Essas duvidas são pouco divulgadas, eu particularmente tenho várias: Quanto a reforma, quem tem que assumir as despesas? IPTU - Por que o inquilino é que paga? Quando o proprietario pede o imóvel, ainda assim o inquilino tem que arcar com as despesas como pinturas, reparos para entregar? Essas e outras questões deveriam ser claras, para todos que moram de aluguel.

Respostas

    L

    Luiz Henrique Vitulo Quarta, 05 de agosto de 2009, 16h40min

    Moro em uma casa alugada a 4 meses, através de uma imobiliária, com um contrato de 30 meses, e multa de 3 aluguéis para quebra de contrato. Quando entramos na casa estava aparentemente tudo normal, estava pintada, porém com essas chuvas começaram a apresentar alguns defeitos que provavelmente quando foram pintar, fizeram vista grossa.
    - O Quarto em umas das paredes quando chovem faz duas bolas de molhado, e a parede esta toda mofada devido as chuvas, provavelmente deve ter inflitração.
    - As portas do quarto e da cozinha não fecham mais normalmente, estão emperrando.
    - A parede da sala junto a porta também está com infiltração, inclusive a pintura já estufou.
    - Duas paredes as tomadas não funcionam.
    Já relatei por email para a imobiliária, e liguei depois de uma semana para saber a resposta e o que me foi informado é que o propietário já sabe mas não tem nenhuma data para arrumar.
    Como proceder?? Caso ele não arrume, posso solicitar a quebra de contrato sem ter que pagar a multa???
    Desde já agradecido pela atenção.

    T

    Tainá L. nogueira Terça, 25 de agosto de 2009, 18h30min

    Boa tarde.
    Sábado, dia 15/08, fui visitar um apartamento que estava para alugar, na visita ao imóvel o corretor por telefone me informou que as chaves estavam na portaria. Gostei e já quis fechar negocio, fui até a imobiliária que conversar com o corretor responsável, fiz minha proposta que uns dias depois foi aceita. O corretor me indicou uma seguradora onde solicitei analise do seguro fiança, na quinta-feira, 20/08, o seguro foi aprovado e já estava com a documentação toda em mãos. Liguei para corretor cobrando o contrato, e ele me informou que encaminharia a analise da seguradora para a administradora responsável pelo apartamento e que na segunda-feira , 24/08 eu poderia assinar o contrato, porem a senhora responsável pelo imóvel em questão não foi trabalhar neste dia. Mas para minha surpresa, hoje, 25/08 soube por terceiros que o apartamento que eu estava alugando tinha sido alugado. Descobri pela internet a imobiliária que alugou o imóvel, no caso foi outra imobiliária, entrei em contato e o corretor me confirmou. Disse inclusive que entregou ontem (24/08) as chaves para o novo inquilino. Quando fui cobrar uma posição do corretor com quem eu estava negociando desde o dia 15/08, ele disse que o proprietário agiu de má fé. Eu estou com minha mudança agendada e paga para o final de semana (29/08), já havia comprado moveis que estão para ser entre no fim de semana também, já entreguei meu outro imovel, estou hospedada na casa do meu namorado. Não sei como proceder agora. Pode me ajudar, por favor?
    Att,

    Tainá.

    C

    Claudia Marconato Terça, 22 de dezembro de 2009, 10h50min

    Estamos saindo de um imóvel alugado, o contrato é com validade de 30 meses mas obrigatoriedade de permanencia de 12 meses, já estamos no imóvel a 16 meses, o aluguel vence no dia 09 de cada mes, no dia 21 avisamos a imobiliária que iriamos sair, esta nos informou que tinhamos 30 dias para entrega das chaves, agora estão nos cobrando o aluguel do dia 09 até dia 21, isto está correto?

    K

    klebson lima Segunda, 28 de dezembro de 2009, 17h28min

    Olá ! Moramos em uma casa nos fundos da casa da filha do locatario, Não temos contrato, apenas verbal pagamos o aluguel em dia, o que acontece eo seguinte sempre nos surpreendemos com pessoas estranhas no nosso quintal, apanhando frutas ate ai tudo bem, o problema e que não são pessoas conhecidas nossas e sim da filha do locatario conversei com a moça, mas continua acontecendo hoje chamei a policial eles chegaram e pegaram o rapaz aqui dentro, agora o locatario com raiva quer o imovel ! lembrado saõ casas separadas por muros mas ela acha que tem direitos no nosso quintal, minha esposa foi varias vezes ofendida por isso, o que eu posso fazer, pois estamos entrando de ferias com passagens compradas pro retorno no inicio de fevereiro, tinhamos acertado mais um ano de aluguel ! desde ja obrigado

    A

    Anelise Quarta, 13 de janeiro de 2010, 17h38min

    Boa tarde,

    tenho um inquilino e o contrato vence agora em fevereiro. liguei para renovarmos e ele se mostrou interessado, pois bem, o aluguel eh de 600 e quero passar para 800, pois eh muito abaixo do mercado o que ele paga atualmente, tem alguma lei que impede que eu aumente para este valor.
    ele me informou que o telhado esta com vazamentos e molha a casa toda. não me importo de arrumar se for meu dever, mas quero saber porque existem alguns urubus que ficam na encima da casa e com isso destelham ou quebram as telhas. eu entreguei a casa em perfeitas condições.

    desde já agradeço

    M

    mylle Quarta, 13 de janeiro de 2010, 21h42min

    ana bonandimam,boa noite

    eu aluguei uma casa,que ao ver teria que trocar portas e batentes,que a proprietaria ficou de trocar e infiltração em uma das paredes,depois que assinei o contrato fui até a casa para ver como estava as obras que a proprietaria ficou de fazer e verifiquei que a descarga nao funciona o bide esta entupido o cano do lavatorio esta quebrado,e ainda por cima choveu e tem goteira em toda parte da casa,e a caixa d'agua esta com vazamento,comuniquei a proprietaria,que me informou que não iria fazer reparos no telhado e nem na caixa d'agua,as porta e batentes e o cano do lavatorio ela trocou,mas o resto ficou para fazer,falei para ela que entao iria rescentir o contrato pois esta casa não estava em condição de uso,ela me respondeu que eu vi o imovel antes de assinar o contrato,mas eu nao pude verificar as torneiras pois o registro da agua estava desligado,como poderia eu saber que tinha todos estes "defeitos",Bom eu tenho que pagar a multa para ela caso faça a rescisão,pagar esta multa de tres alugueis? e o pior de tudo eu assinei o contrato no dia 23/12/2009 e até hoje não entrei no imovel pois a proprietaria me pediu uma semana para fazer a reforma,mas até hoje não acabou a reforma e ainda dispensou o pedreiro,como esta um caos a casa não fui para la.ana por favor me da uma solução para o meu caso por favor.

    J

    joel brito Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 21h39min

    Quantos meses de fiança eu tenho que pagar nessa nova lei de locação.?
    aguardando resposta preferencialmente por E-mail
    [email protected]

    M

    MTC Quarta, 17 de março de 2010, 21h14min

    Sou inquilina de um imovel comercial a 9 anos. Desde que aluguei o imovel eu pago todos os impostos, cuido das reformas e benfeitorias, e pago todos os meses
    o aluguel em dia. O meu aluguel vencerá em 09/03/2011, fiquei sabendo pelo proprietário que ele não vai renovar o contrato, pois ele quer expandir o comércio dele que é ao lado do meu. (fiquei sabendo, porque eu perguntei para ele, pois a sua mae faleceu e ele herdou o imóvel, porque quando eu aluguei o imóvel , estava no nome do pai dele, como está até hoje). Agora gostaria de saber quais são os meus direitos, tudo o que eu fiz no comércio vou perder, por se tratar de uma pizzaria, terei que construir em outro lugar, que não poderá ser longe de lá, pois as minhas vendas são 50% no balcão e o restante delivery. Por enquanto ainda não tenho um lugar. Estou procurando. O que eu faço, vou sair no prejuizo? É correto ele me pedir o imóvel para ampliar a academia dele, sendo que atrás desse imóvel é a casa dele? Onde ele diz que vai construir, mas não será agora. Por favor me orientem. Obrigada MARY

    M

    Marcos Silva Soares Quinta, 18 de março de 2010, 11h46min

    Caro Doutor,

    Preciso tirar um duvida.
    Sou locador de um imovel em um condominio, todas minhas obrigações estão em dia, ocorre que por varias vezes o proprietario entrou no condominio e foi ate minha residencia sem ser anunciado.
    Notifiquei a administração do condominio sobre isso, e fui informado que eles nada poderiam fazer a respeito um vez que o proprietario possui cadastro, e portanto ele pode entrar livremente no condominio.
    Minha duvida é, o proprietario pode de fato entrar sem ser anunciado?

    Agradeço a atenção.

    R

    Rodolfo Z. Segunda, 31 de maio de 2010, 21h33min

    Ola...
    Me chamo rodolfo, tenho uma casa alugada em que estou tendo problemas, pois o inquilíno me ligou falando que o portão quebrou(alegando que estava ruim antes) e que tem um soldador perto da casa dele, e que ele pagava mas para descontar do aluguél do mês seguinte. Disse pra ele que eu iria ver primeiro o portão antes de arrumar para ver se o problema era antigo, ou se era por uso que o portão havia quebrado. Ele não gostou ficou bravo disse que iria sair da casa, e que se eu quizesse que entrasse com um processo, pois queriam o conserto do portão na hora.
    Acredito eu que, quando o inquilíno quebra o portão, não seria por conta deles arrumar?
    E se caso for eu quem tenha que arcar com os custos, eles teriam que esperar que eu visse o portão primeiro?

    Obrigado...
    Rodolfo Z.

    A

    Ana Bonadimam Quinta, 03 de junho de 2010, 12h17min

    Ola Rodolfo,

    problemas com manutenção de fato é do encargo do inquilino, quanto ao mesmo querer o ressarcimento deve apresentar 3 orçamentos e sua aprovação, se vc não se negou a verificar o dano não em com que se preocupar, poderá provar o perfeito estado do portão através da vistoria de entrada, que acredito, vc providenciou e está anexada ao contrato com a assinatura das partes.
    Se o problema decorreu do uso normal, e tiver que ser trocado o portão, então é sua obrigação.

    J

    jucyanne Sexta, 04 de junho de 2010, 14h26min

    boa tarde!!
    meu nome e anne...
    moro em uma casa alugada ha 4 anos...
    o propietario nunca me deu sequer um recibo...
    para completar nao ageija nada na casa,pelo contrario fica irado quando vou cobrar seus deveres de propietario...
    estar tudo irregular...
    as veses pago antecipado mais,deixar o apartamento em otimas condicoes de uso estar dificil..que eu faco?

    N

    Naiviv Quinta, 17 de junho de 2010, 11h25min

    Meu pai faleceu e deixou um lote com uma pequena construção q esta alugado a uns 10anos, p uso comercial, para uma mesma pessoa, agora eu e meu irmao queremos vende-lo, só q o inquilino não quer sair, já passou do tempo do contrato de aluguel e ele nao sai, oferecemos a compra para ele e ele nao deu resposta. O q faço? o inquilino ta querendo me enrolar pra ganhar tempo? Já tenho comprador, dois na verdade, e o inquilino ta me empatando.

    V

    vzd Domingo, 20 de junho de 2010, 19h07min

    Faltando 24 meses para acabar o contrato de aluguel (30 meses no total), o proprietario resolveu vender o imovel. Moro aqui há 5 anos ,sempre renovando de 30 em 30 meses .Não me entregou ainda a carta de preferencia, sei que essa carta é prevista na lei ,e apos 30 dias irei informar meu interesse ou não.Pelo que pude apurar o valor vai muito além das minhas possibilidades. O que ocorre, é que além de não me entregar essa carta, já quer trazer possiveis interessados na casa.Gostaria de saber se pagando o valor de quebra de contrato se fico isenta da pinura etc.,ou outra solução ,pois ficar por 24 meses mostrando a casa ,é muita invasão de privacidade .Obrigada

    E

    emulador Quinta, 15 de julho de 2010, 12h00min

    ola bom dia Ana Bonadiman.
    eu tenho uma casa alugada para um inquilino e este mudou e deixou outro marando .
    na casa e nem me comunicou quando fiquei sabendo ele veio pagar o deposito no dia 12 /03/2010 ai pagou o proximo dia12/04/2010 e o proximo 10/05/2010 .
    teve um probrema com mesmo ele chegou bebado e falou umas besteiras . ai fale asasim não da para continuar e mandei ele procurar autra moradia so que ate agora não mudou alegando que não encontra outra casa.
    obs = não tem contrato.
    desde ja agradesso.

    M

    marthaoliver Quinta, 22 de julho de 2010, 22h22min

    ola,sou proprietaria de um imovel,o pagamento e feito atraves de boleto bancario,posso cobrar multa de 10 dez por cento e 1% de juros?posso fazer contrato de um ano??

    Ã

    Äraujorw Sexta, 23 de julho de 2010, 13h16min

    Aluguei um aptº, o qual em pouco tempo de residência(mês) constatei infiltrações em vários cômodos do mesmo. Notifiquei o problema à imobiliária através de fotos e nada foi feito, agravando ainda mais as infiltrações, que se tornaram varias goteiras, que ocasionaram a queda de duas partes do reboco de um dos quartos, deixando-o alagado, de forma tal, que água escorria para os outros ambientes, etc. O aptº ficou sem condições de moradia, por causa das goteiras constantes em todos os cômodos. Eu tive que sair e aguardar bastante tempo em casa de parentes, tendo despesas extras(onde me encontro ainda hoje), até que providências fossem tomadas. O fato é que, meus moveis mofaram e alguns sofreram avarias, por conta da umidade no aptº que ficou muito tempo fechado e o proprietário se recusa a arcar com meus prejuízos. A obra terminou há um dia, mas, algumas paredes continuam bastante úmidas. Desde o ocorrido eu não retornei a morar por falta de condições no imóvel. Não pretendo mais voltar para o aptº e queria receber pelos prejuízos e transtornos! Quais direitos eu tenho? Eu posso rescindir o contrato sem pagar multa e ainda re-haver a caução paga?
    E quanto aos meus prejuízos?

    L

    Luis Paulo Ribeiro Sábado, 24 de julho de 2010, 14h21min

    Boa tarde!

    Tenho uma Duvida!

    Aluguei uma casa faz 43 dias, quando eu aluguei o locador informou que a casa tinha alguns problemas que seria resolvido em apenas 3 dias, e ate agora nada, esta dando infiltração e mofo, meu movel estragou, eu notifiquei o locador na presente data, mais eu gostaria de sair da casa, pois acho que o problema vai continuar. após fazer a notificação qual o prazo que o locador tem de fazer os reparos? se o mesmo demorar ou arrumar e continuar com problema, posso solicitar que ele devolva os valores do deposito e assim sair da casa?

    J

    julio cesar Quinta, 29 de julho de 2010, 0h08min

    Dra. Ana BOA NOITE? Dra. moro em uma casa no 1 º andar a 3 anos sem CONTRATO, e no têrreo mora uma inquilina a 1 ano, essa inquilina não se dar com a minha esposa e faz intriga com o nosso nome para a proprietaria tipo: portão aberto, carro na frente da garagem e ect. por conta disso todas as vezes que a proprietaria vai receber o aluguel tira satisfação com minha esposa e enche de desaforo, hj tem 8 dias que aconteceu umas dessas descussões! por conta disso minha esposa foi parar na emergência do hospital com pressão alta e a proprietaria pedio a casa, mas quando entrei na casa eu fiz uma reforma de pintura a elétrica, tenho notas e testemunhas e ela se negava a descontar no aluguel, agora que ela pedio a casa como faço para ela me reemboçar? detalhe o aluguel nunca foi atrazado as vezes pagamos adiantado, essa atitude dela é certo? o que eu faço? OBRIGADO.

    L

    Letícia Azevedo Sexta, 03 de setembro de 2010, 0h27min

    Moro num imovel alugado, meu contrato vence agora dia 10/09, dois meses atraz o locatario me pediu a casa, alegando uso próprio, disse que era pra eu sair quando vencesse o contrato, ou seja dia 10/09. Porem de acordo com o contrato em questão tenho mais 60 dias para deixar o imovel depois do termino do contrato, só que o o locatario esta me pertubando para deixar o imovel no dia do vencimento, só que ainda não encontrei outra casa, quero saber se tenho mesmo que deixar a casa agora ou tenho realmente esses 60 dias? Isso pode gerar multa ao locatario?
    Outra coisa tenho um aluguel adiantado, quero saber se tenho direito a 1 mes sem pagar?

    Desde ja agradesço

    Att.

    Letícia