Boa Noite Minha situação é a seguinte: meu namorado é espanhol, residente na Espanha, e pretende vir para o Brasil em 2 semanas e queremos nos casar assim que ele chegar para que ele possa pedir visto permanente no Brasil. Gostaria de saber quais os procedimentos e documentos necessários para a realização do nosso matrimônio aqui, e que direitos ele terá depois disso. Também tenho medo de que ele possa não conseguir entrar no Brasil e ser deportado no aeroporto pois ele virá apenas com visto de turista e nada mais e pensei em um casamento por procuração aqui no Brasil para que ele entre como meu cônjuge, existe essa possibilidade? Se sim, quanto tempo demoraria isso, pois preciso que ele esteja aqui em no máximo 15 dias. Qual a melhor maneira de fazer as coisas? Queremos fazer tudo certo pois nos amamos muito e tudo que queremos é poder construir uma vida e uma família juntos sem nenhum problema. Me ajudem por favor!!!

Respostas

    Ã

    Ádria Brito Terça, 05 de março de 2013, 13h08min

    Você não pode me orientar em mais nada?

    O delegado está certo em proibi-lo de namorar com outra pessoa?
    Por esses dias, a ex dele foi lá, invadiu a casa dele e fez maior confusão. Ela está o perseguindo agora que descobriu o endereço dele.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 05 de março de 2013, 13h22min

    É obvio que o delegado não poderá proibir ele de namorar outra pessoa, muito menos pegar o passaporte dele. Se ela invadiu a casa dele ele deve procurar a policia. Por isso deve procurar um advogado bom e com urgência.

    Ã

    Ádria Brito Terça, 05 de março de 2013, 13h32min

    Pois é, o delegado proibiu e apreendeu o passaporte dele.
    É por isso que acho que o Advogado dele não é bom, ele não está resolvendo nada, e ainda disse que realmente ele tem que ficar sem namorar com ninguém por enquanto.
    Você pode me dizer o nome de um bom Advogado?
    Muito obrigada!

    P

    Poliana Cardoso Sexta, 22 de março de 2013, 19h30min

    Entao eu gostaria de saber se é facil eu tirar o visto para os estados unidos estou noiva de um americano e vamos nos casar no civil em maio pretendemos morar em houston mais para isso precisso tirar esse visto e gostaria muito de uma resposta pois vamos ter um bb esse ano e quero muito esta do lado dele

    A

    Alexander Moriarty Sexta, 22 de março de 2013, 19h41min

    Pois é....

    Antes nao queriam a gente na Espanha...
    Agora tão ai... Pedindo nosso perdão e pra morar aqui...
    Sem mais comentários....

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 22 de março de 2013, 21h31min

    Polianna, quem tem que pedir o visto de noiva pra voce é seu noivo. Sozinha voce nao consegue um visto K3.

    P

    Poliana Cardoso Sexta, 22 de março de 2013, 21h41min

    Muito obrigada entao no caso ele tem que pedir agora ou depois que nos casarmos?

    G

    Gabriela Ribas Sábado, 30 de março de 2013, 11h51min

    Olá, bom dia! Um estrangeiro que está no Brasil com Visto de Turista vigente e não quer sair do Brasil e está casado no Brasil com uma brasileira pode requerer Visto Permanente Brasileiro em uma embaixada ou consulado brasileiro no exterior?

    H

    Honorio Suspenso Segunda, 01 de abril de 2013, 19h10min

    Boa noite Gabriela,
    O estrangeiro casado com brasileira, não necessita sair do Brasil para requerer o visto permanente pelo casamento, mesmo estando em situação irregular no Brasil.
    O visto pode ser requerido junto a Polícia Federal, e a partir do momento que estiver com o protocolo do pedido do visto, já estará em situação regular , podendo trabalhar, estudar, etc.

    Att.

    [email protected]

    M

    Meire Soares de Lima Quarta, 03 de abril de 2013, 8h34min

    bom dia Honorio...
    namoro com um belga e moro na Bélgica, mas não sou casada aqui, decidimos ir morar no brasil em outubro deste ano (2013) e vamos nos casar assim que chegarmos no brasil, ja me informei sobre os documentos necessários, a minha duvida é quando chegarmos no brasil com todos os documentos dele ( copia de antecedentes criminais, declaração de estado civil e copia de certidão de nascimento todos com o carimbo da embaixada brasileira na Bélgica) teríamos que traduzir por um tradutor juramentado mas como vou me casar no interior (costa rica MS) sei que lá nao tem tradutor juramentado e não queria ter que ir em são paulo pra conseguir traduzir, eu conheço uma brasileira aqui na Bélgica que trabalha como tradutora juramentada mas para a Bélgica posso pedir a ela que traduza os documentos ou é necessário traduzir no brasil,

    (2) segunda questão quero me casar no Mato Grosso do Sul na cidade da minha familia e vou morar em Curitiba PR, posso me casar la e depois dar entrada na policia federal de Curitiba ou é melhor casar em curitiba? quando eu der entrada na policia federal já tenho que ter alugado a casa onde iremos morar? pois vi que a policia federal vem a minha casa para fazer uma visita, a pergunta sobre alugar a casa antes de dar entrada é porque queríamos começar a trabalhar primeiro para depois alugar uma casa, mas ele precisa dos documentos então n sei como proceder. se puderem me ajudar agradeço muito
    espero resposta obrigado

    A

    Alix Quarta, 03 de abril de 2013, 12h15min

    Olá, bom dia!
    Há dois anos meu namorado Croata mora comigo aqui no Brasil. Porém ele continua tendo apenas visto de turista e não renovou depois dos 3 meses. Queremos casar pois já temos uma união estável e queremos constituir uma família ja casados. Nós não possuímos a certidão de união estável ainda. Descobri há poucos dias que estou grávida. Resumindo, a situação é a seguinte: nao possuímos certidão de união estável, ele ja está ilegal, estou grávida e queremos casar aqui ou na Croácia (aonde o processo seja mais descomplicado). E importante: nenhum dos dois quer perder sua própria cidadania. Quando e onde é melhor casarmos? Depois do nosso filho nascer ou antes? Aqui no Brasil ou na Croácia? Omais importante é tirarmos esse peso dele estar ilegal e podermos deixar o caminho livre pra ele poder trabalhar tranquilamente e podermos viver mais em paz.

    H

    Honorio Suspenso Quarta, 03 de abril de 2013, 14h33min

    Boa tarde Alix,

    Como o seu namorado já está ilegal durante todo este tempo, vocês ainda não têm a Escritura Pública de União Estável, e penso ser muito difícil conseguir casar-se no momento, sugiro que espere o nascimento do seu filho, não faça nada durante este período. De posse da certidão de nascimento, requeira o visto por prole brasileira (filho brasileiro), será cobrado apenas a multa no valor de R$ 827,75 pelos dias de excesso de estadia (é a multa máxima permitida pelo Estatuto de Estrangeiro) e as demais taxas imigratórias, com isso ele poderá ser regularizar, e a partir do momento que estiver com o protocolo em mãos, já estará apto para tirar a carteira de trabalho, trabalhar legalizado, viajar, casarem, etc, etc, etc.
    Atenciosamente,

    [email protected]

    H

    Honorio Suspenso Quarta, 03 de abril de 2013, 14h53min

    Bom dia Meire,

    Primeiro: Em relação a tradução dos documentos, devem serem traduzidos no Brasil, sugiro que pesquise no site da Junta Comercial do Mato Grosso do Sul, lá você encontrará a lista de todos os tradutores juramentados, no seu caso especificamente deve ser em Francês (uma das línguas oficiais do Bélgica), entre em contato com alguns deles pesquisa o valor cobrado e condições de entrega dos documentos e prazos. Sobre a tradução juramentada na Bélgica não tem valor aqui no Brasil, pelos menos para este caso;

    Segundo: Poderá sim dar entrada em Curitiba/PR, sem problemas nenhum, em relação ao endereço, informe o provisório, e assim que tiver o definitivo, faça um requerimento ou declaração (deve ser por escrito), informando o novo endereço, para caso da visita da investigação, esteja formalizado o endereço atualizado.
    Atenciosamente,

    [email protected]

    C

    Caue Terça, 09 de abril de 2013, 12h21min

    Ola sou Brasileiro e residuo na Irlanda. Eu e meu parceiro que e Irlandes queremos nos casar no Brasil. Porem eu nao tenho uma clara informacao de quais os documentos que precisamos levar traduzidos. Devo traduzir aqui na Irlanda ou poderei fazer o procedimento no Brasil ? E quais documentos especificos devo levar?
    obrigado desde ja!
    Caue

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 09 de abril de 2013, 15h31min

    Certidçao de nascimento e declaração de estado civil, ambos com carimbo do consulado brasileiro na irlanda, traduzidos por tradutor juramentado.

    Caso os dois vem no "modelo europeu" que já contem a tradução em portugues, não precisa mais do tradutor.

    K

    Karina Lima de Almeida Quarta, 10 de abril de 2013, 8h51min

    Bom dia Dr Honório.

    Estou na mesma situação da Lidiane.
    Gostaria de saber se caso optemos por emitir o visto permanente do meu marido no Brasil, teremos que comprar a passagem de ida e volta para ele ou se não será necessário, já que somos casados.

    Atentamente!

    H

    Honorio Suspenso Quarta, 10 de abril de 2013, 16h17min

    Boa tarde Karine,

    A única coisa que deve observar é a legalização de vosso casamento junto ao Consulado Brasileiro do país onde você está residindo atualmente e no Brasil efetuar a devida transcrição no cartório de registro civil da sua cidade.
    Sinceramente, não deslumbro problemas para vocês ingressarem no Brasil só com a passagem de ida, pois vocês são casados e qualquer problemas, é só apresentar a certidão de casamento e a intenção de permanecer no Brasil.
    Atenciosamente,

    [email protected]

    A

    Ana Paula Dos Santos Machado Sexta, 12 de abril de 2013, 17h19min

    ola,meu nome é ana paula eu quero mim casar com um africano,quais os procedimentos que devo tomar?e eu quero morar la na africa.