Olá, tenho um filho com 4 anos que não possui um sobrenome em comum que eu, meu marido e minha filha temos. Queremos mudar antes que ele inicie na escola. Gostaria de saber como fazer, se precisa ou não ordem judicial, por onde devemos começar para acrescentar esse sobrenome. Gostaria muito que os filhos tivessem os mesmos sobrenomes. Atenciosamente

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 11 de junho de 2013, 12h27min

    GVSB

    É possível incluir quaisquer sobrenomes de ascendentes em linha reta (pais, avós, bisavós, trisavós) mesmo que falecidos. A tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    P

    Prof/RJ Segunda, 02 de dezembro de 2013, 13h59min

    Prezados,
    Utilizando nomes ficticios para tirar uma grande duvida:
    O Pai chama-se Joao Barbosa Antunes
    A Mae chama-se Marcia da Silva Freitas

    O filho pode-se chamar:
    Pedro da Silva Barbosa (ou seja utilizando o penúltimo sobrenome do Pai)
    Ou é obrigado a incluir o ultimo sobrenome do Pai
    e se chamar
    Pedro da Silva Antunes?

    Espero que tenha sido claro,
    Desde já agradeço

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 02 de dezembro de 2013, 14h25min

    PROF/RJ

    Qualquer destas opções é possível. O filho pode ser registrado com qualquer sobrenome do pai ou da mãe ou de ambos e em qualquer ordem.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    P

    Prof/RJ Segunda, 02 de dezembro de 2013, 14h42min

    Caro Dr Herbert C. Turbuk

    Muito obrigado pela atenção.

    F

    Fábio VV Quinta, 10 de julho de 2014, 23h00min

    Olá!!
    Minha mãe quando se casou com meu pai, tirou o sobrenome da familia dela que seria Valente e acrescentou o sobrenome do meu pai que é Oliveira. Sendo assim eu me chamo Fábio Junior de Oliveira com o sobrenome apenas do meu pai, (Oliveira), porém, gostaria muito de ter o sobrenome Valente da minha Avó, ou seja, gostaria de me chamar Fábio Junior Oliveira Valente, é possivel isso? Quais os procedimentos?
    Desde já agradeço se alguem puder me ajudar, um abraço...

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 11 de julho de 2014, 5h45min

    FABIO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado será possível incluir o sobrenome de solteira de sua mãe ao seu sobrenome na forma e posição pretendida.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    F

    Fábio VV Segunda, 14 de julho de 2014, 14h28min

    Dr. tenho mais uma duvida.
    Hoje sou casado e minha esposa leva também meu sobrenome (Oliveira). Gostaria de saber se depois que eu acrescentar o sobrenome (Valente) da minha Avó, se teria como minha esposa excluir o sobrenome (Oliveira) que foi acrescentado a ela depois que nos casamos e colocar o sobrenome (Valente)?
    E como isso seria possivel? muito obrigado Dr...

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de julho de 2014, 16h47min

    FABIO

    Todos poderão incluir o sobrenome de sua avó (você, sua esposa, seus filhos). Mas ninguém poderá excluir os atuais sobrenomes.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    O

    Oliveira1986 Segunda, 14 de julho de 2014, 18h09min

    Boa tarde!

    entrei com um pedido de reconhecimento de paternidade, sou maior de idade e nos meus documentos consta apenas o nome da minha mãe, já fizemos o exame de DNA e demos entrada ao processo, fomos chamados para a audiência conciliatória, eu e meu pai, de nossa parte esta tudo encaminhado, mas a intimação pede para nos apresentarmos na presença de advogado, se eu quiser me apresentar sem o advogado é possível?

    Att,

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de julho de 2014, 18h27min

    OLIVEIRA

    Você postou em tópico que é de outro assunto. Abra um tópico novo em direito de família.

    FABIO

    Todos poderão incluir o sobrenome de sua avó (você, sua esposa, seus filhos). Mas ninguém poderá excluir os atuais sobrenomes.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    F

    Fábio VV Segunda, 14 de julho de 2014, 19h52min

    Boa Noite!!
    O bom desse fórum é que podemos tirar todas as duvidas possíveis na certeza que seremos bem orientados.
    Bom o que preciso saber agora é o seguinte: Depois de entrar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL, para acrescentar o sobrenome (Valente), tenho que ir no cartório onde fui registrado quando nasci, ou isso poderá ser feito em quais quer cartório do Brasil? Uma vez que atualmente estou morando em Salvador - BA?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de julho de 2014, 20h09min

    FABIO

    O juiz de julgar este processo enviará o mandado de retificação de registro civil para o cartório onde você nasceu e casou para que eles alterem seu registro de nascimento e casamento. Posteriormente os cartórios enviam as novas certidões de nascimento e de casamento para o processo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gabriela Quinta, 13 de novembro de 2014, 12h43min

    Boa tarde!
    Tenho apenas o sobrenome do meu pai e gostaria muito de acrescentar o sobrenome da minha avó materna já falecida. Isso seria possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 17 de novembro de 2014, 11h54min

    GABRIELA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir sobrenomes de avós e bisavós mesmo que estes sejam falecidos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Paulo Sergio Staroski

    Paulo Sergio Staroski Sábado, 10 de janeiro de 2015, 15h28min Editado

    olá, boa tarde
    quando nasci meus pais colocaram apenas o sobrenome do meu pai, e eu queria acrescentar um sobrenome da minha mãe. tenho 16 anos, é possível fazer isso?
    meu nome : Paulo Sergio Batista
    como ficará: Paulo Sergio Staroski Batista
    Tem como remover Batista?
    Sergio Batista é o nome do meu pai
    Obrigado desde já!

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 10 de janeiro de 2015, 15h31min Editado

    PAULO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir o sobrenome materno e em qualquer posição.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Jonathan Miller

    Jonathan Miller Sexta, 30 de janeiro de 2015, 20h54min

    Ola meu caso é mais complicado meu pai não me registrou então só v fiquei com o sobrenome da minha Mãe meu nome é :
    Elisson jonatan santos ( sobrenome da minha mãe)
    Tenho 22 anos e não quero e não quero ficar sem um sobre nome, tambem nao quero mais o sobrenome do meu pai por questao moral, então quero acrescentar um sobrenome em meu nome ele ficaria assim : Elisson Jonathan Miller eu posso ?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 31 de janeiro de 2015, 7h29min

    JONATHAN

    Seu caso é mais complicado por não se tratar de ação de retificação de registro civil. Mas sim de ação de investigação de paternidade. Que não tratamos aqui. Abra uma discussão nova.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Guilherme Silva

    Guilherme Silva Quarta, 29 de abril de 2015, 19h38min

    Boa noite!

    Meu nome completo é Guilherme da Silva e gostaria de acrescentar o sobrenome Brasil (do meu pai), ficando Guilherme Brasil da Silva. O primeiro motivo é que quero ter o sobrenome do meu pai e o segundo motivo é que como meu nome é muito simples, tenho receio de ter problemas judiciais devido existir muitos Guilheme da Silva, inclusive já conheci um na mesma cidade que nasceu 1 ano depois de mim e tem o mesmo nome.
    É possível acrescentar o sobrenome do meu pai diante desse motivo?

    Abraço.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 29 de abril de 2015, 19h50min

    GUILHERME

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir este outro sobrenome paterno e em qualquer posição.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com