O mundo mudou nos últimos anos. Isso é uma realidade. É necessário adaptar a oferta de serviços, criar uma esteira de produtos para vender produtos, transformar o conhecimento em até mesmo mentoria e proporcionar o desenvolvimento profissional e humano.
Em razão da pandemia, uma nova forma de operar negócios e de busca por uma fonte de renda, levou milhares de pessoas a um novo modelo de negócios, por meio do qual as mídias sociais possuem um grande papel.
Observamos muitas pessoas que passaram a vender seus produtos em mídias sociais, transformaram o conhecimento em cursos, mentoria, e-books, entre outros. Dessa forma, é necessário profissionalizar para um crescimento que se sustente como empresa, adotando as ferramentas necessárias.
Dentre esses produtos, a mentoria ganhou força, a qual surge em diferentes formatos, mas a sua essência é a mesma, transferir o conhecimento por meio de um direcionamento.
Afinal, o que é uma mentoria?
A mentoria é um formato, em que um mentor irá transmitir o conhecimento que possui sobre um determinado assunto ao seu mentorado.
A mentoria pode ser oferecida em grupo ou de forma individual. O objetivo é proporcionar um direcionamento para que o mentorado obtenha resultados e conhecimento, dentro do que foi estabelecido entre mentor e mentorado.
Uma mentoria pode abranger diferentes objetivos, como profissional, organizacional, de carreira, negócios, vendas, entre outros.
Eu preciso de um contrato para dar mentoria?
Veja, ao oferecer o seu conhecimento como um produto, é importante estruturar um modelo de negócios, justamente para delimitar o nível do que será entregue, expectativa de retorno e crescimento.
Ao entender como você oferta o seu serviço, se observa a construção da estrutura, que por vezes pode se destrinchar em diferentes produtos. o contrato na relação entre mentor e mentorado, vai permitir uma segurança nessa relação, em que se estabelece obrigações e responsabilidades de cada parte, bem como o que é objeto da mentoria, qual a sua finalidade.
Dessa forma, o mentor garante que irá tratar x e não xy que o mentorado pode vir a entender, é trazer ordem nessa relação, deixando claro o que se espera de ambos, o que cada um deve cumprir.
A mentoria é um serviço de meio, depende também da aplicação do mentorado, o direcionamento é dado e isso deve estar expresso em contrato, justamente para que o mentorado não exija resultados que dependem de sua aplicação, de seu empenho.
O contrato proporciona segurança, é um investimento ao seu empreendimento, é também o meio para delimitar a sua forma de trabalho, o que pode ser esperado, bem como penalidades em caso de não virem a honrar o compromisso assumido, como por exemplo em caso de inadimplência. Também é uma ferramenta que garante a segurança ao mentorado, do que foi contratado, lhe assegurando meios de garantir seus direitos, caso o serviço contratado não seja cumprido.
O contrato também estabelece regras, quanto a duração dos atendimentos, quantos encontros vão ocorrer, uso de eventuais materiais, proibição de compartilhamento do material, tudo irá depender do formato adotado para a mentoria.
Como proteger os meus materiais, que forneço na minha mentoria?
Não é incomum, que em mentoria venha a ser fornecido materiais de apoio ao mentorado, como e-books, aulas, esses materiais criados pelo mentor são alvo de proteção dos direitos autorais. Isso significa, que o mentor determina como esse material pode ser utilizado, sendo possível proibir sua comercialização, compartilhamento, buscar reparação em caso de plágio ou uso indevido.
O fato de oferecer o material, não garante ao mentorado o direito de usá-lo como bem entender, deve ser seguido as disposições previstas entre as partes.
Dessa forma, é recomendado utilizar os mecanismos de proteção autoral, para garantir meios de prova da criação da obra, como registro ISBN, Registro de Marca, prova de anterioridade, entre outros a depender de cada tipo de criação.
A proteção de dados na mentoria
Ao ofertar seus serviços e efetuar a coleta de dados, tais como nome, endereço, telefone e até mesmo informações pessoais do menorado, surgem obrigações, tendo em vista essa relação.
É importante frisar, que a Lei de Proteção de Dados deve ser observada, pois é necessário proteger as informações de seus clientes, garantindo-lhes a segurança que a lei estabelece, tais contratos devem ter atenção a lei, bem como a estrutura do negócio.
Aspectos jurídicos
A mentoria é um produto, que exige adoção de cuidados para a proteção do empreendimento.
É um excelente produto, que pode ser ofertado em diferentes formatos, tudo irá depender da estratégia adotada pelo empreendimento.
Contudo, deve-se ter muito cuidado na elaboração do contrato, pois em todo negócio existe a possibilidade de surgirem problemas, já imaginou uma inadimplência? Um mentorado que propaga que você não cumpriu o que ele contratou?
Logo, é importante que esse contrato corresponda à realidade do seu negócio, analisando os possíveis riscos e possa ser elaborado com segurança jurídica e de forma que proporcione que você colha os resultados desejados. É um investimento.
Se você deseja ler mais sobre esse e outros temas, acesse o blog .