O QUE PODERIA SER FEITO PRO PAI CONSEGUIR A GUARDA DO FILHO DE 5 ANOS...POIS O DE 3 NAO FICARIA COM ELE APESAR DE ESTAR APEGADO MAIS A MAE...O OUTRO E COM O PAI... QDO O PAI CONSEGUE A GUARDA DO FILHO, SENDO Q A PREFERENCIA E SEMPRE DA MAE? O Q ELE PODERIA FAZER?

Respostas

    J

    Jorge Rosa da Silva Terça, 03 de junho de 2014, 12h37min

    Olá. Sou casado a 15 anos e tenho um filho de 9.
    Meu casamento não anda nada bem e estamos a ponto de nos separar.
    Eu e meu filho somos muito apegados.
    Ele tem clara preferência por mim, seu pai, ao invés da mãe.
    Embora ele tenha essa clara preferência, ela não é uma pessoa ruim a ponto de perder a guarda devido a algum desajuste.
    Eu também sou uma pessoa que goza de ótimas referências diante da sociedade como um todo.
    Quais as chances de eu ganhar a guarda de meu filho em caso de separação e divórcio?
    Se ela pegar meu filho e sair de casa enquanto estou trabalhando, conseguiria pedir a guarda mesmo com a criança estando com ela(contra a vontade)?
    Como proceder para ter mais chances a essa guarda?

    F

    Frank Freitas Terça, 03 de junho de 2014, 13h08min

    A guarda compartilhada requer a participação de ambos os genitores, pois nao se trata de divisão de obrigações, mas de um empenho conjunto.

    Vi um video de uma juiza falando isso.

    J

    Joaoj Anjos Domingo, 22 de junho de 2014, 18h37min

    minha ex mulher fugiu dia 14 de junho sabado com minha filha de 2 anos e 10 meses,to deseperado com isso ,nós não eramos casados só moramos juntos,nos separamos a um ano,mas a maior tempo deppois que nos separamso minha filha estava convivendo no meu lar junto com minha familia,ela pegou a menina pra ficar uns dias com ela,e disse que ia viajar para a casa da mae dela em sao caetano do sul são paulo,ficou lá quse um mes,quando voltou já notei diferença,tudo bem ,peguei minha filha e fiquei 5 dias com ela no dia do jogo do brasil ela veio pegar a menina,,na sexta eu fui ver minha flha,e ela começou a falar que tava sendo precionada pelo ex marido dela,a ir embora para cuidar do outro filho dela que mora em são caetano do sul ela estava alegando que o pai do filho dela falou que se ela não fosse cuidar do filho deles ele iria pegar o menino e ia levar para o norte,naquela noite minha filha parecia estar adivinhando...No dia seguinte fui conversar com um advogado,quando cheguei em casa liguei pra ela e disse que ia na segunda atrás dos meus direitos,sobrea menina,ela ligou para os parentes dela em são caetano e disse para eles que eu a tinha ameado,sabado a noite vieram e sem me comunicarem nada praticamente sequestraram a minha filha,minha menina é muito apegada a mim e a minha familia pois ela praticamente morava na minha casa e chamava a minha mae de mae...a familia dela é muito altoritaria principalmentea mae dela, não respeita ninguém, ja pedi pra eles o endereço para saber onde minha filha esta mas eles negam em me dar,minha mae ligou pra conversar com minha filha e a irma da minha ex não queria deixar nem a vo da menina falar com ela,dizendo que era o advogado que tinha mandado,minha mae conversou com minha filha e perguntou pra menina clara vc num quer vir de novo pra casa do papai ,e a menina respondeu,não vó porque a cissa briga comigo ela não deixa...minha filha é muito apegada a mim..preciso de ajuda,pois isso nãopode ficar assim onde estão as leis brasileiras,quero minha filha de volta no meu convivio...

    S

    Sandra S. Reis Sexta, 25 de julho de 2014, 14h40min

    Meu esposo tem um filho de 07 anos e quer ter a guarda dele, a mãe é ex presidiaria e ainda estar em processo com a justiça e como eu lê aqui q não é a situação financeira q conta e se emocional da criança que é muito abalado na casa dela eu queria saber se tem chance o meu marido.

    B

    Blueskay Suspenso Sexta, 25 de julho de 2014, 22h06min

    Sandra, tudo é possível. Sendo pedido o estudo psico-social é possível que o pai possa obter a guarda da criança.

    W

    Wagner Souza Quinta, 07 de agosto de 2014, 10h11min

    Olá a todos,
    Sou pai de um menino que hoje (07/08) está com 3 meses de idade. Minha mulher é totalmente relapsa com os deveres de casa e as vezes com os deveres de mãe, sei que ela ama nosso filho como eu amo, mas o fato dela ser acomodada coloca a integridade do mesmo em risco.
    Diante de muitos fatos de descaso com o lar, chegando ao ponto de muitas vezes eu chegar em casa após um dia de trabalho intenso, ter que fazer comida, limpar casa, entre outros. Até ai dava pra levar, sendo que meu filho não mama no peito devido ao fato dela tirar ele do peito pois estava a machucando, mesmo a pediatra dizendo que era normal no inicio, começamos a dar o leite formulado NAN, porem o mesmo tem medidas para cada mês e quando meu filho estava para completar dois meses observei que ela fazia a medida errada, ele tinha dois meses e ela fazia mamadeira como doses para lactantes de 6 meses, pq era a medida da mamadeira. Fiquei assustado com aquilo e ontem foi a gota d’agua, quando entrei em casa senti um forte cheiro de queimado, corri na cozinha e me deparei com a panela de feijão prestes a pegar fogo, e ela estava no quarto dormindo com meu filho.
    Tenho medo de me separar e algo acontecer ao meu filho, moramos em casa de propriedade do meu pai, sustento a casa com qualidade e meus pais moram na casa de cima e são aposentados (55 e 63 anos) as casas são independentes, ela ainda está na licença e sua família(mãe, padrasto, irmã, cunhado e uma sobrinha de 4 meses moram todos na mesma casa) mora de aluguel, vivem se mudando e frequentemente estão brigando entre si, no ultimo incidente houve até boletim de ocorrência.
    Temo pela integridade do meu filho, durante 7 meses que moramos juntos peço a ela que só cuide da casa e do meu filho, e nada é feito.
    Gostaria de saber se diante dos fatos, posso ter a guarda do meu filho.

    B

    Blueskay Suspenso Quinta, 07 de agosto de 2014, 14h55min

    Vc não consegue arrumar alguém que cuide da casa para ver se pelo menos do filho ela consegue cuidar????

    Será que ela tem problemas mentais????

    Tente obter testemunhos da negligência dela para com a criança, vc teria chances de ficar com a guarda do bebê.

    A

    anonimoCTBA Domingo, 17 de agosto de 2014, 1h02min

    O unico motivo para qual nao separo da minha minha é o medo de ficar longe de nossa filha..
    Nao somos casados e minha mulher ta complicado.
    Isso é mais uma desabafo..

    Nao sei como agir..

    D

    D.luciano Segunda, 25 de agosto de 2014, 9h38min

    Olá, meu nome é Luciano e tenho algumas dúvidas em relação a guarda do meu filho.
    Tenho um filho de 3 anos com minha ex-namorada, terminamos antes mesmo dela saber que estava grávida, porém quando ela soube da gravidez sempre fui atrás, quando o meu filho nasceu registrei e sempre fui um pai presente. A mãe do meu filho sempre morou com os pais e nunca quis ter um relacionamento amigável comigo, qualquer assunto relacionado a criança sempre foi tratado diretamente com a avó, no caso a mãe dela. Soube a pouco mais de 8 meses que ela se casou e foi embora da casa da mãe deixando nosso filho morando com a avó, eles esconderam de mim durante um ano ou mais essa situação, para que eu não soubesse que meu filho mora com os avôs maternos. A pensão é depositada todos os meses na conta da mãe, mas ele mora e é cuidado pelo avó.A minha dúvida é a seguinte, quem tem quer assinar os recibos a avó ou a mãe do meu filho? E se a avó assinar serve como prova? E se eu entrar com uma ação judicial eu consigo a guarda total do meu filho? E quais são os tipos de prova que posso conseguir para provar o que estou dizendo? Obrigado.

    F

    Franciely Castilho Quarta, 24 de setembro de 2014, 22h54min

    olá eu me separei do meu esposo tem 2 meses e ele entro com o pedido de guarda da minha filha ela tem 3 anos, ele alego na justiça que eu me separei e fui pra vilhena e deixei a minha filha com ele, o que é mentira, eu já entrei mandei pra porto velho declaração de testemunhas de que eu estava com minha filha, mais ate agora nada ele ganho a guarda liminar e agora ta colocando minha filha contra mim... que medidas devo tomar para reverter essa situação da guarda provisória?

    Andresson Soares

    Andresson Soares Terça, 07 de outubro de 2014, 17h42min

    minha ex mulher mora em varias cidades dificultando a minha visita com minha filha de 4 anos, aliena ela,e por isso ela nao estuda direito. e dificulta ainda mais me colocando na maria da penha pedindo medida protetia sem que eu nem ligue pra ela. pq a justica nao me da o direito de ficar com minha filhha sendo que a mae nao tem condicoes financeiras nem piscologicas? minha audiencia sera daqui ha 3 meses e ja me falaram que nao tenho chance de ter a guarda!

    Beatriz Cardoso

    Beatriz Cardoso Segunda, 13 de outubro de 2014, 13h16min

    Olá ,meu namorado quer a guarda de uma das filhas,sendo que a mae falou que se ele nao pegasse uma delas daria para a mae cuidar,ele pegou a crianca mas a mae se arrependeu e foi busca la denovo .Ela fica com a vó que cuida e nao tem condicoes de cuidar das duas e sempre veem com feridas e,arranhoes e machucados e a mae ainda por cima namora um presidiario e usa o dinheiro da pensao pra ir ve-lo na cadeia ,eles nao conseguem entrar em acordo pois ele tem condicoes melhores de cuidar ela so que nao sabemos oq fazer...

    D

    Desconhecido Terça, 28 de outubro de 2014, 9h39min

    minha ex nao deixa eu ver meus filhos porque nao quero mas ela iso pode

    M

    marcos Sexta, 07 de novembro de 2014, 14h56min

    mh filha tem 1 mes de vida , e com dias de vida já passou 6 dias no hospital, por mals cuidados , ela nn eh cuidada como deveria , eh com menos de 10 dias de vida andava tomando mamadeira sendo que a orientação dos medicos foi dar o seio , e estão me proibindo de ver h filha falando que tenho que ver 1 vez por semana e 1 hr por dia , oque eu faço ? sera que consigo a guarda dela ?

    K

    Keli Cristina Segunda, 24 de novembro de 2014, 6h43min

    Meu casamento não anda bem e meu medo de divorciar é perder a guarda da minha filha, a uns 3 anos fiz tratamento pisquiatrico por depressão e ansiedade, tenho medo do meu marido usar isso contra mim ou minha sogra. Eles tem um nivel de educação totalmente diferente do meu, todos eles tem muito costume de falar palavrões e brigarem, como eu conseguiria provar que isso afetaria a educação dela ou o emocional, já que crescer em um lar com discussões é totalmente traumatizante? teria como deixar o final de semana com o pai sem que ele leve na casa da mãe dele?

    Guilherme C Farias

    Guilherme C Farias Sexta, 09 de janeiro de 2015, 15h22min

    bom tenho um filho de 4 meses,a partir de que idade poderia pegar meu filho sendo que eu não entrei com o recurso de guarda-compartilhada???

    R

    Rafael F Solano Sexta, 09 de janeiro de 2015, 16h05min

    Dificilmente se concede passeios ou pernoites quando a criança ainda mama.

    Destaco que guarda compartilhada não é carregar a criança de um lado para o outro. Ela não é um joguete.

    Ela vai continuar a morar numa unica casa, com 1 só dos genitores. O que vão compartilhar é tudo a cerca da vida dela, as decisões como qual escola, se viaja, se faz tatuagem, etc.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 09 de janeiro de 2015, 16h06min

    A vantagem da guarda compartilhada é que as visitas são livres, mas isso só é bom quando os genitores se respeitam e conseguem se dar bem.

    P

    Paula Martins Terça, 13 de janeiro de 2015, 18h50min

    Boa noite,
    Meu marido tem uma filha de 7 anos e ela sempre morou com ele. Nos casamos a 2 anos e ela veio morar conosco. Somos uma verdadeira família, ela fala que sou sua "mãe de coração" e amo minha "filha de coração". A mãe biológica é uma alienada, se casou com um homem bem sucedido e virou cantora de funk rs. Não lembra da filha para nada, é muito raro ficar com a filha de fim de semana, nunca liga para conversar com ela ou saber como está. Quando ficou sabendo que iriamos nos casar tentou convencer a filha de morar com ela (por ciúmes) fez chantagem emocional e conseguiu que a filha morasse com ela durante uns 5 meses e depois "devolveu" para o pai rs. Ela mora conosco, somos muito felizes mas para não ter mais nenhuma dor de cabeça meu marido pretende entrar com um processo de guarda (não aquela compartilhada) pretendemos que ela veja a filha apenas de final de semana. A mãe nunca pagou pensão e se ela não quiser contribuir com a guarda para o meu marido estamos pensando em pedir pensão retroativa (alguém nos falou que podemos pedir....) enfim, a mãe não tem convívio com a filha não demonstra afeto, carinho ou amor... quando fica com a filha só quer saber de comprar coisas.....
    Precisamos de ajuda para iniciar o processo de Guarda. Desde já Obrigada!

    R

    Rafael F Solano Terça, 13 de janeiro de 2015, 21h51min

    Ele pode requerer a guarda unilateral, mas será do juiz a decisão de concedê-la ou de aplicar a guarda compartilhada (nesta a criança não alterna de lar, ela fica com 1 só genitor);

    O guardião de fato da criança (que está com ela nesses 2 anos dos 7 longos anos da criança) sempre pode pedir a pensão, obrigação dele como representante do filho. Se não pediu foi porque achou melhor assim, de modo que somente a partir da propositura da ação de alimentos é que a pensão passará a ser devida (te informaram beeem errado!!!)

    O regime de visita será fixado pela justiça e dificilmente ficará limitado a apenas 1x no mês, a justiça sempre irá aplicar normas em favor dos direitos da criança.

    Quanto a "enfim, a mãe não tem convívio com a filha não demonstra afeto, carinho ou amor...", serão os assist sociais e psicologismos que irão avaliar os fatos, sem paixões, sem parcialidades.