Estou namorando a 1 ano, meu namorado ja foi casado, mas ainda nao se divorciou, nem tem nada relacionado em cartório que indique a separação entre eles, quero saber o sequinte: Quando ele resolver pedir o divorcio, tera que esperar quanto tempo para tudo ser resolvido e ele enfim solteiro??

Aguardo esclarecimento. Grata; Flávia

Respostas

    A

    angelina priscila santos de santana Terça, 07 de abril de 2009, 17h52min

    priscila moraes resposta: de 6 meses a 1 ano. (mais ou meno)

    S

    Silvia Regina_1 Segunda, 20 de abril de 2009, 13h27min

    Oi..Bom estou separada desde 11/2006...achei q em seguida no ano de 2007 ja teria meu divorcio...mas nw.
    estou fora do brasil em outro pais...e fui no consulado me casar denovo e aceitaro o papel so da separacao.....mas to preoculpada..
    fui no brasil esse ano e ainda nw saio meu divorcio...
    sera q corro algum risco..
    por favor...
    se algum advogado poder me responder...esse eh meu email
    [email protected]

    P

    paula_1 Segunda, 20 de abril de 2009, 16h06min

    queria saber sobre guanto tempo posso me casar depois do meu dirvorsio,afinal vai sair ja e queria saber guanto tempo posso me casar depois que sair

    P

    priscila camargo Terça, 21 de abril de 2009, 3h45min

    meu nome é Priscila e gostaria de saber se após saida a averbação da separação consesual sem o pedido de divorcio alguma das parte pode fazer um contrato de relação estável com outra pessoa?É permitido por lei?
    se sim como?

    L

    luh_1 Terça, 21 de abril de 2009, 17h10min

    meu namorado esta separado de casa a dois anos de sua ex mulher ele pode pedir o divorcio?

    O

    Ollizes / Advogado Terça, 21 de abril de 2009, 17h52min

    Priscila.

    Contrato de união estável é possivel fazer a qualquer tempo.. basta ir a um cartorio de registro civil e fazer escritura, contrato, o que quiser, basta explicar ao Oficial de cartório que ele te orientará do que é necessário.

    Luh

    Sim, pode entrar com pedido de divórcio direto.. no entanto vai ter que comprovar que encontra-se separado há mais de dois anos.

    Boa sorte.

    S

    Silvia Regina_1 Quarta, 22 de abril de 2009, 16h46min

    por favor ...
    tem aguem q posso me ajudar na minha pergunta acima...

    obrigada pela atencao

    E

    ELAINE_1 Terça, 28 de abril de 2009, 20h22min

    Olá,

    Meu namorado esta separado há oito meses, e sua ex-mulher entrou com pedido de pensão pois ele tem uma filha de 10 anos, gostaria de saber se isso comprova a separação.

    Gostaria de saber também após a entrada do divórcio quanto tempo demora para sair, já que os dois querem o mesmo.

    E no caso dos bens, ele tem um apartamento que esta só no nome dele mas ela esta morando. Só que no dia da audiência o juiz estipulou a pensão alimenticia muito alta
    desde que ela pagasse a metade do apartamento ela aceitou mas não esta cumprindo, o que pode ser feito nesse caso, lembrando que ele não tem interrese de ficar no apto.

    C

    Cristina_1 Terça, 28 de abril de 2009, 20h59min

    Elaine_1,

    Para eles se divorciarem precisarão comprovar estarem separados por 2 anos (separação de fato) ou converterem em divórcio a sentença de separação judicial, após 1 ano desta estabelecida.

    Quanto ao apto., em qual regime se casaram?

    Uma alternativa é demonstrar nos autos que ela não vem cumprindo a parte combinada e assim, ou ela cumpre (ressarcindo o valor que ele já pagou) ou ele requer a Revisional sobre os alimentos, retirando o adicional que ele vem arcando sozinho.

    Dependendo do litígio, pode colocar o aptº à venda, com preferência dela na compra. Se ela não tiver condições de comprar a parte dele, será vendido e partilhado o valor.

    Abs!

    W

    waldi moraes Quinta, 07 de maio de 2009, 19h40min

    Estou separada já faz 6 meses, meu ex-marido não quis viver mais comigo e disse que eu tinha que sair de casa. Fui forçadamente a sair com um filho de colo.. E estou na casa de meus pais, sem nada do que é meu.. Quero pegar minhas coisas e a pensão do meu filho.... Também quero a separação....... não trabalho e meu pai é que sustenta o meu filho, durmo no quarto dividido com o meu irmão..... Já corri para todos os lados e não sei o que fazer!!!! Como devo proceder para ter minha casa e meus móveis e do meu filho?

    C

    Cristina_1 Quinta, 14 de maio de 2009, 1h41min

    waldi,

    Procure a Defensoria Pública ou a OAB para que lhe seja nomeado um advogado. Inicialmente penso que se vc não deu motivo para a separação, não deveria ter saído do lar, se ele não estava contente, ele que fosse embora. Mas como não sei detalhes, minha sugestão é que vc promova a Separação Judicial, no caso Litigiosa e peça a divisão dos bens. Promova tb a Ação de Alimentos para vc e para seu filho, comprovando que dela necessita, regulamentando tb as visitas.

    Abs!

    J

    JOAO EDSON BELLO Segunda, 18 de maio de 2009, 0h58min

    Estou separado a mais de vinte anos mas não fizemos a separação formalizada em cartorio e a gora já constitui outra familia e preciso financiar uma casa com a Caixa Federal e para isso precisa da certidaão de nascimento para comprovar que sou solteiro ou a de casamento.
    Quanto tempo levaria para sair o divorcio ou teria outra solução mais facil para isso?

    Grato
    Edson

    C

    Cristina_1 Segunda, 18 de maio de 2009, 3h30min

    João,

    Se não houver menores ou incapazes nem disputas por bens e o Divórcio for Consensual, portanto Divórcio Direto, em face do tempo que já estão separados, compareça ao Cartório com sua ex, levando os documentos pessoais de ambos, e 2 testemunhas que irão para comprovar o lapso temporal da separação de vcs. Se estiver tudo em ordem, sairá rapidamente, mas mesmo para esse procedimento junto ao Cartório vc precisará contratar um advogado para acompanhar vcs. Se não puder contratar um particular, procure a Defensoria Pública ou na OAB de sua cidade, que eles lhe nomearão um.

    Abs!

    F

    fabiana da silva loureiro Segunda, 18 de maio de 2009, 15h30min

    estou separada 5 meses ele deixou o lar só que a casa o pai dele fez para nos ele que construiu e deu para morarmos agora não estou mais lá fui morar com meus pais com nossa filha tenho algum direito da casa posso alugar qual são meus direitos

    T

    tatiane_1 Quinta, 21 de maio de 2009, 17h40min

    boa tarde, meu namorado esta separado da ex mulher dele a 2 anos, porem só em janeiro de 2009 ele entrou com pedido de divorcio, mas até agora nemhuma audiencia foi marcada, gostaria de saber quanto tempo aproximadamente ainda pode demorar para sair esse divorcio...

    O

    Ollizes / Advogado Quinta, 21 de maio de 2009, 18h13min

    Tatiane..

    Quem melhor vai poder te dar essa informação é o advogado que esta a frente do caso..

    Caso ele seja da mesma comarca, conhece os tramites e os envolvidos no processo, podendo te fazer uma previsão mais segura..

    Aqui o que podemos falar é mera especulação, mas veja o tempo minimo:

    1- Citação.. o oficial de justiça tem até 30 dias para citar a ex esposa.
    2- Prazo de contestação - 15 dias apos a juntada da citação ao processo
    3- Após esses 15 dias, como vc é do interior de SP, os juizes aguardam mais 15 dias antes de dar sentença por revelia, aguardando alguma petição do Integrado.
    4- Havendo contestação, vem mais 10 dias para réplica. (aguarda-se o integrado, caso não interponha no prazo)
    5- Depois são 5 dias para que o Ministerio Publico se manifeste, se for o caso.

    Portanto, como pode ver... se tudo correr dentro do prazo, aqui no interior de SP, são no minimo 90 dias.. A menos que apos a citação ela compareça, ou faça uma contestação afirmando que nada tem a opor.. nesse caso, o divoricio pode sair em até uma semana.

    boa sorte.

    A

    Adilson Rodrigues_1 Domingo, 24 de maio de 2009, 20h29min

    Ola, boa noite queria tirar algumas duvidas,estou separado de minha ex a mais de um ano e meio. Entremos com um divorcio amigavel em agosto de 2008 ela concordano. Acertei juto do advogado uma penção correta , paguei todas as contas ,melhor ainda to pagando um emprestimo que fiz no banco para quitar contas que eu avia feito no nome dela,junto ao advogado ficou serto que eu iria deixar a casa com todos os moveis sendo eu ficado so com um carro velho que hoje nao tenho mais pois vendi para pagar contas. Em fevereiro fomos intimado para comparecer no juiz, so que ela nao aceitou mais a separaçao amigavel e o pior ela falou para o juiz que eu nao tava dando dinheiro nenho sendo que ela mentiu mais eu tenho todos os documentos pagos incrusive as penções pagas.Ai entrei no letigioso.so que de fevereiro ate agora nada do juiz chamar ,quero saber quanto tempo demora pois tenho pressa pois tenho que passar a casa no nome dela e ja estou noivo so que nao posso casar enquanto eu nõa ficar livre dessa mulher.Antecipadamente agradeço

    L

    luciana jb Domingo, 24 de maio de 2009, 20h48min

    boa noite
    olá eu casei em 2006,mas me separei corporalmente dele em janeiro de 2007,quero da entrada no divorcio.Ja faz 2 anos que ñ convivemos mais juntos,eu quero saber se quando eu for da entrada no divorcio se vou conseguir logo resolver esse problema,vai ser de uma vez só que vou comparecer para assinar ou vou ter que comparecer mais vezes?Nós ja temos 2 anos separados corporalmente,dr(a)me ajude eu preciso saber sobre essa resposta.E quero saber tambem quando eu for assinar se vai demorar para sair a separação pelo juiz?obrigada eu preciso ser livre novamente...

    T

    THAIS MARROCOS Domingo, 24 de maio de 2009, 22h27min

    Boa Noite
    Tenho em media de 10 a 11 anos que não vivo mais com meu ex marido e estou querendo me divorciar, ja li varias foruns sobre o novo procidemento em cartorios.
    Gostaria de saber onde exatamente devo ir para dar logo entrada nesse processo, não tenho condições de pagar um advogado particular e tabem gostaria de saber qual o valor das taxas que são cobradas no cartorio!
    Moro em Recife/Pe e qual seria o cartorio que deveria ir... realmente preciso de um advogado ou posso ir direto no cartorio para dar entrada ???

    Aguardo retorno

    O

    Ollizes / Advogado Segunda, 25 de maio de 2009, 15h31min

    ADILSON

    O processo de divorcio consensual, e bem mais rápido que o litigioso.

    Certamente, você como tem os recibos, documentos que comprovam os pagamentos, não vai ter problema em provar o contrario do que alega sua “ex”.

    Mas a questão do tempo, só o seu advogado vai poder te dizer o motivo. Se fosse consensual, você já estaria divorciado, mas nessa situação, tudo vai ter que ser provado e constatado.

    E de fevereiro até agora posso te dizer que não é um tempo tão grande assim.. conheço processos de separação que estão em andamento desde 1.999..

    LUCIANA

    Não tem como te dar uma resposta objetiva.

    O processo tem sua duração em dependência de uma serie de fatores, como: se é consensual, se é extrajudicial em cartório, se é litigioso..

    De todos o mais rápido é o extrajudicial. Você comparece apenas uma vez no cartório, e já sai de la divorciada. O mais demorado é o litigioso.

    THAIS

    Para saber onde ir, ligue no cartório de registro daí, que se não fizerem, dirão a você qual cartório deve procurar.

    Se não tem condições de pagar advogado, vai ser um pouco difícil, porque em cartório é obrigatória a presença de advogado. Ao menos aqui em SP, a Defensoria Publica não comparece em cartório.

    As taxas o cartório te informa por telefone.

    E precisa de advogado para fazer o divorcio.. ele quem faz a minuta.

    Boa sorte a todos.