Olá amigos , será q alguem pode me ajudar ? Quero saber se é posivel corrigir o nome da minha filha na Cartidão de Nascimento , ela vai vai fazer um ano, e se chama Alyaha ,a escolha foi do pai , porém a minha escolha era q fosse Alyah( nós a chamamos assim) e agora ele tbm acha q deveria ter ficado do jeito q escolhi. Só q queremos saber se é complicado essa mudança e se o juiz autoriza q isso seja feito .O q queremos e apenas a retirada do ultimo "a" se seu nome.

Respostas

    P

    pamella roberta s silva Sexta, 24 de agosto de 2012, 9h09min

    Ou tenho uma menina de 5 anos e quando foi registrada o nome ficou shofia que esta com erro de portugues e nemela escreve o nome assim e sim sofia posso pedir para tirar o h e como faco?

    E

    Erich Ludendorff Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 24 de agosto de 2012, 9h14min

    PAMELLA

    Sendo o prenome de sua filha SHOFIA e não SOFIA é possível você ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL através de advogado para fazer esta correção. Quanto a segunda pergunta, não será possível excluir a paternidade, mas o sobrenome do pai é possível excluir quando você se casar.

    ERICH L. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    W

    Walmir Fagundes Terça, 04 de setembro de 2012, 15h25min

    ola auguem pode me ajudar? o nome do meu filho é ( Millenzo ) e o que era para cer ( Miller enzo ) como posso trocar antes que vire chacota dos amigos.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 04 de setembro de 2012, 17h06min

    WALMIR

    Sendo o prenome do seu filho MILENZO será possível corrgí-lo ou modificá-lo através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL conforme respostas acima.

    A

    Apsilva Quarta, 27 de fevereiro de 2013, 16h38min

    Meu marido registrou meu filho com o nome dele, mas haviamos combinado que teria "Filho" no final do nome e o cartorio registrou "Junior", como faço pra corrigir???

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 27 de fevereiro de 2013, 17h42min

    APSILVA

    É pouco provável substituir o agnome JUNIOR pelo agnome FILHO, pois ambos tem a mesma finalidade. Caso queira tentar será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    R

    Rafa Santos Quinta, 01 de agosto de 2013, 20h41min

    Olá,estou com uma dúvida e gostaria de ajuda,na minha certidão de nascimento uma letra do nome da minha mãe foi registrado errado,o nome é Lina e está Lima,assim tenho vários problemas sempre.Eu não moro mais no estado onde nasci,como faço para corrigir esse erro?Dá para fazer sem ir no cartório onde fui registrada?Desde já agradeço !

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 01 de agosto de 2013, 20h57min

    RAFA

    Você poderá corrigir este erro do nome de sua mãe em seu registro de nascimento no forum da própria cidade onde você reside atualmente, mas através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    R

    Rafa Santos Quinta, 01 de agosto de 2013, 21h42min

    Obrigada Herbert.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 03 de agosto de 2013, 14h32min

    RAFA

    Sempre as ordens. Qualquer outra dúvida sobre registros públicos é só postar.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    V

    Vítor Tenório Quarta, 20 de novembro de 2013, 18h36min

    Gostaria de tirar uma dúvida, fui registrado com o nome de Joao Vitor Tenorio Bulhoes e gostaria de corrigir meu nome, colocar a devida acentuação no Joao (João) no Vitor(Vítor) no Tenorio(Tenório) e no Bulhoes(Bulhões), pois foi assim que minha mãe disse para meu pai registrar mas por falta de atenção dos dois só descobriram ano passado quando eu fui fazer o RG e eu percebi o erro. Queria saber como, onde, e se tem algum custo para tais mudanças na minha certidão de nascimento

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 20 de novembro de 2013, 18h57min

    VITOR

    Para incluir em seu registro civil os acentos faltantes em seu nome será necessário todos os procedimentos das demais retificações. Ou seja, necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado junto ao forum da cidade onde você reside ou foi registrado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Leandro MS Sexta, 22 de novembro de 2013, 14h51min

    Boa tarde. Gostaria de tirar uma dúvida.

    Estou preste a me casar e gostaria de saber se posso usar o sobrenome da minha mãe (que não possuo) para com minha noiva e futuros filhos. Exemplo: Meu nome é Leandro Marcos Silva e da minha mãe Bernadete Marques Silva. Da minha noiva de solteira é Jéssica Izidoro Alves, gostaria de saber se poderá ficar: Jéssica Marques Izidoro. Usando o Marques da minha mãe.

    Agradeço desde já.

    Att.
    Leandro

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 22 de novembro de 2013, 15h03min

    LEANDRO

    Embora pelas normas da corregedoria seja possível somente utilizar os sobrenomes que os futuros cônjuges já possuam, tenho visto alguns cartórios aceitarem a inclusão dos sobrenomes dos pais dos cônjuges.

    Portanto, sugiro que compareça no cartório e pergunte se esta sua pretensão será aceita por eles. De qualquer forma, tanto você quanto sua futura esposa poderão incluir este sobrenome materno aos seus sobrenomes após o casamento.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Leandro MS Sexta, 22 de novembro de 2013, 16h55min

    Boa tarde Dr. Hebert. Muito obrigado pela resposta.

    Verifiquei com o cartório e não é possível (eles não aceitam) a inclusão do sobrenome da minha mãe. O que me foi sugerido é que incluísse o sobrenome Marques no meu nome antes do casamento, procurando um advogado. A pergunta é: E como fica meus dados cadastrais? Digo, bancos? Financiamentos? Registro no trabalho? Isso poderia me acarretar algum tipo de "dor de cabeça" futuramente, feito a inclusão do sobrenome da minha mãe? Normalmente quanto tempo é necessário para esta alteração?

    Obrigado.

    Att.
    Leandro

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 22 de novembro de 2013, 17h05min

    LEANDRO

    É possível a inclusão do sobrenome materno antes ou após o casamento. Nada será alterado com a mudança de seu nome nos contratos antigos porque os números dos documentos permanecerão os mesmos. O tempo varia de 3 a 18 meses, depende do forum.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Leandro MS Segunda, 25 de novembro de 2013, 17h30min

    Boa tarde Dr. Herbert C. Turbuk.

    Muito obrigado pelas respostas.

    Abraço.

    Att.
    Leandro

    R

    Reny Silva Quarta, 12 de fevereiro de 2014, 15h09min

    Boa tarde estou com um problema e não sei como resolve-lo gostaria que pudesse me auxiliar, meu nome na certidão de nascimento é Reni, mas quando fui tirar o RG colocaram Reny, eu na época muito ignorante, não reclamei ,pois achei q tinha ficado mais bonito, e como o significado era o mesmo, passei a assinar Reni com y .Tenho 52 anos e nunca me casei , por isso nunca mais pensei no assunto.No entanto agora pretendo me casar e não sei o que fazer. Tenho 3 filhas as quais tiveram o meu nome em suas certidões como Reny. Se eu tirar a segunda via da minha certidão, virá Reni e não será igual a todos os outros documentos que tenho. O que faço? Tiro novos documentos? E meu nome na certidão de minhas filhas não terá problemas? Ou deixo como está? Pois como é apenas uma letra e tem o mesmo significado, não haverá problema algum? Por favor peço que me ajudem , estou muito confusa e sem saber o que fazer.Sem mais obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 12 de fevereiro de 2014, 15h19min

    RENY

    O problema ocorrerá em algum momento da sua vida ou da suas filhas (compra de imóvel, aposentadoria etc). Portanto, sugiro ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL para tentar oficializar seu prenome como RENY junto ao registro civil. Você poderá fazer isto antes ou após seu casamento.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    R

    Reny Silva Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 14h21min

    Boa tarde em primeiro lugar quero agradecer por ter me respondido, mas como faço para entrar com essa ação de retificação de registro civil? Tenho que ir no cartório onde fui registrada ou em qualquer cartório perto de onde moro? Tenho que ter advogado? Sem mais agradeço desde ja.