Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Brasil um país de todos

Agenda 27/03/2023 às 07:56

A democracia é essencial, indispensável para o estabelecimento de uma nação civilizada, mas é apenas o ponto de partida para a construção dessa sociedade. A democracia só se estabiliza numa sociedade fundada na justiça social.  

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar decisões políticas está nas mãos do povo, o que nos remete ao livre arbítrio e liberdade de expressão, dentre outras coisas.

Estamos atravessando uma fase de turbulência em nosso país. A eleição já terminou  mas notamos que tanto a situação quanto a oposição ainda não se deu conta de que a eleição acabou . Notamos que situação e oposição ainda estão em campanha acirrada muito polarizada. Enquanto isto o Brasil continua estagnado por conta desta polarização entre os políticos da situação e oposição . Parece que estão em campo de batalha. Cada dia surge um novo episodio tanto por parte da situação como da oposição.

ESTAMOS ASSISTINDO UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DAS PESSOAS.

Com o crescimento das redes sociais as pessoas se tornaram mais agressivas não medem as consequências e passam atacar pessoas que discordam das ideias e ponto vista em relação a Politica- racismos -homofobia

As pessoas que não usam a internet para atacar são elas que estão  acostumados com a ideia de que o  comportamento obedece a regras sociais.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Muitas esquecem que o comportamento também vale para a internet só que muitos acham que a internet (rede sociais) pode tudo e que não há consequências.

Acha que a internet e terra de ninguém e vem com a historinha que na internet tudo que se fala e interpretada como LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

A mudança de comportamento  vem aumentando desde  a eleição 2018 a polarização política tem levado pessoas com visões distintas a se ofenderem e ameaçarem, tanto em comentários em sites de notícias quanto nas redes sociais.

A internet estimularia o radicalismo.

As redes sociais encorajam pessoas com posições extremas a se sentirem mais confiantes para expressá-las. Pessoas que se sentem impotentes ou frustradas se comportam desta maneira para se apresentarem como se tivessem mais poder. E as pessoas costumam se sentir mais poderosas tentando diminuir ou ofender alguém.

Hoje em dia o que se vê nas redes sociais são as Fake-New com tanta desinformação mentira-os que fazem muitos acreditar que a desinformação mentirosa é uma informação verdadeira. isto trazem um grande transtorno para as pessoas.

As redes  sociais  passaram ser um sistema de desinformação -Fake-New .

Tem que haver uma forma de monitorar todos os comentários maldosos e o discurso de ódio só assim as redes sociais passaram a ser útil para os usuários.

Redes sociais tem que  levar informações verdadeiras aos seus usuários. E também punir os usuários que propagam o ódio a intolerância a discriminação racial e  religiosa.

Rede social e feita para as pessoas interagir com prudência com cordialidade e não com ódio e discriminação.

Quem age nas redes sociais com intuito de ofender- prejudicar o outro deve ser excluído da rede social.

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!