Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Dia Internacional da Mulher: combater à violência doméstica é mais importante

Agenda 08/03/2023 às 11:33

No dia 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher com o objetivo de reconhecer o papel fundamental das mulheres em nossa sociedade. É uma ocasião para destacar e celebrar as contribuições significativas das mulheres para a paz, a justiça, a igualdade e o desenvolvimento. Neste dia, honramos todas as mulheres e suas contribuições para a nossa sociedade.

No entanto, para garantir que possamos realmente celebrar a contribuição das mulheres para a nossa sociedade, é preciso que lutemos contra a violência doméstica. Infelizmente, a violência doméstica é uma realidade para muitas mulheres. É uma forma de violência que afeta a saúde mental e física e que pode ter consequências graves e duradouras.

Como parte da nossa celebração do Dia Internacional da Mulher, nós devemos reconhecer que a violência doméstica é um problema sério e que precisa ser combatida. É preciso que apoiemos as mulheres e as ajudemos a sair de situações de violência doméstica e lutemos para que a violência contra as mulheres seja erradicada de nosso mundo.

É também importante que haja conscientização sobre a violência doméstica e que as mulheres saibam que elas não estão sozinhas e que existem muitos recursos disponíveis para elas. Nós devemos ajudar a criar um ambiente seguro para as mulheres, que incentivem-nas a pedir ajuda e apoio, que as ajudem a sair de relacionamentos abusivos e que as encorajem a buscar ajuda.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Infelizmente, a violência doméstica é um problema comum, que afeta mulheres e homens das mais variadas classes sociais, etnias e religiões. No entanto, é inegável que a violência doméstica é um problema maior para as mulheres, que representam a maioria das vítimas de abusos em muitos lugares.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 35% das mulheres em todo o mundo são vítimas de violência doméstica. Isso é um dado preocupante, que indica que ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir que as mulheres estejam livres de qualquer tipo de violência.

Para combater a violência doméstica, é necessário criar políticas públicas eficazes. Estas políticas devem incluir campanhas de conscientização para educar as pessoas sobre os direitos das mulheres e a violência que elas enfrentam. Além disso, as autoridades devem fornecer recursos suficientes para aqueles que sofrem de violência doméstica, como abrigos, assistência jurídica e psicológica.

É também importante que a sociedade seja mais consciente e responsável. Isso inclui parar de justificar ou minimizar a violência doméstica, o que ajuda a perpetuar o ciclo de violência. Em vez disso, é importante que todos os membros da sociedade apoiem as mulheres vítimas de violência doméstica e combatam a cultura de silêncio que envolve esse assunto.

No Dia Internacional das Mulheres, é importante lembrarmos que a violência doméstica é um problema sério que precisa de atenção urgente. É necessário que todos façamos nossa parte para garantir que as mulheres estejam livres de qualquer forma de violência. Somente assim poderemos celebrar o Dia Internacional das Mulheres com o devido significado.

Sobre o autor
Alessandro Beltrão Fonseca da Silva

Servidor Público do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, ocupante do cargo de Oficial de Justiça. Doutorando em Direito pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Pós-graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa pela FGV-Rio de Janeiro.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!