Boa Noite Minha situação é a seguinte: meu namorado é espanhol, residente na Espanha, e pretende vir para o Brasil em 2 semanas e queremos nos casar assim que ele chegar para que ele possa pedir visto permanente no Brasil. Gostaria de saber quais os procedimentos e documentos necessários para a realização do nosso matrimônio aqui, e que direitos ele terá depois disso. Também tenho medo de que ele possa não conseguir entrar no Brasil e ser deportado no aeroporto pois ele virá apenas com visto de turista e nada mais e pensei em um casamento por procuração aqui no Brasil para que ele entre como meu cônjuge, existe essa possibilidade? Se sim, quanto tempo demoraria isso, pois preciso que ele esteja aqui em no máximo 15 dias. Qual a melhor maneira de fazer as coisas? Queremos fazer tudo certo pois nos amamos muito e tudo que queremos é poder construir uma vida e uma família juntos sem nenhum problema. Me ajudem por favor!!!

Respostas

    I

    Israel Keller Segunda, 01 de julho de 2013, 11h32min

    Boa tarde Honorio.
    Sou casado com cidadã espanhola e moramos em Portugal.
    Ela já tem contrato de trabalho em Portugal e os registros nos órgãos fiscais daqui. Mas estou com dificuldades em legalizar minha situação.
    Gostaria de saber se é mais conveniente eu dar entrada nos meus registros na Espanha primeiro e depois fazes a documentação daqui.
    Pergunto isso porque o procedimento do Serviço de estrangeiros e Fronteiras daqui de Portugal está muito demorado e burocrático.

    Grato

    N

    Nelson Elivânia Matos Segunda, 01 de julho de 2013, 17h44min

    Sr.Honorio obrigada pela atenção e por sua resposta rápida, mas ainda fiquei com uma dúvida sobre os documentos a serem apresentados para o pedido de visto. O que a Policia Federal solicita para o pedido de visto por casamento? Será só a certidão de casamento transcrita em cartório brasileiro? Desde já obrigada.

    H

    Honorio Suspenso Terça, 02 de julho de 2013, 18h07min

    Boa noite Nelson,

    A relação dos documentos podem ser encontradas no site do Ministério da Justiça
    www.mj.gov.br>estrangeiros>permanência>permanencia por conjuge

    Atenciosamente
    Honorio - [email protected]

    N

    Nelson Elivânia Matos Terça, 02 de julho de 2013, 21h56min

    Boa noite Sr.Honorio, muito obrigada por sua ajuda já esclareceu todas minhas dúvidas. Obrigada.

    N

    Nelson Elivânia Matos Quinta, 04 de julho de 2013, 21h54min

    Boa noite Sr.Honorio, ainda preciso tirar uma dúvida com o senhor, meu marido pedirá o visto por casamento estando já no Brasil e queremos saber se tendo ele uma divida com uma financeira em Portugal, o visto poderá ser negado? Desde já muito obrigada.

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 05 de julho de 2013, 7h22min

    Bom dia Nelson,

    Não deslumbro haver problemas, pois a investigação social para a obtenção do visto, é restrito as atividades dele aqui no Braisl.
    Att

    N

    Nelson Elivânia Matos Sexta, 05 de julho de 2013, 22h25min

    Boa noite Sr.Hornorio,

    Mais uma vez agradeço imenso sua ajuda. Obrigada.

    P

    Patricia PA Quarta, 24 de julho de 2013, 8h12min

    Sou brasileira casada há 4 anos com um brasileiro que há 3 meses teve dua dupla cidadania italiana reconhecida.

    Estamos planejando morar na Belgica, como devo proceder com o meu visto?

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 24 de julho de 2013, 9h38min

    Tem que ver isso em site na Bélgica.

    C

    Cristal de Oliveira Quarta, 24 de julho de 2013, 22h24min

    Boa noite, Maria! Como vai?

    Essa questão da cidadania, acredito que seja opcional, do tipo, você tem o direito de tornar-se indiana, após sete anos de casada, porém talvez não seja obrigatório tornar-se indiana. Quanto a sua mãe, provavelmente há amparo na lei indiana que diga respeito sobre dependentes financeiros/familiares (bem como há na lei brasileira para dependentes de estrangeiros), porém, provavelmente não será o mesmo tipo visto que o seu, porque o embasamento é diferente. Caso você queira, posso entrar em contato com o cônsul e solicitar informações mais precisas. Me encaminhe um email para podermos seguir a conversa [email protected]

    Estou à disposição para ajudá-la!

    C

    Cristal de Oliveira Quarta, 24 de julho de 2013, 22h33min

    Patricia,

    Caso more no Brasil, você precisará solicitar o equivalente ao visto permanente (cônjuge) para a Bélgica. Para tanto, entrar em contato com o consulado belga para saber as possibilidades. Caso queira, posso solicitar informações mais precisas, me encaminha um email [email protected] !

    B

    Bety D Incecco Quinta, 22 de agosto de 2013, 10h00min

    hola sou brasileira e sou noiva de um italiano, pretendemos nos casar mais eu já vivo com ele aq na italy e estou ilegal, qual o procedimento que devo tomar? devol voltar para o brasil e começar o processo de lá? ou dá entrada nos documentos a partir dq e aguardar? desde já agradeço

    B

    Barata Quarta, 28 de agosto de 2013, 23h09min

    Sou casada com um espanhol a 7 anos aqui no Brasil no cartório civil brasileiro queremos casar no consulado espanhol aqui no brasil o que e necessário de documentos para fazemos o resgostro civil no consulado espanhol aqui no brasil aguardo resposta

    H

    Honorio Suspenso Quinta, 29 de agosto de 2013, 17h08min

    Boa tarde Barata,
    Sugiro que vá até o consulado espanhol aqui no Brasil e consulte sobre as documentações para a legalização do seu casamento para ter efeitos na Espanha, penso não se necessário um novo casamento, apenas a legalização.
    Att.
    Honorio

    E

    Engrácia Sexta, 30 de agosto de 2013, 14h31min

    Eu sou portuguesa e casei com um cidadão brasileiro em Portugal. Estou no brasil há um mês com visto de turista e pretendo ficar no país. como faço para conseguir visto permante através do casamento. Lembrando que tenho urgência e não retornarei a portugal

    E

    Engrácia Sexta, 30 de agosto de 2013, 14h40min

    Esqueci de referir que não validamos o nosso casamento no consulado...preciso saber a que autoridade me dirijo e que documentos levar....preciso saber também que documentos pedir que meus parentes me enviem de Portugal

    V

    vanianelson Quarta, 11 de setembro de 2013, 22h44min

    Boa noite senhor Honorio, gostaria de saber estando no Brasil neste momento dando inicio ao processo de requerimento em prol do casamento com brasileira, quando em um dos pedidos para anexar uma declaração de processo judicial ou criminal, se essa situação engloba os debitos deixados no meu país. Devo declarar essa situação(de debito) junto a policia federal ou não, visto que já tenho recebido cartas do tribunal, sem comparência no no mesmo(pois não era obrigatório)dos débitos vencidos em que já tinha uma penhora de vencimento. Agradeço a resposta o quanto antes.

    M

    Marcia Russo Sexta, 13 de setembro de 2013, 19h11min

    Boa noite Sr. Honorio

    eu sou brasileira quero me casar com um italiano, o casamento sera só no civil la na italia, eu gostaria de saber quais documentos sao precisos, quais devo levar, se precisa traduzir algum para italiano, onde fazer a traduçao e se demora muito tempo
    a minha sogra vai enviar a carta convite pq meu noivo é formado em direito mas é autonomo, entao ela enviara a carta convite, essa carta como deve ser feita? pode ser digitada e assinada ou escrita a proprio punho? o que dizer na carta convite? existe um modelo de carta ou usa as proprias palavras? precisa de visto especial para casamento ou posso ir como turista por 90 dias e se for o caso la prorrogar esse tempo? desde ja agradeço

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 13 de setembro de 2013, 19h27min

    Boa noite Márcia,

    O correto seria o seu noivo ir ao cartório ou serviço semelhante lá na Itália, para se informar sobre os documentos, pois como ocorre no Brasil para os estrangeiros, eles devem exigir alguns documentos seus aqui no Brasil, e estes documentos antes de serem enviados ou levados por você para a Itália, de uma legalização no consulado Italiano aqui no Brasil, geralmente os documentos exigidos são: certidão de nascimento atualizada, declaração de estado civil emitida por cartório, e as vezes antecedentes criminais. Mas solicite que o seu noivo confirme no cartório lá na Itália.
    Sugiro que no futuro, após casar-se, registrar o seu casamento no consulado brasileiro lá Itália, para que ele produza efeitos aqui no Brasil, pois caso o seu futuro esposo, necessite ou queira vir para o Brasil, ele possa requerer o visto pelo casamento.
    Att.
    Honorio - [email protected]

    J

    jota-o Quinta, 03 de outubro de 2013, 19h10min

    Boa Noite!
    meu caso é sou panamenho casado com brasileira data de entrado do processo 15-04-13, tenho RNE, CPF, Carteira de Trabalho. A pesar de estar formado na Marinha Mercante Brasileira como Oficial de Náutica e ter recebido inúmeras ligações de empresas de Navegação para contratar meu serviço, fui informado de que é necessário apresentar documento de identificação de estrangeiro ou visto de permanência fornecida pela Policia Federal para poder ser contratado; pois não será aceito o processo em andamento, por falta da CIR (caderneta de inscrição e registro) encontro me desempregado no momento