Olá amigos , será q alguem pode me ajudar ? Quero saber se é posivel corrigir o nome da minha filha na Cartidão de Nascimento , ela vai vai fazer um ano, e se chama Alyaha ,a escolha foi do pai , porém a minha escolha era q fosse Alyah( nós a chamamos assim) e agora ele tbm acha q deveria ter ficado do jeito q escolhi. Só q queremos saber se é complicado essa mudança e se o juiz autoriza q isso seja feito .O q queremos e apenas a retirada do ultimo "a" se seu nome.

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 16h09min

    RENY

    Sempre por intermédio de advogado. Ele ajuizará a referida ação judicial no forum da cidade onde você reside.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    H

    Helem Belmonte Segunda, 17 de março de 2014, 20h06min

    Queria saber se posso alterar o nome da minha filha? Ela só tem o nome (Giovanna) e o sobrenome. Tem apenas 5 anos, mas reclama muito que gostaria de ter um segundo nome. Já que o irmão tem.
    Eu não ligava até refletir sobre o assunto e ver que isso ajudará no futuro para reduzir a possibilidade de homonimo!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 17 de março de 2014, 20h45min

    HELEN

    Inclusão de sobrenomes de ascendentes sempre é possível. Mas deve ser mediante AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL proposta por advogado. Também é possível a inclusão de um segundo prenome, tornando-o composto.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    K

    Katia Smith Sebbe Domingo, 23 de março de 2014, 10h00min

    Olá gostaria de uma orientação meu sobrenome real é SMITH mais na minha certidão consta SIMITH e isso esta me prejudicando, pois meu pai se recusa a fazer a alteração alegando que vai dar muito trabalho e ele não quer ter que mudar todos os documentos dele depois de tanto tempo, mais acredito que tenho esse direito e gostaria saber que devo fazer para conseguir essa mudança sem precisar de meu pai alguém pode por favor me orientar eu agradeceria muito!!!!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 23 de março de 2014, 10h06min

    KATIA

    É possível corrigir somente o seu sobrenome através do sobrenome correto de seus avós. Desnecessário que seu pai também o faça. Necessário ser pela via judicial através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    T

    Tamires Esperidião Silva Segunda, 24 de março de 2014, 18h18min

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida.
    Tenho 18 anos e minha certidão de nascimento está errada, pois meu nome é TAMIRES e na certidão está TAMIRIS, estou com todos os meus documentos como TAMIRES. Gostaria de saber qual o procedimento para isso, pois estou correndo o risco de me deparar com algum problema no futuro, como tive na ultima escola que fui matriculada. Meu pai foi atras disso e disseram que eu poderia mudar só quando me casasse, isto está correto?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 24 de março de 2014, 18h24min

    TAMIRES

    No casamento somente poderá modificar o sobrenome. O prenome poderá ser modificado judicialmente. Conforme artigo 56 da LRP, entre 18 e 19 anos de idade não há necessidade de maiores provas ou demonstração de constrangimento necessário nas demais idades. Mas no Estado de SP deverá ser sempre pela via judicial, mesmo nesta idade (normas da corregedoria).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    John Theo Terça, 05 de agosto de 2014, 1h37min

    Olá,
    Gostaria de saber se é possivel trocar o sobrenome da minha filha. Ela tem 1 ano e tem um dos meus sobrenomes(eu sou o pai), mas gostaria de colocar o outro, pois na época que fiz o registro achei que ficaria muito grande, mas hoje me arrependo.
    Se é possível, como posso fazer?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 05 de agosto de 2014, 6h12min

    JONH

    É possível a inclusão pretendida pela via judicial. Mas sendo filho menor deverá ter a concordância expressa de pai e mãe. E esta concordância deve ser utilizada no processo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    daianaa Quarta, 06 de agosto de 2014, 18h16min

    olá gostaria de saber como faço para regularizar o sobrenome do meu pai, devido a falta de informação e mesmo de tecnologia na época, o sobrenome foi alterado com o tempo e perdendo as origens.

    D

    daianaa Quarta, 06 de agosto de 2014, 18h16min

    olá gostaria de saber como faço para regularizar o sobrenome do meu pai, devido a falta de informação e mesmo de tecnologia na época, o sobrenome foi alterado com o tempo e perdendo as origens.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 06 de agosto de 2014, 18h24min

    DAIANA

    Normalmente por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Mas qual o tipo de regularização é necessário fazer no nome dele? No seu registro ou no registro dele?

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    maggie Sábado, 29 de novembro de 2014, 9h59min

    ola adv Antonio ,temos um caso urgente e complicado, moramos nos EUA a 12 anos e agora o Obama vai assinar uma lei para imigrantes ilegais , o problema e que o nome do meu marido na certidao de nascimento comeca com U e nos outros documentos esta com W , infelismente ele so me contou esse erro apos nos termos todos os documentos das criancas prontos com w, porque ate entao ele so usava o passaporte como documento e o nome dele esta com W, agora para dar entrada nos documentos precisamos da certidao de nascimento, o erro foi do cartorio ja tanto que eles fizeram todos os outros documentos com W , o nome dele e Wales , e na certidao esta Uales, ele viveu toda sua vida como Wales, praticamente o Uales nunca existiu, por favor nos ajude nao temos muito tempo, e esperamos esta oportunidade por 12 anos ,nao podemos perder.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 29 de novembro de 2014, 10h29min

    MAGGIE

    Necessário ele ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado junto ao fórum onde ele foi registrado aqui no Brasil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    N

    natalia evangelista da silva feijão Segunda, 12 de janeiro de 2015, 15h14min

    ola,meu marido registrou nosso filho de thor e eu gostaria de acrescentar o davi pq é assim que todos os chamam.Posso acrescentar o nome no registro de nascimento dele?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 12 de janeiro de 2015, 15h22min

    NATALIA

    Se o pai dele concordar por escrito com firma reconhecida é possível tentar pela via judicial.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Jonas Emilio

    Jonas Emilio Quinta, 22 de janeiro de 2015, 19h22min

    oi boa noite...eu nasci em 1988 minha antiga certidão de nascimento tinha JONAS EMILIO DE SOUSA, porém fui tirar a segunda via e está JONAS EMIDIO DE SOUSA ...preciso tirar um novo rg pra poder sacar meu fundo de garantia e só tenho a cópia do meu antigo rg o que devo fazer? me ajudem por favor.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 22 de janeiro de 2015, 19h31min Editado

    JONAS

    Compareça no cartório e peça para lhe mostrarem o livro de nascimento. Pode ser que digitaram a 2a. via errado. Neste caso farão a 3a. via. Ou não. Neste caso terá que pedir a retificação judicial para que passe a constar com a grafia pretendida.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    S

    Shirli ramos Quarta, 18 de março de 2015, 11h18min

    Olá meu nome é Francisca Shirli, será que consigo tirar o Francisca pois me sinto muito envergonhada com esse nome mesmo por ter sido escolha dos meus país e corrigir o shirli por shirley
    Desde já obrigada.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 18 de março de 2015, 17h47min

    SHIRLEY

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível tentar excluir o FRANCISCA e corrigir o SHIRLI.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com