Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Como registrar um nome artístico

Agenda 19/09/2022 às 16:20

Ser um músico independente pode parecer bastante assustador no início, não é mesmo? Você precisa escrever, gravar as músicas e fazer a calibração de instrumentos, e ainda notar que cada vez mais artistas independentes seguem com turnês e fãs nas redes sociais, no Spotify e qualquer outro agregador de música.

Some isso à escolha de um nome artístico e pronto. O combo está realmente completo. Mas você sabe como registrá-lo? Bem como quais os benefícios disso? Se a resposta foi não, fique tranquilo que nós comentaremos a respeito.

O que é e como registrar um nome artístico?

Esta é, geralmente, a primeira informação que alguém tem de você, mesmo antes de ouvir sua música. Escolher certo é importante, mas pode ser complicado e existem algumas armadilhas comuns a serem evitadas, como na questão da pronúncia, se é parecido com outros e etc. 

Em terras brasileiras, o registro é feito pelo INPE (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que é um dos braços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O processo é, em sua maioria, digital, portanto, antes de fazer a confecção de uniformes com seu nome artístico, siga os passos abaixo:

Por que fazer o registro?

O registro, além de tudo, é uma forma de mostrar aos seus fãs, clientes e seguidores que você é confiável e segue a carilha corretamente. Desta forma, é correto afirmar que tanto cantores e cantoras quanto marcas de toldo articulado, devem enxergar este processo com seriedade.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Quer mais motivos? Seu nome artístico será exclusivo e se outras pessoas tentarem fraudá-lo ou copiá-lo, podem ser acionados na justiça. Imagine o seguinte cenário: você ainda não tem registro e, certo dia, recebe uma notificação e até uma intimação que está proibido de utilizar o nome pelo qual ficou conhecido. 

Os valores para o registro de nome artístico

Verificou tudo e notou que não havia outras pessoas com aquele nome artístico. Seguiu o passo a passo Mas e agora, preciso pagar algo? Sim! O Guia de Recolhimento da União (GRU), que varia de acordo com a natureza. 

Quando não houver nenhuma pendência e for pré-aprovado, os gastos podem oscilar entre R$ 142 e R$ 530,00. Lembre-se que tudo isso e muito mais pode ser avaliado no site do INPI.

Quem já teve problemas por conta do registro?

Dentro os mais famosos casos de problemas por conta do registro, podemos citar o É o Tchan, que se chamava Gera Samba, a marca Legião Urbana, que não permite que seus antigos integrantes, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, façam uso das canções em eventos.

E, por último e mais recentemente, com a separação do casal Joelma e Chimbinha, a cantora precisou seguir com carreira solo, enquanto o ex-marido permanece na banda Calypso.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!