O PAI DO MEU FILHO DE 7 ANOS O ABANDONOU A 4 ANOS E NUNCA MAIS O VISITOU, E NEGA QUERER QUALQUER RESPONSABILIDADE AFETIVA E FINANCEIRA... ME CASEI HA 2 ANOS, MEU MARIDO GOSTARIA DE ADOTA-LO E DAR O SEU SOBRENOME A ELE JA QUE A LIGACAO DOS DOIS É MUITO FORTE... COM A REJEICAO DO SEU PAI BIOLOGICO E COM A VONTADE DO MEU FILHO DE QUE MEU MARIDO SEJA SEU PAI, É POSSIVEL MUDAR SUA CERTIDAO TIRANDO O NOME DO PAI BIOLOGICO E FAZERMOS UM PROCESSO DE ADOCAO???

Respostas

    A

    Adrian Terça, 24 de fevereiro de 2009, 5h15min

    Ola , tenho uma duvida,
    Na minha certidao consta que eu nasci em 1980, mais a data que fui registrada so foi 7 anos depois, nao consigo dormi com isso, pois fico martelando isso na minha cabeca, gostaria de entender o que pode ter acontecido, por favor alguem me ajude!!

    R

    Renato Quarta, 04 de março de 2009, 11h02min

    Bom dia, minha esposa tem duas filhas e eu gostaria de saber se tem como mudar o registro de nascimento delas, colocando o meu nome como pai, sendo que eu sou pai de criação, pois o pai biológico é falecido.
    Obrigado!

    W

    Wagner Quarta, 04 de março de 2009, 20h24min

    Aproveitando não sei se aqui e o colocal certo para perguntar isso mas vou deixar minha duvida:

    Eu estava morando com uma ex-companheira por um periodo de 10 anos, mas desconfiei de alguma coisa e fiz exame de DNA e descobri que meu filho de 11 anos não era meu.

    Por ter sido enganado resolvi separar e tirar meu nome da certidão de nascimento do menino, pois tenho todas as provas e motivos possíveis para isso, bom ela concordou em eu tirar e deixar apenas o nome dela, agora eu gostaria de saber qual seria o procedimeto.

    Lembrando que eu irei mesmo depois disso cuidar do menino como se fosse meu filho, irei considerar ele da mesma maneira.

    Gostaria de saber o que eu poderia fazer?

    C

    Claudia Ferreira Marcelino Sexta, 06 de março de 2009, 9h14min

    Tenho uma filha com 14 anos, e ela se magoa muito quando tem que preencher algum formulário onde consta o nome do pai, que ela prefere. Éramos casados quando eu estava grávida de 3 meses ele foi embora. Entrei com processa na justiça para pensão alimentícia, e eram as mulheres dele quem as pagava porque ele realmente era muito safado. Depois de algum tempo ficou muito difícil a localização de seu paradeiro, pois seus familiares e amigos davam cobertura enão revelavam onde poderia ser encontrado. Teve até uma vez que um Oficial de Justiça foi no local onde ele estava e ele ao atendê-lo disse que não sabia quem era a pessoa procurada e que estava naquela casa apenas executando uma reforma. Depois me ligou dizendo que para eu pegá-lo eu precisaria ser mais esperta que ele. Devido a sérios trastornos, e gastos que eu estava tendo para localização, desisti de tudo mesmo ele estando com ordem de prisão decretada, pois todos o escondiam. Isto vai gerando um desgaste enorme, eu já não dormia mais e nem comia direito de tanta raiva que eu passava. Então não mais dei andamento ao nenhum pocesso, sustento minha filha, e não preciso dele para nada. Ele por sua vez além de não dar assistência alimentícia, não participou da vida dela nem moralmente e nem espiritualmente, muito pelo contrário numa ignorância total. Gostaria de saber da possibilidade de banir o nome dele na certidão de nascimento dela, pois para nós duas é muito embaraçoso ficar lembrando de tudo toda vez que é solicitado o nome completo. Vivemos na casa de meus pais e não me casei e nem me casarei novamente. Minha filha é introvertida e não gosta nem de lembrar do nome dela completo. Esta semana, fazendo oum trabalho de filosofia sobre a origem do seu nome a mesma disse que não colocaria no trabalho dela o nome do pai, o professor por sua vez tirou-lhe pontos pois seu nome não estava completo, e ela ficou chateada demais e perguntava-se se isso era justo. Pra que que ela iria carregar um nome que só lhe causava aborrecimentos. Eu falei pra que ela aceitasse a nota e depois se explicasse com o professor, afinal ele não tem conhecimento, sei que a culpa não é dele, mas isto ocorre também em certificados que ela tira e outras coisas que virão. Sinceramente é revoltante enaltecer um nome de um sem vergonha, sem caráter, sem moral. Alguém pode nos ajudar?

    A

    andreia do nascimento mariano Quarta, 11 de março de 2009, 15h46min

    morei com o pai da minha filha e quando ela nasceu me separei, ele so resistrou ela e não teve mais contato com ela, conheci um rapaz e fui morar com ele minha filha tinha 8 meses de vida, hoje ela tem 9 anos o pai biologico nunca asumiu ela ,o meu marido cria ela desde bebezinha,gostaria de saber se ele pode resistra ela no nome dele somos casado e gostaria de saber o que posso fazer meu marido tem 29anos e eu 34 fico muito triste porque ela diz que as amigas na escola tem o sobre nome do pai ela não ja que ele a criou desde bebezinha. muito obrigado pele atenção!!!

    P

    Patricia Terça, 24 de março de 2009, 13h26min

    Boa tarde, vejo que muitas duvidas neste forum assemelha-se a duvida que eu também tenho. No entanto, gostaria de pedir humildemente, um esclarecimento no meu caso, visto que ele tem alguns detalhes que põe duvida em meu raciocinio.
    Vamos a situação:
    Meu marido tem 30 anos. Teve uma infância conturbada em relação ao pai, pois o mesmo era muitissimo conhecido na região por "dar golpes" e "viver preso"... Sendo que seu pai e seus tios realmente viviam e lucravam com atividades ilegais, adquirindo até mesmo um apelido p/ este bando (pois eram em 9 irmãos) "Irmãos ". (prefiro não colocar o nome).
    Sendo conhecidos na região,os filhos destes "Irmãos
    " também ficaram a mercê dos olhos da sociedade tão cruel que os taxava de com o mesmo apelido. O bando de irmãos foi se desfazendo, pois alguns morreram,outros seguiram outros caminhos,e alguns continuaram do mesmo jeito... Mas o apelido permaneceu!!! principalmente disceminado pela polícia,que teve tantos problemas com este bando!
    Acontece que este mesmo apelido persegue os descendentes, que nada tem haver com o passado de seus tios ou pais! Como é o caso do meu marido e minha cunhada (que tem 22anos). O simples fato de falar seus sobrenomes (no caso o nome do pai) já os liga ao tal apelido, pois o sobrenome deles é raro em nossa região e já logo sabem que são descendentes dos "Irmãos ".
    Foi o que aconteceu recentemente com minha cunhada que ao passar por uma blitz,entregou seus documentos e o polícial q logo constatou e disse que ela era dos "Irmãos
    ". Isso também já aconteceu com meu marido,prejudicando-o até mesmo em seu trabalho,pois em todo lugar há quem discrimine.
    Ele tem estado triste e eu me preocupo,pois ultimamente isso tem acontecido muito. Até mesmo nosso filhinho logo que nasceu houve que discesse:_ Nasceu mais um "irmãozinho ********"!
    Tivemos a idéia de procurar a justiça para retirar o sobrnome do pai,mas como ele é de maior eu gostaria de receber um esclarecimento. Isso pode ser feito? de que forma? o pai deve concordar ou provando o constrangimento já basta?

    A

    André_1 Quinta, 26 de março de 2009, 11h04min

    Bom dia

    Em 2001 me casei com uma moça que tinha um filho não reconhecido pelo pai biologico, eu registrei esta criança em meu nome no cartorio no mesmo ano.
    Hoje nos estamos separados a mais de 3 anos e ela mora no RN e eu em SP, gostaria de saber se posso entrar com o pedido para retirar o meu nome do registro da criança, tipo não reconhecimento de paternidade.
    Se for possivel como devo proceder?

    Obrigado

    André

    G

    GLC Quinta, 26 de março de 2009, 19h40min

    Prezado ANDRÉ:
    Você pode até conseguir anular o registro, mas caso omita a verdadeira versão, inclusive está sujeito as penalidades da lei (Código Penal - art. 299), contudo dentro da realidade acho impossível retirar o seu nome. No meu entendimento a única saída era se o pai verdadeiro entrasse com uma ação de anulação de registro com investigação de paternidade, aí então o resultado seria diferente.
    Abraços.

    E

    Eduardo meurer Quarta, 08 de abril de 2009, 12h10min

    OIe gostaria de saber se é possível tirar o nome do meu pai biológico da minha certidão de nascimento,porque ele é separado da minha mãe desde quando eu nasci e eu já tenho 21 anos e ao longo desse tempo ele nunca me deu nada,sempre foi a minha mãe que me sustentou sozinha e como ele mora na mesma cidade que eu,de vez em quando eu vejo ele na rua porque ele não faz nada nem da vida,não trabalha... só bebe,e quando eu passo pelos bares ele fica me chamando,eu fico muito constrangido e finjo que não o conheço.Como que eu procedo para retirar o nome dele?Será que isso é possível?Tomara que sim!!!

    G

    GLC Quinta, 09 de abril de 2009, 3h49min

    Prezado EduardO:

    Por se tratar do pai verdadeiro, impossível realizar o seu desejo. Terá que conservar o nome de seu pai nos documentos até o final da vida.
    Abraços.

    L

    Líliene Domingo, 19 de abril de 2009, 2h51min

    Peço encarecidamente que me tirem uma dúvida enorme!
    Como fazer pra tirar o nome do suposto pai da certidão da criança
    pra registrar com o nome do pai biológico?!?! Sendo q o suposto pai
    ao registrar a criança, não tinha certeza da paternidade e mesmo assim
    a registrou e agora com a criança com 8 meses fez o exame de DNA e deu negativo.
    Precisa de mais provas q um exame de DNA de ambas as partes para se fazer esse processo?!?

    O

    Ollizes / Advogado Domingo, 19 de abril de 2009, 12h07min

    Liliene

    Basta com esse exame de DNA entrar com uma ação de anulação de registro civil.

    A parte que será anulada é justamente essa em que consta o nome do pai, que não é o pai biológico.

    Caso seja a mãe que vai entrar com essa ação, pode ja pedir que venha constar o nome do pai verdadeiro. Se for o pai que não é pai, só pode pedir a exclusão do seu nome do registro da criança.

    boa sorte.

    [email protected]

    L

    Líliene Segunda, 20 de abril de 2009, 1h19min

    Muito obrigada pela resposta, foi de grande ajuda.
    Então no caso posso fazer as duas coisas de uma só vez. Tirar o nome do suposto pai e colocar o nome do pai verdadeiro, é isso?! É necessário o acompanhamento de um advogado?!?

    O

    Ollizes / Advogado Segunda, 20 de abril de 2009, 11h32min

    Liliene.

    Sim, em uma só ação voce pode requerer as alterações que deseja.

    Sim para a segunda pergunta também... só um advogado tem capacidade postulatória, ou seja pode impetrar uma ação requerendo alguma coisa no Judiciário.

    Boa sorte.

    A

    Aline Alves Quarta, 22 de abril de 2009, 20h29min

    Boa Tarde...

    Minha história, é muito parecida com algumas acima citadas...
    Tenho uma filha de 2 anos que foi registrada pelo pai biológico, mas ele não dá nenhuma ajuda financeira, não vem visitar e quando acha conveniente liga para a casa da minha mãe pra perguntar da menina...
    Hoje moro com outra pessoa temos um filho de 2 meses, e vamos nos casar no dia 30 de maio, gostaria de saber se tem como retirar o nome do pai biológico da certidão da minha filha e meu atual marido adotá-la, já que para ela ele é o pai, pois estamos juntos desde de que ela tinha 5 meses...

    Obrigada...

    Aguardo ansiosa a resposta...

    O

    Ollizes / Advogado Quinta, 23 de abril de 2009, 15h04min

    Aline..

    A retirada do sobrenome do pai biológico, é dificil. Os magistrados em muitos pooucos casos e muito justificados é que tem permitido a subtração de sobrenome de pai biológico, quando já consta no registro o nome do pai e a criança tem o sobrenome.

    Quanto ao acréscimo do sobrenome do padastro, a lei de registro civil foi alterada no ultimo dia 17/04 e permite o acréscimo do sobrenome, sem a necessidade de um processo de adoção.

    boa sorte.

    A

    Aninha Soares Quinta, 23 de abril de 2009, 18h26min

    Venho aqui com mais uma dúvida: vou retificar o nome da minha filha colocando tambem o do meu pai que acabo de incluir depois de decisão judicial só que no meu nome o sobrenome dele fica no final mais no da minha filha vai ficar no meio por causa do nome do pai dela e ela gostaria que o nome do avô tambem ficasse no final e o nome do pai no meio.Isso é possível?

    G

    GLC Quinta, 23 de abril de 2009, 21h17min

    Cristina:
    O escrivão ao registrar uma criança primeiro acrescenta o sobrenome da mãe e por fim o sobrenome do pail. Esta é a regra.
    Boa sorte.

    S

    silvia patricia pinto sacramento Sexta, 24 de abril de 2009, 18h42min

    tenho uma filha de 3 anos e na certidao dela esta o meu nome mas como de solteira
    e agora eu casei com o mesmo que pai da minha filha e gostaria de saber se tenho que trocar a certidao dela para ficar o meu nome de casada
    agradeço a compreençao
    silvia BELEM PA

    S

    silvia patricia pinto sacramento Sexta, 24 de abril de 2009, 18h57min

    Sou casada em comunhao parcial de bens e do meu casamento tenho uma filha de 3 anos mas meu esposo tem 2 filhas anbos menores de idade do 1 casamento so que esta havendo um probleminha
    gostaria de saber sobre o imovel pos meu esposo comprou um apartamento mas direto no meu nome sendo que esta o meu nome de solteira mas agora que nos somos casados gostaria de saber se elas tem direitos no apartamento sendo que esta no meu nome
    e a maioria dos bens de dentro de casa estao no meu nome e outros eu ganhei de presentes mas não tem documento
    me ajude a tirar essas duvidas
    agradeço
    silvia belem pa