Caros advogados! sou apenas um iniciante nos estudos do Direito e gostaria de saber dos senhores a natureza juridica da RIFA. O que é preciso para se fazer uma RIFA legalmente? Precisa de alguma autorização de algum órgão? é crime rifar alguma coisa sem autorizaçao? Algumas rifas trazem que o sorteio será pela loteria federal:: o que isso siginifica? Um abraço a todos! agradeço se puderem compartilhar esse conhecimento.

Respostas

    P

    PC Silva Terça, 14 de maio de 2013, 18h43min

    Gostaria de saber dos Srs o seguinte, sabe-se de acordo com o artigo 50 aqui muitas vezes mencionado, que a Rifa é uma contravenção penal, tudo entendido, porém tenho ouvido falar que a Justiça faz vistas grossas a estes eventos, porém na hora que aquele que fizer uma rifa, terao que (se forem premios em especie) adquirirem os premiso e dessa maneira expor os mesmos, para que os participantes tomem conhecimento que os premios realmente existem.

    Gostaria que algum jurista nessa área me relata-se esta atividade.
    ATT.

    S

    Sérgio Vladimir F N Sexta, 21 de junho de 2013, 7h29min

    Minha dúvida, é sobre uma Rifa, no caso, de quem se pode ter uma autorização, para alunos de uma escola fazerem uma rifa, para ajudar na festa de formatura, os alunos são da terceira série, de uma escola estadual. Então a pergunta é, se a direção da escola não der autorização para fazer a rifa, se a autorização dos pais dos alunos, é suficiente para se fazer essa Rifa. Porque, na minha opinião, se a direção de uma escola estadual pode fazer uma Rifa, então não é de todo contravenção, né? Ou existe alguma coisa que eu não saiba? Obrigado! Grato pela atenção. Certo de sua colaboração antecipo agradecimentos. Um Abraço.

    D

    Donare Quarta, 09 de outubro de 2013, 12h00min

    Li todos os comentários.

    Art. 50 - Estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele:
    § 3° - Consideram-se jogos de azar:
    a) o jogo em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte;
    "

    PERGUNTA: Site de leilão de centavos não é crime?
    Todos compram pacotes de lances mas só um leva o prêmio.

    J

    Juliano Souza Sábado, 30 de novembro de 2013, 16h13min

    Gostaria de saber se eu posso fazer um site de rifa, com números sorteados pela loteria federal, Sendo que o participante não irá pagar a rifa com dinheiro, mas sim outro tipo de pagamento. Por exemplo, pagar com algum tipo de objeto em um jogo, como o Priston em que os jogadores vendem objetos uns para os outros.

    Nesse caso não estou lidando com dinheiro.

    J

    Julio Cesar Alexandre Borges Sábado, 08 de março de 2014, 9h05min

    O que me diz da mega-sena meu caro e de todas as loterias praticadas peal Caixa Econômica Federal que é controlada pelo governo?

    J

    Julio Cesar Alexandre Borges Sábado, 08 de março de 2014, 9h07min

    A todos os intelectos que responderam que a rifa é uma contravenção por ser considerado um jogo de azar o que me dizem da mega-sena e de todas as loterias praticadas peal Caixa Econômica Federal que é controlada pelo governo?

    Leonardo Corrêa

    Leonardo Corrêa Segunda, 24 de novembro de 2014, 0h11min

    é eu estava pensando em rifar um jogo de rodinhas para Skate mas parece que sou proibido de tentar vender coisas que não quero mais e tentar fazer ficar barato para aquele que comprar a rifa :/

    F

    Francisco Tsuneyuki Inokuma Terça, 16 de dezembro de 2014, 22h35min

    Minha rifa não chega a R$ 250.000.000,00 iguais à propina do diretor da Petrobrás. Será que a lei vai vir para cima de mim ?

    S

    Salomão Ferreira Quarta, 21 de janeiro de 2015, 10h53min

    Senhores,
    Estou querendo levantar um site que atuaria exclusivamente com o sistema de rifas, a ideia é disponibilizar produtos interessantes e rifa-los, pelo o que percebi nos comentários estaria infringindo a lei, há uma forma de regularizar? A Caixa econômica não legalizaria?
    Partindo dos comentários anteriores, os sites de leilão de centavos também não seriam ilegais?

  • -1
    C

    Cicinho Segunda, 16 de março de 2015, 10h56min

    Eu pessoal não concordo com esse artigo, pois funciona em partes e tem muita contradição. Se a rifa é sortiada para arrecadação de fundos para uma ONG é crime, assim a Mega Sena e todos jogos de assar que as lotéricas vendem são todos proibidos, mas como é feito pelo Governo para encher os bolsos dos ladrões de colarinho branco não tem problema, pois assim se falam que o dinheiro arrecadado, partes são destinado para educação, esporte e outros. Não apoio jogo de assar ao não ser uma rifa beneficiente, com vocês podem me esclarecer isso?

    L

    Liliane Quarta, 13 de maio de 2015, 10h49min

    Bom dia senhores,
    Eu estava pensando em fazer uma rifa para ajudar a minha mãe que se endividou muito, pois estou desempregada e foi a melhor forma que achei, pretendia fazer isso pela internet até, porque tenho um bebê e não quero expor ele em ficar andando com ele pra cima e pra baixo pra vender rifa, foi por isso que procurar informaçoes de como fazer isso, que acabei chegando aqui!
    Eu li algumas respostas e até agpra o que eu entendi que rifa é ilegal. É isso mesmo?
    E só não seria ilegal se for para alguma obra social e se for autorizado pela justiça. É isso?

    D

    DEOLINDA 4127/AM Sexta, 12 de junho de 2015, 14h51min

    Ao meu ver Lucas Fernandes, a sua comparação não faz sentido, porque o que se colocou foi que a rifa passou a fazer parte dos costumes da sociedade. E que eu saiba ninguém aceita a conduta de furto, ao contrário, como vc mesmo disse a sociedade repreende tal atitude. Um exemplo prático equivalente ao uso da rifa é o cheque pré-datado, que antes não está amparado legalmente, contudo, com a prática reiterada da sociedade, passou a ser aceitou e ter valor legal, ou seja, o que importa não é a reiteração da prática de qqer ato, senão vender droga tb seria lícito, mas o que importa é a prática reiterada com anuência da sociedade e não de uma minoria.

    .

    Cesar Campos

    Cesar Campos Terça, 21 de julho de 2015, 19h54min

    Cada dia entendo menos nosso país; Então mega sena, quina, telesena, são jogos de azar , conforme definição da lei, e porque são permitidas ?

    Lilia Vieira

    Lilia Vieira Sábado, 01 de agosto de 2015, 16h07min

    Exatamente, não entendo o porquê de uma instituição que deseja arrecadar dinheiro para uma pintura pode sofrer punição por ser contravenção, e a tele sena, a quina, a mega sena e outros que tem por aí pode! É para garantir que não vão ter concorrência?

    J

    João Wesley Quarta, 16 de setembro de 2015, 11h35min

    Jogo de azar leva em conta que há a possibilidade de uma instância que é a perca para todos, mas a rifa sempre alguém irá ganhar, então aqueles que dizem que a rifa é jogo de azar, diz também que a MegaSena a qual possui esta instância, embora temporária, está errada.
    Parabenizo todos aqueles que informaram de forma conivente ao que foi descrito por mim, e principalmente por suas formas educada de descrever e orientar, ao contrário de alguns que escrevem expressões desnecessárias e rude ao meu ver, pois mostra o total desinteresse pela opinião do próximo subjugando-se o único a ter opinião válida. Uma desta é a expressão "Aff"!

    F

    Felix Nihil Terça, 20 de outubro de 2015, 3h05min

    O que é jogo de azar é MEGASENA.
    Onde o sorteio é feito na PQP no meio do nada, onde é visto de longe por pessoas que podem ser enganadas (magicos lodibriam facilmente num jogo rápido de mãos) e onde o governo tem acesso a todos os dados e monitora em tempo real os numeros jogados.

    Onde não tem o dedo do Governo não confio
    Como o numero é sem interesse de maiores (ou seja, usa-se o sorteio "legal" da federal para premiações sem qualquer ligação com os "orgãos sorteadores".

    Lembram de: Deus me ajudou e eu ganhei by João Alves?
    https://youtu.be/oBMhddAn-tE

    A

    André Costa Terça, 20 de outubro de 2015, 6h41min

    Nova Busca Voltar para Busca
    Sequencial Acórdão Ementa Data Julgamento Data Publicação Órgão Julgador
    1 15817 APC
    Relator(a): LUIZ VICENTE CERNICCHIARO
    Processo: APC5836
    CARÊNCIA DE AÇÃO. O GANHADOR DE PRÊMIO, RESULTANTE DE RIFA NÃO AUTORIZADA, NÃO TEM DIREITO A EXIGIR A ENTREGA DO OBJETO. O PEDIDO É JURIDICAMENTE IMPOSSÍVEL. ILÍCITO PENAL. CARACTERIZADA EM TESE INFRAÇÃO PENAL, EXTRAEM-SE CERTIDÕES DE PEÇAS DOS AUTOS PARA OS EFEITOS DO DISPOSTO NO ART-40 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. 18/10/1978 23/04/1979 2ª Turma Cível

    C

    Claudia Brusarosco Quinta, 12 de novembro de 2015, 10h55min

    Amigos, não sou advogada. Li o que foi escrito aqui no fórum, pois tenho interesse em fazer uma rifa, e fiquei me perguntando: se o Art. 50 da lei de Contravenções Penais em seu § 3º e alínea "a" ensina que:

    Art. 50 - Estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele:
    § 3° - Consideram-se jogos de azar:
    a) o jogo em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte;

    é uma contravenção penal, o que faz a Caixa Econômica Federal? Para eles a lei não vale? Não somos todos iguais perante a lei?
    Não entendo esse país....

    E

    Erikinha Quinta, 26 de novembro de 2015, 7h38min

    Eu trabalho em uma ONG, e todo ano temos que vender uma rifa que corre pela loteria federal, isso é ilegal?

    Erivaldo Ferreira

    Erivaldo Ferreira Sábado, 13 de fevereiro de 2016, 17h17min

    Então as loterias também são ilegais?