Por Kate Rattray, tradução e adaptação por Ícaro Aron Paulino Soares de Oliveira.
Você provavelmente já leu um ou dois artigos de notícias sobre a mudança de propriedade do Twitter em outubro de 2022 e as preocupações com a moderação do conteúdo.
Em resposta, muitas grandes empresas – da General Motors à Wells Fargo – interromperam seus anúncios no Twitter. Outras deixaram a plataforma completamente.
Apesar das preocupações com o futuro do Twitter, ele ainda é uma das muitas ferramentas valiosas de mídia social à disposição de um advogado. Curiosamente, no entanto, os advogados que optam por deixar o Twitter ou expandir sua presença online estão diversificando suas plataformas de mídia social ao encontrar comunidades em outras áreas.
Então, para onde estão indo todos os advogados?
A seguir, abordaremos apenas algumas das plataformas de mídia social que se tornaram cada vez mais populares entre os advogados nos últimos meses, juntamente com algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo sua presença online.
SUBSTACK PARA ADVOGADOS:
O Substack é uma plataforma de publicação que, em sua maior parte, coloca seus leitores e escritores no comando da censura.
Com o Substack, os usuários podem publicar postagens, e-mails e podcasts (e, quando apropriado, monetizá-los). O Substack também possui um recurso chamado “tópicos de discussão” que permite aos usuários iniciar e se envolver em conversas com assinantes, semelhantes aos tópicos do Twitter.
MASTODON PARA ADVOGADOS:
O Mastodon é executado em servidores gerenciados de forma independente, conhecidos coletivamente como o “universo federado” (ou “Fediverso”). Cada servidor tem suas próprias políticas de moderação, códigos de conduta e opções de privacidade, mas os usuários de um servidor ainda podem se conectar com usuários de outros servidores.
Qualquer um pode configurar um servidor Mastodon ou se juntar a outros. A partir daí, o Mastodon oferece recursos de microblogging que operam de forma semelhante ao Twitter.
DISCORD PARA ADVOGADOS:
O Discord é um aplicativo de mensagens que também suporta chamadas de vídeo e bate-papo por voz. Voltado para gamers, o Discord se tornou uma plataforma popular para pessoas de todas as esferas da vida. Os usuários podem criar ou ingressar em servidores públicos e privados.
SLACK PARA ADVOGADOS:
O Slack é uma excelente opção para se comunicar com os clientes, aumentar a produtividade e manter-se conectado dentro de sua empresa.
O Slack é um aplicativo de mensagens que você pode acessar na área de trabalho, por meio de um navegador da Web ou no telefone. Com o Slack, você pode configurar canais para otimizar suas comunicações (por exemplo, você pode configurar um canal Slack para sua equipe direta ou ter um canal Slack maior que todos em seu escritório de advocacia usam). Você também pode configurar canais do Slack e se comunicar com pessoas fora do seu escritório de advocacia.
COMO OS ADVOGADOS USAM MÍDIAS SOCIAIS E PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO?
Como o Twitter, o Mastodon e o Substack são ótimas ferramentas de rede e publicidade para advogados. Criar presença, postar e se envolver com uma comunidade maior são essenciais para uma boa estratégia de mídia social de escritório de advocacia.
Plataformas de comunicação como o Discord ou o Slack não são exatamente adaptadas ao recrutamento de clientes, mas os benefícios de ingressar nelas vão muito além. Trata-se de comunidade - conectar-se facilmente e fazer networking com profissionais jurídicos com ideias semelhantes.
Por exemplo, alguns grupos do Slack são criados especificamente para advogados em diferentes áreas de atuação, existem servidores Discord internacionais para advogados e muitos advogados com suas próprias páginas Substack. A participação em comunidades jurídicas on-line pode ajudar os advogados a se manterem atualizados sobre as notícias, fazer perguntas ou se conectar com profissionais jurídicos que pensam da mesma forma.
PARA ENCONTRAR OUTROS ADVOGADOS COM UMA PRESENÇA DE MÍDIA SOCIAL EXPANDIDA:
Em algumas plataformas, você pode facilmente carregar seus contatos para descobrir se alguém em sua lista de endereços também está usando a plataforma (existem opções de terceiros para importar seus contatos do Twitter para o Mastodon, por exemplo). Ou você pode perguntar a seus seguidores para onde eles estão indo.
Em última análise, a mídia social é a maneira mais empolgante de encontrar sua comunidade - seja ela jurídica ou não. Explore as plataformas e suas comunidades e considere qual melhor atende aos seus interesses e necessidades.
PARA ENCONTRAR CLIENTES COM UMA PRESENÇA DE MÍDIA SOCIAL EXPANDIDA:
Conquistar clientes é encontrá-los onde eles estão - e, com cada vez mais clientes em potencial procurando opções jurídicas on-line, ter uma presença sólida na mídia social pode ajudar a expandir seu alcance on-line.
Criar um link para seu site em seus perfis de mídia social é uma ótima maneira de levar clientes em potencial ao seu site - e conquistá-los com opções perfeitas para reservar e interagir com você.
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE COMO EXPANDIR SUA PRESENÇA NA MÍDIA SOCIAL:
A mídia social é muito mais do que uma distração - é um valioso canal de marketing digital e, quando usado estrategicamente, pode ajudá-lo a expandir sua rede jurídica e ajudar os clientes a encontrá-lo.
Em particular, expandir sua presença na mídia social pode ajudar a direcionar clientes para seu site para saber mais sobre seus serviços. E, com uma página da Web inteligente e direta, novos clientes podem facilmente agendar compromissos, pagar adiantamentos e se comunicar com você.
BIBLIOGRAFIA:
RATTRAY, Kate. Beyond Twitter: Why Lawyers Are Expanding Their Social Media Presence. Clio, 2023. Tradução e adaptação por Ícaro Aron Paulino Soares de Oliveira. Disponível em: <https://www.clio.com/blog/twitter-alternatives-law-firms/>. Acesso em 24 de março de 2023.