A internet é uma realidade e negócios são firmados por ela, muitos empresários no cenário da pandemia se depararam com a necessidade de mudar de rota,ou ainda, de incluir a oferta de seus produtos e serviços no online.
Ocorre que, muitos já entenderam que não é possível agir de forma amadora e o profissionalismo se faz necessário e aqui não vamos entrar em linhas de ter um bom marketing, branding, conexão com cliente e sim com a necessidade de proteção e segurança jurídica.
Afinal, a internet não é uma terra sem lei e estar adequado a legislação, entender os riscos do seu ramo de atividade no formato online se faz necessário, evitando prejuízos financeiros.
Alguns pontos precisam da atenção do empreendedor, pois podem comprometer seu faturamento, fechamento de novos contratos, pagamento de impostos e formas de fechar bons contratos.
Hoje, pontuarei alguns cuidados, mas saiba que cada modelo de negócio oferece um risco diferente e com isso, demanda obrigações e pontos de atenção distintos.
Vou dar um exemplo, uma floricultura que vende por atacado e realiza vendas online, possui obrigações diferentes de um e-commerce de roupas que atende o consumidor final, o mesmo se falarmos de uma startup e um infoprodutor.
A LGPD se aplica ao seu negócio?
Proteção de dados, é provável que você já tenha se deparado com notícias relacionadas a essa lei. A Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD estabelece que as informações de seus clientes, fornecedores, funcionários, parceiros comerciais, pacientes, entre outros, deve ser protegida.
Essa lei, prevê uma série de cuidados que devem ser seguidos, sob pena de responsabilização. No artigo A quem se aplica a LGPD? eu explico melhor o tema.
Saiba que independente da estrutura da sua empresa, a lei se aplica a você e entender como deve ser a adequação do seu negócios, quais são as suas responsabilidades é essencial para que você possa atuar.
Não deixe de consultar um especialista, para que possa orientá-lo de acordo com o seu segmento e realidade de negócio.
Lembre-se a LGPD não se resume em multas, é uma obrigação que você precisa ter atenção!
Cuidados na contratação de um influenciador
Se tornou comum contratar influenciadores para que divulguem um produto ou negócio aos seus seguidores.
Essa é uma forma de se obter visibilidade, quando falamos de um bom influenciador, que possui um alcance que é interessante ao negócio, pode significar mais vendas. Portanto, é necessário adotar cuidados.
O influenciador, representa um negócio e veja-o como um parceiro ao seu negócio, ele precisa proporcionar a você o resultado desejado, caso contrário o valor investido não vai valer a pena, certo?
Logo, algumas contratações podem ser nos seguintes formatos:
- Contratando o serviço do influenciador, para divulgação;
- Fechar uma parceria, em que ambos possam trabalhar juntos;
- Permuta.
Essas são algumas das possibilidades e em cada uma, observaremos obrigações diferentes, é importante ter um contrato que regule essa relação, que estabeleça regras do que pode ou não ser feito.
Além disso, é necessário tecer previsões bem específicas, para garantir que o influenciador honre o combinado, por exemplo, imagine que você contrata o profissional para gravar vídeos elogiando a sua loja.
O influenciador faz a divulgação e três dias depois apaga ou vídeos, ou ainda, fecha um contrato com seu concorrente direto. Traria grandes dores de cabeça.
Um bom contrato, mora nos detalhes e vai se atentar nos pontos de cuidado desse relacionamento e proporcionar maior segurança.
Contratos online
Um contrato online, assinado com o seu cliente, pode proporcionar maiores fechamentos, redução de custos e tempo na realidade do contrato físico.
Apesar do contrato no formato online ser válido, existem regras para seu uso que devem ser observadas, bem como a escolha de qual plataforma será utilizada para hospedar esse arquivo, o teor do documento e ainda assinatura virtual.
Antes de aderir a essa ferramenta, é necessário ter atenção inclusive se a plataforma está adequada a LGPD e Lei do Marco Civil da Internet, o investimento deve ser realizado de forma correta.
Além disso, é necessário que alguns cuidados sejam tomados, para não ocasionar situações de nulidade desse contrato na justiça, pois infelizmente tais situações acontecem e muitas delas podem ser evitadas com o direcionamento correto da equipe.
Funcionários nas redes sociais do seu negócio
Você já deve ter visto, muitas páginas de mídias sociais em que circulam vídeos dos funcionários, anunciando uma promoção, vestindo peças, ou até mesmo vídeos de datas comemorativas.
Veja, a imagem de um funcionário, assim como a minha e sua, são protegidas na Constituição Federal, em que estabelece a cada um de nós direitos.
Utilizar a imagem de um funcionário, sem autorização do mesmo, pode levar a riscos trabalhistas para o negócio. Não basta o funcionário ter boa vontade de contribuir, é necessário adotar ferramentas certas para que você possa efetuar a divulgação com segurança.
No artigo Você precisa de um termo de autorização do uso de imagem e voz, para os fins comerciais eu explico melhor esse tema.
Conclusão
Como você pode observar, não são poucos os cuidados que se deve tomar ao empreender no universo do digital.
Existem cuidados que precisam ser tomados, para a segurança de sua empresa.
Já imaginou, uma multa, um passivo trabalhista, risco com consumidor, por não observar cuidados básicos? Por não seguir o que a lei diz?
Pois é, muitos empreendedores sequer sabem sobre tais mecanismos de proteção, inclusive
porque muitos advogados também a desconhecem.
Por isso, é importante analisar a realidade de cada negócio e identificar quais cuidados precisam ser tomados, o que pode ou não ser feito e estar acompanhado de um(a) advogado(a) durante esse procedimento, para evitar que as despesas que já são grandes se tornem maiores ainda.