as empresas em que trabalhei não mais existem ???????

    A

    Alfredo Magalhães Terça, 03 de fevereiro de 2009, 10h28min

    Tenho 65 anos de idade, dei entrada no pedido de aposentadoria no dia 5 de janeiro 2009, meu pedido foi indeferido. motivo. so consegui provar 119 meses de contribuiçao, Porem tenho mais de 10 anos de contribuiçao sem documentos para comprovar, Como posso compravar? sendo que as empresas em que trabalhei não mais existem ???????

    H

    HAMILTON RIBEIRO PINTO Terça, 03 de fevereiro de 2009, 10h40min

    Meu primeiro contrato de trabalho foi em março de 1974. Neste ano completarei 35 anos de contribuição e 50 anos de idade. Quando poderei entrar com pedido de aposentadoria?? Deverei esperar completar 53 anos?? Quando assinei meu contrato de trabalho a lei dizia 35 anos de contribuição e não fazia menção de idade mínima. A lei retroage?? Isso não seria direito adquirido?? Terei que contribuir por
    + 3 anos?? E se alguma lei alterar a idade mínima novamente nestes 3 proximos anos?? Terei algum benefício por ter contribuído por mais tempo???

    Agradecimentos antecipados pela resposta.

    Hamilton

    W

    Walter Rodrigues Filho Terça, 03 de fevereiro de 2009, 18h38min

    HAMILTON
    Quando poderei entrar com pedido de aposentadoria??
    Assim que tiver comprovadamente os 35 anos de tempo de contribuição.
    Não precisará esperar por idade de 53 anos e nem precisará contribuir mais.

    E se após isto alguma lei alterar exigindo a idade minima ... Aí sim V terá direito
    adquirido e preservado ... A menos que as novas regras venham pela via de
    alteração da constituição sem regras de transição... (muito pouco provavel na conjuntura pré eleições).

    O que ocorrerá ao requerer a aposentadoria com idade = 50 e TC = 35 é que V conhecerá os efeitos confiscatórios do FP, Fator Previdenciario, nesta situação
    algo em torno de 0,55 a 0,60. Ou seja seu Salario de Aposentadoria seria
    "garfado logo de partida" em 40 a 45%.

    V terá duas alternativas para evitar esta aviltação:
    1 - Acolher e aguardar que a grita geral lhe socorra.
    2 - Acolher e ingressar no poder judiciario imediatamente após a concessão requerendo a exclusão do FP da planilha de calculo. Pelo fato do governo do Estado Democrático de Direito estar lhe concedendo aposentadoria proporcional e não integral como garante a CF que exige apenas e tão sómente TC = 35.
    Pois atravéz do FP está a exigir requisito não autorizado pela constituição federal :

    -Nova Carencia impondo-lhe um tempo de espera pela aposentadoria (+- 11 anos)
    ou Exigencia de Idade Minima de aposentação apenas após 61 anos com TC =35

    -Ou ainda exigindo submissão de trabalho adicional perfazendo TC = 42,5 e idade minima de 57,5 para conseguir aposentadoria integral por atingir FP = 1,00.

    Moleza hein !!!!
    Quem mandou V começar a trabalhar tão cedo !!!
    Ve se aprende alguma coisa nesta vida!!!!
    E prepare seus netos para gozar a vida e começar a trabalhar apenas após os 25 anos de idade.

    J

    jujuk Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 21h33min

    tenho 51 anos,13 anos de contribuíção c/ inss,mas ocorre que fui micro empresária por 10 anos,desejo que me inf; se este tempo pode ser contado p/ efeito de aposentadoria,se pode somar aos 13 anos de contr.como func.como devo proceder,obrigada...

    W

    Walter Rodrigues Filho Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 22h23min

    jujuk

    Quando diz que foi micro empresária, devemos entender que v fez as correspondentes contribuições ao INSS seja pela via do contribuinte individual
    ou pela via do Pro labore. E certamente tem tudinho muito bem documentado.

    Se for assim, é só meter os peitos, e a coisa ai acontecer logo que completar 25
    os anos de contribuição.

    Mas se foi tudo na informalidade ... hi... nem sendo super amiga do presidente laranja V conseguirá...

    J

    jorge luiz antonio alvarenga Domingo, 08 de fevereiro de 2009, 10h43min

    tenho 54 anos trabalhei de carteira assinada no periodo de 1972 ate 1992 eu gostaria
    de saber quanto tempo falta para me aposentar e o que fazer para pagar o restante do
    tempo que falta.. obs.. tambem paguei algumas com carne e como autonomo sevirso em prestados predios

    obrigado

    M

    maria das graças ferrari de souza Terça, 10 de fevereiro de 2009, 17h58min

    gotaria de saber quanto de contribuiçao eu ja tenho. obrigada. (ferrari)

    M

    maria das graças ferrari de souza Terça, 10 de fevereiro de 2009, 18h02min

    gastaria de saber serto quanto ja tenho de contribuiçao.obrigada.(ferrari)

    L

    luis carlos yung da silva Terça, 03 de março de 2009, 21h20min

    gostaria de saber quanto tempo eu tenho de contribuiçao de inss e quanto falta pra eu me aposentar. obrigado

    L

    luis carlos yung da silva Terça, 03 de março de 2009, 21h22min

    gostaria de saber quanto tempo eu tenho de contribuição de inss e quanto tempo falta pra eu me aposentar. obrigado

    L

    luis carlos yung da silva Terça, 03 de março de 2009, 21h25min

    eu gostaria de saber quomto tenpo eu tenho de comtribuiçao

    P

    Paulo Donizetti Terça, 03 de março de 2009, 23h07min

    Tudo bem Luis, você pode entrar no site da DATPREV, ou ir em uma agencia da previdençia e protocolar uma petição. Fundamentado no (incisoXXXIII art:5°) e(letra A do incisoXXXIV) CONFORME JUSTIÇA FEDERATIVA DO BRASIL

    C

    celso luiz silva bilha Sábado, 07 de março de 2009, 21h43min

    quero saber quanto tempo tenho de contribuicao inss

    C

    celso luiz silva bilha Sábado, 07 de março de 2009, 21h44min

    quero saber quanto tempo tenho de contribuicao inss

    M

    Maria Amelia Rostirolla Domingo, 08 de março de 2009, 10h00min

    Meu marido completou 65 anos em 9/7/2005. Tinha na epoca 10a...registrados em Carteira. Pergunto= Na epoca ele poderia ter se aposentado. Atualmente tem 12a4m. Qual a situacao dele atualmente....

    M

    maria jose rezende Domingo, 08 de março de 2009, 20h32min

    Gostaria de saber quantas parcelas foram pagas do INSS,se possível mes e ano.

    G

    gerson batista da silva Terça, 10 de março de 2009, 10h57min

    sou cadastrado no inss desde 1988,fiquei alguns anos trabalhando clandestino sem carteira assinada,gostaria de saber se os anos que fiquei sem fichar vai atrapalhar minha vida junto ao inss