Olá após me casar com meu noivo português, vamos para Portugal. Gostaria de saber se terei que mesmo já casada com ele e indo residir juntos vou precisar de providenciar carta convite, cartão de crédito e etc .Estando na compania dele no aeroporto, quais seriam as exigências. Grata.

Respostas

    H

    Honorio Suspenso Terça, 17 de setembro de 2013, 16h48min

    Boa tarde Lilian,

    A averbação do divórcio e feita no mesmo cartório onde foi celebrado o casamento, quando será emitida uma nova certidão de casamento com a sentença do divórcio.
    Att.
    Honorio - anhovi10gmail.com

    V

    Victor D Quarta, 02 de outubro de 2013, 17h38min

    Olá, estou com uma duvida um quanto perturbadora.
    Vamos lá..
    MEU PAI CASOU COM A MINHA MAE, E DEPOIS DE 8 ANOS DIVORCIOU.

    DEPOIS CASOU-SE COM OUTRA MULHER (ATUAL)
    EM 2005 ELE FOI PARA PORTUGAL E DEU ENTRADA NA CIDADANIA PORTUGUESA.

    MINHA DUVIDA É A SEGUINTE: Na conservatoria, ou onde ele deu entrada nas papeladas, ele transcreveu somente o casamento Atual ? Ou seja, sera que a Conservatoria só sabe que ele é casado com a Atual Esposa. É possivel isso ? Ou querendo ou nao, ele teve que transcrever que ja foi casado com outra pessoa um dia.

    EU PERGUNTEI PRA ELE E ELE DISSE, QUE ACHA QUE TRANSCREVEU SOMENTE O DA ATUAL, Por isso a pergunta, é possivel ?

    *E se ele transcreveu somente da Atual, alguem sabe o que eu devo fazer para comunicar que ele ja foi casado.
    Porque eu quero a cidadania Portuguesa.

    Obs: Ele tem CC e Passaporte Portugues

    K

    Kelly Gonçalves Segunda, 16 de dezembro de 2013, 15h04min

    Sou brasileira e vivo com meu namorado que é Português a um pouco mais de um ano, estou em portugal a 8 anos mas nunca conseguir me legalizar por nunca ter tido um contrato de trabalho.
    Agora estamos a pensar em casar, mas sou transexual e no meu documento ainda consta meu nome de batismo e sexo masculino, com esse casamento entre duas pessoas do mesmo sexo eu consigo me legalizar?

    E

    Elisete Almeida Segunda, 16 de dezembro de 2013, 16h33min

    Kelly;

    É lógico que sim. O casamento hoje em Portugal é realizado entre duas pessoas, caiu a expressão "de sexo diferente", ou seja, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido.

    A Lei da nacionalidade também não impõe restrições quanto a igualdade de sexos no casamento.

    A única coisa que ainda não podem fazer é adotar crianças conjuntamente, neste contexto a lei mantém reservas.

    Agora, só uma dúvida, com qual título vc está em Portugal? Após 8 anos creio que possa pedir a cidadania, é uma questão de analisar mais detalhadamente a sua situação pessoal.

    Boa sorte!

    Cumprimentos

    L

    Liana Saldanha Quinta, 09 de janeiro de 2014, 16h59min

    Boa tarde, prezados.

    Estou noiva de um cidadão português, (vivemos juntos há um ano e demos entrada no cartório e ficará tudo pronto em Março) e temos planos tanto de estudar em Lisboa, como de trabalhar em Junho desse ano.
    Gostaria de saber quais procedimentos para que eu já entre em Portugal com o direito de fazer um mestrado e trabalhar legalmente.

    Muito Obrigada desde já.

    E

    Elisete Almeida Quinta, 09 de janeiro de 2014, 20h14min

    Liana;

    Vc deverá transcrever a certidão do seu casamento no consulado de Portugal no Brasil. Chegando aqui em Portugal, pedirás o cartão de residente (não sei se vc consegue pedir este cartão aí no consulado, pois eu casei-me cá), após 4 anos podes pedir a cidadania portuguesa e europeia.

    Cumprimentos

    E

    Elisete Almeida Quinta, 09 de janeiro de 2014, 20h15min

    Ah Liana! TRodos os documentos que vc trouxer para Portugal deverão ter o selo consular e terem sido emitidos com menos de seis meses, tipo certidões, inclusive antecedentes criminais da PF.

    Cumprimentos

    L

    Liana Saldanha Terça, 21 de janeiro de 2014, 22h33min

    Obrigada pela resposta Elisete!

    Saberias me dizer se esse cartão demora muito a ficar pronto depois que eu der entrada em Portugal?

    Obrigada!

    E

    Elisete Almeida Terça, 21 de janeiro de 2014, 23h00min

    Liana;

    Eu já estou em Portugal há 10 anos, sinceramente não me recordo quanto tempo demorou o meu cartão, aqui vc deve pedi-lo junto ao SEF (serviço de estrangeiros e fronteiras), salvo me engano demorou cerca de 20 dias para ficar pronto.

    Portugal também tem um tratado de amizade com o Brasil, trata-se do tratado de *Porto Seguro:
    http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/legislacao/legislacao_detalhe.aspx?id_linha=4656

    PS: Não quero me meter na sua vida, mas pondera muito bem antes de vir para cá, nós estamos em crise.

    Boa sorte!

    Cumprimentos

    L

    Liana Saldanha Quinta, 30 de janeiro de 2014, 14h37min

    Elisete, sei da crise em Portugal mas por aqui nao anda fácil. Os preços abusivos estão me provando que também estamos em crise por aqui, porém disfarçada.
    Obrigada pelas respostas.

    E

    Elisete Almeida Sexta, 31 de janeiro de 2014, 10h11min

    Liana;

    Não deveria estar a te dizer isso, mas é diferente quando estamos no nosso lugar, na nossa terra, com o nosso povo.

    Eu estou a negociar com o meu marido para retornar até a metade do ano, aqui só há trabalho de faxina, restaurante, caixa de supermercado e shopping.

    Se vieres, muita boa sorte, que corra tudo bem contigo e sejas feliz.

    Abraços

    B

    Binny Quinta, 27 de março de 2014, 4h46min

    Bom dia sou brasileira e pretendo me casar com meu noivo portugues em junho nos moramos na Suiça ele esta legal no pais mas eu nao estamos juntos a 2 anos mas moro aqui a 5 anos ele nao reside a Portugal apenas seus pais que moram a muito tempo gostaria de saber os procedimentos e documentos como moramos aqui na Suica teriamos que fazer o pedido de residencia mesmo se os pais do meu noivo residem em portugal? Tenho medo de que nao de certo podemos nos casar e voltar para suica? Se voce puder me ajudar obrigada!!

    B

    Binny Quinta, 27 de março de 2014, 4h46min

    Bom dia sou brasileira e pretendo me casar com meu noivo portugues em junho nos moramos na Suiça ele esta legal no pais mas eu nao estamos juntos a 2 anos mas moro aqui a 5 anos ele nao reside a Portugal apenas seus pais que moram a muito tempo gostaria de saber os procedimentos e documentos como moramos aqui na Suica teriamos que fazer o pedido de residencia mesmo se os pais do meu noivo residem em portugal? Tenho medo de que nao de certo podemos nos casar e voltar para suica? Se voce puder me ajudar obrigada!!

    F

    FLÁVIAMILLA Sexta, 23 de maio de 2014, 11h15min

    Olá, vc poderia me tirar uma dúvida? estou namorando com um rapaz que mora atualmente em Lisboa, mas ele é Brasileiro também, só que mora a muitos anos lá, se formou e agora trabalha, enfim, estamos pretendendo casar mas ainda não tirei nem meu passaporte, como seria no caso, já que ele também é Brasileiro se teríamos que casar aqui no Brasil? ou podemos casar em Portugal mesmo? e se eu casasse no civil com um amigo que é Português e mora no mesmo lugar que eu, seria mais fácil minha entrada no país? seria um casamento apenas para eu consegui morar lá, ele tendo o acordo comigo também! e na minha família tem o pai do pai do meu avô que era Português, isso pode ajudar em alguma coisa pra minha entrada no País?
    muito obrigada, aguardo a resposta.

    C

    Cristina J. Sexta, 23 de maio de 2014, 14h20min

    Boa tarde!

    Tenho uma dúvida alguém poderia me ajudar por favor?

    Meu namorado é brasileiro, mas tem cidadania Portuguesa, porém está morando atualmente no Brasil. Queríamos morar na Bélgica, mas para conseguir ir junto com ele legalmente o que devo fazer? Casar, transcrever o casamento para Portugal e depois? Posso pedir já o cartão residência mesmo ele não estando lá? Ou no caso ele teria que ir primeiro para Bélgica alugar uma casa/trabalho, para depois eu dar entrada no cartão residência? E esse documento deve ser feito por qual país? Bélgica correto?

    Desde de já agradeço.
    Obrigada
    Juliane

    Z

    Zenaide Teixeira Quinta, 10 de julho de 2014, 10h57min

    Bom dia, gostaria de saber o que necessito para ter o visto de residencia em portugal, sou casada com um portugues e ja temos nossa residencia em Portugal. Pretendemos morar la ano que vem, pois no momento trabalhamos em cruzeiros e passamos muito tempo fora. Gostaria de saber se é melhor dar entrada no visto agora ou só ano que vem? Minha outra duvida é a respeito de exercer minha profissao em Portugal, sou formada em educação fisica, gostaria de saber qual o procedimento a ser tomado com relação a validsr meus diplomas e o que fazer depois disso. Obrigada.

    E

    Elisete Almeida Sábado, 12 de julho de 2014, 20h36min

    Zenaide;

    Há quanto tempo vc está casada?

    O pedido de residência deverá ser feito junto ao SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. No momento não me recordo quais documentos pedem, mas não é nada complicado.

    Se vc vier sem visto específico, já sabe que entrará como turista.

    Quanto ao reconhecimento de título estrangeiro, não sei lhe dizer. Mas garanto que é muito mais facilitado aqui em Portugal do que aquilo que o Brasil faz com nossos títulos obtidos no estrangeiro.

    Bom, é tarde aqui, depois dou uma olhada nas duas questões e, assim que possível, respondo-te com mais segurança.

    Cumprimentos

    H

    Honorio Suspenso Domingo, 13 de julho de 2014, 7h14min

    Bom dia Elisete,

    Gostaria caso fosse possível contactar-me pelo meu email, pois necessito de algumas informações.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    D

    Danni Sousa Quinta, 07 de agosto de 2014, 15h48min

    Olá, Jus! Casei com um cidadão Português por procuração no Brasil. Fomos a conservatória para averbar o casamento aqui. Mas a conservatória não averbou. Disse que tinham que enviar as copias dos nossos documentos (Certidão de casamento, BI do meu marido, minha certidão de nascimentos atualizada, Certidão de inteiro teor e meu passaporte) para o SEF averiguar e então se permitir, averbar o casamento. Isso é correto? A quase dois meses espero resposta da conservatória e nada. A mesma diz que o SEF também não os deram resposta. Como devo proceder?