Gostaria de pedir ajuda aos senhores com relação ao seguinte problema: Tenho a guarda de minha filha, de 5 anos e meio, e gostaria de me transferir para a Itália, para onde minha carreira está se dirigindo, pois tenho dado cursos e tenho exposições marcadas pra lá. Além do meu desenvolvimento profissional, tenho um noivo italianoe que mora lá mesmo e estamos querendo nos casar mês q vem , mas o pai da minha filha nega a autorização - ainda que para inicialmente ficar por apenas duas semanas - para que ela esteja presente no casamento. Voltaria daí casada e pediria, judicialmente a autorização q ele tem negado. O q posso fazer? Ela não tem o direito de ir ao meu casamento? Depois, na volta ficará mais fácil a autorização para ela morar conosco lá, sendo que deixo bem claro minha intenção de facilitar o contato e visitação do pai, além de deixá-la passar todo o período de férias con o pai no Brasil. Afinal, sou uma prisioneira dele? Amo minha filha, somos grudadas e não podemos viver uma sem a outra... Agradecida pela atenção

Respostas

    Maria Rustica

    Maria Rustica Sexta, 04 de março de 2016, 2h54min

    Estou de coração partido, meu esposo vai para os estados unidos a trabalho por tempo indeterminado, tenho uma filha de 13 anos e não sei do paradeiro dele, tenho medida protetiva pois este já tentou me matar diversas vezes. Minha filha tem medo dele e eu também por ser um individuo d alta periculosidade. O ministério publico e a policia civil me orientou a sumir no mundo. Vivo feito um bicho acuado, eu e minha filha. Mudei de estado pra sobreviver a isso e hoje me vejo nesta situação. Meu marido vai para o EUA pra nos prover e eu me vejo só em em panico. Por conta do meu ex varias pessoas se afastaram de mim e da minha filha por medo, a unica pessoa que ficou do nosso lado foi meu marido, meu porto seguro. Tenho medo de tentar uma autorização para acompanhar meu esposo e me expor... expor minha filha. Tenho vários boletins de ocorrência e outro documentos que prova tudo o que vivi. Tenho medo do meu ex pois sei que ele ainda quer me matar.
    Por favor preciso d ajuda.

    Maria Rustica

    Maria Rustica Sexta, 04 de março de 2016, 2h55min

    Não sei do paradeiro da pai da minha filha

    Maria Rustica

    Maria Rustica Sexta, 04 de março de 2016, 2h57min

    Será que vou ter que me expor?
    Ele sempre colocou a vida da minha filha em riso, ele já agrediu outras mulheres uma inclusive estava gravida dele e perdeu o bebe.
    Temo pela minha vida e pela vida de minha filha

    R

    Rafael F Solano Sexta, 04 de março de 2016, 11h09min

    Requeira autorização judicial, o pai irá ser chamado, a justiça tem de ouvir os dois lados, não apenas 1 versão dos fatos.

    Danni Gon Wenger

    Danni Gon Wenger Terça, 24 de maio de 2016, 15h43min

    TENHO UMA DUVIDA, PFV!

    Estou solicitando minha dupla cidadania, pois sou descendente de Suíço e logo entrarei com o pedido da minha filha.
    Tenho uma filha de 2 anos, o pai registrou, mas por motivos de dependência química, agressividade e terrorismo psicológico, não tenho contato com o mesmo desde o nascimento dela.
    Nunca recebi auxilio financeiro dele e de ninguém da família do mesmo, porem jamais autorizará que eu leve minha filha para morar comigo na Suíça, onde tenho familiares residentes e trabalho garantido.
    Há algum tempo, descobri que ele encontra-se preso, oque impediria qualquer tentativa de conversa. Consigo solicitar uma autorização judicial para viajar com minha filha? Mesmo que ele já tenha saído daquele lugar?
    P.S: lembrando que ela nunca teve contato com ele e eu nunca pedi pensão alimentícia?

    R

    Rafael F Solano Terça, 24 de maio de 2016, 16h10min

    Só mesmo buscando autorização da justiça

    L

    lucas Quarta, 24 de agosto de 2016, 18h02min

    como eu fasso para fazer nao altoriza meu filho de menor para que nao viaje

    Kelly Carneiro

    Kelly Carneiro Sexta, 02 de setembro de 2016, 22h55min

    Olá , possuo algumas dúvidas. Poderia me auxiliar, por gentileza?

    Sou mãe de uma menina de 10 anos de idade. E durante todo esse tempo, o pai sempre ausente tanto a nível afetivo quanto de auxilio financeiro. Após muitos anos, consegui localizá-lo e resolvi entrar com o processo de guarda e pensão. Conquistei ha pouco tempo, a guarda unilateral da minha filha, adquirida em uma audiência de conciliação. Porém, o mesmo pagou apenas 1 mes de pensão e a buscou 3 vezes. Já tem 3 meses de atraso de pensão e finais de semana sem buscar a filha nos dias devido ou dar qualquer tipo de noticia a filha.
    Segundo a conciliadora no dia da audiência, ela me garantiu que a partir dali, eu não precisaria de qualquer tipo de autorização do pai dela. E que inclusive, ele que iria ter que pedir a minha, em caso de viagens, por exemplo. O mesmo, me informou a minha advogada.

    Pois bem, agora, apos a homologação.. comecei a ver sobre a emissão de passaporte da minha filha. Antes, para planejar uma viagem de férias a Disney. Agora, não apenas. Meu noivo é português, casaremos no civil (por enquanto) final do ano agora, em Lisboa. Após o casamento, volto ao Brasil para registrar tudo e resolver sobre a minha mudança com a minha filha.

    Sendo que, pelo que entendi, em sites do consulado, policia federal e blogs, é que.. mesmo com a guarda unilateral, ainda sim, eu precisaria da autorização de viagem do pai dela (no qual, não existe hipotese desse senhor considerar algo que não o favoreça como já provado desde sempre). Em outros locais, entendi que.. ela tendo autorização de residência no exterior ou eu, como mãe tendo autorização, para Portugal (novo país de residência) , a minha filha já poderia viajar SEM a autorização dele. Mas apenas, Brasil x Portugal e Portugal x Brasil.
    Já ao ligar para a policia federal do RJ, após muitos sinais de incertezas ao me passarem a informação, me disseram que sim, eu poderei primeiro emitir o passaporte da minha filha e para suprir a autorização do pai, apenas apresentar o acordo original homologado no ato do embarque.

    Não souberam me informar também, se após eu registrar o meu casamento no Brasil e a mudança do meu nome de solteira para o de casada, e consequentemente, emitindo novo RG, PASSAPORTE e outros.. eu precisarei obrigatoriamente averbar a certidão de nascimento da minha filha fazendo constar meu nome de casada e pedir tb novo rg e cpf para a minha filha, uma vez que, quando realizado o acordo de conciliação, esta com o nome de solteira.

    Ou seja, afinal, quais meus direitos de fato em relação a viagem internacional com a minha filha, emissão de passaporte e autorização, uma vez que possuo a guarda unilateral?
    Como proceder?

    Espero ter conseguido me fazer entender. E que possa me auxiliar de alguma forma, por gentileza.

    Agradeço imensamente a atenção de qualquer forma.
    Kelly Carneiro
    [email protected]

    R

    Rafael F Solano Sábado, 03 de setembro de 2016, 10h47min

    Para viagens nacionais, a turismo, de fato, é totalmente dispensavel autorização do outro genitor, seja pai, seja mãe. Não importa se quem fica paga ou não paga pensão.

    Mas, para sair do pais, não interessa se há ou não há guarda definida e nem se há ou não pensão sendo paga, para que o menor saia do pais é imprescindivel a autorização DE AMBOS genitores, ou, na falta de um deles, ou na recusa de um deles, autorização dada pela justiça. Não importa o que tenham dito conciliador ou advogado, enganos acontecem, mal entendidos acontecem!!!!!!

    Seja a autorização para viagem internacional a turismo, e principalmente para que o menor fixe domicilio no exterior, vc terá de obter autorização do genitor de seu filho, mas como vc diz que ele é pai ausente e desinteressado não vejo impecilho para que ele autorize. Caso ele não permita, vc terá de recorrer a justiça, e lá o pai será chamado para expor o ponto de vista dele, não há como antecipar a decisão da justiça, o fato de vc casar com estrangeiro não tem peso algum visto que a questão não é avaliar seus direitos, mas sim, os direitos do personagem principal, a criança, trata-se do direito dela!!

    Carol Lopes

    Carol Lopes Terça, 10 de janeiro de 2017, 13h52min

    Olá, gostaria que alguém me informasse se essa autorização por escrito e com firma reconhecida tem que ter algum tipo de validade, ou pode-se fazer só uma e usar para outras viagens posteriores?