Colegas,

Foi vendido em 2003 um veículo sem a devida transferência para o nome do novo proprietário.

Pois bem, assim a proprietária anterior sem querer viu no site do detran que o veículo está cheio de multas e de ipvas não pagos, dessa forma ela está com medo de acontecer alguma coisa pior, pois o veículo continua em seu nome.

Para piorar ela não tem nenhum comprovante de venda e não lembra qualquer informação do novo proprietário, como nome, endereço, nada....

Dessa forma queria ajuda para saber qual procedimento tomar, qual ação? quem será o réu? o que pedir ao juiz?

Se algum iluminado passou por isso ou saiba qual o procedimento, me ajude. E se possuir alguma ação desse tipo, me envie por favor....

Obrigado!!

Respostas

    R

    Robson Sales Quarta, 07 de janeiro de 2009, 20h45min

    Quem puder conversar no MSN favor me adicionar.

    [email protected]

    R

    Robson Sebastião dos Santos Quinta, 08 de janeiro de 2009, 16h15min

    Oi meu problema foi o seguinte, na hora de preencher o recibo de compra e venda do meu veículo após ser vendido eu peenchi errado agora não sei o q fazer, se eu rasuro ou mando auntenticar assim mesmo.........
    [o erro foi q no lugar do RG eu coloquei o CPF, e no lugar do CPF eu coloquei coloquei correto o CPF, por isso ficou dois CPF, no campo do RG e no campo do CPF........
    O que devo fazer????

    R

    Robson Sebastião dos Santos Quinta, 08 de janeiro de 2009, 16h20min

    Oi, eu cometi um erro na hora de peencher o formulário de compra e venda de veículo e agora não sei como resolver.........
    {o erro é que no lugar do CPF eu coloquei o RG e no lugar do RG coloquei certo, ficaram os dois campos com o numero do RG não sei se rasuro ou reconheço firma assim mesmo, o q devo fazer?????
    Muito obrigado.........

    R

    Robson Botelho Sexta, 09 de janeiro de 2009, 14h16min

    Estou com um problema semelhante a este.

    Em julho de 2008 fui à Concessionária AGO PEUGEOT, aqui no Rio de Janeiro, e no momento de fechar o negócio ofereci um veículo usado com leasing totalmente pago, mas como quitei a última prestação do leasing um dia antes de fechar a compra, a AGO me pediu uma procuração para que esta realizasse todos os tramites burocráticos junto ao Banco Fiat/ Itaú Leasing Ltda. A troca dos veículos fora realizada na data de 31/07/2008 e em 27/08/2008 recebi uma multa em meu nome do veículo antigo e outra com data de 29/08/2008, ambas em outro município, após insistência minha a AGO conseguiu resolver a transferência do veículo, mas os pontos estão sob minha CNH.

    O que posso fazer nesta situação, já que para o Detran o prazo para transferência dos pontos expirou em 15 dias após a data da notificação? Quais são os meus direitos?

    R

    Roberto_1 Domingo, 11 de janeiro de 2009, 16h07min

    Ola Robinson! fiz como me indicou mas continuo na mesma situação, fui no detran
    e não consegui nada, pois o atendimento lá é pessimo, a moça que lida com boqueio
    mal falou comigo, respostas bruscas e sem objetivos de informação (ajuda).
    fui em tres cidades do interior e nada resolvi , por isso continuo à pedir
    ajuda nesta causa. Grato

    A

    andrea santana gomes da silva Terça, 13 de janeiro de 2009, 0h27min

    ola preciso de alguma sugestão, meu esposo e eu compramos um carro usado de um amigo dele, que na verdade o carro esta no nome de outra pessoa que teria passado para ele, pois o boleto do banco esta no nome do rapaz, bem egora descobrimos que falatavam algumas parcelas a serem pagas e o carro esta com busca e apreenção, ele vai la resolver isto e fazer acordo , sera que ele consegue fazer isto, e como passo fazer um contrato para confirmar que ele nao vai querer o carro depois do que ja paguei? se poder gostaria de um modelo e sugestão doque fazer. obrigado

    S

    samir karam Terça, 13 de janeiro de 2009, 0h49min

    vendi um santana 86 em 96 para uma agencia que nen sei mais se existe. nao tenho nenhum documento mais. o carro nao foi transferido e o estado esrá me cobrando 5 anos de ipva. como faço? obrigado.

    M

    marku Terça, 13 de janeiro de 2009, 11h21min

    Estou com um problema grave!

    Eu tinha uma Moto e era financiada, vendi esta para para meu patrão em outubro de 2004, ele foi embora para o Estado do Pará dando “balão” não só em mim, mas em várias outras pessoas. Vendeu a moto lá, etc..., terminei de pagar o financiamento. E para complicar, não fiz um contrato particular simples (Compra e Venda de Veículos), por que ele, comprador ficou de assumir o financiamento após 03 meses, o que não ocorreu é claro! Não entreguei o recibo da moto, tenho como provar através de testemunhas que vendi o veículo a ele.

    Agora depois de 4 anos, ele retornou, após várias tentativas de negociação com o comprador, tendo em vista 01 multas gravíssimas que ele cometeu e caiu sobre minha carteira (não pagou a multa, porém os pontos vieram pra mim), ele chegou essa semana e disse-me: que só paga na justiça!

    O que posso fazer? Ele paga as prestações que eu pague, devolve-me a moto; entro com ação contra ele? Que tipo de ação? O que devo fazer? O problema em si é: Não passou o financiamento para seu nome, e em consequencia vendeu a moto!

    Se o amigo Luis Matos, ou alguém puder me orientar: Quais são as minhas possibilidades? O que devo fazer?

    Agradeço a Atenção...

    Marku

    M

    Marcelo de Castro Terça, 13 de janeiro de 2009, 11h23min

    Uma ação de obrigação de fazer junto ao Juizado Especial Cível de sua Comarca será completamente cabível.

    J

    Jair Nascimento Terça, 13 de janeiro de 2009, 11h54min

    Olá Denise,

    Já resolveu o problema de seu cliente?

    J

    Jair Nascimento Terça, 13 de janeiro de 2009, 11h55min

    Olá Julianna,

    Resolveu o problema da compra do carro?

    J

    Jair Nascimento Terça, 13 de janeiro de 2009, 11h59min

    Marku, bom dia!

    Primeiramente informe se sabe onde está a moto, para que ele vendeu.

    D

    Daniel Bandera Quarta, 14 de janeiro de 2009, 19h32min

    O primeiro passo é conseguir todos os meios de provas que voce conseguir e se dirigir ao Juizado Especial Civel de sua comarca.
    O setor responsável é o de Atermação. Lá o servidor lhe exigira a documentação necessária e reduzirá seu pedido à termo.
    O tipo de ação será a Ação Ordinária de Obrigação de Fazer.
    OBS: é necessário saber o nome completo e o endereço da pessoa que vc vendeu o veículo....

    V

    vagne Segunda, 19 de janeiro de 2009, 3h43min

    Ola preciso de ajuda, vendi uma moto ha uns (seis meses) só fiz assinar o recibo e não reconheci firma, depois desse tempo descobri que o cara pra quem eu vendi, ja vendeu pra uma outra pessoa! e essa outra pessoa esta querendo passar a moto pra seu nome. Mas quando fui no detran passar a moto para o nome dele, descobrimos que o cara fez um financiamento em nome de uma mulher. Queria saber se é legal fazer financiamento de um objeto a qual não foi efetuada a venda ? e gostaria se possivel de uma sugestao do que fazer, se eu tenho algum direito, ou como posso fazer essa transferencia. obrigado pela atenção!

    M

    MAURICIO_1 Quarta, 21 de janeiro de 2009, 21h50min

    Olá, gostaria de uma ajuda?
    Tenho um colega que vendeu seu carro em 2000, e até agora não foi transferido para o nome do comprador, na epoca ele não informou o detran com copia do recibo.
    Ocorre que agora o detran aceita certidão do cartorio que comprova a venda, porém na época o cartório não qualificafa o vendedor com nome e cpf, e o detran exige esses dados para efetuar o bloquei.
    Assim minha dúvida é, se o carro foi vendido e a certidão prova, seria a medida mais adequada entrar com madado de segurança, exigindo que o detran efetue o bloqueio????? Pois não temos dados do comprador.

    Obrigado.

    N

    Neuza Teles Quinta, 22 de janeiro de 2009, 11h45min

    Olá Bom dia!

    Meus amigos estou em uma enrrascada, financiei um veículo, em meu nome e passei para um amigo, que pagou apenas o financiamento, e posteriormente vendeu para outra pessoa, que vendeu para outra e o veículo sumiu, detalhe.. não assinei a transferencia, e o documento do veículo foi extraviado (o veiculo foi roubado e quando foi recuperado veio sem os documentos), contudo acumula varias multas e IPVA que nunca foi pago, e essa dívida estar em em meu nome, pergunto o que devo fazer? pois já fui ao DETRAN e não resolvir nada, tenho apenas um processo na minha Instituição, onde os dois confessam a transação. me ajudem obrigada....bjos

    M

    MAURICIO_1 Quinta, 22 de janeiro de 2009, 19h14min

    olá Neuza, se você possue docs que comprovam a venda, basta tirar uma segunda via do documento do carro e entrar em juízo com obrigação de fazer, assim o juiz determinará a transferência e no proprio processo cite a fazenda estadual para que altere o responsável pela divida. Acho que seria a melhor saída.

    C

    Condômino Quinta, 22 de janeiro de 2009, 21h52min

    Caros colegas, urgente

    estou com um caso parecido ao caso aqui discutido e o pior que aconteceu comigo, eu e meu esposo compramos um veiculo, sendo que o meu esposo assinou o recibo de compra e venda e reconheceu firma, porém, não foi feita a transferência do veículo para o nome dele, ocorre que vendemos o carro e nao obtivemos nenhum recibo e só sabemos o nome do comprador, apesar de o veiculo não estar em nome do meu esposo, ele assinou o recibo de compra e venda, sendo que não o fez quando se desfez do veículo....Por favor gostaria que me ajudassem a resolver esta questão, pois, já fui no detran e nada fizeram que pudesse esclarecer ao menos minhas duvidas.
    Até que ponto meu esposo será responsabilizado sendo que o veiculo não está no nome dele? Lembrando que ele assinou o recibo quando comprou o veículo...
    Por favor me ajudem!!!

    Obs: tenho o telefone do individuo que comprou o carro de nós e ele se recusa a me atender, o tel é celular!!! Ele já levou muitas multas, 25 pontos na carteira, sendo que essas penalidades todas estão incorrendo em nome da primeira proprietária (a que nos vendeu o veiculo)....

    Por favor se puderem me ajudar me enviem e-mail urgente em [email protected]

    abraços

    F

    F. H. L. P. Sexta, 23 de janeiro de 2009, 1h58min

    No que diz respeito a competência, qual o foro competente: 1 - o do domicílio do autor, 2- do Réu, 3- do local do bem.