Boa Noite Minha situação é a seguinte: meu namorado é espanhol, residente na Espanha, e pretende vir para o Brasil em 2 semanas e queremos nos casar assim que ele chegar para que ele possa pedir visto permanente no Brasil. Gostaria de saber quais os procedimentos e documentos necessários para a realização do nosso matrimônio aqui, e que direitos ele terá depois disso. Também tenho medo de que ele possa não conseguir entrar no Brasil e ser deportado no aeroporto pois ele virá apenas com visto de turista e nada mais e pensei em um casamento por procuração aqui no Brasil para que ele entre como meu cônjuge, existe essa possibilidade? Se sim, quanto tempo demoraria isso, pois preciso que ele esteja aqui em no máximo 15 dias. Qual a melhor maneira de fazer as coisas? Queremos fazer tudo certo pois nos amamos muito e tudo que queremos é poder construir uma vida e uma família juntos sem nenhum problema. Me ajudem por favor!!!

Respostas

    F

    FlaviaS Segunda, 27 de maio de 2013, 11h29min

    Para retirar o visto de família no Brasil, após o casamento, ainda é necessário o atestado de antecedentes criminais, com o selo do consulado brasileiro? Ou com o casamento este documento torna-se desnecessário.

    H

    Honorio Suspenso Segunda, 27 de maio de 2013, 11h39min

    Boa tarde Flavia,

    Com a certidão de casamento não é necessário o antecedentes criminais.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    T

    Tiago Pereira Segunda, 27 de maio de 2013, 16h10min

    mt obrigado desde ja por tudo a senhor honorio e sven desculpem a demora nos agradecimentos eh o seguinte parece ke tudo complica pra mim kkkkk a minha namorada falaram la no cartorio da cidade dela ke pra fazer uniao estavel e dizeram ke nos iam fazer um monte de perguntas e ke tinhamos de estar juntos no minimo a um ano oO minha outra questao eh se pedir casamento eu tenho direito a permanecer e tirar carteira de trabalho, mas posso escolher kuando me kero casar ou tenho uma data limite pra tal, e se precisamos estar a viver juntos? muito obrigado pela sua ajuda atentamente Tiago Pereira

    H

    Honorio Suspenso Segunda, 27 de maio de 2013, 17h42min

    Boa noite Tiago,
    Você casando, o processo é rápido, a partir do momento que der entrada no pedido , e de posse do protocolo, já poderá trabalhar, estudar.
    Att.
    Honorio

    S

    saopedro Terça, 28 de maio de 2013, 10h25min

    Bom dia!
    Sou Português e vivo em Portugal.
    Gostaria de saber qual a melhor forma e mais correcta para que a minha namorada que é Brasileira e vive no Brasil possa vir para Portugal e ficar a viver comigo. Será o casamento a forma mais simples?

    M

    Mirella Kasumin Terça, 28 de maio de 2013, 15h42min

    Boa Tarde

    Sou brasileira e noiva de cidadão britânico e pretendemos nos casar no Reino Unido, pois pretendemos morar lá após o casamento, gostaria de saber o que é necessário para que eu possa dar entrada no casamento .Estou no Brasil e meu Noivo no Uk. Preciso de algum tipo de visto? Qual passo a passo ? estou bem perdida . Obrigada pela atenção.

    M

    Magda Silva Sábado, 08 de junho de 2013, 22h22min

    Boa noite

    Sou portuguesa, vivo em Portugal, meu noivo é brasileiro e vive no Brasil. Pretendemos conseguir que eu viaje para o Brasil em Setembro, pois queremos casar e construir nossa vida no Brasil mesmo, mas temos algumas dúvidas.
    Como conseguirei o visto de permanência? A mãe dele tem morada própria e se disponíbilizou-se a fazer o convite para eu entrar visto que minha residência será na casa dela. Ou seria melhor ser meu noivo a fazer o convite?
    É aconselhável eu a dar entrada no casamento ja aqui em Portugal e ir com visto de turista?
    Com o visto de turista lá, conseguirei permanecer no país por causa do processo do nosso casamento?
    Última questão é com o visto de turista terei que comprar passagem de ida e volta, sendo que não pretendo voltar? Se sim, depois Terei como reaver o dinheiro da volta nao usufruída?

    Agradeço desde já a atenção. Será importante este esclarecimento.

    H

    Honorio Suspenso Domingo, 09 de junho de 2013, 7h08min

    Bom dia Magda,
    Sugiro que inicie os procedimentos para o casamento a ser celebrado aqui no Brasil, ainda ai em Portugal, pois os cartórios aqui no Brasil, são um poucos lentos nos procedimentos, além dos editais de proclames. Solicite ao seu noivo, que vá até ao cartório e veja quais os documentos necessários para o casamento, pois os documentos produzidos fora do Brasil, necessitam serem legalizados no consulado brasileiro ei em Portugal para ter validade aqui no Brasil, tais como: certidão de nascimento, declaração estado civil, antecedentes criminais. Você poderá ingressar como turista, o convite pode ser feito tanto pela sua futura sogra ou pelo seu noivo, e assim que casarem podem requerer o visto pelo casamento.
    Em relação a passagem, como você ainda não está casada, não justifica ainda a compra da passagem só de vinda para o Brasil, mas em caso da não utilização da passagem da volta, é bom entrar em contato com a empresa aérea para ver quais os procedimentos corretos para o ressarcimento do valor pago e não utilizado.

    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    M

    Magda Silva Domingo, 09 de junho de 2013, 8h21min

    Bom dia sr Honorio,

    Agradeço a disponibilidade do sr e a rapidez na resposta, que foi bastante esclarecedora.

    M

    Maisa Moreira Gonzales Garcia Domingo, 09 de junho de 2013, 10h49min

    me casei com um peruano aqui no Brasil no registro civil, foi feito a traduçao juramentada dos documentos do meu esposo. Preferi colocar o sobrenome de meu esposo Sou pensionista do INSS.... devo ir ao inss para trocar meu nome? como faço com o meu CPF?

    NAO POSSO PERDER A PENSAO... AJUDO MEUS FILHOS COM ELA...

    AGRADECIDA!

    R

    Rafaela Oliva Quinta, 13 de junho de 2013, 19h11min

    Olá! por favor preciso de informações sobre casamento e obtenção de cidadania brasileira. Meu noivo é turco, eu vivo no Rio de Janeiro, ele virá em dezembro, pretendemos nos casar e viver aqui com a correta documentação para sua cidadania. Eu posso ir ao cartório para marcar o casamento antes de sua chegada? fico preocupada com o tempo que teremos para isso. Quais documentos e procedimentos necessários para fazermos isso? O que ele precisa trazer da Turquia? Agradeço imensamente a resposta, tenho ficado um pouco perdida com as informações que encontro.
    Obrigada
    Rafaela

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 14 de junho de 2013, 6h08min

    Bom dia Rafaela,

    O procedimento mais correto seria esse que voce está sugerindo no seu comentário, ir ao cartório e adiantar todas as documentações para quando ele chegar não perder tempo, pois alguns documentos que são exigidos pelo cartório são produzidos fora do Brasil e necessitam serem reconhecidos pelo consulado Brasileiro no país onde foi produzido, e traduzidos por tradutor juramentado aqui no Brasil, devidamente inscristo na Junta comercial do seu estado,geralmente os cartórios exigem: certidão de nascimento atualizada, declaração de estado civil, antecedentes criminais, mas é bom se informar no cartório onde pretende celebrar o seu casamento, pois documentação pode variar de cartório para cartório, mas fazendo isso, você ganhará tempo e evitará aborrecimentos.

    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    T

    Thais Packer Segunda, 24 de junho de 2013, 21h29min

    Vou me mudar com meu marido para o Brasil ele e americano como da inicio ao pedido de visto permanente dele , e quanto tempo leva ?

    H

    Honorio Suspenso Terça, 25 de junho de 2013, 17h46min

    Boa noite Thais,

    Primeiro, penso que você já legalizou o seu casamento no consulado braisleiro ai nos EUA, de posse dessa certidão de casamento consular, fazer a transcrição da certidão no cartório de registro civil da cidade onde irá residir aqui no Brasil. Depois requerer o visto na Delegacia de Polícia Federal mais próxima da sua cidade.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    M

    Maira Santos Terça, 25 de junho de 2013, 19h59min

    Ola Honorio, lendo o forum, vi que seus conselhos são super indicados.
    Namoro um frances, atualmente moramos os dois no Canada, porem pretendemos nos mudar para Europa, para que eu tenha direito de estudar e trabalhar na europa, apenas a uniao estavel ajudaria no meu processo de visto? Seria aconselhavel realizar a união estavel no Brasil ou entrar na França com visto de turista e realizar la? Pois não sei se sera possivel realizar a união estavel no Canada, porque somos os dois estrangeiros aqui visto de trabalho e turismo.
    Muito obrigada!!

    H

    Honorio Suspenso Quarta, 26 de junho de 2013, 15h15min

    Boa tarde Maiara,

    Para ser sincero para você não conheço as legislações Francesas a respeito da imigração, mas geralmente algumas regras são comuns, pois existe um acordo imigratório entre Brasil e França que lhe dá alguns privilégios, por isso é bom , apesar de ambos residirem no Canadá, sugiro que faça a Escritura Pública de União Estável no Brasil pois ela é aceita na França para efeitos de comprovação da vida em comum de vocês, e para ter mais autencidade, leve ao consulado francês aqui no Brasil para reconhecimento do documento, além de alguns documentos acessórios para a devida comprovação da união, tais como: seguro de vida, plano de saúde, etc. Sugiro também, procurar o consulado francês ai no Canada, para conseguir informações mais precisas.
    Caso o pedido de visto fosse no Brasil, lhes passaria informações mais precisas para a concessão do visto, mas de posse das informações junto ao consulado francês no canadá e no Brasil, não deslumbro óbice para conseguir o visto de reunião familiar perante as autoridades imigratórias francesas.
    Atenciosamente,
    Honorio - [email protected]

    M

    Maira Santos Quarta, 26 de junho de 2013, 23h26min

    Ola Honorio,

    Muito obrigada pela sua resposta....so não entendi muito bem sobre a obtenção do visto para morar na França. Se eu fizer todo o processo no Brasil, digo união estavel, ele entrando no Brasil com visto de turismo de 3 meses...saberia me informar como dou entrada para o visto na frança...e se eu com esse visto poderei trabalhar la? Ele seria valido so na França ou em toda Europa? Teria um tempo aproximado de todo esse processo?

    Muito obrigada

    T

    Thais Packer Quinta, 27 de junho de 2013, 14h32min

    a duvida que eu tenho e que ele tem que estar no Brasil ? segunda duvida outra pessoas pode levar minha certidao no Cartorio ?

    N

    Nelson Elivânia Matos Sábado, 29 de junho de 2013, 12h13min

    Boa tarde Sr. Honorio, sou brasileira e sou casada com um português em Portugal, temos uma filha e estamos indo morar no Brasil. Minha dúvida é a respeito da legalização de meu marido e minha filha no Brasil, vamos embora de Portugal em menos de 2 meses e meu marido entrará como turista, gostaria de saber quais documentos serão necessários para pedirmos o visto de permanência dele no país, pois assim já poderíamos leva-los e adiantar o processo e também o que será necessário para minha filha. Desde já obrigada pela ajuda.

    H

    Honorio Suspenso Segunda, 01 de julho de 2013, 11h19min

    Bom dia Nelson,

    Você tem duas opções para requerer o visto, pelo casamento ou pela filha, mas em ambos os casos é necessário que as devidas certidões de casamento e nascimento estejam devidamente legalizadas no consulado brasileiro ai em Portugal, e quando chegar ao Brasil, efetuar a transcrição das devidas certidões no cartório de registro civil da cidade onde irá residir aqui no Brasil. Ele poderá ingressar como turista e deverá requerer o visto no período que ele estiver em situação legal no Brasil, para evitar complicações. A partir do momento que tiver com o protocolo em mãos, já estará em situação regular no Brasil, podendo trabalhar, estudar, etc.
    Atenciosamente,
    Honorio - [email protected]